PONTO DE VISTA - DONA GERCINA, SETE LETRAS, UMA GRANDE MULHER - POR JORDAN IBIAPINA

 

Dona Gercina, sete letras, uma grande mulher

Uma mãe, vários filhos. Um amor plural, sem distinção para, evidentemente, com todos eles. Dona Gercina teve de trabalhar duro, vencer adversidades. 

Criar a prole seguindo preceitos éticos e morais, era fator determinante para ela. Dia após dia, em Bacabal, a família crescia, era consolidada, seguindo as orientações firmes da matriarca dos Ibiapinas. 

Apesar dos parcos recursos materiais e financeiros dos quais a família dispunha, os filhos de dona Gercina seguiam, firmes, estudando, trabalhando, enfim, rumando acertadamente em direção ao destino/futuro almejado pela mãe – e por eles também.

Prosperar, portanto, era a palavra de ordem, seguindo as mensagens do Criador do Universo. 

Os filhos seguiram, levando em consideração, além dos ensinamentos dos pais, principalmente os conselhos de dona Gercina, a máxima de que “só o amor é capaz de vencer as barreiras da separação, de aproximar as criaturas, de solidificar amizades”. Encontravam forças, seguiam em frente.

A luta de dona Gercina não foi em vão. Seus esforços renderam bons frutos, resultados positivos. Os filhos cresceram, venceram. Em suas respectivas áreas de atuação/trabalho, estão firmes, participando do processo de fortalecimento dos locais onde estão inseridos e, consequentemente, do Brasil

Dona Gercina, a mudança é uma constante na vida do ser humano. Os ensinamentos/conselhos da senhora serviram e continuarão auxiliando os seus filhos, seja pessoal e/ou profissionalmente falando.

Parabéns por ter sabido criar e educar o Dr. Jordan (advogado), a Dra. Soraia, o professor Jerry, Janay e Jairo Ibiapina, todos bacabalenses, nascidos na terra de maranhenses da “gema”, de quilombolas, de pessoas trabalhadoras!

Na terra dos Ibiapinas, no interior do Maranhão, nasceram figuras ilustres, entre as quais o padre, médico e escritor João Mohana, além do músico Papete, conhecido internacionalmente.

Dona Gercina, segundo Provérbios 31:26: “Fala com sabedoria e ensina com amor”.

A senhora soube, pois, criar os filhos.

Feliz ano novo

Aplausos, pois dona Gercina merece!

Jordan Ibiapina

Advogado

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

FLAVIO DINO RECUA E AMPLIA PRAZO PARA PARCELAMENTO DO IPVA

 


O Governo Flávio Dino demonstrou ter sentido bastante a repercussão e as críticas pelo reajuste do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para 2022.

Na semana que antecedeu o Natal, o Governo Dino anunciou a tabela do IPVA e confirmou que o reajuste seria de 23,5%, um dos maiores reajustes do Brasil, mesmo sendo o Maranhão um dos estados mais pobres do país.

Depois de críticas e até mesmo de reportagens nacionais, como na Globo News, demonstrando o alto reajuste do IPVA no Maranhão, o Governo Dino anunciou uma medida para amenizar os bolsos dos maranhenses.

O Governo do Maranhão decidiu pela ampliação do desconto de 20%, que estava apenas para os pagamentos a vista, para também os pagamentos que serão parcelados pelos contribuintes. Ou seja, depois dessa decisão o pagamento do IPVA poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes, com 20% de desconto.

O contribuinte que optar pelo parcelamento, para obter o desconto, deve quitar as cotas até o vencimento em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente. Veja a tabela acima.

Veremos se a medida diminuirá o desgaste do Governo Flávio Dino, afinal poderiam ter tomado tal decisão antes do Brasil descobrir que o Maranhão teria um dos maiores reajustes do IPVA em 2022

MARCIO JERRY DIZ QUE CARLOS BRANDÃO É REFERÊNCIA OARA 2022

 


Na manhã de ontem, quarta-feira (29), o Secretário de Cidades do Maranhão, Márcio Jerry (PCdoB), em entrevista ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, destacou as ações desenvolvidas pela pasta e analisou o cenário político atual tanto a nível estadual quanto nacional.

Márcio Jerry que também é o Presidente do Partido Comunista do Brasil no Maranhão (PCdoB), afirmou que o caminho para o pleito 2022 no estado está definido e o partido irá apoiar a candidatura do vice-governador Carlos Brandão.

“O PCdoB já se definiu. O caminho mais natural no momento, mais lógico é a candidatura à reeleição, na verdade, do vice-governador Carlos Brandão, que assume o governo no final de março e vai para a reeleição. É um direito que ele tem. E o que pode impedi-lo de ser candidato à reeleição? Não há nada. Ele é uma pessoa honrada, digna, uma pessoa que se comportou e se comporta com muita lealdade ao governador Flávio Dino e ao nosso grupo. Portanto, é a vez dele. Tem as credenciais todas para ser um bom governador para continuar o trabalho do governador Flávio Dino”, disse Márcio Jerry.

