domingo, 1 de setembro de 2013



CARRO & COMPANHIA

O objetivo de todo mundo é (ou era, ou ainda é) ter um carro.
Lembro de uma época (não muito longe, quer dizer não muito distante) que só se arranjava namorada quem tivesse carro. Namorada não é de andar a pé, além do mais é status ter namorado que tem carro!
Futuro(?) A Deus pertence!
Naqueles tempos dourados, o jeep e a camionete eram os veículos de então, quem "possuía" era sinal de que tinha dinheiro.
Voltando ali ao assunto de para namorar tem que ter carro, não ficava bem namorar uma "mina" na roça e ter que ir a pé ou a cavalo. Tinha que ir de carro nem que fosse de jeep! Ou de táxi! A cavalo, só se fosse daqueles puro-sangue tipo mangalarga marchador, campolina, aqueles "equinos" de tirar o chapéu!!!
Fusquinha zero era o "hit", o "top", e o "Fafá" era tudo de bom, conhecido como fuscão, e, se fosse preto virava música.
E a coisa começou a desandar, "apareceram" o Aero Willys, o Simca Chambord, Cadillac, Studebaker, Ford Corcel 1 e 2, Passat, Renaut Dauphine, Vemaguete, SP2, Karman Ghia, Porsche, Maverick, Galaxie Ltd, Impala, camionetes Opel e International, cada um no seu tempo. E mais aquele carro soviético, o Lada.
Não vou me alongar pelos caminhões de então, o FNM brasileiro, Mercedão, o Scania, o Internacional, jipão Gurgel e outros. Para encerrar este tópico e por último, a Variant e o Brasilia, Versailles, Veraneio, Monza, Mazda, Verona, chevete, Tempra, Fiat l47 e Tipo, Vectra e Astra, Peugot, Santana, Gol e Voyage. E, lembrando, ainda, do Ford F1000, da Silverado e das pickups!
Topics, vans, furgões, bestas.
Os econômicos Celta, Corsa Classic e Fiesta.
E vou passar ao longe do calhambeque do Roberto (Carlos)!!!
Mudaram a carburação, ignição, e apareceram os circuitos eletrônicos, hoje tudo num carro é "governado" por circuito, e sem falar no computador de bordo.
Sofisticação e luxo, tudo combinado, surgindo carros para todos os gostos e preços. A camionete ganhou cabine dupla, e, perdeu seu status de veículo rural, utilitário de verdade, passou a luxo urbano, sem maiores explicações a não ser pela ostentação de ter algo diferente, seguro e caro, assoberbando o trânsito das cidades e prejudicando os estacionamentos já bastante deficientes.
Como sou contra tudo que está aí, ao alcance de nosso nariz (incluindo a poluição dos gases tóxicos, lançados ao meio-ambiente pelo trânsito congestionado) e dos nossos olhos (aquela poluição visual estampada nos outdoors), sou pelo veículo o mais simples possível, e, se possível também, com a máxima sofisticação eletrônica (direção hidráulica ou elétrica, ar condicionado, computador de bordo, ignição eletrônica, freios abs, conta-giros, tudo que a direção confortável e a total segurança exige).

Por falar em conforto, não me esqueço de um carro superconfortável na acomodação do motorista, o Scort da Ford e o desconforto, de um Gol tanto na acomodação dos bancos quanto do acelerador. embreagem e freios, tudo muito minúsculo, fácil de agarrar no pé.
Com o "advento" do câmbio automático, os carros ganharam em qualidade, mais, opção que muita gente recusa ou resiste, pelo medo inexplicável de subir ladeira íngreme nesses Manhuaçus da vida.
Disse acima que carro pra mim tem que ser simples e completo, nada de "carroceria" longa, sou mais pelo modelo "hatch", pequeno, compacto, fácil de dirigir. O mais próximo deste "layout", para mim, é o Kia Picanto, quase um carrinho de brinquedo. Uma pena ter revisão caríssima (não a revisão em si, mas o que tem que ser substituído, trocado e etc).
Carros semelhantes ao Picanto que ainda não dirigi, e acredito, também "brinquedos" ao volante, o Ford Ka, o Hyundai HB20, o Toyota Etios, o Fiat 500 e o Nissan March.
O ideal seria um carro econômico, versátil, completo e compacto, que pudesse caber em qualquer lugar e enfrentar todos os obstáculos e dificuldades.
Para que estes sedans longos? Estas camionetas e outros utilitários 4x4 se vamos "circular" em cidades e estradas asfaltadas (e não vamos participar de rally e ir para a fazenda?), sem falar no IPVA nas alturas, seguro custando os olhos da cara, pneus caríssimos, qualquer arranhão ou abalroamento traz sérias consequências no bolso para um "conserto digno"?
Na sequência, no mundo do luxo e sofisticação, temos aí dando sopa nas concessionárias  as camionetes Hillux, S10, Frontier e Ranger, os automóveis e peruas Corolla, C3 e C4, Honda Civic, EcoSport, Sportage, Sorento, Hyundai, Suziki, Pajero, Ferrari são tudo de bom (para quem está "estribado").
É aquele "negócio": onde um carrão vai, um carrinho simples e humilde também vai!
Fico com o pequeno compacto!

E ponto (semáforo?) final!

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