Se a capital maranhense é a única que o PT do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, estão juntas no mesmo palanque, apoiando a candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB) à Prefeitura de São Luís, o Maranhão é o estado brasileiro em que mais existe coligações com os dois partidos.
O levantamento feito pela Folha de São Paulo aponta que a união entre PT e PL, impensável sob o prisma da política nacional, aparece na campanha pela prefeitura de 79 cidades em 16 estados.
Além da capital, os municípios de São José de Ribamar, Bacabal, Santa Luzia, Coroatá e Viana são os mais populosos em que a dobradinha PT e PL aparece.
É também no Maranhão que estão as maiores cidades em que um dos partidos é cabeça de chapa. O PT tem três nomes apoiados pelo PL, uma das candidaturas em Coroatá, com 59 mil habitantes. O PL, por sua vez, tem 10 candidatos apoiados pelo PT, caso da candidatura para a prefeitura de Viana, com pouco mais de 51 mil moradores.
Presidido por Valdemar Costa Neto, o PL proibiu coligações com as federações do PT e do PSOL e com outras da esquerda nas eleições deste ano. O PT, por sua vez, proibiu o apoio a candidaturas bolsonaristas, sem especificar o partido.
No entanto, ao que parece, as recomendações não serviram para o Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário