CAMARA MUNICIPAL DE BACABAL ENCERRA COM EXITO O 1º PERIODO LEGISLATIVO 2023

Câmara Municipal de Bacabal encerra com êxito o 1º período legislativo de 2023

Com a realização da Sessão desta quarta-feira, 28 de junho, a Câmara Municipal de Bacabal encerrou o primeiro período legislativo do ano, dando início ao recesso parlamentar. Ao longo dos últimos meses, os vereadores aprovaram diversos requerimentos, projetos de lei, e projetos de decretos, além de terem sido apreciadas várias indicações. Durante os trabalhos de hoje, também foi aprovada as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024.

Sob a liderança do presidente Melquiades Neto, que esteve ladeado da primeira secretária, Natália Duda, e do segundo secretário, Reginaldo do Posto, os trabalhos transcorreram de forma produtiva e democrática. A Mesa divulgou a comissão representativa para o recesso parlamentar, que é composta pelo presidente Melquiades Neto e pelos vereadores Venâncio do Peixe, Professor Gusmão, Alex Abreu e Reginaldo do Posto.

Durante a sessão, os parlamentares utilizaram a Tribuna para expressar gratidão pela aprovação das proposições e prestar contas à população acerca dos trabalhos realizados ao longo do primeiro semestre do ano. Além disso, evidenciaram o reconhecimento ao trabalho desempenhado pela nova composição da Mesa Diretora, que assumiu a administração da Casa em 1º de janeiro, promovendo uma gestão eficiente e transparente.

Para o vereador Melquiades Neto, o resultado alcançado é fruto da união e comprometimento de todos os parlamentares. Ele destacou: "Este primeiro período legislativo foi marcado pela dedicação em servir ao povo de Bacabal. Superamos desafios, dialogamos e avançamos em importantes pautas para a nossa cidade. Ao longo dos últimos meses, a Câmara Municipal de Bacabal aprovou uma série de requerimentos e Projetos de Lei que visam atender às demandas da população e promover melhorias em áreas essenciais. Dentre as conquistas alcançadas, merecem destaque as iniciativas voltadas para a educação, saúde, infraestrutura urbana e segurança pública, que impactam diretamente a vida dos cidadãos bacabalenses”, afirmou o presidente.

Com o encerramento do primeiro período legislativo, os vereadores entrarão em recesso parlamentar, mas as atividades não cessarão por completo. Os vereadores aproveitarão esse período para planejar e ouvir atentamente as demandas dos cidadãos.

MARANHÃO PODERÁ TER PASSEIOS DE BALÕES

 


O governador Carlos Brandão esteve em Pirenópolis (GO), no dia de ontem,  quinta-feira (29), para dar início ao estudo que visa à implantação do passeio turístico de balão de ar quente no Maranhão.

A atração realizada em Pirenópolis contribuiu para o aquecimento do turismo na cidade, e é conhecida por fazer sucesso em lugares como Boituva (SP) e Capadócia, na Turquia.

De acordo com Carlos Brandão, a intenção do governo é implantar mais um atrativo para o turismo do Maranhão. “Estamos estudando a viabilidade de disponibilizar passeios em balão de ar na região da Chapada das Mesas ou nos Lençóis Maranhenses como mais uma opção de fortalecimento do nosso turismo”, explicou.

O proprietário da empresa Voe de Balão em Piri, Rafael Carvalho, vê na atividade capaz de aumentar o fluxo de turismo. “Conheci o balonismo no Egito e decidi trazer para Pirenópolis, que é uma das cidades onde o turismo mais cresce nessa região. Mais de 10 mil pessoas já voaram em 2 anos e meio e agora temos a intenção de expandir para o Maranhão”, destacou.

A primeira etapa é avaliar as condições climáticas do Maranhão e realizar testes de voo. Somente após o estudo será possível definir a viabilidade de passeios de balão de ar quente nos principais pontos turísticos do estado.

JULGAMENTO DE BOLSONARO SUSPENSO

 


Como esperado, o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Jair Bolsonaro (PL), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, caminha para um resultado negativo para o ex-presidente da República.

O julgamento foi retomado na manhã de ontem, quinta-feira (29), o placar estava 1×0 pela inelegibilidade de Bolsonaro, com o voto do ministro relator Benedito Gonçalves.

Nos votos de ontem, quinta, o primeiro foi do ministro Raul Araújo, que divergiu do relator e foi favorável a Bolsonaro. Só que na sequencia, outros dois ministros, Floriano Marques e André Ramos Tavares, votaram pela inelegibilidade do ex-presidente da República.

Com o placar de 3 a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, a sessão foi novamente suspensa e será retomada hoje, sexta-feira (30), às 12h.

Ainda faltam votar os ministros: Cármen Lúcia, Nunes Marques e  Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

O DIA D NA VIDA DE JAIR BOLSONARO

 


N'um julgamento mais político que jurídico, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve tornar inelegível o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pelo período de oito anos, nesta quinta-feira (29). Se tudo transcorrer como se cogita, o resultado final do julgamento será de 6×1 pela inelegibilidade.

O julgamento será retomado já com o voto do ministro relator Benedito Gonçalves, que votou pela inelegibilidade. Nesta quinta, devem votar na sequencia, os ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

A atual composição do TSE tem cinco ministros indicados pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um indicado pelo ex-presidente Michel Temer (Alexandre de Moraes) e outro indicado pelo próprio Jair Bolsonaro (Nunes Marques).

O PDT pediu a inelegibilidade do ex-presidente, já que Bolsonaro, em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, questionou o resultado do processo eleitoral e levantou dúvidas sobre urnas eletrônicas e criticou ministros de tribunais superiores.

Bolsonaro – Na quarta-feira, através das redes sociais, o ex-presidente se manifestou pela primeira vez sobre o voto do ministro Benedito Gonçalves. Bolsonaro apresentou um vídeo no qual Carlos Lupi, presidente do PDT, partido autor da ação, defende a impressão do voto na eleição, após ele ser realizado na urna eletrônica.

Na postagem, Bolsonaro cita a seguinte frase de Lupi: “Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera”. Veja acima. Mas o resultado ninguém tem duvida qual será.

COLUNA DO JOSÉ SARNEY - O SUSTO NUCLEAR

 


Eu tinha 15 anos quando ocorreram os dois “elementos de dissuasão” que rasgaram a História da Humanidade: as bombas de Hiroshima e Nagasaki. Seu lançamento quase simultâneo — uma foi lançada a 6 e a outra a 9 de agosto de 1945 — mostra que havia mais que o pretexto do General George Marshall: “facilmente acessível e que pode com certeza diminuir o número de vítimas americanas”. Segundo estes cálculos “misericordiosos”, uma invasão do Japão implicaria na morte de 400 a 800 mil americanos e cinco a dez milhões de japoneses. As duas bombas mataram cerca de 200 mil pessoas, milhares agonizando por meses e anos.

A 25 de julho Truman escreveu em seu diário que autorizara o uso da bomba em “alvo puramente militar”. No dia seguinte os líderes aliados fizeram a Declaração de Postdam, em que exigiam a rendição incondicional como alternativa para a total destruição do Japão. Os comandos japoneses pediram a Hirohito que esperasse a URSS — com quem tinham um pacto de neutralidade — dizer se aceitava mediar uma rendição condicional.

É verdade que mesmo sem a invasão as perdas japonesas com os bombardeios aliados com bombas incendiárias eram imensas (só a Operação Meetinghouse, sobre Tóquio, de nove para dez de março, matara mais de cem mil, mais que o horror de Dresden). Mas já os japoneses estavam sem condições de se contrapor militarmente e resistiam pela mistura de medo e conformismo com a posição quase sagrada de Hirohito. E Stalin havia rompido o pacto de neutralidade em abril e dito a Truman que declararia guerra no começo de agosto, como fez logo após Nagasaki.

A violência da destruição de Hiroshima deixou os japoneses perplexos, só entendendo o que acontecera 16 horas depois, quando Truman falou da bomba e exigiu a rendição imediata. Mas a loucura humana é sem limites: a Rádio Japão continuou a afirmar que ganhariam a guerra por nunca se render.

E os limites do pior são insondáveis: os cientistas japoneses concluíram que os americanos só tinham mais uma ou duas bombas nucleares, o que era suportável!!! E logo a imprensa americana revelou que as diferentes maneiras pelas quais as bombas matavam estavam sendo examinadas como se os mortos fossem porquinhos da Índia.

Lembro essa barbárie para falar dos riscos que passamos a cada dia desde então. Basta uma parte das armas nucleares, hoje nas mãos de vários países, para destruir a vida na Terra. Não a vida humana apenas, toda forma de vida. Essa coisa desmedida tem sido usada como argumento para que os países continuem guerreando por armas convencionais, que matam e destroem com imensa eficiência, e não, como sempre dizem seus defensores, para cessar as guerras.

A ideia de que o armamento e qualquer arma que seja pode limitar a destruição é de um primarismo incompreensível. Tenho pregado o desarmamento em todo foro a que tive acesso, inclusive nas Assembleias Ordinárias das Nações Unidas e na Sessão Especial sobre Desarmamento de 1988.

Com as armas nucleares, não bastasse o risco em si de seu uso nas guerras entre países, sempre houve um outro risco, até hoje popular apenas como pretexto para filmes de suspense: o risco de uma delas cair nas mãos de um terrorista. Foi o que passamos com o avanço do chefe mercenário Yegveny Prigojin sobre Moscou e, muito pior, seu ataque à cidade de Voronej, onde se armazenam e fabricam armas nucleares. Armas, no plural. O impensável acontece.

Eu disse uma vez que o mundo já aprendeu como suicidar-se. É impossível retroceder em seus conhecimentos. Mas há um primeiro passo necessário, que deve ser o do desarmamento, todo tipo de desarmamento.

A paz é o único caminho para a humanidade. É preciso que a alcancemos. E temos que sonhar não só com a paz, mas com uma paz que se construa sem armas, com a justiça social alcançando toda a Terra, a todo e cada ser humano, acabadas as desigualdades de raça, cultura, origem, condição social.

Assim poderemos viver sem sustos de fim do mundo.

José Sarney, ex-presidente

quarta-feira, 28 de junho de 2023

DIVULGADO DADOS DO CENSO NO MARANHAO

 


O IBGE divulgou nesta quarta-feira (28) os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022. Essa divulgação é um marco histórico, pois ocorre apenas um mês após o encerramento da coleta regular da operação censitária. A celeridade na divulgação dos dados demonstra o compromisso do Instituto com a entrega de dados e informações fundamentais para a sociedade brasileira.

No Maranhão, o censo visitou mais de 2,5 milhões de endereços distribuídos em 329.651 de km2. Após o árduo trabalho para visitar todos os domicílios, obteve-se uma contagem populacional de 6.775.152 pessoas residindo no estado. Ao se comparar com o contingente populacional do Censo 2010 (6.574.789), houve um aumento de 200.363 pessoas residentes no estado (em torno de 3%).

No Maranhão, em 2010, foram recenseados 1.893.999 domicílios, e, no Censo Demográfico 2022, foram recenseados 2.590.426 domicílios. Um aumento de aproximadamente 37% no período entre as duas operações censitárias.

São Luís foi o décimo sexto município do país com o maior número de domicílios recenseados. Em 2010, a capital do Maranhão, teve 305.629 domicílios recenseados, já em 2022 esse número foi de 406.974 domicílios. Um aumento de 33,2% no período.

Os dados oriundos do Censo Demográfico 2022 trazem um diagnóstico preciso da distribuição espacial da população maranhense nos 217 municípios do estado. Uma informação interessante refere-se ao fato de que todos os dez maiores municípios maranhenses, em termos populacionais, possuem uma população maior que 100 mil habitantes pela primeira vez na história.

Na outra ponta, os dez municípios maranhenses com o menor número de habitantes têm em comum o fato de todos possuírem uma população abaixo de seis mil pessoas residentes.

A capital, São Luís, se mantém com uma população crescente. Em 2010, o censo demográfico apurou uma população de 1.014.837 pessoas. O Censo 2022 trouxe uma população de 1.037.775 pessoas, deste modo, houve uma variação positiva de 22.938 pessoas (2,26% de aumento percentual). Clique aqui e veja a população atualizada de todos os municípios do Maranhão.

Política – Os dados do Censo Demográfico do IBGE também influenciam na política partidária.

Em São Luís, o crescimento populacional ficou abaixo do que alguns esperavam. O vereador Chico Carvalho queria criar duas vagas na Câmara de Vereadores por conta do aumento da população da capital.

Existia a expectativa que São Luís alcançasse mais de 1,050 milhão de habitantes, podendo ter 33 vereadores, mas o resultado foi que a capital chegou a 1,037 milhão, devendo permanecer com 31 representantes no parlamento municipal.

100 ANOS DE DONA PACA.


100 anos de Dona Paca, produtora do melhor mingau de milho da cidade de Bacabal, bem ali na Magalhães de Almeida.

Sua irmã  Zuca já  se foi e Paca deu continuidade à iguaria. Com o passar dos anos e a perda da irmã de e da sobrinha Maria Cristina,  Paca foi deixando de vender o mingau no famoso e tradicional ponto de encontro, na porta mais famosa da rua Magalhães de Almeida. 

Hoje não  tem mais a panela na porta,  cheia de mingau, onde muitas pessoas iam comprar e ficavam batendo papo até  altas horas. 

Não  tem mais mingau, mas tem um mar de histórias. 

E  viva Dona paca linda e lúcida seguindo o fluxo da vida espalhando alegria. Viva ela viva nossa preta rainha da história de muita gente.

 A Dona Paca, um feliz aniversário.

Com texto de Gardenha

BENEDITO GONÇALVES VOTA PELA INELEGIBILIDADE DE JAIR BOLSONARO



Como era esperado, o ministro relator, Benedito Gonçalves, apresentou seu voto, na sessão de ontem, terça-feira (27), e decidiu pela inelegibilidade do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no julgamento que vai acontecendo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar de defender a inelegibilidade de Bolsonaro, o relator entendeu que o ex-presidente foi o único responsável pela reunião com embaixadores que ocorreu a 76 dias antes das eleições, com isso não condenou da mesma foram o ex-candidato à vice-presidente, general Braga Netto.

Segundo o ministro Benedito Gonçalves, ficou configurado abuso de poder político no uso do cargo e houve desvio de finalidade no uso do “poder simbólico do presidente e da posição do chefe de Estado” para “degradar o ambiente eleitoral”.

Após o voto do ministro relator, o julgamento foi suspenso e será retomado a manhã, quinta-feira (29). Os próximos votos serão dos ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal.

O ministro relator, Benedito Gonçalves, foi nomeado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2008, pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para muitos o resultado do julgamento no TSE será de 6×1 pela inelegibilidade de Bolsonaro.

ROBERTO COSTA DESTACA TRABALHO DE JUSCELINO FILHO NO GOVERNO LULA


Na tarde de ontem, terça-feira (27), o deputado Roberto Costa destacou o trabalho do ministro das Comunicações, deputado Juscelino Filho, que cumpre agenda na Suécia esta semana, em busca de avanços tecnológicos para as melhorias da conectividade no país. Roberto também destacou o projeto do Governo do Maranhão, cuja prioridade do governador Carlos Brandão é ampliar o acesso à internet no estado, assim como as iniciativas do presidente Lula em prol dos avanços da conexão.

“O deputado Neto pontua uma articulação fundamental para o desenvolvimento do Maranhão, onde se cria uma ponte importante entre o ministro Juscelino Filho, do Ministério das Comunicações, com o governador Brandão, ambos com a prioridade de melhorar a conectividade em nosso estado. Juscelino é um deputado maranhense conhecedor da nossa situação aqui no Estado, conhecedor das dificuldades que nós temos em relação a questão da Internet”, destacou Roberto Costa

Roberto Costa cita o exemplo de Bacabal, mas ressalta que a demanda envolve todos os municípios maranhenses e que precisam do acesso à internet como auxílio na educação e desenvolvimento dos jovens.

“Em Bacabal vemos o clamor da nossa população em relação ao sinal na internet, principalmente nas demandas da educação, e a internet é um dos meios que ajudam na formação educacional. Essa dificuldade que nós temos de sinalização, de acesso a esses sinais, prejudica diretamente o futuro em relação à formação dos nossos jovens. Quero destacar o papel do governador Brandão e do Ministro Juscelino que tem sido uma grata surpresa para o Maranhão, mas acima de tudo, o seu desempenho como ministro priorizando o nosso estado”, pontuou Roberto Costa.

DUAS MARANHENSES NA SELEÇÃO BRASILEIRA


Faltando um pouco mais de vinte dias para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, a treinadora do Brasil, Pia Sundhag, na tarde de ontem, terça-feira (27), anunciou a lista de jogadoras convocadas.

A treinadora anunciou uma relação com 23 nomes, sendo 11 estreantes em Mundiais e com mais três suplentes em caso de lesão.

Entre as convocadas estão duas jogadoras maranhenses – a goleira Camila, que atua no Santos-SP e a meia-atacante Ary Borges que joga no Racing Louisville-EUA, foram confirmadas pela treinadora sueca. Veja abaixo a lista completa.

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);

Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians);

Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);

Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).

As três suplentes são: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).

A Copa do Mundo será realizada na Nova Zelândia e Austrália. O Brasil está no Grupo F e estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, joga contra a França, dia 29, em Brisbane, e Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne.

terça-feira, 27 de junho de 2023

BACABAL NA OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL

 

Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27/6) a Operação Guardião. A investigação se iniciou a partir de informações encaminhadas pela Direção do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no município de Bacabal, dando conta da existência de ameaças a vários servidores da instituição através de cartas anônimas deixadas na sala da direção.

Durante as investigações foi possível identificar um suspeito. Policiais Federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade de Bacabal, além de um mandado de intimação de medidas cautelares diversas da prisão: proibição de contato com servidores, proibição de acesso ao IFMA-Bacabal e instituição de trabalhado remoto.

A medida foi determinada pelo juízo federal da subseção judiciária do município.

Correios – Também nesta terça-feira (27/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rastreio, em São José de Ribamar/MA, visando cumprir um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão contra suspeito de ser integrante de facção criminosa e ter praticado crime de roubo contra carteiro dos Correios, durante a entrega de encomendas postais.

O crime em apuração ocorreu no dia 1/3/2023, em São José de Ribamar. Na ocasião, o investigado abordou o funcionário dos Correios com emprego de arma de fogo e, mediante grave ameaça, subtraiu vinte e seis encomendas postais, além de seus pertences pessoais.

Durante o cumprimento dos mandados, o investigado fugiu, entretanto a equipe policial conseguiu capturá-lo. Na residência do investigado foi encontrada a bicicleta que foi utilizada para cometimento do crime, bem como foram apreendidos dois aparelhos celulares.

O investigado foi conduzido à Central de Custódia e responderá pelo crime de Roubo majorado cuja pena pode ultrapassar dez anos de reclusão.

CORONEL LAWAND MENTIU- DIZ PRESIDENTE DA CPMI

 

Tivemos, nesta terça-feira (27), o segundo e último dia de oitivas da CPMI dos atos do 08 de janeiro.

O depoente foi coronel Jean Lawand Júnior, que é acusado de querer incentivar, através do tenente-coronel Mauro  Cid, o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a promover um golpe de estado.

Apesar de ter recebido autorização do STF para ficar em silêncio, o coronel Lawand respondeu a maioria das perguntas feitas pelos parlamentares.

Sobre a troca de mensagens com Mauro Cid, o coronel do Exército disse que foi “infeliz” e se arrepende de ter enviado mensagens ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

“Esta colocação minha, eu fui muito infeliz. Sou um simples coronel conversando num grupo de WhatsApp com um amigo. Não tinha comandamento, não tinha condições, não tinha motivação para qualquer tipo de golpe. Essa observação minha foi muito infeliz porque eu não tenho contato com ninguém do alto comando. Então, fui infeliz, me arrependo. Quero pedir desculpas ao Exército e ao povo brasileiro”, afirmou Lawand.

Tanto o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), quanto a relatora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmaram que o coronel mentiu. O curioso é que o entendimento foi basicamente o mesmo da maioria dos parlamentares, tanto oposicionistas como governistas.

TSE RETOMA JULGAMENTO DE JAIR BOLSONARO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (27), retoma o julgamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que pode lhe tornar inelegível por oito anos.

A sessão será retomada com o voto do relator do processo, ministro Benedito Gonçalves.Em seguida, votam os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal. A previsão é que o julgamento termine na próxima quinta-feira (29).

Na ação, o PDT pediu a inelegibilidade do ex-presidente, já que Bolsonaro, em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, questionou o resultado do processo eleitoral e levantou dúvidas sobre urnas eletrônicas e criticou ministros de tribunais superiores.

Na segunda-feira (26), durante conversa com jornalistas, Bolsonaro afirmou ser “injusto” dizer que ele atentou contra a democracia ao convocar embaixadores para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Já o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse em Lisboa, durante o Fórum Jurídico, que espera que Jair Bolsonaro passe a ficar inelegível após o julgamento no TSE.

“Me parece que os fatos são muito graves. Não cabe a mim, como autoridade do poder Executivo, antecipar veredito do Judiciário. Mas como profissional de Direito há mais de três décadas, me parece, com as provas se alargando a cada dia, de interferências indevidas na democracia, que é o resultado razoável e esperado”, afirmou Dino.

LEI PAULO GUSTAVO TERA AUXILIO DA FAMEM EM SUA APLICAÇÃO


Hoje, terça-feira (27), a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) vai promover a “Oficina pela implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG) nos municípios: esclarecimentos e orientações”. Considerada o maior investimento da história do setor cultural no Brasil, a lei que homenageia o humorista vai disponibilizar R$ 3,8 bilhões, recurso que será destinado e executado em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal.

A oficina será conduzida pela especialista em gestão e políticas culturais, Norma Paula Moreira, das 9h às 12h, de forma on-line. O evento terá também a participação dos coordenadores do Ministério da Cultura, Luci Souza, Micaela Costa e Binho Riani Perinotto, que vão dialogar com gestores e representantes municipais sobre os aspectos fundamentais da lei, incluindo as diretrizes e exigências, utilizando exemplos já adotados no país.

Para a coordenadora do setor de cultura da Famem, Maria Silwanete, o encontro tem como objetivo fornecer orientações, especialmente para os municípios que ainda não elaboraram o Plano de Ação, considerado o primeiro passo para que os municípios solicitem o recurso da LPG.

“Essa é mais uma importante iniciativa da Famem, que tem como foco o desenvolvimento dos nossos municípios, com ações em diversas áreas, que dessa vez vai contemplar o setor cultural, por isso é necessário que os representantes entendam a grandiosidade da Lei e a apliquem efetivamente em suas regiões. Será um momento para esclarecer todas as dúvidas e fornecer orientações práticas, com foco naqueles que ainda não cadastraram o plano de ação, pois o prazo máximo é até 11 de julho”, disse a coordenadora.

O valor destinado para o Maranhão será de mais de R$ 146 milhões, com pouco mais de R$ 65 milhões direcionados para execução nos municípios e R$ 81 milhões ao estado. A transferência dos recursos será feita por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada, vinculados ao setor cultural.

As inscrições podem ser feitas pelo site famem.org.br, na aba de cursos da EGM ou via link (https://meet.google.com/ubi-ntmz-hia) para acesso ao auditório virtual, a partir das 9h, nesta terça-feira (27), dia e horário marcados para o encontro.

A Lei – Elaborada para auxiliar o setor cultural como forma de se recuperar dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19, a Lei Paulo Gustavo foi sancionada em 2022, com ampla participação social. Os gestores de estados e municípios têm até o final de 2023 para escolher os projetos que vão receber a verba, e como contrapartida, a lei determina que os projetos devem promover ações sociais previamente acordadas com os governos locais


segunda-feira, 26 de junho de 2023

MDB DE SÃO LUIS SOB NOVO COMANDO



Como já havia sido até anunciado, o deputado federal Cléber Verde assumiu o comando do MDB em São Luís.

O anúncio foi feito após reunião entre Cléber Verde, a deputada federal Roseana Sarney e o deputado estadual Roberto Costa, nesta segunda-feira (26).

Segundo Roseana Sarney, o diretório municipal do MDB será compartilhado e terá a frente o mais novo integrante do partido, o deputado Cléber Verde.

“Estive reunida, hoje, com os deputados Roberto Costa e Cléber Verde. Na pauta, falamos sobre a decisão de compartilhar o Diretório Municipal do MDB – que terá na presidência o Deputado Cléber”, destacou a ex-governadora do Maranhão.

O deputado Roberto Costa, destacou que a escolha de uma direção compartilhada se deve à composição da comissão provisória do MDB. Além de Cleber Verde como presidente, Roseana Sarney indicará o coronel José Vieira para integrar a direção, enquanto Roberto Costa indicará André Campos, atual presidente municipal do MDB, para ocupar o cargo de tesoureiro.

O futuro presidente estadual do partido, Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB), também terá um representante na comissão provisória.

Após a formação da comissão, os membros iniciarão as discussões sobre as eleições de 2024. O objetivo dos emedebistas é montar uma chapa proporcional competitiva. Quanto à eleição para a Prefeitura de São Luís, os deputados concordaram que esse assunto será debatido, porém, a decisão final só será tomada no próximo ano.

PONTO DE VISTA - UNIDADES E PARCERIAS - CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO- POR CARLOS BRANDÃO

 



Por Carlos Brandão

No cenário político e econômico atual é essencial que os governos busquem a unidade e a parceria como fundamentos para uma administração eficiente e eficaz. E, nesse sentido, o Maranhão tem se destacado, adotando uma abordagem que prioriza a colaboração e o trabalho conjunto para impulsionar o desenvolvimento com justiça social.

A unidade política que construímos – e  seguimos construindo – tem nos dado a segurança necessária para que possamos pensar novos rumos, inovar, propor caminhos que nos facilitem chegar aos nossos objetivos. E isso se reflete no nosso compromisso com superar divisões partidárias e ideológicas, unindo forças em prol do interesse comum. Nosso governo tem priorizado o diálogo e a construção de consensos, promovendo um ambiente político saudável e estimulando a participação de diferentes atores na tomada de decisões. Os dois grandes exemplos disso são a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que superaram diferenças e agregam antigos adversários em um único projeto. Considero deputadas e deputados estaduais, prefeitas e prefeitos, grandes responsáveis por essa união pelo bem do nosso estado.

A parceria é outra peça-chave em nossa gestão, buscando estabelecer alianças estratégicas com diferentes setores da sociedade. Isso inclui o setor empresarial, organizações não governamentais, instituições de ensino e pesquisa e, principalmente, o governo federal, em uma relação que, a cada dia, se fortalece. Para que todos tenham uma ideia, só nos últimos 15 dias, cumprindo orientação do presidente Lula, 10 ministros estiveram em nosso estado. Esta semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve aqui lançando o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica que, só no Maranhão, investirá cerca de R$ 600 milhões. São 609 obras que hoje são consideradas paralisadas ou inacabadas, em 160 municípios maranhenses.

Na quinta-feira (22), foi a vez do ministro dos Transportes, Renan Filho, consolidar recursos na ordem de R$ 720 milhões para estradas federais no Maranhão. A BR-226, um sonho de mais de 40 anos da população da região Leste, saiu do papel e será totalmente finalizada até o fim deste ano, em uma obra de R$ 120 milhões. A MA-006, que liga Balsas a Tasso Fragoso, um importante corredor de transporte de grãos foi, finalmente, federalizada. A agora BR-330 já recebeu um aporte de R$ 80 milhões para sua recuperação. O ministro anunciou, ainda, a duplicação da BR-135, do Entrocamento (Itapecuru-Mirim) a Miranda do Norte, com R$ 151 milhões que estão sendo licitados; além da recuperação, com pavimento rígido (concreto), do trecho entre Miranda Norte e o povoado Caxuxa (Alto Alegre do Maranhão), onde serão investidos R$ 360 milhões para resolver os problemas de trafegabilidade por muitas décadas. Um novo momento festejado com mais boas notícias, já que o ministro nos garantiu que a intenção é, durante o governo, destacar de R$ 4 a R$ 5 bilhões para as obras que precisam ser feitas por aqui. Nas duas agendas que citei, também foram importantes as presenças do maranhense ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e de nossa bancada de deputados federais, que têm nos ajudado muito nessa aproximação com a União.

E em relação às parcerias, esta foi mais uma semana emblemática, ao fortalecermos o trabalho em conjunto que já fazemos com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA) e com a Famem, ao assinarmos a adesão de mais 71 municípios ao programa Cidade Empreendedora. No mesmo evento, lançamos os cursos Pré-Universitários que serão ofertados, pela Escola de Governo do Maranhão (EGMA) de forma gratuita e on-line para os servidores públicos estaduais e municipais, com o auxílio precioso da Federação dos Municípios.

A semana que vivemos, com tantas boas novidades aos maranhenses, nos mostra que, quando unidade e parceria são colocadas em prática, é possível construir um futuro promissor, com foco no desenvolvimento sustentável e na promoção do bem-estar social

domingo, 25 de junho de 2023

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - QUEIMADURAS JUNINAS

Estamos na reta final dos festejos juninos, e esse texto preparei para orientar a população sobre os riscos de queimaduras ao soltar fogos de artifício, acender fogueiras ou mesmo cozinhar comidas típicas. Quando acidentes desse tipo acontecem com gravidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado através do número 192, visando realizar os primeiros socorros e levar a vítima até o hospital de referência.

O uso exagerado de substâncias inflamáveis, como álcool, querosene ou gasolina pode acarretar queimaduras graves no momento de acender um fogo. Outro tipo de acidente corriqueiro nessa época diz respeito aos fogos de artifício, que podem se tornar perigosos se não forem de qualidade ou manuseados de forma descuidada, ocasionando lesões graves. 

O nível de gravidade da maioria das queimaduras se baseia no local e na profundidade da lesão na pele. Em casos graves, o Samu deve ser acionado. Em relação aos fogos de artifício, a criança nunca deve manuseá-los sozinha.

Em casos de queimaduras leves, a vítima pode colocar água corrente em cima do ferimento e evitar qualquer tipo de ‘receita caseira’. A sugestão é que o paciente procure uma unidade de saúde da família ou até mesmo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para que os profissionais avaliem a lesão e indique o tratamento adequado.

O que não fazer – É importante receber orientações sobre o que fazer, mas sobretudo sobre o que não fazer diante de uma queimadura para evitar complicações ou sequelas.

Não tente retirar objetos ou roupas grudadas na queimadura; não passe manteiga, pasta dos dentes, café, sal ou outro produto caseiro; e não estoure as bolhas que surjam após a queimadura. Além disso, também não se deve aplicar gelo sobre a pele, pois o frio extremo, além de causar irritação, pode piorar a queimadura e até causar um choque devido à grande diferença de temperaturas.

sábado, 24 de junho de 2023

RAPIDINHAS DO SÁBADO

E com essa frase abriremos a nossa coluna de hoje. 

+++++++++

O que você vai aprender 

Como elaborar projetos consistentes, que poderão ser adaptados aos editais da Lei. Os detalhes da lei que farão com que seus projetos pontuem bem. O curso será realizado em Bacabal dias 13 e 14 de Julho. Ao final do curso, o aluno será capaz de entender a Lei, como captar recursos através dela, além de ter habilidades e conhecimentos para elaborar seu projeto cultural e inscrever no seu Município ou Estado. O Curso será Ministrado pela Professora Cristina Miranda, Produtora Cultural, idealizadora e executora do Projeto de Intercambio Internacional e  Cultural CREOLLE CONNECTION, Ex Secretaria de Cultura de Bacabal, especialista em Elaboração de projetos, captação de  recursos, Produção Cultural e acompanhamentos de Projetos. "Conquistar a aprovação de um projeto cultural em um edital é ter a possibilidade de realizar o sonho de produzir suas ideias. A proposta do curso é buscar transformar esse sonho, em realidade.”

++++++++++

E quem passou o último final de semana em Brasília, foi a coordenadora política,  cheffa de cozinha e promotora de eventos Márcia Pageú.  No Distrito Federal resolvendo assuntos políticos, ela aínda organizou na casa da sua tia, um belo Arraial. De volta a Bacabal, ela botou sua equipe de trabalho na rua, e está de agenda cheia servindo em sua barraca, as melhores comidas tipicas nos melhores arraiais da cidade.

++++++++++

E quem está de sorriso largo é o nosso querido advogado Dr. Raimundo Emiliano Vieira, o popular Meló.  Bacabalense, mas morador do Rio de Janeiro, ele está no Maranhão passando uns dias. Esteve curtindo o São João de São Luís, confraternizou com amigos e na Boa Terrinha matou a saudade da Irmã Maiza e da sobrinha Karen e Benta.

+++++++++

E que esteve na minha residência no último domingo à tarde, foi o empresário e músico Paulinho Barros. Batemos um longo papo sobre tudo e o clmpositor ainda bebeu umas cervejinhas geladas.

++++++++

E no domingo passado, o engenheiro em comparação Ezrael Nunes, aproveitou o dia para fazer um churrasquinho em casa e beber uma cerveja bem gelada.  Na oportunidade o assessor político Rachid Trabulsi Junior, o popular Rachidim, fez uma visita ao bom vascaino e támbem bebeu umas verdinhas.

++++++++++

E quem está co. Um canal no YouTube, é o cantor e compositor Manuel Baião de Dois.  Ele acabou de dispor os novos trabalhos juninos para você fazer dua festa de Arraial. Veja os clipes, faça sua inscrição e deixe seu like.

++++++++++

E na terça-feira que passou, quem me fez uma visita foi o atleta sênior e promoter Edmilson Santos, o popular Lambal.  Batemos um longo papo sobre a política bacabalense e também sobre a política maranhense. Nossas opiniões convergem e marcamos outra conversa para a semana que vem.

+++++++++

E falando em Lambal, o garotão esteve ontem no Projeto Reviver, na Praia Grande, onde visitou vários arraiais e em um deles encontrou o comunicador José Raimundo Rodrigues.  Do Reviver o nosso querido Lambal seguiu para o Ceprama onde assistiu ao show do cantor Betto Pereira.

++++++++++

E quem trocou de idade na última quarta-feira foi o cantor e compositor Masa Pagodinho. O artista foi bastante homenageado por amigos nas redes sociais e hoje, a partir das 15h, haverá um pagode em sua residência para comemorar o aniversário.  Afinal, são sessenta anos.

++++++++++

E na última segunda-feira, quem trocou de idade foi o gerente Brendon. Ele almoçou com seu patrão, o empresário Leonardo Lacerda em um grande restaurante da cidade. 

++++++++++

Aproveitando o almoco, o empresario Leonardo Lacerda recebeu alguns amigos do seu grupo de WhatsApp para a definição de como vai ser o Arraial da sua galera.

+++++++++

Paralelo as atividades comerciais, o empresario Leonardo Lacerda que no seu quadro de funcionários, já tem personal Banker, para cuidar das finanças, agora conta com um personal trainer para cuidar do corpo. 

++++++++++

E no final de semana passado os amigos Antônio Carlos e Guilherme Henrique estiveram dando um giro na cidade e bebendo algumas nos melhores bares. Os meninos rodaram muito.

++++++++++

E na cidade de Cantanhede, foi escolhida por aclamação, a nova diretoria da Associação dos Cinquentões de Cantanhede para o novo biênio. A chapa completa ficou assim:"Presidente - César Cantanhede, VIce - Natinho, 1°  Secretario - Bertinho, 2° Secretário - SIlvio Cantanhede, Tesoureiro - Emetério Batista, 

    CONSELHO FISCAL 

Carlindo Batista, Alcides Santana, José João, Seu Nelio e Renato Braga. 

++++++++++

E o "negão de tirar o chapéu", o médico veterinário, empresário e  advogado Dr. Bento Vieira, está dando mais um exemplo de bacabalidade. O mestre está conseguindo junto a arquivistas, fotos históricas de Bacabal que comporá vários painéis que serão expostos na Churrascaria e Restaurante Dona Benta e também no Parque Aquático Dona Benta. Uma ideia, que assim como ele, é de tirar o chapéu.

++++++++

E o cantor, compositor e amo do Bumba-Meu-Boi de Orquestra Mocidade Axixaense, o querido Gilvan Mocidade, tem sido o nome mais disputado para entrevistas neste periodo junino. Só ontem o cantador participou de dois programas líderes de audiência em seus horários. Gilvan Mocidade foi o terceiro colocado no Festival de Toadas promovido pela Prefeitura Municipal de São Luís que aconteceu no último dia 18 de maio.

+++++++

E quem cresce lindinha demais é a sapeca Isabela, filha dos meus afilhados Rafael e Sanny. O pingo de gente é a alegria da família, principalmente da vovó Gracinha

++++++++++

E o longa-metragem Pureza, que narra a odisséia de uma bacabalense que vai atrás do seu filho Abel Lopes em uma fazenda que explora trabalho escravo no Pará e que foi mostrado em Tela Quente na TV Globo na última segunda-feira, tem arrebatado prêmios internacionais importantíssimos. Em uma de suas viagens recentes, o conceituado advogado e etleta nas horas vagas Dr. Gilberto Lacerda Júnior, esteve com a protagonista inspiradora da película.  Um lindo encontro.

++++++++++

E no começo da semana Bacabal perdeu um grande médico e eu perdi um grande amigo. Trata-se do Dr.  João Jardim Sobrinho.  Desde a infância tínhamos contato, era um exímio jogador de vôlei, estudava inglês no Yazigi, que ficava em frente à minha casa e logo depois das aulas reuníamos para um bate papo na mureta da escola. Estudante de medicina, passava férias e a reunião era a noite na praça com muitos amigos para roda de violão com cachacinha. Vai fazer muita falta.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades, encontramos esta relíquia no acervo do nosso colunista dominical, o médico Dr. Otávio Pinho Filho. Seleção Bacabalense de 1973 que disputou o intermunicipal. Em pé  : Lambal, Garganta, Nonato Andrade, Pernambuco, Zé Antônio, Cantanhede, V. de Souza   Bílisca, Espindola. Agachados - Emilson, Rodilson, Rato, Corró, Pirrita, Mingo e Paitoé

++++++++++

E a turma da charge foi de bronze na pele dos profissionais. 

+++++++

E a turma trata os naufragios da mesma forma

++++++++++

A galera da montagem botou soutien nos mamões. 

++++++++++.

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa do Antônio Cutrim, o homem que se auto intitula "Polêmico"para alegrar o nosso Sábado. 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Raab Auto Peças.  Passe lá e fale com Raimundo Máximo.

++++++++++

E com essa frase encerrarmos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E aí meu amigo Lambal