O que é fratura fechada?
Em primeiro lugar, é muito importante entender o que é a chamada fratura fechada. A fratura fechada é aquela em que o osso está quebrado, porém a pele não foi afetada, não sendo permitido então observar o osso. Caso contrário, é uma fratura exposta.
Medidas a serem tomadas em caso de fratura fechada
Em caso de suspeita de fratura fechada, é necessário realizar alguns procedimentos:
1 – O órgão afetado deve ficar em repouso, para tal, não tente mexer ou consertar uma fratura, só o médico pode fazer isso;
2 – Imobilize as articulações localizadas abaixo e acima da lesão. Para isso, o ideal é a utilização de talas, mas caso não haja, você pode improvisar com pedaços de madeira ou papelão, que podem ser acolchoados com panos limpos;
3 – Não ofereça qualquer tipo de alimento ou água ao ferido;
4 – Aguarde o apoio médico. Caso não seja possível, leve a vítima ao médico mais próximo;
5 – A confirmação da fratura é feita unicamente pelo médico, que após uma avaliação e exames poderá dar o diagnóstico e indicar o tratamento necessário.
Quando suspeitar de uma fratura?
Sempre que ocorrer impacto em algum membro e for observado alguns dos sintomas a seguir, é possível que tenha ocorrido uma fratura.
– Dor intensa, que piora ao se movimentar;
– Inchaço;
– Deformação;
– Formação de uma área com coloração arroxeada;
– Barulho de crepitação ao se movimentar;
– Incapacidade ou dificuldade de se movimentar;
– Encurtamento de um membro;
– Espasmos na área afetada;
– Falta de sensações (entorpecimento).
Por que ocorrem fraturas?
As fraturas ocorrem quando o osso se quebra por não aguentar determinado impacto. Elas podem acontecer mais freqüentemente devido ao envelhecimento dos ossos que pode ser causado por algumas doenças, como a osteoporose, por exemplo. Caso os ossos estejam enfraquecidos, é possível até que ocorram fraturas devido a movimentos não muito pesados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário