terça-feira, 8 de abril de 2025

BACABAL 105 ANOS - ASSIS VIOLA

Considerado pelo Jornalista e produtor musical Abel Carvalho como o compositor mais ingênuo dos sete que participaram das coletâneas “Nossa Voz”, Nossa Voz II” e “ Nós”, Assis Viola é dono de uma voz ímpar, aguda e bastante agradável.

O adjetivo “ingênuo”, nada tem a ver com desmerecimento,  longe disso, mas pela forma simples que ele sempre acha para compor sobre as coisas mais difíceis.  Sua voz nordestina, sertaneja, seu  violão batido e ponteado, Assis Viola tem a alma bacabalense em um corpo universal e quando versa sobre sua sina de  andarilho das canções, recebe sempre o galardão das mais disputadas provas musicais. 

Figura participante do movimento que deu origem aos CDs citados e ao Boi Bacaba,  ele, junto com Marcus Maranhão, Marcos Boa Fé, Perboire Ribeiro, Davi Faray ,Zé Lopes e Raimundinho, marcou uma geração que deu uma nova cara para a música produzida em Bacabal

Viajante giramundo, Assis tem suas raízes fincadas nos ritmos nordestinos, mas não se bitola a eles, passeia pelo pop, baladas e até reggae. Figura carimbada em festivais, já conseguiu abocanhar vários e junto com seu irmão Flávio Souza (em memória) compôs um balaio de músicas, perolas dessas que fazem parte das coletâneas e de um CD que ele vende para os amigos e admiradores.

Entre tantos feitos, ele conseguiu um terceiro lugar no Festival de Musica Carnavalesca de Bacabal com a marchinha “Computador”, provando que o nosso artista viaja por vários gêneros musicais.  

Assis Viola é do mundo assim como as suas canções e o seu violão. Muitas vezes se joga na estrada e sai a procura de novas aventuras, de novas conquistas voltando sempre para Bacabal com novidades, com novas canções, com novas idéias. Ele é a arte viva, a pura poesia, ele é o poeta e esse poeta é Assis Viola.

Ultimamente ele conclui sem nenhuma pressa,  a gravação de seu primeiro  EP onde ele apresenta alguns trabalhos autorais, inéditos e também  composições de autores amigos seus, que em breve serão lançados oficialmente nas redes sociais  e nas plataformas digitais

LAHESIO BONFIM, O ERRO

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo NOVO, Lahesio Bonfim, tem cometido alguns erros básicos, mas o maior de todos é a prepotência.

Lahesio, em entrevista no último fim de semana, defende a unidade de todos os políticos que não estejam no grupo político comandado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), na disputa eleitoral de 2026.

Só que para Lahesio, a tal unidade só serve se ele for o comandante desse grupo e todos lhe apoiarem para disputar o Palácio dos Leões no ano que vem.

Lahesio nem se deu ao trabalho de primeiro unir, para depois discutir nomes. Deixou logo claro que a unidade só tem sentido se for em torno do seu nome. Lahesio chegou a dizer que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSB), só ajuda se ficar no cargo, indicando que quer usar a estrutura para as eleições.

O curioso é que nas pesquisas já divulgadas, entre os oposicionistas ao grupo de Brandão, o nome que mais desponta é o de Braide, que jamais disse publicamente que vai disputar o Governo do Maranhão.

Talvez por esse motivo é que Lahesio, vez por outra, parte para cima de Braide e chegou a ser extremamente deselegante com o prefeito e a primeira dama de São Luís, Graziela Braide, quando pediu que Braide “desse a esposa para ser sua vice”.

Ou seja, Lahesio quer a unidade dos oposicionistas ao grupo de Brandão, mas que ele seja o protagonista, jamais o coadjuvante. Convenhamos, chegar para unir já condicionando cargos é algo ainda mais difícil de acontecer, mas quando a prepotência impera, a unidade passa a ser algo utópico.


REFORÇO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DO MARANHÃO


O governador Carlos Brandão esteve em Brasília (DF) no dia de ontem, segunda-feira (7) para assinar um contrato de R$ 45 milhões para o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA). O recurso foi viabilizado pelo Fundo Amazônia a partir de parceria do Governo do Maranhão com o Ministério do Meio Ambiente e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O investimento possibilitará a criação de mais sete unidades do Corpo de Bombeiros, ampliando a capilaridade das ações, especialmente as de combate a incêndios. O governador ressaltou que a corporação é uma referência dentro e fora do estado em diversas ações, inclusive de salvamento, e que a gestão estadual não tem poupado esforços para garantir as condições para um trabalho ainda mais eficiente.

“Depois de três anos de luta e apresentação do projeto ao BNDES, nós assinamos esse convênio. É um momento histórico para a preservação das florestas, combate a incêndios, é todo um programa ambiental. Hoje temos 39 unidades do Corpo de Bombeiros e agora vamos implementar mais sete. Lembrando que estamos construindo uma sede nova e vamos fazer um concurso público para ampliar o efetivo, então vamos fortalecer muito o combate a incêndios, que já é muito forte”, observou Brandão.

Representando a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, o contrato foi assinado pelo secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco. Ele explicou que a medida proporciona maior sinergia com a proposta do governo federal que busca mitigar as queimadas a partir do pronto combate aos focos de incêndio.

“Se deixar um incêndio atingir grandes proporções é muito mais difícil reverter. Portanto, quem está na ponta, que é o Estado, descentralizando suas equipes, mais rapidamente poderá estar na linha de frente e será apoiado pelo Ibama/ICMBio e todas as outras forças. Então, nós acreditamos que isso é central para de fato melhorar e dar uma resposta mais efetiva ao risco de incêndio, que cresce muito em função das mudanças climáticas”, afirmou Capobianco.

Também estiveram presentes à assinatura do contrato o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; a secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flavia Franco; representante do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho; e o coronel Wellington Reis, que representou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

PREFEITO DE CODO QUER UNIDADE DE GRUPO E CAMARAO CANDIDATO EM 3026

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), participou do encontro de políticos que integram a Federação Brasil da Esperança no Maranhão, na capital maranhense.

O encontro que teve a participação de membros importantes do PT e PCdoB reforçou a tese da candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT) ao Governo do Maranhão.

Chiquinho FC, que é pai do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), também presente no evento, fez questão de se posicionar sobre o assunto, deixando claro que é importante a unidade do grupo político comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB) para o sucesso eleitoral no ano que vem.

É preciso unidade, é preciso que asseguremos apoio incondicional ao governador Brandão na disputa pelo cargo de senador. Eu tenho certeza que para nós colocarmos o Felipe (Camarão) como governador do estado, o nosso primeiro papel garantirmos ao governador Carlos Brandão que ele terá o nosso apoio como senador”, ressaltou o prefeito de Codó.

O tom de Chiquinho foi basicamente o adotado por todos os participantes do evento, que contou com quatro deputados estaduais – Rodrigo Lago (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Nagib – e um federal – Márcio Jerry (PCdoB).

Camarão agradeceu o apoio recebido. “Hoje, tive a alegria de reunir com os companheiros e companheiras do PT, PV, PCdoB e outros amigos de todo o Maranhão, dialogando juntos e construindo ainda mais caminhos e avanços para o nosso Estado! Obrigado por estarem aqui. Estamos juntos!”

BACABAL 105 ANOS - ZENEIDE MIRANDA

Quando os anos setenta davam seus últimos suspiros, nascia cheio de gás, influenciada pela música inglesa e americana, o iê iê iê brasileiro, recheado de batidas e guitarradas. Com essa novidade, surgiram as bandas de baile, que na época eram chamadas de conjunto. Alinhados com as brevidades, três  empresários e também grandes músicos locais investiram na ideia e aí surgiu para Bacabal, para o Maranhão e para o Brasil o Brito Som Seis, de propriedade do saxofonista Zé de Brito ou Palito, como era conhecido e também o Carlos Miranda Show, do saxofonista Dionézio Miranda e do trombonista Zezico, que depois apartou a sociedade e tocou o grupo.

Carlos Miranda Show e Brito Som Seis cerravam disputas, tinham fãs, admiradores, seguidores e detinham grandes músicos como Waldeci, Manga, Lifanko, João, Nereu, Pipira, Zé Luis, Hortêncio, Paulo, Netinho, Gigante, Babichico, Edmar, Josa, Tchaka, Chiquinho da Muriçoca , Dominguinhos, Manoel The Pop, dentre outros, tinha também a mulher da voz mais bela do seu tempo (até hoje canta e encanta). A conhecidíssima Zeneide Miranda, cantora oficial do Carlos Miranda Show.

Dona de uma voz forte, Zeneide sempre teve domínio sobre ela e era suave quando precisava, áspera, rouca, limpa, suja, grave, aguda, sempre interpretou com maestria a música escolhida.

Da mesma forma em que cantava um samba da ícone Alcione, cantava um forro da Marinês ou mesmo da Anastácia ou um rock da Rita Lee e quando a coisa rolava para uma dança bem agarradinho, ela arrasava com as baladas românticas de Joana, Fafá de Belém, Gal Gosta, Maria Bethania, Elizete Cardoso, Angela Maria, Núbia Lafaiete e outras cantoras de sucesso.

Revezando entre os dois principais clubes sociais da época, Vanguard e Icaraí, Zeneide era o próprio carnaval de salão e cheia de Balancê Balancê,  fazia os casais e os demais foliões, darem voltas no salão nos quadro dias de festa. Ai quarta-feira ingrata, chega tão depressa, só pra me contrariar”

Mas essa gigante da nossa música não ficou e nem fica só nos tempos da brilhantina, nos tempos das bandas de baile. Zeneide viajou, foi até chamada para assinar contrato com uma gravadora e também participou de vários Festivais de Musica como o FIC – Festival Intermunicipal da Canção – Bacabal, inclusive recebendo várias premiações.

Entre projetos de grande envergadura dessa Bacabalense, consta o CD “Lembranças” o melhor em seresta, onde ela interpreta os maiores clássicos da Música Popular Brasileira, incluindo aí, “Nosso Bolero” de autoria  do cantor e compositor Perboire Ribeiro, canção que também está no CD “Todos Cantam Sua Terra”, uma produção de Zé Lopes para os 90 anos de Bacabal.

No CD Zeneide também canta preciosidades como Tudo acabado, Marcas, De igual pra igual, A mulher ideal, Ronda, Amendoim Torradinho, Lama, Além da Cama, Ouça, Nem Morta, A Loba e também a canção que dá nome ao CD, Lembranças.

Zeneide segue cantando e encantando, fazendo noites, como se diz no popular musical, e é hoje a cantora mais requisitada para as festas da cidade e região, tanto faz acompanhada com um simples teclado ou com a sua própria banda.

Zeneide é a nossa divina, é a nossa referência, é um orgulho que Bacabal reconhece e a extensão de sua voz alcançará sempre o sucesso, para todos os séculos e séculos sem fim.



BOLSONARO DIZ TER OITO GOVERNADORES AO SEU LADO POR ANISTIA

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que já conta com o apoio de oito governadores para pedir a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília.

Bolsonaro, antes do ato do domingo (06) na Avenida Paulista, postou uma foto com sete governadores – Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Wilson Lima (União Brasil-AM), Ratinho Junior (PSD-PR) e Mauro Mendes (União Brasil-MT) – e citou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que não compareceu ao evento por conta das chuvas que castigam o Rio de Janeiro.

“Ao meu lado, nesta foto, governadores que representam a maioria do povo brasileiro. Somados ao governador Cláudio Castro, do RJ ( que não pôde estar presente por conta das fortes chuvas no estado), esses governadores representam 117,1 milhões de brasileiros, cerca de 58% da população do nosso Brasil. A maioria dos brasileiros apoia a liberdade, a justiça e a pauta humanitária da anistia. Seguimos juntos, com fé no Brasil! Contra a crueldade praticada contra milhares de famílias. Contra o abuso de poder. E por um país livre, sem censura e sem perseguição!”, destacou Bolsonaro.

No ato do último dia 16 de março, na Avenida Copacabana, no Rio de Janeiro, estiveram presentes apenas quatro governadores: Cláudio Castro, Jorginho de Mello, Mauro Mendes e Tarcísio de Freitas.

Durante o ato, Bolsonaro defendeu a cabeleireira Débora Rodrigues Santos, presa por participação no ataque e por ter pichado a estátua em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), com um batom. O ex-presidente se disse, mais uma vez, inocente e disse esperar por “ajuda externa”.


COLUNA DO CARLOS BRANDÃO - GESTAO EFICIENTE ECONOMIA CRESCENTE

Por Carlos Brandão

É muito bom iniciar o mês com boas notícias. Principalmente quando refletem o esforço que nossa equipe empreende, todos os dias, em todos os setores, pelo crescimento real do nosso Maranhão. É uma luta diária que envolve muito comprometimento. Sempre digo que, em um estado com grandes distâncias – tão plural e diverso -, sempre haverá muito ainda a ser feito. Mas, respeitando as instituições e, principalmente, os recursos públicos, estamos avançando muito ao que nos propomos, que é consolidar o Maranhão na direção do desenvolvimento. Agora, o resultado apresentado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nos deixou muito felizes. Fechamos o quarto trimestre de 2024 com nossa economia crescendo 4,0% em relação ao quarto trimestre de 2023. Crescemos mais que o Brasil, considerando o mesmo período. Esse resultado se dá analisando os números do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Maranhão, em um determinado espaço de tempo, levando-se em conta as várias atividades econômicas do estado.

Os investimentos que temos feito em infraestrutura e a busca por novos parceiros comerciais têm dado um excelente retorno. Tanto que o nosso setor industrial foi o que mais cresceu, segundo o relatório: em um ano, avançou 17%. Ao seu lado, o aumento de obras públicas e privadas também impulsionou a geração de emprego e a circulação de renda no estado. Então, esse crescimento econômico do Maranhão não se reflete apenas nos números, mas também na vida dos maranhenses. Com a economia aquecida, mais empresas investem no estado, gerando empregos formais e informais. O aumento da renda das famílias alavanca o consumo e melhora a qualidade de vida da população.

Assim, encerramos 2024 com um crescimento expressivo de nossa economia. No entanto, por trás desses números, há outros fatores que sustentam essa trajetória: segurança jurídica, modernização da gestão pública e o compromisso com a transparência administrativa – são bons exemplos. A conquista do Selo Diamante pelo Portal da Transparência, na certificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reflete o nosso compromisso com a prestação de contas. Além disso, o Maranhão se destacou como a unidade federativa que mais reduziu sua dívida em relação à capacidade de arrecadação, garantindo equilíbrio fiscal e sustentabilidade financeira.

Trabalhando a inovação na gestão pública, conquistamos avanços significativos, como a digitalização de processos administrativos, que reduziu prazos burocráticos e a emissão de laudos periciais, que passou de 180 dias para apenas 10 dias;  além da implantação de novas tecnologias no serviço público, a exemplo da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) que, agora em março, se tornou pioneira no Maranhão ao incorporar a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta central no processo de análise de documentos de registros empresariais. Isto certamente vai fazer com que consigamos bater o recorde histórico na abertura de empresas, alcançado no mês de janeiro deste ano. Foram quase 8 mil novos negócios; um crescimento de 51% em relação a janeiro de 2024.

Fato é que o crescimento econômico do Maranhão é consistente e constante, como resultado de uma gestão pública moderna, transparente e eficiente. Ao aliar participação cidadão, planejamento estratégico, responsabilidade fiscal e inovação, construímos uma base sólida para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. E mesmo diante de tantos desafios, de tantos obstáculos que se apresentam, seguimos no caminho certo, do progresso para todos com justiça social.

ONIBUS EXCLUSIVOS PARA MULHERES NO MARANHAO

O deputado estadual Neto Evangelista (União), nesta semana, repete o mesmo pedido feito, em 2023, pela Comissão da Mulher e da Advogada da Ordem dos Advogados do Maranhão: ônibus exclusivo para mulheres.

O parlamentar formulou o pedido ao Governo do Maranhão de implementação de ônibus identificados e de uso exclusivo para mulheres nos horários de pico do sistema de transporte público semiurbano de São Luís.

A justificativa seria os frequentes casos de assédio sofridos por usuárias do transporte coletivo, especialmente durante os períodos de maior aglomeração.

O que tem acontecido no nosso transporte público, nada mais é do que assédio contra as mulheres, principalmente nos horários de pico, quando os veículos estão lotados. Estou fazendo uma indicação hoje para o sistema semiurbano de transporte público, para que nós tenhamos, de manhã cedo e no final da tarde, ônibus exclusivos para mulheres, ônibus identificados, cor-de-rosa, e para que essas usuárias possam pegar ônibus somente com mulheres”, disse Neto Evangelista, afinal a proposta de 2023 não avançou muito, mas resta saber se a iniciativa, que divide opiniões, agora em 2025, será implementada ou não.

domingo, 6 de abril de 2025

BACABAL 105 ANOS - BOI BACABA

Nasceu enfrentando muitas lutas, sopra o vento vem a chuva, meu boizinho vai mimar, vai aboiar em louvor a Sato João, com fogueira e balão, cuíca de onça e pandeirão". 

Tudo está definido na toada de chegada do Boi Bacaba, composta por Perboire Ribeiro, brincadeira que marcou a cidade de Bacabal nos junhos de muitos anos atrás.

Idealizado por Fran Cruz e com o intuito de fazer uma brincadeira mais alegre no período junino, trabalhando vários sotaques, o Boizinho Bacaba nasceu no Skorpions Bar e no Restaurante Cebola Cortada. Em várias reuniões, foram traçadas metas e uma delas, foram os shows de Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Zé Lopes, Assis Viola, Raimundinho, Perboire Ribeiro, Os Lamas, todos dirigidos pelo jornalista Abel Carvalho, além de promoções como bingos, rifas e leilões, e ajuda dos próprios brincantes. Estava criado o Boi Bacaba.

Sensação da galera, o boizinho teve como primeira veste masculina, calça feita de saco e camisa de chita com chapéus simples, sem nenhum trabalho artístico. Levado pela beleza das toadas, pelo talento dos músicos, pelo trabalho incansável das indias, de colaboradores e do figurinista Massoé (em memória), a coisa foi crescendo e tomou proporções inimagináveis e no ano seguinte o Boizinho Bacaba já se destacava como uma das brincadeiras mais requisitadas nos arraiais de Bacabal e das cidades vizinhas, chegando a ganhar dois concursos de toadas com "Eternamente Coxinho" de Marcus Maranhão, Perboire Ribeiro e Zé Lopes e "Morena da Ilha" de Marcus Maranhão e Zé Lopes.

Com a constante evolução da brincadeira, o Boi Bacaba ganhou registro, virou empresa, contratou músicos de sopro, fez seleção para novos integrantes e tornou-se grande. Nomes como Sergio Mathias, Pascoal, Zé Lago, Waldeir, Dionézio, Seu Raimundo Piston, Paúla, Nilson Fazenda, Antônio Carlos, Bibiça, Kebeca (em memória), Dorivaldo Xibiu, Salomão Duarte, Thiago Rei, Linhares, Donatinho, Luis, Faisca, Sales Blue, França, Iran, Cesário, Guido Maranhão, Claudinha Castro, Régia, Cristina "Chicô" Galvão, Lea Waldilena, Cindy, Neirizan, De Ramos, Carmem, Regina, Ana, Edna, Icemir, Pretinha, Panda, Lena, dentre tantas, participaram desta história alegre e colorida que já fez dos junhos bacabalenses, um motivo de festa.

Artistas de alto nível como Paulo Campos, Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Zé Lopes, Assis Viola, Raimundinho, Perboire Ribeiro, Abel Carvalho, Otávio Filho, Juarez da Telma, Paúla, Louremar Fernandes e  Edmilson Sena, formavam a ala de compositores que fizeram as mais belas toadas que essa cidade já ouviu. Como o Boi Bacaba não deixou nenhum trabalho registrado em CD, muitas de suas toadas foram gravadas por grandes batalhões do estado como "Boi Pirilampo - São Luis", "Boi da Lua - São Luis", " Boi Mocidade de Rosário - Rosário", "Sotaque Brejeiro- Brejo", " Brilho da Barra - Barra do Corda" e o pot-porrit, Auto do Boi-Bacaba, um medley com toadas de Zé Lopes, Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Assis Viola, Raimundinho, Perboire Ribeiro, Paulo Campos, Abel Carvalho e Louremar Fernandes, gravada no CD "Aos Brincantes" de Zé Lopes e que  ficou entre as mais votadas nas músicas dos 400 anos de história do Maranhão.    

 Ver site   http://www.projetosviva.com.br/400-mais - clicar ícone "as 400 mais" que verá.(55. Auto do Boi Bacaba (Zé Lopes, Marcus Maranhão, Paulo Campos,Abel Carvalho Ray, Louremar, Assis Viola, Boa Fé e Perboire Ribeiro).

 Depois do Boi Bacaba, os junhos da cidade ficaram mais tristes, as ruas não fizeram mais festas, os arraiais não foram mais os mesmos, mas até hoje, quando se acende a primeira fogueira e se solta o primeiro foguete, uma aura diferente se mostra e a poeira que fugiu dos terreiros de um dia, vaga bem devagar a procura de um boi que fugiu atrás  de uma estrela... e nunca mais voltou.

Assim como tudo que é bom, em Bacabal se acaba, o Boi Bacaba também se acabou.




COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO - ABRIL VERDE

MOVIMENTO ABRIL VERDE

Movimento Abril Verde ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho

A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como a conscientização dos empregadores e trabalhadores, são pontos cruciais nas discussões do mês

Especialmente no mês de abril, o Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Desde sua criação, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes.

Segundo especialistas, investir em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho é capaz de assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável. 

As pesquisas e os estudos abrangem uma ampla gama de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, incluindo avaliação de riscos, ergonomia, toxicologia, saúde mental, entre outros. Essas ações fornecem embasamento técnico-científico para a elaboração de políticas públicas, normas regulamentadoras e iniciativas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

O  dia 28 de abril – Dia em Memória da Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Essa data é importante para a reflexão, discussão, conscientização, troca de experiências e o desenvolvimento de ações para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, com a participação de instituições, empresas, trabalhadores, empregadores e toda a sociedade brasileira.

Antes do dia 28, o dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, é um momento para trabalhar também questões sérias e importantes relacionadas à saúde dos (as) trabalhadores (as), bem como a sociedade em geral. Promovendo a conscientização e estimulando políticas públicas para o bem-estar da população.

sábado, 5 de abril de 2025

BACABAL 105 ANOS - NOSSA VOZ

 

          Quando Bacabal vivia a verdadeira cultura, principalmente a musical, anualmente o Lions Club fazia o tão famoso FIC, Festival Intermunicipal da Canção. Com esse frisson, alguns cantores/compositores começaram a mostrar seus trabalhos e liderados pelo jornalista, poeta e compositor Abel Carvalho, seis deles começaram a fazer gravações – totalmente sem qualidade técnica, mas de um enorme valor cultural – e veicular na  recém-instalada Rádio Mirante FM, sob regência do empresário Hidalgo Neto. A coisa foi tomando forma e um movimento tomou conta da cidade e nasceu o grupo de pagode “Os Lamas”, presidido por Antônio Carlos e Miltom (em memória) e Assis Viola, Perboire Ribeiro, Zé Lopes, Marco Boa Fé, Marcus Maranhão e Raimundinho, numa roda de “Caninha da Roça” com abacaxi, se dividiram em três duplas e fizeram quatro shows durante um mês, no Skorpions Bar, propriedade de Zé Lago e Rosemary, para angariar dinheiro pra fazer o saudoso “Boi Bacaba”, coordenado por Fran Cruz com direção de Louremar Fernandes. Os shows que aconteciam todas as sextas, deram tão certo que virou febre, superlotando a casa, sempre com fechamento do grupo “Os Lamas” e despertou interesses. Considerado como o principal movimento musical de Bacabal, o “.

Com o sucesso do Vinil “Nossa Voz” e com o poder de organização de Abel Carvalho, o sexteto saiu em busca de novos horizontes e gravou o segundo vinil, o “Nossa Voz II” que conseguiu com que cada um deles, corressem para uma carreira solo. Dois anos mais tarde, com a ausência de Raimundinho, que foi substituído por Davi Faray, o mesmo time  gravou o primeiro CD intitulado de “Nós” e logo em seguida o vinil “Nossa Voz” foi compilado para CD e parou por aí. Várias tentativas de se fazer um novo trabalho com os artistas já foram feitas, mas por vaidade, desconfiança e até por medo de alguns, a voz do “Nossa Voz” silenciou.

O poeta Paulo Campos escreveu: Enquanto existir um só homem, existirá a sua luta, seu sonho, seu ideal. Sentimentos que acrescidos de convicção e garra, tem o poder de tornar realidade., do ilusório ao imaginário. “Nossa Voz” é o primeiro filho nascido da luta de pessoas que acreditam  que lutar é sempre preciso e, romperam as noites, construíram sonhos a procura de um sol maior. Ébrio constante da Mesa de Bar, “Nossa Voz” conta um pouco da história do movimento, da luta incansável, dos momentos de dor e prazer.

