sábado, 5 de abril de 2025

BACABAL 105 ANOS - NOSSA VOZ

 

          Quando Bacabal vivia a verdadeira cultura, principalmente a musical, anualmente o Lions Club fazia o tão famoso FIC, Festival Intermunicipal da Canção. Com esse frisson, alguns cantores/compositores começaram a mostrar seus trabalhos e liderados pelo jornalista, poeta e compositor Abel Carvalho, seis deles começaram a fazer gravações – totalmente sem qualidade técnica, mas de um enorme valor cultural – e veicular na  recém-instalada Rádio Mirante FM, sob regência do empresário Hidalgo Neto. A coisa foi tomando forma e um movimento tomou conta da cidade e nasceu o grupo de pagode “Os Lamas”, presidido por Antônio Carlos e Miltom (em memória) e Assis Viola, Perboire Ribeiro, Zé Lopes, Marco Boa Fé, Marcus Maranhão e Raimundinho, numa roda de “Caninha da Roça” com abacaxi, se dividiram em três duplas e fizeram quatro shows durante um mês, no Skorpions Bar, propriedade de Zé Lago e Rosemary, para angariar dinheiro pra fazer o saudoso “Boi Bacaba”, coordenado por Fran Cruz com direção de Louremar Fernandes. Os shows que aconteciam todas as sextas, deram tão certo que virou febre, superlotando a casa, sempre com fechamento do grupo “Os Lamas” e despertou interesses. Considerado como o principal movimento musical de Bacabal, o “.

Com o sucesso do Vinil “Nossa Voz” e com o poder de organização de Abel Carvalho, o sexteto saiu em busca de novos horizontes e gravou o segundo vinil, o “Nossa Voz II” que conseguiu com que cada um deles, corressem para uma carreira solo. Dois anos mais tarde, com a ausência de Raimundinho, que foi substituído por Davi Faray, o mesmo time  gravou o primeiro CD intitulado de “Nós” e logo em seguida o vinil “Nossa Voz” foi compilado para CD e parou por aí. Várias tentativas de se fazer um novo trabalho com os artistas já foram feitas, mas por vaidade, desconfiança e até por medo de alguns, a voz do “Nossa Voz” silenciou.

O poeta Paulo Campos escreveu: Enquanto existir um só homem, existirá a sua luta, seu sonho, seu ideal. Sentimentos que acrescidos de convicção e garra, tem o poder de tornar realidade., do ilusório ao imaginário. “Nossa Voz” é o primeiro filho nascido da luta de pessoas que acreditam  que lutar é sempre preciso e, romperam as noites, construíram sonhos a procura de um sol maior. Ébrio constante da Mesa de Bar, “Nossa Voz” conta um pouco da história do movimento, da luta incansável, dos momentos de dor e prazer.

Quando anos atrás nos foi dada a árdua tarefa 3e reconstruir o movimento cultural, nós estávamos assumindo um compromisso conosco mesmo e com o nosso povo. Daí então, foram anos e anos de trabalho e dedicação. Superamos os preconceitos, vencemos os desafios e mostramos para aqueles que usam o poder para perseguir e manipular, que ideal se constrói com sonhos, luta. Paixão e vontade.

Que esse disco intitulado “Nossa Voz”, fruto maior do projeto Mesa de Bar, seja um ponto de partida para novas conquistas e que também sirva para uma reflexão mais profunda da nossa própria cultura.

Só que essa reflexão não foi feita e dos sete compositores que viveram aquela época, um morreu e os outros seis, levam a vida misturando música com outros afazeres para a sobrevivência. O certo é que ainda dá para mostrar para todos, que aquele esforço de  quarenta anos atrás, se não mudou muita coisa a cara da cultura musical bacabalense, pelo menos é lembrada com silêncio.

Assis Viola, Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Perboire Ribeiro e Zé Lopes, se reuniram e promoveram um show  para lembrar os 30 anos do vinil Nossa Voz. Foi um sucesso. 

Hoje, todos os que fizeram o projeto Nossa Voz, tem carreiras solos, já fizeram vários discos e continuam trilhando nessa estrada musical em busca do tão sonhado reconhecimento



RAPIDINHAS DO SABADO



 E com essa frase abriremos  a nossa coluna de hoje 
++++++++++
E essa reflexão nos foi enviada pelo atleta sênior e Professor Renato Braga 
+++++++×++
E no último sábado   o coordenador, assessor político e poeta Paulo Campos,  reuniu em seu maravilhoso sítio uma gama de bons amigos, entre eles o empresário Rinaldo, o assessor político Rachid Trabilsi Junior, o popular Rachidim   o autônomo Nandinho Nunes, o DJ Salatiel, dentre outros. Muito chope e churrasco.
+++++++++
E o nosso artista maior, o cantor e compositor Bizoro Pagodinho soltou mais vídeo deprimente, desta vez detonando as mulheres dos bairros Maiobão e Cruzeiro do Anil, em São Luís.  O astro pop já esqueceu dos longos dias em que passou na cadeia por se achar intocável.

+++++++++

E quem está muito feliz é  o professor Jerry Ibiapina. É  que saiu ma sua  portaria de gestor da URE.



++++++++++

E continua na loja Janay Mix e Construção,  a valorização dos clientes, por parte do proprietário Janae Ibiapina.  Desta vez mostramos a visita maravilhosa dos amigos Chicão e Manoel . Fe. 

++++++++++

E na última terça-feira,  o empresário Janae Ibiapina  aproveitou para lembrar o BEC - Bacabal Esporte Clube.  Ele que pensa em tudo, aproveitou o primeiro dia de sbril, mes do aniversario de Bacabal e homenageou o ex atacante Hidelbrando, hoje morando em Imperatriz,  recebendo do amigo Jairo Ibiapina, o presente de uma camisa retrô do BEC. *JANAY MIX E CONSTRUÇÃO*.

++++++++++

E o dinâmico prefeito de Bacabal, Roberto Costa, cumprindo o seu protocolo de andar logo cedo pelas ruas de Bacabal, encontrou com a bela menina Rivanda Maria, com direito a uma breve conversa e uma divulgada selfie.

++××××××××

E revirando  o álbum de recordações atrás de preciosidades encontramos essa perola no acervo do Eterno Senador João Alberto.  Sua carteira funcional de Deputado Federal.

++++++++++

E quem me fez uma visita na noite da ultima quinta feira, foi o articulador político e poeta Paulo Campos, e também o corretor imobiliario Antônio Carlos.  Foi servido um bode ao molho de coco e bebemos bastante água gelada. Do Paulo Campos ganhei de presente u. Óculos e um  chapéu.

+++++++++++

Lindo mesmo está o meu pé de pimenta murici, carregamento e com os primeiros frutos maduros.  Se tiver olho ruim, sai pra lá.

++++++++++

E a turma da charge brincou com o Bolsonaro.

++++++++++

E a galera da montagem fez um vídeo do Lula por cima do Bolsonaro.

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa para alegrar o nosso Sábado 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Marli Farias Cama, Mesa e Banho 

++++++++++

E com essa frase encerraremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E aí neu amigo Lambal, é  verdade que o senhor liberou Internet pra todos que frequentam seu Bar?


sexta-feira, 4 de abril de 2025

CAMINHADA DO AUTISMO CHEGA A6ª EDIÇÃO EM BACABAL COM MENSAGEM DE INCLUSÃO E RESPEITO

 




Caminhada do Autismo chega à 6ª edição em Bacabal com mensagem de inclusão e respeito


A 6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Bacabal foi mais uma demonstração de união e respeito da sociedade bacabalense pela causa. A Prefeitura de Bacabal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, foi uma das principais parceiras do movimento, que aconteceu na quarta-feira (02) na Praça Silva Neto, com uma vasta programação voltada à comunidade, oferecendo serviços e informações sobre o autismo. Além da Prefeitura, instituições como o Ministério Público, Defensoria Pública, escolas, entidades de apoio aos autistas, profissionais de saúde e empresas privadas também marcaram presença, tornando o evento ainda mais emblemático.

Eva Simone, representante da Associação de Famílias de Autistas de Bacabal, destacou a importância da caminhada. “É um chamado à sociedade para a causa autista, a importância de abraçar essas famílias. Porque quando um pai recebe o diagnóstico do seu filho, ele fica desorientado. E ele precisa estar num ambiente seguro, com pessoas que vivenciam as mesmas experiências e podem ajudá-lo nessa jornada”, afirmou.

