sábado, 8 de novembro de 2014

ROSBERG SACRAMENTA DESEMPENHO NOTÁVEL NOS TREINOS COM POLE NO GP DO BRASIL. MASSA LARGA EM TERCEIRO



Nico Rosberg é, com todos os méritos, o pole do GP do Brasil deste ano. Com um desempenho notável e imbativel, o alemão da Mercedes corroborou o que se esperava dele e de um candidato ao título para ficar com o primeiro lugar no grid em Interlagos. É a 11ª vez que Rosberg sai na frente nesta temporada. Lewis Hamilton sai a seu lado, com um tempo 0s033 atrás

Felipe Massa teve ótimo desempenho e larga na terceira posição.

Confira como foi a classificação para o GP do Brasil

Apesar das nuvens negras sobre Interlagos, a classificação para o GP do Brasil começou uma chance pequena de chuva, apenas 40%. A temperatura do ar girava em torno de 25ºC, enquanto a pista a medição registrava 37ºC. E o primeiro homem a sair foi Adrian Sutil, já com pneus macios na Sauber. O companheiro Esteban Gutiérrez veio na sequência, seguido por Daniel Ricciardo e pelos dois carros da Toro Rosso. Valtteri Bottas também foi, mas usando os médios – único nessa configuração neste início de Q1.
Não demorou para os primeiros tempos surgirem na tabela. E o melhor foi registrado por Daniil Kvyat, com 1min12s555. Ricciardo veio com 1min12s825, à frente da dupla da equipe suíça, com Gutiérrez à frente de Sutil. 
Claro que tudo isso mudaria na sequência depois que as Mercedes se juntaram ao grupo. Ainda, Felipe Massa saiu em seguida, também com os médios. A decisão pelos macios, inclusive, da líder Mercedes teve a ver com a possibilidade de chuva, claro.
Em termos de tempo, Lewis Hamilton logo se colocou na primeira posição, com 1min11s223. Massa veio bem e, com 1min11ss570, botou a Williams em segundo, Bottas era terceiro – o finlandês chegou a liderar pouco antes, mas acabou batido pelos dois ponteiros em seguida. Aí Nico Hülkenberg apareceu com o quarto tempo, à frente de Vergne, Kvyat, Ricciardo, Gutiérrez e Sutil.

Nico Rosberg também deixou os boxes e foi à caça de Hamilton. De cara, o alemão já passou em 1min10s693. Neste meio tempo, Fernando Alonso foi ao rádio e reclamou feio com a Ferrari, por conta de ter iniciado a classificação com a bateria do ERS descarregada. Ele havia sido superado na pista por Pastor Maldonado
Na frente, Hamilton chegou a roubar momentaneamente a ponta de Rosberg, mas o germânico se recuperou na sequência, cravando 1min10s347. Lewis tentou uma vez mais, mas ficou mesmo no 1min10s457.
Jenson Button, também calçado com pneus macios, colocou a McLaren em terceiro logo em seguida, trazendo consigo o companheiro Kevin Magnussen. Gutiérrez era surpreendentemente o quinto. Só apenas os dois carros pratas viravam ainda na casa de 1min10s.
Aí a Williams decidiu sair de macios, com três minutos para o final. E ambos os pilotos conseguiram ultrapassar a barreira de 1min10s. Massa fechou a volta em 1min10s602 e garantiu o terceiro posto. Bottas se colocou em quarto. Button, Magnussen,Kimi Räikkönen, Kvyat, Gutiérrez e Alonso fecharam o top-10.
No minuto final, Sebastian Vettel, que vivia um drama, amargando a última posição e fora dos 107%, conseguiu alguma melhora e pulou para 13º. Ricciardo foi só o 11º. Entre os dois pilotos da Red Bull ficou Hülkenberg. Sutil passou raspando em 14º. Grosjean, Vergne, Pérez e Maldonado acabaram eliminados. Vale lembrar que o mexicano foi punido em Austin com a perda de sete posições no grid.  

O Q2 começou um tanto preguiçoso, e os pilotos demoraram mais que o normal para deixarem os boxes. Quando o fizeram, o primeiro a sair foi Nico Hülkenberg. O surpreendente Esteban Gutiérrez veio na sequência, trazendo junto Adrian Sutil. Todos, claro, com pneus macios.
Enquanto o alemão da Force India inaugurava a tabela de tempos, com 1min12s306, o mexicano da Sauber passava apenas 0s025 atrás. Nesse meio tempo, Sutil deu uma bela escapada na aproximação da Junção e teve de dar uma volta grande pela grama.
Logo em seguida, as duas Mercedes começaram seus voos. Ambos passando já com parciais muito abaixo, claro. E quem ganhou a batalha caseira foi, mais uma vez, Nico Rosberg. O alemão cravou 1min10s3030, ligeiramente mais veloz do que havia sido no Q1. Lewis Hamilton se colocou em segundo, mas 0s4 atrás do companheiro.
Neste mesmo ponto do treino, a Ferrari surgiu em terceiro e quarto, com Kimi Räikkönen melhor que Fernando Alonso. Hülkenberg e Gutiérrez completavam a lista. A Williams saiu com Valtteri Bottas saiu logo depois, à frente de Felipe Massa. Devidamente calçado com os macios, o finlandês andou em 1min10s758, bem próximo de Hamilton, para se fixar em terceiro. Massa pegou carona, com 1min10s859. A McLaren apareceu de pronto, colocando Button e Magnussen em quinto e sexto.
Com menos de três minutos para o fim, as Mercedes voltaram à pista, mas sem melhora nos tempos. Dessa forma, Rosberg assegurou sua liderança, mas Hamilton não foi capaz de manter o segundo posto. Massa roubou a posição do inglês na parte final, com 1min10s343. Bottas também veio e subiu para terceiro, empurrando Hamilton para quarto. Button ainda fechou os dez primeiros.
Vettel também se salvou no fim e foi para sexto, à frente de Räikkönen, Ricciardo também veio no fim. Magnussen e Alonso ainda integraram o time dos classificados. Assim sendo, os eliminados foram: Gutiérrez, Hülkenberg Sutil e Kvyat. 

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