O Secretário de Cidades reconheceu também a qualidade dos outros candidatos que estão colocados como opções para a disputa do governo do Maranhão que fazem parte da base aliada ao governador Flávio Dino, mas reafirma que o momento é de Brandão.

“Senador Weverton, inegavelmente é um grande quadro da nossa política, como é também o Simplício Araújo, O Felipe Camarão. Enfim, nomes bons nós temos até de sobra. Mas é preciso que a gente em cada momento a gente saiba escalar o time para a missão da hora. Nós achamos e o PCdoB compreende assim, que a hora é de nós marcharmos unidos em torno da candidatura do Carlos Brandão e em torno disso construirmos democraticamente, republicanamente, transparentemente um grande acordo para o futuro também que inclui todos os outros atores políticos”, destacou Márcio Jerry.

Márcio Jerry também fez um balanço das atividades da Secretaria de Cidades ao longo de 2021, inclusive a inauguração da urbanização da Praia do Bonfim, que acontece na quinta-feira (29). Clique aqui e ouça a entrevista completa.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

DEPUTADOS REPERCUTEM AUMENTO DO IPVA

 


Pelo menos dois deputados, um estadual e um federal, repercutiram nas redes sociais a reportagem da Globo News destacando o alto reajuste do valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para 2022.

No Maranhão, o valor do reajuste do IPVA será de 23,5%, enquanto que no Distrito Federal o reajuste ficou na casa dos 10%, conforme demonstrou a reportagem da Globo News e o assunto foi comentado pelo deputados Edilázio Júnior (federal) e Wellington do Curso (estadual).

Para Edilázio, o reajuste do IPVA no Maranhão acaba sendo um presente de despedida da gestão Flávio Dino aos maranhenses.

“Esse é o presente de despedida desse governo, fazendo o que ele mais gosta: aumentando o imposto em nosso estado. O IPVA mais caro do país é aqui do Maranhão. Um absurdo!”, destacou Edilázio.

Já o deputado Wellington do Curso, que chegou a apresentar uma proposta para não reajustar o IPVA no ano que vem (reveja), lamentou o aumento no Maranhão ser o maior do Brasil.

“Globo News repercutindo o aumento do IPVA no Maranhão. Até agora, maior aumento do Brasil. Absurdo. Acorda Maranhão!”, afirmou Wellington.

E assim o aumento de 23,5% do IPVA segue gerando mais um desgaste ao governador Flávio Dino, afinal o valor reajustado no Maranhão é um dos maiores do Brasil, mesmo sendo um dos estados mais pobres do país.

EXPECTATIVA PARA A ÚLTIMA PESQUISA DE 2021

 

Nesta quinta-feira (30), penúltimo dia do ano, o Portal Imirante vai divulgar com exclusividade os números da última pesquisa Escutec de 2021, apresentando o atual cenário para as eleições do ano que vem.

O levantamento apresentará os números para a disputa pela Presidência da República, Governo do Maranhão e Senado Federal. Além disso, essa será a última pesquisa que poderá ser divulgada sem o devido registro na Justiça Eleitoral.

Em todos os levantamentos, não só da Escutec, é a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) que tem liderado, inclusive com uma boa folga. No entanto, Roseana tem deixado claro sua preferência por disputar uma vaga na Câmara Federal, o que reafirmou em entrevista ao titular do Blog, na Rádio Mirante AM, no Ponto Final, na terça-feira (28).

Os que defendem a pré-candidatura de Roseana ao Governo do Maranhão apostam que os números da pesquisa Escutec, confirmando a liderança da ex-governadora, possa ser o suficiente para lhe convencer a uma disputa majoritária.

É aguardar e conferir, afinal os números serão divulgados na quinta-feira.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ROSEANA REVELA DESEJO DE DISPUTAR A CÂMARA FEDERAL EM 2022


Nesta terça-feira (28), a ex-governadora Roseana Sarney, em entrevista ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, reafirmou o desejo de pleitear uma vaga na Câmara Federal.

Roseana, que atualmente é preside o MDB do Maranhão, analisou o cenário do partido para o pleito 2022. Ela explica que ainda não retirou seu nome da disputa, que espera uma posição do partido, que optou por esperar o resultado de mais algumas pesquisas de intenção de votos.

Apesar das pesquisas colocarem seu nome na liderança, Roseana deixou claro que sua vontade é não concorrer mais ao governo do Maranhão.

“Nós estamos chegando ao fim do ano, tem essa última pesquisa, meu nome ainda está aí. O MDB, o partido que eu presido disse que quer ver mais umas pesquisas, então ainda não retirei meu nome da disputa. Mas se você me perguntar: – Roseana, você quer novamente concorrer ao governo do estado? Eu vou dizer pessoalmente, que é uma decisão minha, não do grupo, não do partido; Eu não gostaria mais de me candidatar ao governo do estado. Eu gostaria de me candidatar à deputada federal porque foi lá que eu comecei. Estou em fim de carreira e quero acabar na câmara porque eu acho que tenho uma experiência e eu tenho uma contribuição a dar não só para o nosso estado, mas para o país também, porque eu conheço bem o parlamento, gosto do parlamento e eu queria representar meu estado sim, porque eu sei que vou representar, modéstia à parte, bem o meu estado na câmara federal”, disse Roseana.

Caso o entendimento do partido seja pela candidatura de Roseana Sarney ao cargo de deputada federal, a ex-governadora acrescentou que o MDB está conversando com todos os outros candidatos ao governo do Maranhão e a preferência será por aquele que tiver o melhor projeto para o estado.

“Nós estamos conversando com todo mundo. Não há uma predileção, não existe uma preferência agora. É claro que no MDB você tem umas pessoas que já estão pró-Brandão, pró-Weverton e pró-Edvaldo, mas ainda não tem uma posição fechada o partido. E eu não tenho preferência por nenhum deles, todos estarão na mesa para a gente conversar. A minha preferência é pelo melhor
projeto para o Maranhão”, explicou Roseana.

Roseana também comentou o baixo índice de vacinação no Maranhão e voltou a defender uma diminuição do ICMS no estado.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra

COLUNA DO JOSÉ SARNEY - UMA CRIANÇA POBRE

 


Por José Sarney

Numa cama improvisada com capim seco, entre animais, nasce uma criança pobre. É o que conta Lucas: “Aconteceu que, enquanto estavam ali, se cumpriram os dias da parturição dela, e deu à luz seu filho primogênito e envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Os anjos vão então a pastores anunciar-lhes a Glória do momento.

A criança, o Menino-Deus, é criada por seus pais em Nazaré da Galileia. O Pai não O entrega a ricos ou poderosos, mas a pobres. Pobres visitados por anjos e cumpridores da Lei.

Jesus Cristo veio cumprir uma missão, salvar-nos. Para isso morreu no despojamento absoluto, entre condenados à morte. Essa adesão irrestrita à pobreza é enunciada ao longo do Evangelho. Diz o Papa Francisco que a preferência da Igreja pelos pobres “não é uma opção sociológica, é uma exigência teológica”.

Num sermão publicado postumamente, o “das Obras da Misericórdia”, o Padre Vieira levantou um enunciado que vai nesse sentido. Disse ele que “nessa pobreza instituiu Cristo um novo, e segundo Sacramento não de outra, senão de Sua própria pessoa, transformando-Se a Si mesmo em todos os pobres do mundo, consagrando-Se neles. De sorte que assim como naquela Hóstia consagrada, e em todas, e cada uma está todo Cristo, assim está todo em todos os pobres, e todo em cada um.”

Se Deus Pai e o Deus-Menino têm essa preferência pelo pobre e pela pobreza, Jesus deixou claro que veio para todos, para a salvação de todos. É o que evidencia a visão da estrela pelos reis magos, gentios e gentis, que se prostraram diante do Menino Jesus e foram logo “abrindo as suas caixas de tesouros, [e] ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”. Incluíam-se, assim, todos os povos e todas as classes sociais. É claro que sabemos do ceticismo que o Cristo expressaria sobre a possibilidade de os ricos entrarem no reino de Deus, mais difícil que um camelo passar pelo buraco de uma agulha, embora ressalvasse que “a Deus tudo é possível”.

Se o Jesus viveu pobre, nasceu menino, não optou para sua epifania numa aparição Deus ex machina — como um homem completo e formado —, mas por se encarnar na Virgem Maria, Nossa Senhora do Ó, e seguir o caminho humano do nascimento humilde e da vida de menino. Essa é para Ele uma referência constante: “Deixai vir a mim as crianças e não as afasteis, pois delas é o reino dos Céus”. E acrescenta: “Quem não receber o reino de Deus como uma criança não entrará nele.”

O nascimento, a renovação da vida, é sempre uma expectativa de algo que virá. Mas no Menino pobre de Belém é a esperança da ressurreição dos mortos, da vida eterna, do Reino de Deus.



segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

BOMBA -DECLARAÇÃO DE BIZORO PAGODINHO MOVIMENTA AS REDES SOCIAIS


 Depois de dezenas de vídeos detonando as mulheres de muitas cidades como Bacabal, Olho d'Agua das Cunhãs, Pedreiras, São Luís Gonzaga, Trizidela do Vale, São Mateus, Santa Inês, Barra do Corda, Alto Alegre, dentre outras, chegou a vez dessas mulheres entenderem o motivo de tanto ódio e discriminação por parte do pop star Bizoro Pagodinho. 

Após  fazer um vídeo de Feliz Natal e pedindo votos para deputado federal chamando as mulheres de feias, cracudas, canela cinzenta, barriga de fogão, dorme suja e outros adjetivos inferiores, vazou na manhã de hoje, fotos e vídeo onde o cantor, compositor, ator, empresário e ajudante de pedreiro Bizoro Pagodinho, se declara gay e diz por que odeia as mulheres.

A repercussão foi bombástica e o próprio cantor sentindo-se ofendido, divulgou alguns áudios exigindo que tirassem as fotos das redes sociais, mas já havia viralizado, e a bombástica informação se espalhou como rastilho de pólvora. "Gay, certa opção dele. Por isso chama as mulheres de Bacabal e São Luís Gonzaga de pé cinzento barriga de fogão, não gosta de mulher, tinha alguma coisa estranha" comentou em um grupo de WhatsApp uma senhora de São Luís Gonzaga. 

Muito irritado e sentindo-se ofendido, Bizoro Pagodinho postou vários áudios destilando o seu veneno  "Eu vivo para as pessoas fuçarem a minha vida, isso é uma falta de respeito botar foto no grupo do cara sem permissão. Pode apagar a porra dessa foto", disse o Pop Star em tom raivoso.

Não seria este o presente de fim de ano que Bizoro Pagodinho queria, mas veio como forma de pagamento a tantas pessoas, a tantas mulheres que ele fez questão de agredir com insultos.

A proporção do vídeo é das fotos foi muito grande que o cantor e compositor Pepê Junior argumentou "Agarraram Bizoro, agarraram Bizoro" é já está sendo composto um Funk pelo músico, que deve bombar nas festas de final do ano.

"Ele é qualhira?! Exclama o empresário e advogado Dr. Raimundo Emiliano Vieira,  o popular Meló que reside no Rio de Janeiro. São muitos os comentários. 

"Eu nunca esperava que um cara que chama as mulheres de cracuda, dorme suja, pé  cinzento, fosse um baitolão de primeira, um baitolão do roupão" comentou um rapaz em um grupo. Outro falou " Bizoro, se tu dá o problema é teu, mas dá pelo menos escondido, tu fica mostrando pra todo mundo caralh....."

Bizoro Pagodinho tem o livre arbítrio pra escolher sua opção sexual, só não pode é tripudiar com as nossas mulheres e nem com ninguém. Ele que é procurado pela polícia e pela justiça, agora com essa declaração bombástica que gosta do mesmo sexo, se cair na cadeia, não vai mais querer sair, vai ter ora toda hora.

Como contra fatos, fotos e vídeos nao tem argumentos, pouco antes de fechar esta matéria, recebemos do próprio Bizoro Pagodinho, outro vídeo explicando a sua opção sexual.

BOMBEIROS MARANHENSES VÃO PARA A BAHIA SJUDAR DESABRIGADOS

 


O Corpo de Bombeiros do Maranhão já enviou reforço ao Corpo de Bombeiros da Bahia para auxiliar no trabalho de atender as vítimas da enchente causada pelas fortes chuvas que caíram no estado baiano.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), fez questão do postar o embarque de parte da equipe maranhense que irá auxiliar o Corpo de Bombeiros da Bahia.

Nossas equipes dos Bombeiros já se deslocaram à Bahia, para auxiliar no socorro às vítimas das inundações. Além dos que foram de avião, há viaturas transportando equipamentos, também a caminho. Agradeço ao comandante Célio Roberto e aos integrantes das equipes.”, destacou Dino.

Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), mais de 20 cidades da Bahia já foram atingidas pela enchente e estão com pessoas desalojadas.

MEDICA EXPLUCA TUDO SOBRE A NOVA GRIPE


Médica explica tudo sobre a nova gripe. 

O vídeo nos foi enviado pelo Eterno Senador e Presidente de Honra do MDB - Maranhão, João Alberto

domingo, 26 de dezembro de 2021

MORRE CANINDÉ BARROS

 


Faleceu neste domingo (26), o ex-secretário de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros.

Canindé tinha 70 anos, estava internado desde outubro em um hospital particular na capital maranhense e morreu de falência múltipla dos órgãos.

O velório será na Pax União, no centro de São Luís. O cortejo sai por volta das 15h, com o enterro previsto para as 16h, no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

Canindé era casado com a ex-vereadora de São Luís, Sônia Barros, e deixa quatro filhos.

Durante as gestões de Jackson Lago, Tadeu Palácio, João Castelo e Edivaldo Júnior, Canindé colaborou com melhorias no Trânsito e Transporte de São Luís.

O Blog do Zé Lopes  se solidariza com os familiares de Canindé Barros.

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - NOVA GRIPE

O vírus da gripe Influenza A H3N2 tem se espalhado rapidamente pelo Brasil e deixado vários estados em situação de alerta por conta do aumento no número de casos e mortes. 