O médico neuropediatra Dr. Celso Lopes, idealizador da caminhada, lembrou o crescimento da mobilização desde sua primeira edição e ressaltou a relevância da participação do governo municipal. “Em 2019, realizamos a primeira caminhada em Bacabal, um evento inicial, pequeno e com pouca visibilidade. Mas a cada ano, por ser uma ação social com um propósito tão importante, foi ganhando repercussão. E este ano alcançamos o auge, com a participação da Prefeitura de Bacabal, através da Semed e Semus, e a presença do nosso prefeito, Roberto Costa, para fortalecer e dar ainda mais visibilidade à nossa ação”, frisou.

A fonoaudióloga Dra. Luiza Carvalho também parabenizou o prefeito Roberto Costa pelo apoio e pela presença na caminhada. “É a primeira vez que um prefeito participa do evento. Como deputado, ele já esteve presente. Mas, nesses seis anos, essa é a primeira vez que um prefeito marca presença, e isso faz toda a diferença para a causa”, disse.



Durante o evento, o prefeito Roberto Costa pontuou os esforços da gestão municipal com as famílias atípicas e destacou ações concretas já implementadas para garantir dignidade e respeito a essas crianças e seus familiares. “Uma das primeiras decisões que tomei como prefeito foi exatamente cobrar de todo o corpo administrativo que tivesse o respeito como prioridade no atendimento a toda a população. E isso inclui, de forma especial, as mães atípicas, que vivem uma luta diária para garantir a dignidade de seus filhos”, revelou. Ele também anunciou uma conquista importante para a educação municipal: “Hoje tivemos uma importante conquista na educação que foi a conclusão do atendimento educacional para que todas as crianças autistas tenham direito a um cuidador na sala de aula, garantindo o respeito e a dignidade no ensino para todas as crianças da nossa rede.”

O prefeito ainda garantiu que a luta pela inclusão continuará sendo uma prioridade de sua gestão. “Vamos continuar lutando para que, dentro do nosso sistema de saúde, eles possam ter direito a consultas com neuropediatras, que as famílias tenham direito aos benefícios sociais para garantir a dignidade alimentar delas. Iremos priorizar a construção de mais políticas públicas com a participação das famílias de autistas e, assim, possamos dizer que temos orgulho de viver em uma cidade onde se respeitam os direitos dos autistas.”

O percurso da caminhada finalizou na Praça São José (Praça do Bolo), onde houve apresentações musicais, músicas e mensagens de apoio à causa TEA. A chuva não afastou os presentes, que aproveitaram o momento para se divertir.

Sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, evidencia a importância da inclusão, do respeito e da criação de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A data é um chamado à sociedade para promover a compreensão, a aceitação e o apoio, garantindo dignidade e oportunidades a todos que vivem com o TEA.


BACABAL 105 ANOS - MASA PAGODINHO

 .

Preto e pobre como a maioria dos meninos da sua época, ele nunca se deixou levar pelas dificuldades que a vida lhe impôs e era o mais inteligente entre todos os seus colegas. Jeitão moleque, ele sempre pensava maior e mais rápido do que a molecada que lhe cercava e por isso liderava naturalmente e estava sempre a frente de tudo, desde as brincadeiras mais corriqueiras, até as armações para ganhar dinheiro.

Primeiro lugar em todas as matérias no colégio, bom de bola, seja no salão, seja no campo, bom de sinuca, bom de palito, bom de baralho, bom de botão, e tudo mais que se botava para fazer, ele  já criança, despontava como compositor fazendo paródias das músicas de sucesso da época. Esse cara é Manoel de Jesus Santos, o popular Masa. Pensador, ele sempre soube como ganhar dinheiro e desde pequeno organizava campeonatos de futebol para crianças, organizava torneios de futebol de botão, fazia bingos, rifas, sorteios, leilões, festas juninas, festas carnavalescas, estudou, se formou, foi professor e ainda c exerceu algumas atividades culturais, pois era dono de um grupo de pagode e também de um bloco carnavalesco. 

Linha de frente da primeira formação do Grupo Regional Os Lamas, ele ganhou o apelido de Masa Pagodinho. Organizado, ele era o responsável pelo repertório da turma, saindo para formar seu grupo o Sovaco de Cobra,que depois ganhou o nome de Guerreiro do Samba, nome dado em homenagem ao desembargador Dr. Guerreiro Junior. Masa era pagodeiro por natureza, logo foi criado ouvindo a batida do martelo do seu pai, o saudoso Seu Santos, pregando solas em sapatos e também da cadência da sua mãe, a inesquecível Isabel, quando passava harmonicamente o ferro de brasa na roupa e batia na cuia de cujuba, o cuxá mais gostoso da cidade. 

Masa foi perfeito em tudo que fez. Foi dono de casa de shows, era estrategista, organizado e estava sempre mostrando seu trabalho como cantor e compositor. Tem uma canção no CD Sexta Cultural , no Festival de músicas carnavalescas, e tres composições no CD do Jregue Trio. Arrebatou varios premios em festivais de musica, inclusive um primeiro lugar no ultimo e saudoso Festival de Musicas Carnavalescas sinda na administração Zé Alberto Veloso.. Masa é samba e pagode, é frevo, marchinha e carnaval, Masa é sempre novo, fe as suas musicas continuam fazendo a alegria do povo, nessa triste Bacabal.

Masa se despediu desse plano no ano passado, e como contrapartida da Lei Aldir Blanc,  fez um belo show onde mostrou boa parte de seu novo trabalho autoral que era prevenção gravar em estúdio.

Masa é Masa, o resto é quarta feira de cinzas e a sua força musical, sua alegria continua viva entre nós.  O seu samba não morrerá jamais.




MAIS SINAIS DE EMISSORAS DE RADIO SERAO DISTRIBUIDOS

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, voltou a autorizar nesta semana, a retransmissão de sinais de rádio para cidades do Maranhão. No total, foram beneficiados um total de 798.534 moradores de 12 municípios.

A ampliação do acesso das transmissões de rádio é essencial para o desenvolvimento e inclusão da região amazônica e sabemos o poder do rádio em levar cultura regional e diversificada, como um dos meios de participação social mais importantes para nosso país, principalmente em regiões distantes e de difícil acesso. Vamos apoiar entidades e emissoras na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o Brasil”, destacou Juscelino Filho.

As outorgas foram concedidas por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), que autoriza a  H.M.M. Castro & Cia. LTDA.  retransmitir sinais em Alto Alegre do Maranhão, Estreito, Governador Nunes Freire, Imperatriz, Monção, Nova Olinda do Maranhão, Peritoró, Pio XII, São Domingos do Maranhão, São João Batista, São José de Ribamar e Turilândia.

As autorizações foram concedidas por meio do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR) para levar mais informação, cultura e lazer aos moradores desses municípios.

Conforme previsto no Decreto 9.942/2019, as entidades deverão observar os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitação do licenciamento da estação.

PESQUISA APONTA VITORIA DE LULA EM 2026

 


Depois de apontar a maior rejeição já enfrentada no Brasil pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Genial Quaest assegura, em novo levantamento divulgado nesta quinta-feira (03), que o petista venceria a eleição em 2026.

Apesar de 62% dos entrevistados terem dito que Lula não deveria disputar a reeleição no ano que vem, os eleitores apontam vitória de Lula contra todos os candidatos da oposição, em todos os cenários de segundo turno.

Foram traçados oito cenários. A lista inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e de Goiás, Ronaldo Caiado (União). lém desses, a pesquisa listou o influenciador Pablo Marçal (PRTB), caso ele reverta sua inelegibilidade, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

Na disputa entre Lula e Bolsonaro ocorre empate técnico. Lula teria 44% contra 40% de Bolsonaro.

A menor vantagem de Lula, que seria de 6 pontos percentuais, seria sobre Michelle e Tarcísio, e a maior, de 14 pontos, sobre Ronaldo Caiado. O percentual de indecisos varia de 3% a 5% e o de brancos e nulos, entre 13% e 22%. Tarcísio, com 15%, e Michelle, com 14%, estão empatados também quando a pergunta é sobre quem deveria ser o candidato da direita, caso Bolsonaro continue inelegível.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, e ouviu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais, através de entrevistas presenciais aplicadas por meio de questionários estruturados.

BRAIDE NAO QUER AUMENTO DO SEU PROPRIO SALARIO

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), nesta quinta-feira (03), confirmou que já acionou o Poder Judiciário pela decisão da Câmara de Vereadores, que derrubou o veto de Braide sobre o reajuste salarial do prefeito.

“A Câmara derrubou o meu veto e mandou publicar o aumento do meu salário. Acabo de entrar na justiça para barrar o aumento”, afirmou Braide.

Os vereadores de São Luís decidiram por aumentar, no fim do ano passado, o salário de Braide. Os parlamentares justificaram o aumento, que não foi solicitado pelo Executivo, pelo fato de que o não reajuste provocaria a redução das remuneração de algumas categorias de servidores, como auditores fiscais, auditores de controle interno e médicos.

No entanto, com o aumento, Braide sairia de R$ 25 mil e passaria a ganhar R$ 38 mil, recebendo, ao lado do prefeito de São Paulo, o maior salário do Brasil. Diante da situação, o prefeito decidiu vetar o reajuste.

Os vereadores derrubaram o veto de Braide no início de fevereiro e agora publicaram a decisão. Diante da publicação, o prefeito cumpriu o que prometeu e recorreu ao Judiciário

SEXTOU COM MUÇÃO

 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

BACABAL 105 ANOS - ZEZICO MIRANDA

Seu nome era José Carlos Sousa, mas conhecido por Zezico. Carpinteiro, marceneiro e  musico trombonista,  ele, vindo da cidade de Codó ainda muito jovem, mesclou sua arte à sua música, e acabou por enveredar no mundo dos conjuntos musicais, e em sociedade com o músico saxofonista Dionézio Miranda, fundou o grupo Carlos Miranda Show, conjunto que nos anos 60, 70 e 80,  dominou o mercado fazendo a alegria dos bacabalenses mais exigentes.

A sociedade Zezico/Dionézio não durou por muito tempo, é rompida, Zezico ficou com o conjunto e com a patente.

Muitos músicos foram formados  na escola Carlos Miranda Show,  a exemplo da cantora Zeneide Miranda, do guitarrista Tchaka, Valdeci, Manga, João, Dominguinhos, Chiquinho da Muriçoca, Josa, Gigante, Nereu e muitos outros.

Zezico, apesar das outras profissões, era como músico que gostava de se identificar e sempre afinado com as novidades de sua época, o seu conjunto Carlos Miranda Show, marcou por décadas como um dos melhores grupos musicais que faziam os bailes de clubes em Bacabal e diversas cidades do Maranhão e estados vizinhos.

Cidadão culto, de gosto musical refinado , José Carlos Sousa, chegando a Bacabal ainda bem jovem ,formou família e paralelo a sua carreira artística, tornou se próspero empresário. 

Ao lado de vários amigos  como Donato Miranda, Dionísio Cutrim, Dionézio  Miranda, Gramixó , Pedro Cutrim, Otomil, Zé Bicudo, Cizino, dentre outros,  fundaram a União  Artística e Operária Bacabalense e o Clube dos Pretos, espaços que serviam para difusão da música, reuniões trabalhistas, animados bailes e apreciadores do vinil.

Zezico participou também da cultura popular , foi compositor de sambas que embalaram o carnaval de rua como a famosa canção Icaraí , musicou muitas letras de compositores da sua época, tocou em muitos festivais de música, era a sensação dos carnavais de salão, tendo fundado também o Bloco Carnavalesco Bohemios do  Samba.

Zezico Miranda nos deixou há bem pouco tempo, mas a cidade de Bacabal guardará nos anais de sua história, a história desse grande músico  por tudo que fez pela nossa arte, pela nossa cultura, pela nossa música. Zezico foi realmente um show.

AÇÕES DO GOVERNO LULA NO MARANHÃO É DESTAQUE EM FALA DE JUSCELINO FILHO

 


O ministro das Comunicações e deputado federal licenciado, Juscelino Filho, participou, na tarde de ontem, quarta-feira (2), da agenda de compromissos do governo do presidente Lula nas rodovias federais no Maranhão. O ponto alto na programação foi a assinatura da Ordem de Serviço de reconstrução de trecho da BR-222 em pavimento rígido (entre Matões do Norte e Santa Luzia). Também houve a entrega da ponte no Km 363 (Santa Inês) da BR-222, que caiu no ano passado, e a vistoria das obras da BR-135.

É um dia histórico para o Maranhão. Estamos aqui em mais um compromisso do governo federal com nosso estado e o povo agradece ao presidente Lula pela atenção e por tantos investimentos importantes, como a nova ponte entre Santa Inês e Santa Luzia, o início das obras em trecho crítico da BR-222 e o avanço da pavimentação em outro ponto da BR-135. Esse volume de ações vai fazer o Maranhão avançar cada vez mais”, destacou Juscelino Filho.

As obras na BR-222 devem começar imediatamente. Serão reconstruídos 157 quilômetros, beneficiando as cidades de Miranda do Norte, Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês e Santa Luzia do Tide, como parte das ações do Novo PAC com investimentos de R$ 622,8 milhões. Os serviços são de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Viemos dar a ordem de serviço dessa estrada que liga Miranda do Norte até Santa Luzia, de mais de R$ 600 milhões, aguardada há muito tempo pelo povo do Maranhão. Além disso, vimos que a obra na BR-135 já está bem avançada e esperamos entregá-la pronta ainda este ano. É a primeira vez que o estado recebe os investimentos que sempre mereceu e o governo do presidente Lula está aqui para ajudar. Serão estradas que vão durar muito mais tempo com pavimento rígido em concreto, por onde passa muita carga pesada”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Obras avançadas na BR-135 – A comitiva também vistoriou a BR-135, que já está com os serviços de pavimentação avançados, de Matões até Miranda do Norte. O ministro Juscelino Filho conversou com os trabalhadores e com as pessoas que passavam pelo local, e ressaltou a qualidade dos serviços, com a base do piso em concreto rígido, mesma modalidade que será usada para a BR-222. “É a primeira obra em piso rígido no Maranhão. Quem transita por esta via vai ser a diferença na qualidade do asfalto que proporcionará mais segurança aos motoristas”.

Ainda como parte da agenda, foi feita a entrega da nova ponte no quilômetro 363, na BR-222, na saída de Santa Inês – sentido Santa Luzia do Tide.

Participaram também da programação, o ministro dos Esportes, André Fufuca; os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o diretor geral e o superintendente estadual do DNIT, Fabrício Galvão e João Marcelo, respectivamente; deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e a população

FELIPE CAMARÃO E AGU DEBATEM SEGURO DEFESO DE 2015


O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve no dia de ontem quarta-feira (02), em Brasília, reunido com representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), para tratar sobre o pagamento do Seguro Defeso a mais de 60 mil pescadores do Maranhão, que tiveram seu direito a esse benefício bloqueado, referente ao biênio 2015/2016.

O acordo foi firmado judicialmente entre a União, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNP), garantindo o pagamento do Seguro Defeso a todos os pescadores do Brasil.

No Maranhão, entre ações judiciais individuais e coletivas em andamento, o montante de profissionais que aguardam a liberação desse benefício chega a mais de 60 mil pescadores artesanais. Para o vice-governador Felipe Camarão, a viabilização desse pagamento é uma conquista para a categoria, que há anos espera essa decisão.

“A pedido de entidades representativas dos pescadores artesanais, vim acompanhar de perto o andamento sobre o seguro defeso de 2015 que ainda se encontra bloqueado. Recebi todas as informações técnicas da Procuradoria-Geral Federal que está cuidando desse caso e, em breve, milhares de pescadores e pescadoras do Maranhão que foram prejudicados, receberão seus direitos”, destacou o vice-governador.

“Eu fico muito feliz de estar trabalhando novamente com o Felipe Camarão, pois conheço seu espírito público e é muito bom saber que a gente vai poder finalmente entregar esse direito a quem tem direito. Isso já foi reconhecido pelo Governo, em um acordo aqui no âmbito da Advocacia-Geral da União e agora a gente está finalizando as questões jurídicas para que quem tenha direito possa receber no menor espaço de tempo possivel. E é muito bom saber que podemos contar com o apoio do estado do Maranhão para isso”, declarou a Procuradora-Geral Federal, Adriana Venturini

COTA TRANS, UMA NIVA TENDÊNCIA

Por unanimidade, o Conselho Universitário da UNICAMP aprovou a criação de cotas para pessoas que se autodeclaram trans, travestis e não-binárias no vestibular para os cursos de graduação.

As vagas serão oferecidas através do ENEM-UNICAMP e acatará candidatos de escolas públicas e privadas. O texto aprovado pelo órgão de deliberação máximo da universidade ainda estabelece a reserva de pelo menos uma vaga em turmas com até 30 estudantes, e no mínimo duas para cursos com mais de 30 vagas.

O Conselho Universitário da UNICAMP ainda estabeleceu que os candidatos que quiserem concorrer a cota de trans, travestis e não-binários deverão enviar umrelato de vida, onde vão descrever a trajetória de transição e o processo de afirmação da identidade de gênero. O relato será avaliado por uma comissão que deverá ser composta por, no mínimo, uma pessoa trans, travesti ou não-binária.

Resta saber se a decisão tomada, e que será implementada pela UNICAMP no vestibular deste ano, será uma tendência a ser seguida por outras instituições de ensino ???