A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou ontem, segunda-feira (24), no Diário Oficial da União, as novas tarifas de remuneração
de redes móveis, que vão determinar uma redução de 13% em média do preço das
ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês.
A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para
móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões.
Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular
passará de R$ 0,45 para R$ 0,39 por minuto. O preço médio das ligações
interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito
(exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, e o preço médio das
demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$
0,92.
A redução é resultado do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel,
aprovado em 2012, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam
ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias
da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às
operadoras móveis. A Anatel diz que novas quedas de valores estão previstas
para 2015.
As empresas de telefonia celular investiram, entre 2012 e o final de
outubro de 2013, R$ 17,4 bilhões na melhoria de suas redes, informa relatório
da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgado nesta segunda-feira
(24). Esse valor equivale a 55% dos R$ 31,8 bilhões que as operadoras
prometeram investir até o fim de 2014.
Em meados de 2012, a Anatel suspendeu a venda de chips da Oi, Claro e
TIM por conta do aumento das reclamações de clientes. Em agosto daquele ano o
governo autorizou a retomada da venda de chips dessas empresas depois que elas
se comprometeram a ampliar seus investimentos para melhorar a qualidade dos
serviços. Apesar de não terem sido punidas, as operadoras Vivo, Sercomtel e
CTBC também apresentaram seus planos de investimento.
Desde então, a Anatel vem acompanhando as melhorias nas redes dessas
empresas e a aplicação dos recursos. Os R$ 31,8 bilhões prometidos por elas vão
até o fim de 2014.
Segundo a Anatel, a CTBC foi a empresa que mais investiu,
proporcionalmente: R$ 37,3 milhões, um pouco acima do que ela havia se
comprometido a realizar (R$ 36,9 milhões). Também por esse critério, a empresa
que menos investiu foi a Oi, com R$ 2,1 bilhões até outubro de 2012, 39% do R$
5,4 bilhões que prometeu até o final de 2014.
Levando-se em consideração os valores, a TIM foi a que mais investiu: R$
5,8 bilhões até outubro de 2013, 54% dos R$ 10,8 bilhões previsto no plano
entregue à agência. Em seguida vem a Claro, com R$ 4,7 bilhões, 58% dos R$ 8,2
bilhões pretendidos até o fim de 2014. A Vivo investiu R$ 4,5 bilhões no
período, 64% dos R$ 7,1 bilhões prometidos à Anatel. l