Somente no Rio de Janeiro, já são 5 mortes causadas pelo subtipo H3N2 e mais de 20.000 casos confirmados em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pela Influenza, desde o início de novembro até 15 de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio.

“Na realidade, o vírus Influenza já existe a milhares de anos. Ele foi responsável pela gripe espanhola, pela gripe aviária, pela gripe dos suínos. E agora está aparecendo uma nova variante [H3N2] que está provocando esse surto no Rio de Janeiro, e com certeza vai atingir o Brasil todo”, avalia o Dr. Carlos Machado, médico preventista. 

Segundo o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe da Fiocruz, a variante H3N2 circula entre a população desde 1960, mas esse ano ela sofreu uma nova mutação na Austrália, que logo se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil. Também é conhecida como variante Darwin, em referência à cidade em que ela nasceu.l

No nordeste do país, o estado de Alagoas confirmou 21 casos e três mortes pelo vírus, mas ainda não foi identificado o subtipo que causou os óbitos. Já na Bahia, houve duas mortes pelo subtipo H3N2 e a Secretaria de Saúde do estado alerta para possível surto na capital Salvador. Em Pernambuco, o governo confirmou, no começo dessa semana, que já são 42 casos e uma morte por influenza A H3N2.


No Espírito Santo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), ao menos 74 pessoas ficaram doentes e duas morreram após infecção pelo vírus da influenza H3N2. No começo da semana, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná registrou a primeira morte relacionada à nova variante, além de 20 casos já confirmados.

Os estados de São Paulo, Pará, Amazonas, Rondônia e Goiás estão em alerta por conta da alta no número de casos, apesar de ainda não terem registrado óbitos relacionados ao subtipo H3N2. 

Quais os sintomas da Influenza H3N2?

Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. Segundo o Dr. Carlos Machado, os sintomas são semelhantes ao de uma síndrome gripal. “Os sintomas provocados são semelhantes a um quadro infeccioso viral. Então os mais comuns são febre, tosse seca, dor no corpo. Em crianças, pode dar dor de barriga e diarreia”, esclarece. 

O médico também afirma que os sintomas podem ser parecidos com os de Covid-19. Mas, no caso da influenza, eles são mais intensos nas primeiras 48 horas, enquanto que na Covid, eles aparecem a partir do 5º ou 6º dia. Mesmo assim, se houver dúvidas, é preciso fazer o teste para ter o diagnóstico preciso. 

A assistente administrativa Aline Gomes, de 25 anos, mora na Zona Portuária da capital Rio de Janeiro e contraiu o vírus no começo de dezembro. “Tive muita dor no corpo, febre, dor de cabeça, meu nariz ficou congestionado e muita coriza. Durou, mais ou menos, uns cinco dias, sendo que nos três primeiros dias foi muito forte, mas depois foi amenizando. A tosse ainda tá um pouco comigo”, conta. Ela acrescenta que, além dos remédios e muita água, o repouso foi essencial para sua recuperação. 

As prevenções para não contrair o vírus da Influenza são as mesmas que já estamos acostumados desde o começo da pandemia de Covid-19: usar máscaras, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações.

Surto inesperado

Para o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe da Fiocruz, há dois principais motivos, de acordo com o que se sabe até agora, para o surto acontecer nessa época: o isolamento social provocado pela pandemia e a baixa adesão à vacina da gripe.

“A partir do final de março de 2020, nós aderimos às medidas de prevenção contra a Covid-19 e isso se estendeu pelo ano todo, até a gente começar a flexibilizar e relaxar cada vez mais esse ano. Ou seja, voltar a se expor mais. Isso traz como consequência o fato de que a gente não teve nem a imunidade natural, por estarmos em isolamento, e nem a proteção da vacina”, ressalta. 

Como resultado disso, os surtos de gripe, historicamente mais comuns no outono e inverno, começaram, esse ano, no final da primavera e pode se estender pelo verão, intensificados pela nova mutação H3N2 oriunda da Austrália. 

Vacina contra a gripe

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, foram aplicadas cerca de 67 milhões de doses e distribuídas 80 milhões para todos os estados e Distrito Federal, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Contudo, o pesquisador destaca que a nova cepa H3N2 não é compatível com as cepas presentes na vacina da gripe.

“A vacina da gripe é composta por três vírus: uma cepa da Influenza A, que é H1N1; uma cepa da Influenza A, que é H3N2; e uma cepa do vírus da Influenza B. A escolha de qual cepa vai entrar na vacina é feita de acordo com o que aconteceu na temporada passada. No nosso hemisfério, é por volta de setembro que se bate o martelo para saber qual será a composição da vacina para o ano seguinte. Então, naquela época, essa variante do H3N2 não era a dominante, e não tinha indícios de que ela passaria a ser dominante agora”, explica.