Quando anos atrás nos foi dada a árdua tarefa 3e reconstruir o movimento cultural, nós estávamos assumindo um compromisso conosco mesmo e com o nosso povo. Daí então, foram anos e anos de trabalho e dedicação. Superamos os preconceitos, vencemos os desafios e mostramos para aqueles que usam o poder para perseguir e manipular, que ideal se constrói com sonhos, luta. Paixão e vontade.

Que esse disco intitulado “Nossa Voz”, fruto maior do projeto Mesa de Bar, seja um ponto de partida para novas conquistas e que também sirva para uma reflexão mais profunda da nossa própria cultura.

Só que essa reflexão não foi feita e dos sete compositores que viveram aquela época, um morreu e os outros seis, levam a vida misturando música com outros afazeres para a sobrevivência. O certo é que ainda dá para mostrar para todos, que aquele esforço de  quarenta anos atrás, se não mudou muita coisa a cara da cultura musical bacabalense, pelo menos é lembrada com silêncio.

Assis Viola, Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Perboire Ribeiro e Zé Lopes, se reuniram e promoveram um show  para lembrar os 30 anos do vinil Nossa Voz. Foi um sucesso. 

Hoje, todos os que fizeram o projeto Nossa Voz, tem carreiras solos, já fizeram vários discos e continuam trilhando nessa estrada musical em busca do tão sonhado reconhecimento



RAPIDINHAS DO SABADO



 E com essa frase abriremos  a nossa coluna de hoje 
++++++++++
E essa reflexão nos foi enviada pelo atleta sênior e Professor Renato Braga 
+++++++×++
E no último sábado   o coordenador, assessor político e poeta Paulo Campos,  reuniu em seu maravilhoso sítio uma gama de bons amigos, entre eles o empresário Rinaldo, o assessor político Rachid Trabilsi Junior, o popular Rachidim   o autônomo Nandinho Nunes, o DJ Salatiel, dentre outros. Muito chope e churrasco.
+++++++++
E o nosso artista maior, o cantor e compositor Bizoro Pagodinho soltou mais vídeo deprimente, desta vez detonando as mulheres dos bairros Maiobão e Cruzeiro do Anil, em São Luís.  O astro pop já esqueceu dos longos dias em que passou na cadeia por se achar intocável.

+++++++++

E quem está muito feliz é  o professor Jerry Ibiapina. É  que saiu ma sua  portaria de gestor da URE.



++++++++++

E continua na loja Janay Mix e Construção,  a valorização dos clientes, por parte do proprietário Janae Ibiapina.  Desta vez mostramos a visita maravilhosa dos amigos Chicão e Manoel . Fe. 

++++++++++

E na última terça-feira,  o empresário Janae Ibiapina  aproveitou para lembrar o BEC - Bacabal Esporte Clube.  Ele que pensa em tudo, aproveitou o primeiro dia de sbril, mes do aniversario de Bacabal e homenageou o ex atacante Hidelbrando, hoje morando em Imperatriz,  recebendo do amigo Jairo Ibiapina, o presente de uma camisa retrô do BEC. *JANAY MIX E CONSTRUÇÃO*.

++++++++++

E o dinâmico prefeito de Bacabal, Roberto Costa, cumprindo o seu protocolo de andar logo cedo pelas ruas de Bacabal, encontrou com a bela menina Rivanda Maria, com direito a uma breve conversa e uma divulgada selfie.

++××××××××

E revirando  o álbum de recordações atrás de preciosidades encontramos essa perola no acervo do Eterno Senador João Alberto.  Sua carteira funcional de Deputado Federal.

++++++++++

E quem me fez uma visita na noite da ultima quinta feira, foi o articulador político e poeta Paulo Campos, e também o corretor imobiliario Antônio Carlos.  Foi servido um bode ao molho de coco e bebemos bastante água gelada. Do Paulo Campos ganhei de presente u. Óculos e um  chapéu.

+++++++++++

Lindo mesmo está o meu pé de pimenta murici, carregamento e com os primeiros frutos maduros.  Se tiver olho ruim, sai pra lá.

++++++++++

E a turma da charge brincou com o Bolsonaro.

++++++++++

E a galera da montagem fez um vídeo do Lula por cima do Bolsonaro.

