Ontem, terça-feira (28), durante reunião do
Conselho Consultivo do Complexo Portuário e Industrial do Itaqui, no Salão de
Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, foram assinadas as ordens de serviços
de duas obras de infraestrutura para o Porto do Itaqui – recuperação de berços
e pavimentação asfáltica – que juntas somam R$ 59,1 milhões em recursos
próprios da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). A cerimônia
foi presidida pelo governador Flávio Dino, que assinou os documentos junto com
o presidente do Itaqui, Ted Lago, e representantes das empresas, Antônio de
Pádua Castro Rodrigues Júnior (Edro Engenharia) e Fernando Antônio Leitão
Cavalcante (Edeconsil Construções e Locações).
A obra de recuperação estrutural dos Berços 103 e
106 e recuperação catódica dos Berços 101 e 102, no valor de R$ 32,2 milhões,
será realizada pela Edro Engenharia. Já a pavimentação asfáltica (CBUQ, de
concreto estrutural com fibras metálicas e intertravado), abrangendo áreas no
Porto do Itaqui, terminais externos e cais de São José de Ribamar, ao custo de
R$ 26,8 milhões, será feita pela Edeconsil Construções e Locações.
“É importante destacar o dinamismo da EMAP, que
neste momento difícil da conjuntura do país vem realizando obras de melhorias
da infraestrutura de sua área de atuação, incluindo o Porto do Itaqui, e também
gerando centenas de empregos”, afirmou o governador Flávio Dino.
Com a assinatura dessas ordens de serviço, a EMAP
autoriza as empresas que venceram os processos licitatórios a iniciarem as
respectivas obras. “A recuperação dos berços e a pavimentação são serviços
necessários de manutenção e preparação do Porto do Itaqui para uma nova etapa
de crescimento sinalizada pelos projetos de ampliação do Tegram, dos terminais
de combustíveis e de fertilizantes, além da retomada da linha regular de
contêineres”, disse Ted Lago.
Em sua segunda fase, o Tegram deve dobrar a
capacidade de exportação para 14 milhões de toneladas/ano e, com a nova
estrutura, a Ultracargo está aumentando a capacidade atual de armazenamento
para 48 mil metros cúbicos na primeira fase, chegando a 100 mil metros cúbicos
no médio prazo. Já o terminal da Companhia Operadora Portuária do Itaqui
(COPI), que deve começar a operar até dezembro deste ano, estima movimentar 3,5
milhões de toneladas de fertilizante/ano, com logística integrada à malha
ferroviária da Norte-Sul.
Porto do Itaqui terá R$ 59 milhões Neste ano
também serão iniciadas as obras do terminal de celulose da Suzano, que prevê a
geração de 450 empregos diretos
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