quinta-feira, 3 de outubro de 2024

PONTO FACULTATIVO E TRSNSNPRE GRSTUITO

.

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nesta quarta-feira (02), decidiu por decretar Ponto Facultativo na próxima sexta-feira (04), antevéspera da eleição municipal do próximo domingo, dia 06 de outubro.

Brandão, assim como foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), também assegurou transporte público coletivo gratuito do semiurbano no dia da eleição.

O governador acredita que as medidas irão incentivar o eleitor a votar no próximo domingo.

“Informo que neste domingo (6), teremos gratuidade no transporte semiurbano da Grande Ilha, além de Imperatriz e região. Em virtude das Eleições 2024, também vamos conceder ponto facultativo estadual nesta sexta-feira (4). Com estas medidas, estamos assegurando mais facilidade no deslocamento dos eleitores que votam fora do seu local de domicílio, garantindo o direito fundamental à participação democrática”, destacou o governador Carlos .Brandão.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

LEI SECA NO DOMINGO

 


Maranhão terá Lei Seca no próximo domingo (06), dia da eleição de 2024.

Portaria expedida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública decidiu pela proibição da venda, fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias que causem efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público no próximo domingo (06), quando da eleição deste ano.

A portaria, que foi assinada pelo próprio secretário de Segurança Pública, Maurício Martins,  determina que a proibição é válida das 0h até as 22h do dia da eleição.

A Secretaria de Segurança justifica que a medida tem como objetivo a preservação da ordem pública, da integridade da população e do patrimônio, além de manter a normalidade no processo eleitoral, sobretudo durante a votação.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

ROBERTO COSTA LIDERA PESQUISA


Roberto Costa continua na liderança da corrida pela Prefeitura de Bacabal

O levantamento, que é encomendado pela Rádio Mirante e pelo Imirante, ouviu 561 eleitores nos dias 15 a 19 de setembro - Uma nova rodada de pesquisa da disputa eleitoral em Bacabal foi feita pelo Instituto Prever. O levantamento, que é encomendado pela Rádio Mirante e pelo Imirante, ouviu 561 eleitores nos dias 15 a 19 de setembro. Pelos dados, o candidato do MDB, Roberto Costa, lidera a corrida pela Prefeitura da cidade.

Na Justiça Eleitoral, a pesquisa tem registro com o protocolo MA - 03261/2024, a margem de erro é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos - Roberto Costa chega a 47,2%. Depois aparece Marcos Miranda (União) com 29,1% e Plínio Oliveira (NOVO) com 1,8%.

No cenário estimulado - quando ao eleitor é apresentado os nomes dos candidatos - Roberto Costa tem 54,7%, Marcos Miranda aparece com 36,5% e Plínio Oliveira com 2,9%. Jansen Penha (Mobiliza) teve menos de um ponto na pesquisa

O Instituto Prever traz ainda o cenário de expectativa de vitória (aquele que o eleitor diz quem ele acredita que vai ganhar independente de quem o eleitor vai votar). Pelos dados da pesquisa, 59,5% dissere acreditam na vitória de Roberto Costa, 26,2% apostam em Marcos Miranda e 0,4% que será Jansen Penha o próximo prefeito.s

Quando o cenário é de rejeição, os números são esses: Marcos Miranda tem 22,8% de rejeição. Depois vem Jansen Penha com 19,1%, Plínio Oliveira com 17,3% e Roberto Costa com 14,6%.

0lkó

..avaliação 

A avaliação da atual gestão municipal em Bacabal também foi feita pelo Instituto Prever. Pelos números, 56,9% dos entrevistados disseram aprovar a administração de Edvan Brandão. Outros 28% afirmaram não aprovar.

TUDO PRONTO PRAS ELEIÇÕES 2024

 


No dia 6 de outubro, domingo, das 8h às 17h, no Maranhão, 5 milhões 180 mil e 738 eleitores e eleitoras, das quais 4 milhões 799 mil e 532 (92,64%) têm dados biométricos cadastrados (foto, assinatura e digitais) e 381 mil 206 mil (7,36%) sem biometria, irão votar para escolher os/as novos/as prefeitos/as, vice-prefeitos/as e vereadores/as.

Eleitoras e eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de exercer seu direito ao voto. Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto. Essa medida visa garantir que todo o eleitorado tenha acesso ao processo eleitoral, mesmo aquelas que não concluíram o cadastramento biométrico.

Serão 217 cidades distribuídas em 17.275 seções eleitorais de 5.823 locais de votação em 105 zonas eleitorais. Em São Luís, teremos 2.173 seções distribuídas em 262 locais de votação. Na eleição serão usadas 15.450 urnas eletrônicas, sendo 7.986 modelo 2020 e 7.464 modelo 2022.

Este ano, no Estado, somente duas cidades poderão ter o segundo turno, são elas: São Luís e Imperatriz, isso por terem mais de 200 mil eleitoras e eleitores aptos/as a votar, caso nenhuma candidata ou nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Estrutura – A estrutura para esta festa cívica é gigantesca, em que estão envolvidas quase 100 mil pessoas. São 105 juízes e juízas eleitorais, mais 34 que trabalharão nas juntas eleitorais especiais e 65 como auxiliares. São em torno de 1.302 pessoas entre servidores/as, colaboradores/as, estagiários/as. Mais de 61 mil mesários/as, 5.823 coordenadores de acessibilidade, 4.049 administradores/as de prédio e 664 técnicos/as terceirizados/as, que atuarão nos 217 municípios.

Plebiscito – No Maranhão, 2 municípios passarão por consulta popular – o plebiscito. São eles São Luís e Governador Edison Lobão.

Em São Luís, a consulta é sobre a gratuidade do passe livre para estudantes. No dia 6 de outubro, as eleitoras e os eleitores deverão apertar a tecla 1 para o SIM e 2 para o NÃO.

Já em Governador Edison Lobão é sobre a mudança do nome do município para Ribeirãozinho do Maranhão e da mesma forma apertarão a tecla 1 para o SIM e 2 para o NÃO.

Transmissão – Em 2024, o TRE-MA utilizará uma estrutura de 105 juntas nas sedes das zonas eleitorais, 35 em juntas especiais, 93 postos de transmissão que funcionam nos municípios termos das zonas eleitorais, 70 PATs (postos avançados de transmissão) nos locais de difícil acesso e 600 transmitirão pelo JE-Connect dos próprios locais de votação.