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa para alegrar o nosso Sábado 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Marli Farias Cama, Mesa e Banho 

++++++++++

E com essa frase encerraremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E aí neu amigo Lambal, é  verdade que o senhor liberou Internet pra todos que frequentam seu Bar?


sexta-feira, 4 de abril de 2025

CAMINHADA DO AUTISMO CHEGA A6ª EDIÇÃO EM BACABAL COM MENSAGEM DE INCLUSÃO E RESPEITO

 




Caminhada do Autismo chega à 6ª edição em Bacabal com mensagem de inclusão e respeito


A 6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Bacabal foi mais uma demonstração de união e respeito da sociedade bacabalense pela causa. A Prefeitura de Bacabal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, foi uma das principais parceiras do movimento, que aconteceu na quarta-feira (02) na Praça Silva Neto, com uma vasta programação voltada à comunidade, oferecendo serviços e informações sobre o autismo. Além da Prefeitura, instituições como o Ministério Público, Defensoria Pública, escolas, entidades de apoio aos autistas, profissionais de saúde e empresas privadas também marcaram presença, tornando o evento ainda mais emblemático.

Eva Simone, representante da Associação de Famílias de Autistas de Bacabal, destacou a importância da caminhada. “É um chamado à sociedade para a causa autista, a importância de abraçar essas famílias. Porque quando um pai recebe o diagnóstico do seu filho, ele fica desorientado. E ele precisa estar num ambiente seguro, com pessoas que vivenciam as mesmas experiências e podem ajudá-lo nessa jornada”, afirmou.

O médico neuropediatra Dr. Celso Lopes, idealizador da caminhada, lembrou o crescimento da mobilização desde sua primeira edição e ressaltou a relevância da participação do governo municipal. “Em 2019, realizamos a primeira caminhada em Bacabal, um evento inicial, pequeno e com pouca visibilidade. Mas a cada ano, por ser uma ação social com um propósito tão importante, foi ganhando repercussão. E este ano alcançamos o auge, com a participação da Prefeitura de Bacabal, através da Semed e Semus, e a presença do nosso prefeito, Roberto Costa, para fortalecer e dar ainda mais visibilidade à nossa ação”, frisou.

A fonoaudióloga Dra. Luiza Carvalho também parabenizou o prefeito Roberto Costa pelo apoio e pela presença na caminhada. “É a primeira vez que um prefeito participa do evento. Como deputado, ele já esteve presente. Mas, nesses seis anos, essa é a primeira vez que um prefeito marca presença, e isso faz toda a diferença para a causa”, disse.



Durante o evento, o prefeito Roberto Costa pontuou os esforços da gestão municipal com as famílias atípicas e destacou ações concretas já implementadas para garantir dignidade e respeito a essas crianças e seus familiares. “Uma das primeiras decisões que tomei como prefeito foi exatamente cobrar de todo o corpo administrativo que tivesse o respeito como prioridade no atendimento a toda a população. E isso inclui, de forma especial, as mães atípicas, que vivem uma luta diária para garantir a dignidade de seus filhos”, revelou. Ele também anunciou uma conquista importante para a educação municipal: “Hoje tivemos uma importante conquista na educação que foi a conclusão do atendimento educacional para que todas as crianças autistas tenham direito a um cuidador na sala de aula, garantindo o respeito e a dignidade no ensino para todas as crianças da nossa rede.”

O prefeito ainda garantiu que a luta pela inclusão continuará sendo uma prioridade de sua gestão. “Vamos continuar lutando para que, dentro do nosso sistema de saúde, eles possam ter direito a consultas com neuropediatras, que as famílias tenham direito aos benefícios sociais para garantir a dignidade alimentar delas. Iremos priorizar a construção de mais políticas públicas com a participação das famílias de autistas e, assim, possamos dizer que temos orgulho de viver em uma cidade onde se respeitam os direitos dos autistas.”

O percurso da caminhada finalizou na Praça São José (Praça do Bolo), onde houve apresentações musicais, músicas e mensagens de apoio à causa TEA. A chuva não afastou os presentes, que aproveitaram o momento para se divertir.

Sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, evidencia a importância da inclusão, do respeito e da criação de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A data é um chamado à sociedade para promover a compreensão, a aceitação e o apoio, garantindo dignidade e oportunidades a todos que vivem com o TEA.