Gomes acrescenta que esse não é um caso isolado, que é “da natureza da biologia” que o vírus da gripe mude de forma acelerada e que, mesmo que a vacina disponível não tenha uma proteção específica contra a nova cepa, é importante se vacinar para prevenir infecções causadas pelas demais cepas.  

O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, confirmou que já iniciou a preparação dos bancos virais para atualizar o imunizante contra a nova variante, e que as vacinas devem estar disponíveis para os brasileiros no começo de 2022.  



COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 O JULGAMENTO DE GREGÓRIO E A ACUSAÇÃO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA

Gregório Fortunato nasceu na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. Era filho dos escravos alforriados Damião Fortunato e Ana de Bairro Fortunato. Foi casado com Juraci Lencina com quem teve um casal de filhos. Trabalhou como peão de gado nas fazendas da região e teve sua aproximação com a família de Getúlio Vargas após participar da Revolução Constitucionalista de 1932, como soldado do 14º Corpo Auxiliar de São Borja, hoje Brigada Militar do Rio Grande do Sul, unidade comandada pelo coronel Benjamim Vargas, irmão do presidente Getúlio Vargas. Após o fracassado Golpe Integralista contra Vargas, Benjamin criou uma guarda pessoal para proteger o presidente, recrutando vinte homens de confiança em sua cidade, entre os quais Gregório Fortunato, que pela sua fidelidade se tornou o chefe da guarda até o final do Estado Novo. Em agosto de 1954, ocorreu o episódio conhecido como "Atentado da Rua Tonelero", que foi a tentativa de assassinato do jornalista Carlos Lacerda, ferrenho opositor de Getúlio Vargas. Gregório Fortunato foi acusado de ser o mandante do crime, do qual Lacerda saiu levemente ferido, porém o major da Aeronáutica do Brasil, Rubens Florentino Vaz, foi baleado e morreu a caminho do hospital. Durante as investigações, a polícia fez busca e apreensão na casa de Gregório e encontrou papéis que mostravam que, apesar de receber um salário de 15 mil cruzeiros, Gregório era dono de um conjunto de bens estimado em torno de 65 milhões de cruzeiros. Esses documentos apreendidos revelaram ainda que Gregório comprou por 4 milhões duas propriedades do filho mais novo de Getúlio, o Maneco, que se encontrava em situação financeira difícil. Quando os documentos vieram a público, Getúlio Vargas inicialmente não acreditou na veracidade. Depois ficou profundamente abalado. O atentado desencadeou uma crise política que culminou com o suicídio de Getúlio Vargas, com um tiro no coração, no dia 24 de agosto de 1954. Em 1956, os acusados do crime da Rua Tonelero foram levados a um primeiro julgamento.


Em seguida, Gregório Fortunato foi condenado a 25 anos como mandante do crime, essa pena foi reduzida a 20 anos por JK e a 15 por João Goulart. O promotor de justiça, Raul de Araújo Jorge, no dia do júri, ‘acusou o mandante com várias frases argumentativas, cito aqui algumas delas: “Sim, senhores jurados, Gregório Fortunato se apresentará hoje aqui como o preto de alma branca levado ao crime pelos brancos de alma negra”; “hoje os advogados tudo farão para desvirtuar o fato que iremos julgar”; como no julgamento dos executores, hoje as palavras da defesa não encontrarão eco”; Inocência, senhores jurados, não se impõe com tanques, inocência prova-se em tribunal popular como este, no calor dos debates, no entrechoque das provas”; “acredito que a defesa não tenha a necessidade de revolver sepulturas para defender o seu constituinte”; “o cão fiel dos Vargas, o homem que pelos Vargas tudo faria, o anjo negro dos Vargas! É assim que o acusado se apresenta”; “mas que curiosa fidelidade iremos ver, curiosa fidelidade que leva o seu pretor ao suicídio”; “esse homem vai tentar se apresentar ao juri como um patriota”; “hoje julgaremos um homem que diz ter visão política e vendo o país à beira do caos, por culpa de um jornalista desabusado (Carlos Lacerda), então nobremente age mandando matar, é assim que ele se apresentará hoje”; “será verdade aquilo que a acusação vem afirmando desde o começo, ou seja, um vil aproveitador?”; ele é o bem ou ele é o mal disfarçado de bem? Qual das duas verdades vai predominar hoje nesse julgamento? “A verdade da promotoria ou a verdade da defesa?” “porque verdades não podem existir duas, a verdade é uma só”; ficou provado que o Climério foi o executor do crime e ele pertencia à guarda pessoal do presidente Vargas e o acusado aqui presente era o chefe da guarda, coincidência?”; “Climério era dos serviços externos, isto é, matar externamente, fiel executor dos serviços externos”; “apavorados diante das investigações e da indisfarçável gravidade dos acontecimentos, tiveram que comunicar os fatos apurados ao Ministro da justiça, Dr Tancredo Neves, que, com rara inabilidade, tachou o fato ocorrido na Rua Tonelero como com o “mero incidente de rua”, isso foi como uma bofetada na sensibilidade de todo um povo”; depois desses crimes a nação ficou estarrecida, via diante de si um governo perplexo, os seus auxiliares não sabiam o que fazer”; no dia 11 de agosto de 1954 o réu foi preso, mas sabem o que ele fez? Silenciou! Jurados, naquela ocasião quando o réu resolveu dizer alguma coisa, disse apenas: sou um negro posudo, eu mato peleando, e continuou no seu falar agauchado, mato peleando não sou homem de atentados, não sou homem de tocaias, não sou um assassino assalariado. Ele negou e os Vargas continuaram sendo arrastados na lama”; jurados, três dias depois o executor confessou, mas todos já sabiam da participação de Gregório no crime; o réu encheu o presidente de mentiras, quando as coisas apertaram Gregório tentou fugir para o Rio Grande do Sul, ele é um capanga, um velho matador, um viciado em matar, um fingido e acostumado a impunidade; esse homem tem a capacidade de conspurcar tudo que ele toca: conspurcou o país, conspurcou o presidente e conspurcou a família do homem que o ajudou a crescer. Parece covardia minha, jurados, valendo-me desta posição de promotor de justiça, valendo-me das minhas prerrogativas, do meu cargo, da minha beca, estar a insultar o réu, estar a adjetivar de maneira tão rude a quem não pode responder, porque se pudesse, estejam os senhores certos, ele faria, mas se assim faço é pela revolta a que me sinto possuído. Por essa revolta que não é só minha, mas de todos. A lei protege e se dirige ao homem comum e não ao homem criminoso do tipo de Gregório Fortunato. Peço a sua condenação. Moral da história: o ministério público de ontem é o ministério público de hoje. A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.

sábado, 25 de dezembro de 2021

RAPIDINHAS DO SÁBADO

 

E com essa frase abriremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E quem passou o final de semana em Bacabal foi o Eterno Senador João Alberto. Ele reuniu muitos amigos e no domingo, deu um almoço para seus amigos no Restaurante Dona Benta.

+++++++++++

E o Restaurante Dona Benta é a mais nova casa de alimentação da cidade. De propriedade do médico veterinário, advogado e multiempresario Dr. Bento Vieira, o churrasco é sempre preparado por ele.

+++++++++++++

Sempre lotado, a Churrascaria Dona Benta abre logo cedo para o melhor café da manhã da cidade.

++++++++++

O espaço é frequentado por pessoas importantes de nossa cidade, políticos, médicos, artistas, advogados, engenheiros, jornalistas, atletas e mais bacabalenses, se encontram no Restaurante Dona Benta para um bom bate papo e saborosas refeições. Foto - Dr. Bento e o Eterno Senador João Alberto.

++++++++++

Além de uma comida deliciosa, um ambiente requintado, um atendimento de primeira linha, ainda sobra um tempinho para um bom papo. Foto - Dr. Bento e Carlinhos Torres.

++++++++++

O proprietário Dr. Bento Vieira agradece a todos que visitam o Restaurante Dona Benta e deseja a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Foto - Lambal e Dr. Alexandre

+++++++

E a familia Espindola está em Ubatuba - São Paulo, para as festas de final de ano. Organizada pela linda Conceição Espindola, o agito acontecerá na mansão da irmã Jesus e por lá os irmãos Bernardo Espindola, Dizeca, Dora e Edson. A essa turma boa um feliz Natal e bom 2022.

++++++++++

E quem esteve fazendo uma grande confraternização entre amigos, foi o empresário Leonardo Lacerda. A festa aconteceu na chácara do próprio Leonardo e o clima foi de muita paz, alegria, harmonia e cerveja gelada. Churrasco também.

+++++++++

E a festa continuou durante a semana, em um encontro líderes políticos, inclusive o ex-prefeito de Bacabal Dr. Lisboa. Leonardo figura também como cientista político e coordenador de campanha.

+++++++++ 

E quem falou que Leonardo Lacerda  parou?!. O empresário se juntou ao amigo Guilherme e programada pra hoje o lava pratos do Natal e a tira colo levaram o Secretário de Obras  Carlos Jorge. Pinto que anda com pato morre afogado.

++++++++

E o grande amigo Jackson Leite, que também é atleta sênior, prepara o tradicional jogo de fim de ano entre amigos para arrecadar cestas básicas para doações à fsmilias1

 E quem recebeu seu merecido canudo foi a gatinha Eleuzynna Gyovanna Laís Damasceno de Araújo Cutrim. Filha do professor Wagner Cutrim e Ney Laís, e formanda é um grande orgulho para a família. 

++++++++++

E na segunda feira, aconteceu na praça da Bíblia, a abertura oficial do Natal Municipal  organizado pela  Secretaria de Cultura e Prefeitura, onde foi montado todo um aparato para as festas natalinas e chegada do ano novo. 

+++××+×+++

O Secretário de Cultura, o professor Jerry Ibiapina, fez a abertura oficial do Natal Municipal e recepcionou todos os presentes. Na foto com os artistas Antonio Carlos e Zé Lopes e com seu irmão, o advogado Dr.  Jordan Ibiapina.

++++++++++

Lá teve a brilhante apresentação do cantor e compositor Antônio Carlos, que reviveu o Grupo Regional Os Lamas, cantando apenas Sambas de Raiz.

++++++++++

De Lá o acompanhei até a casa de show Vale Night onde vimos uma bela apresentação do cantor Frahm Almeida e algumas participações especiais. 

++++++++++

Muita gente bonita lotou a casa em uma noite fria e bastante agradável.

+++++++

Entre tantos amigos artistas, o grande cantor Iudson Cássio que soltou a voz e deu um verdadeiro  show. 

++++++++++

Também aproveitei o espaço e a oportunidade para cantar algumas preciosidades da nossa Música Populsr Brsdileira.

++++++++++

E quem aniversariou na última terça feira foi a querida senhora Gersina Chaves Ibiapina. Mãe do professor Jerry Ibiapina, do empresário Janay Ibiapina e do advogado Dr. Jordan Ibiapina, a festa rolou com muita alegria e contou com o carinho de familiares e amigos. São 89 anos de muito amor.

++++++++++++

E em terras paulistas  a querida Odineia  esposo e filho  prgsram estrada com destino ao litoral, onde passarão as festas de final de ano. O trio só volta em 2022. Boas festas.

+++++++++

 E mais um soneto meu, ganhou a arte de Zezinho Casanova. Ficou perfeito..

+++++++++

E voltando ao restaurante Dona Benta, quem passou por lá para um lauto café da manhã  foi o Secretário Adjunto de Emorego e Renda, Expedito Junior. Na foto com o empresário Dr. Bento Vieira e com a gerente da casa Karlene Benta.

++++++++++

E o nosso Coronel Marco Pimentel, anda curtindo a vida adoidado. O homem é de confraternização em confraternização com muitos amigos importantes, entre eles o cantor Gargamel.

++++++++++

E o uberman e radiologista Saulo Trovão que também é conhecido como Gordinho Transão, esqueceu a roupa de Papai Noel e caiu no Chope. Até o réveillon ainda tem dias.

++++++++

E quem contraiu recentemente o matrimônio foi o belo casal  Alexandre Vermud Bitencount e Bárbara Cesário Sermoud de Oliveira. Ela é  filha Claudson Slves de Oliveira e Dionísio de Fátima Cesário de Oliveira e ele, filho de Paulo Sermoud e Ana Sermoud. O casal é só felicidade. 

++++++++++

Um dos marcos desse enlace, foi um poema em forma de cordel escrito por Paulo Sermoud   pai do noivo.

POEMA EM FORMA DE CORDEL : 

O Casamento da Sereia com o Dourado .

Ao amanhecer 

E pelo entardecer

A Rainha do Mar 

Vem a praia do PORTO,

Contemplar no alto do monte ,

A Capelinha de SÃO PEDRO

De tanto contemplar

Resolve se casar.

Escolhe um Príncipe,.

O DOURADO 

Que ao sol se energisava. 

Casamento marcado,

17 de Outubro de 2021.

Assim será celebrado,

Tudo acertado .

São PEDRO ,em homenagem,

A Rainha do Mar,

Faz as Águas caírem do Céu, 

Purificando a Atmosfera ,

Lavando o ambiente .

Na hora marcada da Celebração;

Com FORÇA, FÉ E UNIÃO. 

Parou a chuva !!!!

A CHUVA PAROU .!!!

A   SEREIA ,

Surge linda;

Em seu vestido branco "perigoso",

De rendas variadas,

Modelado no corpo.

Sua TIARA a brilhar ao Sol .

NO ALTAR ;

O PRÍNCIPE DOURADO ,

De terno AZUL.

ÁZUL da cor do mar de NORONHA.

Presente vários amigos:

A Conceição com o Cachorro. 

A Cacimba do Padre ,

Manda os Dois Irmãos. 

O Dedo , apontando para o Céu;

Pede bênçãos para o casal.

Cardumes de peixes:

Azuis, vermelhos ,verdes ,salmão, 

Tartarugas, Golfinhos e Tubarões.

Nos olhos dos Nubentes,

Um brilho de AMOR.


EU Vi;

Agradeço. 

O casamento da SEREIA com o DOURADO,

Na linda NORONHA .


AUTOR: PAULO SERMOUD .

++++++++!+

E a galera da charge pegou no pé do candidato Lula

+++++++++

A turma da montagem pegou no pé do Jair Bolsonaro 

.++++++++++

E com essa célere frase encerrarmos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E aí Lambal