Tecnologia a serviço da saúde. Eis um dos pilares
que devem ser seguidos quando se trata de otimização e segurança no atendimento
a beneficiários do sistema de saúde. Não à toa que o Hapvida investe cada vez
mais em plataformas que viabilizem suas unidades à prestação de serviços de
qualidade, garantindo a satisfação, inclusive, dos profissionais médicos. A
exemplo do sistema de biometria, presente em todas as unidades, que garante o
monitoramento do paciente quanto ao tempo de atendimento. Desde a chegada à
unidade, com registro de sua biometria, até a entrada na sala do médico, não
pode ultrapassar os 15 minutos de espera.
“O foco é na segurança de pacientes e profissionais
e na otimização do tempo de atendimento. O processo começa com a chegada do
paciente que na urgência, por exemplo, pode registrar sua biometria e nem
passar pela recepção, seguindo diretamente para ser atendido pelo médico, em
alguns casos. Tudo isso é acompanhado por uma central de monitoramento. Já os
profissionais podem fazer as evoluções e outras ações no sistema, garantindo
mais segurança a todos os envolvidos”, comenta Igor Seni, gerente de Tecnologia
da Informação da Rede Hapvida de Pernambuco e da Paraíba.
Em paralelo ao sistema de biometria, o Hapvida
também se utiliza do uso de pulseiras de identificação, distribuídas aos
pacientes que são atendidos nas unidades de urgência. O procedimento inclui o
uso de tecnologia que pode ser acessada pelos profissionais da enfermagem
através de ‘mobiles’ como o celular, por exemplo. “O paciente recebe a
pulseira, segue para o consultório e quando é encaminhado para medicação, a
mesma só é administrada depois que auxiliares ou enfermeiros conferem pela
leitura do código de barras da pulseira, que o medicamento é, de fato, aquele
recomendado pelo médico e para aquele determinado paciente”, comenta Igor.
Profissionais de saúde aprovam a biometria
A tecnologia utilizada pelo Hapvida favorece não só
aos usuários da rede, mas também a médicos e especialistas que atendem
pacientes com mais segurança e garantia de qualidade. Que o diga a psicóloga
Sílvia Regina, do setor de Medicina Preventiva do Hapvida. Ela reconhece o uso
da biometria como um meio de melhorar o seu atendimento e a satisfação de
pacientes que a utilizam.
“A biometria proporciona benefícios de segurança
tanto pra os profissionais quanto pra os pacientes porque traz, entre outras
coisas, a tranquilidade de que o paciente será atendido por um profissional
devidamente alocado naquela unidade, ao mesmo tempo em que garante assiduidade
e pontualidade no atendimento” ressalta Sílvia.
De fato. Uma das premissas para o uso da tecnologia
aliado à saúde é assegurar tanto a médicos quanto a pacientes, satisfação no
atendimento no que diz respeito, principalmente, à segurança.
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