O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), na gestão do presidente Anderson Ferreira, segue avançando na titulação de territórios quilombolas no Maranhão, seguindo a determinação do governador Carlos Brandão.
Na terça-feira (08), a equipe do ITERMA esteve em Icatu-MA, onde na Comunidade Quilombola Bom Sucesso, entregou o título de domínio coletivo. Na oportunidade, foram mais 28 famílias que passam a ter garantido o direito à terra, em uma área de 103,46 hectares. A ação representa um marco de reconhecimento, justiça social e valorização das comunidades tradicionais.
A entrega foi comandada pelo próprio Anderson Ferreira que esteve pessoalmente na entrega.
“Abrimos as entregas de títulos de domínio quilombolas de 2025 contemplando a comunidade quilombola Bom Sucesso, em Icatu. São mais de 103 hectares oficialmente reconhecidos, beneficiando quase 30 famílias que agora têm a segurança de viver em suas terras com dignidade e segurança”, afirmou o presidente do ITERMA.
Já o governador Carlos Brandão reconheceu mais esse avanço e classificou como: “Importante trabalho! Sigamos”.
A entrega integra o maior programa de regularização fundiária da história do Maranhão. Até março de 2025, o ITERMA já havia entregue 79 títulos de reconhecimento de domínio para comunidades quilombolas em 28 municípios, regularizando aproximadamente 73 mil hectares e beneficiando mais de 7.500 famílias.
Somente em 2024, foram entregues 13 títulos quilombolas, o que representa um crescimento de 160% em relação ao ano anterior. Os resultados expressam o compromisso da atual gestão estadual com a promoção da cidadania, segurança jurídica e desenvolvimento social no campo, mas inegavelmente o ITERMA segue avançando bem em todo Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário