domingo, 31 de março de 2024

FELIZ PÁSCOA

 





DIAGNOSE- COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO- CHOCOLATE NA PÁSCOA

 

A Páscoa é a data favorita de quem ama chocolate. Afinal é nessa época que novas opções do doce surgem no mercado, incluindo os tradicionais ovos de chocolate que a cada ano trazem novas combinações de sabores. E vamos combinar que degustar um chocolatinho é mesmo uma delícia

Por outro lado, o apelo da data também pode levar a um exagero no consumo do alimento, o que é prejudicial à saúde. 

Dessa forma, é legal conhecer os riscos do consumo em excesso do chocolate, mas também os benefícios que pode trazer para o organismo quando ingerido com moderação. Confira as informações que selecionamos e veja como aproveitar melhor uma das partes mais gostosas da Páscoa! 

RISCOS DO CONSUMO DE CHOCOLATE EM EXCESSO

Quando o assunto é o consumo exagerado de chocolate, engana-se quem pensa que o único risco à saúde é o aumento de peso. Na verdade existem outros distúrbios relacionados, como o aumento da glicemia. Em muitos casos também podem ocorrer irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. Além disso, a grande quantidade de gordura presente no doce pode provocar diarreia.

As crianças merecem cuidados redobrados. Para elas, o consumo de chocolate deve ser ainda mais controlado, sendo que o ideal é não oferecer o doce antes dos três anos de idade. Outra dica é não ultrapassar o consumo máximo de 40 gramas de chocolate ao dia. Aconselha-se que os pais dividam, por exemplo, um ovo de 300 gramas em oito partes e que permitam que a criança consuma no máximo um desses pedaços por dia.

Outro alerta é em relação aos chocolates diet, que muitas vezes podem ser até mais calóricos que as versões tradicionais, devido ao alto teor de gordura. Vale lembrar que a indicação do produto é para pessoas que fazem controle ou substituição de açúcar, como as portadoras de diabetes, e não para quem segue uma dieta com restrição calórica.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE

Para quem não dispensa um chocolatinho, a boa notícia é que o alimento pode ser benéfico para a saúde quando consumido com moderação. Entre as principais propriedades do doce temos:

1) O chocolate possui ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e que, se consumido em quantidades moderadas, pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL);

2) O chocolate também é rico em flavonóides com propriedades antioxidantes, as mesmas encontradas no vinho tinto;

3) Consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, o produto age como antioxidante e protetor do sistema cardiovascular;

4) O doce também é considerado um antidepressivo natural e pode evitar os sintomas da TPM – Tensão Pré Menstrual;

5) O chocolate possui alto teor energético e pode ser uma boa fonte de energia para a prática de exercícios, desde que você opte pelas opções com maior teor de cacau e não o consuma como alimento principal.

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS MAIS COMUNS DE CHOCOLATE

Chocolate Amargo e Meio Amargo

Embora muita gente confunda o chocolate amargo com o meio amargo, é importante destacar que existe uma diferença. A primeira versão traz muito mais cacau em sua composição – cerca de 80% da fórmula total – e não há adição de leite, o que justifica sua coloração mais escura.

Já o chocolate meio amargo, também com uma cor mais intensa, é cerca de 50% composto de cacau e é mais suave do que o anterior, pois é feito com um pouco de açúcar. De qualquer forma, ambas as opções são perfeitas para quem procura manter uma dieta com baixa ingestão de açúcar.

Chocolate ao Leite

É um dos chocolates mais consumidos no Brasil. Sua receita inclui licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado, resultando em um sabor mais adocicado que o amargo e o meio amargo. Por conter mais quantidade de açúcar, não é a melhor alternativa para quem quer fazer uma escolha mais saudável.

Chocolate Branco

Uma mistura de açúcar, leite, manteiga de cacau e lecitina. Nesta receita não entra o fruto ou semente de cacau, o que explica a cor branca. Possui o maior teor de gordura e açúcar na comparação com os anteriores, sendo uma das opções mais calóricas.




sábado, 30 de março de 2024

RAPIDINHAS DO SÁBADO

 

E com essa linda frase do Friedrich Nietzsche abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E no último domingo, o bar e Restaurante Cebola Cortada do amigo Pascoal,  esteve lotado para ver de perto o show do cantor Zezé Junior.  Muita gente bonita se fez presente, a exemplo de Rachidim,  Márcia, Marly e Iracy. Foi um dia muito legal.

++++++++++

O domingo passado foi de saudosismo e homenagem.  O despachante Guilherme Henrique convidou os amigos Antônio Carlos e Flávio Passarinho para uma cervejada em seu sítio embalada pela linda voz do saudoso cantor Jamelão. Guilherme aproveitou o momento para homenagear seu pai, o velho Zé Maria,  que gosta muito das canções românticas do artista.

++++++++++

Na última quinta-feira, quem esteve em minha casa me fazendo uma visita foi o poeta, compositor  e assessor político Paulo Campos. Batemos um longo papo no quintal, assamos peixe, ouvimos música e ele ainda recitou novas poesias. Ainda estavam presentes os amigos Rachidim,  Fazenda e Sarneyzim.

++++++++++

E falando em Nilson Mendes,  o popular Fazenda,  ele esteve na quarta-feira feira, auxiliando a pré candidata a vereadora Dra.  Daniele na grande entrega de peixes patrocinada pelo empresário Marcos Miranda.

++++++++++

E ainda em relação a peixe,  o empresário Leonardo Lacerda despescou seus açudes e revelou uma superior qualidade no pescado. A demanda foi tao grande que teve que ser feita uma grande manobra para atender toda a clientela.

++++++++++

E o vereador Venâncio do Peixe também participou da distribuição de pescados para a população,  fazendo justiça ao cognome. O parlamentar fez uma busca minuciosa e acabou por optar pelos escamosos da Piscicultura São Pedro do Empresário Leonardo Lacerda. 

++++++++++

E o garoto propaganda Zé do Efeito esteve na manhã da última quarta feira no escritório do Leonardo Lacerda para receber o cachê dos comerciais que ele faz para o empresário. O galã foi recebido com vinho chileno e pelo montante visto na mesa, vai passar uma feliz Páscoa. 

++++++++++

E falando em Leonardo Lacerda,  o empresário começou a semana Santa, no domingo de Ramos assistindo junto com esposa e filhos, a Santa Missa mediada pelo Diácono Thiago Rei.

++++++++++

E quem botou pra puir no meio da semana foi a dupla de amigos Braz e Dr. Dil. Os meninos reviraram Bacabal pelo avesso e fizeram paradas nas melhores casas da cidade. Se valer o feriadão,  ontem foi vinho e hoje vai rolar muito chope. 

+++++++++

E no último final de semana,  quem fez uma visita ao cantor, compositor e apresentador Masa Pagodinho,  foi o tambem cantor e compositor Marcus Maranhão.  O papo rolou sobre a volta do programa de Samba e Pagode apresentado aos sábados pelo icônico Masa.

+++++++++

E quem está com a musicalidade a flor da pele é o cantor e compositor Gilvan Mocidade.  Ele que cantará nas festividades juninas deste ano no Bumba-meu-boi de orquestra Brilho da Terra, também prepara um novo trabalho solo com arranjos do maestro Chiquinho.

++++++++++

E para cativar os seus clientes, e são muitos,  o empresário Janae Ibiapina, além do bom papo, bom atendimento e do tradicional cafezinho, o Rei do material de construção ainda faz uma selfie e posta em suas redes sociais.  Aqui ele deseja a todos uma feliz Páscoa. 

+++++!++++

E a sexta-feira Santa foi de mesa farta no Sitio do Guilherme. Amigos como Antônio Carlos e sua companheira Anne, Amilk, Flávio, dentre outros, comeram peixe assado na brasa, beberam vinho e ouviram boa música.

++++++++++

E na última quinta-feira,  na. Cidade de Altamira, o líder político e pré candidato a prefeito, o jovem Marton Pajeú,  fez uma grande festa para comemorar as novas adesões e também para comemorar a liderança na enquete patrocinada pelo Blog das Lobas. Hoje tem uma grande festa para seus eleitores.

++++++++++

E ainda na familia Pajeú,  ontem, sexta-feiraSanta, na casa em Altamira, aconteceu o aniversário da matriarca, a senhora Norma. Os filhos Marton, Márcia e Jamille estiveram na organização da festa que contou com a participação dos filhos e netos. Muitos amigos também compareceram.

++++++++++

E em São Luís Gonzaga,  a líder política e pré-candidata a prefeita, a senhora Maria Jose Carvalho e familia, fazem uma farta distribuição de cestas básicas para a população.

++++++++++ 

Apesar de ter dado uma entrevista há poucos dias no programa Parlamento, o pré candidato a prefeito de Bacabal Jansen Penha volta na próxima terça-feira. Acontece que houve um problema técnico e o som falhou em algumas partes da entrevista,  por isso o apresentador Dr. Bento Vieira irá fazer uma nova rodada de perguntas.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades, encontramos esta relíquia no acervo do Blog. Zé Lopes em um antigo Festival de Música no Icaraí, ladeado pelo poeta Paulo Campos,  pelo empresário Soares, pelo artesão Kicil, pelo saudoso jornalista Janio Chaves...

++++++++++

E a turma da charge Foi das mazelas do pecado da carne

++++++++++ 

E a galera da montagem Foi de mais uma mazela do ex-presidente Jair Bolsonaro 

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa para alegrar o nosso Sábado 

+++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Janay Mix e Construção. 

++++++++

E essa é pra quem já desenha o seu futuro. Espaço Ciência está com todo o aparato. Ligue agora para o professor Arquimedes e reserve sua vaga. 


++++++++++

E com essa frase do Thomas Paine, encontramos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E ai meu amigo Lambal, você vai passar a Páscoa em Bacabal?


AREIA DAS PRAIAS DE SAO LUIS ESTÁ POLIIDA

 

Se já não bastasse a questão da balneabilidade nas praias de São Luís, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão encontraram uma grande quantidade de bactérias na areia da praia.

O levantamento foi feito  a partir de uma pesquisa inédita do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, vinculado ao Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O material analisado na pesquisa foi coletado na praia Olho d’Água, na capital, em uma região, que fica próximo ao local onde ocorre o fenômeno “Língua Negra”, e constatou um número elevado de contaminação na areia, bem acima do tolerável.

As coletas foram realizadas durante seis meses, com chuva e sol, entre os anos de 2022 e 2023.

É aguardar e conferir, mas é fundamental que as autoridades públicas façam algo efetivamente para mudar essa triste realidade.


sexta-feira, 29 de março de 2024

ORAÇÃO AOS AMIGOS E FAMILIARES EM HOMENAGEM A SEMANA SANTA - POR DR. OTÁVIO PINHO FILHO


Oração aos amigos e familiares em Homenagem a Semana Santa. 

Senhor, neste dia abençoa os nossos amigos, concedendo-lhes paz, amor e harmonia em seus corações. 

Que eles sejam fortalecidos pela fé e guiados pela tua luz divina. 

Que possam sentir a tua presença em cada momento de suas vidas e que, juntos, possamos compartilhar a alegria da ressurreição de Cristo. 


Amém.

JESUS E EU

 


JESUS E EU


Senhor, hoje o calvário é meu

É grande o meu medo, é minha a Paixão, 

O sangue do meu corpo escorrendo pelo chão 

Procura nas vielas o amor que se perdeu.


As chagas, os cravos, a coroa, nada é teu

Me dói a cada passo, a, a cada acoite, a cada ação 

Todo o meu corpo, frio e torto da punção 

É minha toda a dor que a humanidade concebeu.


É dura a caminhada mas não posso desistir 

Meus passos não me guiam, eu não sei pra onde ir

Tudo está escuro, nao consigo ver a luz.


Por fim, Jesus, não sei se vou conseguir

E na jornada, se por acaso eu cair

Me ajude a carregar a tão pesada cruz


Zé Lopes 

BOLSONARO SEGUE SENDO O MAIOR OPOSITOR DE LULA, REVELA PESQUISA

 


O Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (28), divulgou números de um levantamento encomendado pelo Partido Progressista (PP), sobre o cenário eleitoral nacional no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sendo o principal opositor do atual presidente Lula (PT), tanto que aparece à frente do petista e venceria um eventual confronto no 2º Turno.

Bolsonaro lidera com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula fica logo atrás com 35,3%. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O estudo também revela a presença de outros candidatos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto, a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Públicos – Bolsonaro demonstra vantagem sobre Lula em diversos segmentos do eleitorado, incluindo homens, eleitores entre 25 e 59 anos e aqueles com níveis de educação mais elevados, como ensino médio e ensino superior. No entanto, a maior diferença está entre os evangélicos, onde Bolsonaro lidera com 50% das intenções de voto contra 27,3% de Lula.

Por outro lado, Lula obtém vantagem entre os católicos, eleitores com ensino fundamental ou mais de 60 anos, jovens de 16 a 24 anos e mulheres. Ele também lidera nas regiões Nordeste, enquanto Bolsonaro se destaca no Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste.

Segundo Turno – Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o ex-mandatário mantém uma pequena vantagem, com 41,7% das intenções de voto contra 41,6% de Lula. Nesse caso, 11,4% dos entrevistados optariam por votar em branco, nulo ou nenhum, e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento, realizado entre os dias 18 e 22 de março de 2024, ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Clique aqui e veja na íntegra.

Outros nomes – Como Bolsonaro, hoje estaria inelegível, o levantamento testou outros nomes no enfrentamento contra Lula e quem teve o melhor desempenho foi a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL). Ela nunca disputou uma eleição, mas foi testada em estudo de intenção de votos do Paraná Pesquisas e pontuou 43,4% contra 44,5% do petista.

Outros candidatos testados na pesquisa, todos pontuando numericamente abaixo de Michelle (às vezes na margem de erro) foram estes: os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do próprio Ciro Nogueira.

SEXTOU COM MUÇÃO

 


quinta-feira, 28 de março de 2024

600 POLICIAIS MILITARES SÃO NOMEADOS POR CARLOS BRANDÃO

 


Conforme havia prometido, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reforçou a Segurança Pública, em especial a Polícia Militar.

Brandão anunciou que assinou a nomeação de 600 novos policiais militares para o reforço da segurança de todo o Maranhão. Além disso, prometeu a realização de concursos públicos para Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

""Assinei a nomeação de 600 PM’s para reforçar a segurança. A lista estará no DO de hoje (27). Autorizei ainda, por meio de decreto, a instituição de comissões setoriais dos concursos públicos de Bombeiros e da PC, que serão responsáveis pelas contratações das bancas organizadoras”, destacou Brandão.

A notícia também traz tranquilidade ao comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, que poderá ter mais policiais para combater a criminalidade em todo estado.