sexta-feira, 26 de abril de 2024

SEQUESTRO DO PROMOTOR TEM UM FINAL FELIZ

 


Acabou na madrugada desta sexta-feira (26) o sofrimento da família e do próprio promotor de Justiça aposentado, Raimundo Reis Vieira (85 anos), que estava sequestrado desde a última terça-feira (23).

A Polícia Civil do Maranhão estourou o cativeiro, na zona rural de São Luís, onde promotor estava sendo mantido, enquanto criminosos tentavam extorquir dinheiro da família de Raimundo Reis Vieira. Os sequestradores exigiam a quantia de R$ 200 mil para libertar o promotor.

Raimundo Reis Vieira foi capturado no seu veículo, quando trafegava pela avenida Sol Nascente, no bairro Sol e Mar, em São Luís, durante a tarde da terça-feira. Depois, os sequestradores abandonaram o veículo na Cohab IV e o levaram para o cativeiro.

A Polícia Civil, com apoio Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, seguiu investigando até conseguir estourar o cativeiro, liberar a vítima e efetuar a prisão de alguns dos criminosos.

O promotor Raimundo Reis Vieira assegurou que não foi maltratado e, num momento de bastante emoção, reencontrou seus familiares e retornou para sua residência.

É preciso destacar o trabalho bem sucedido da Polícia Civil do Maranhão, neste lamentável episódio, mas que terminou com um final feliz

NEGADO TITULO DE CIDADÃO MARANHENSE A JAIR BOLSONARO

 


Como era esperado, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) negou a proposição que concederia o Titulo de Cidadão Maranhense ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

O parecer da CCJ foi por negar a proposta que é de autoria do deputado estadual Yglesio Moyses (PRTB). A negativa da homenagem se deu após o deputado Zé Inácio (PT) alegar que a proposta não atendia um dos requisitos exigidos, o fato do eventual homenageado ter residência fixa no Maranhão por, no mínimo, dez anos.

Como o Blog já destacou algumas vezes, o problema não é negar a homenagem ao ex-presidente Bolsonaro, até pelo fato de não atender as exigências, mas sim a incoerência constante nesse tipo de homenagens.

No fim do ano passado, a mesma ALEMA homenageou o atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que, assim como Bolsonaro, não tem residência fixa no Maranhão.

O autor da proposta disse que não irá recorrer ao Plenário da decisão da CCJ, mas prometeu ir à Justiça para anular as homenagens feitas de maneira irregular com Título de Cidadão Maranhense na ALEMA.

MOTO E SAMPAIO JOGARÃO NO NHOZINHO SANTOS PELO BRASILEIRÃO

 


Depois de corrermos o sério risco dos jogos de Sampaio e Moto, pelo Campeonato Brasileiro, neste fim de semana, serem realizados fora de São Luís, o Estádio Nhozinho Santos irá receber os jogos das duas equipes maranhenses.

Com o Estádio do Castelão fechado repentinamente para reparo na drenagem e melhoria no gramado, foi preciso ser assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o Nhozinho Santos pudesse ser liberado para receber os jogos de Sampaio e Moto.

A CBF já foi informada e autorizou as mudanças. Sendo assim, a partida entre Sampaio e Figueirense pelo Campeonato Brasileiro Série C, será no Nhozinho Santos, neste sábado (27), às 17h.

No domingo, também no Estádio Nhozinho Santos teremos o confronto entre Moto e Tocantinópolis, pelo Campeonato Brasileiro Série D.

Menos mal, mas visivelmente faltou planejamento de praticamente todas as partes para evitar esse imbróglio.

SEXTOU COM MUÇÃO

 


quinta-feira, 25 de abril de 2024

INICIATIVA DO PRESIDENTE MELQUIADES NETO RESULTA EM HOMENAGENS AOS EX-VEREADORES NONATO CHAVES E ENOQUE LIRA



Iniciativa do Presidente Melquiades Neto resulta em homenagens aos ex-vereadores Nonato Chaves e Enoque Lira.

Durante a Sessão de quarta-feira, 24 de abril, que contou com a presença dos alunos do Colégio de Nossa Senhora dos Anjos (CONASA), o presidente da Câmara Municipal de Bacabal, vereador Melquiades Neto, obteve aprovação do Plenário para prestar homenagens póstumas aos ex-vereadores Nonato Chaves e Enoque Lira, que deixaram marcas importantes na história política da cidade.

O Projeto de Resolução nº 01/2024, aprovado pelos vereadores, denomina a Sala de Reunião do prédio como “Sala de Reunião Vereador Raimundo Nonato Chaves”, em memória ao engenheiro civil que foi vereador nos períodos de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996, tendo sido presidente da Câmara no biênio 1993/1994. Raimundo Nonato Chaves contribuiu significativamente para o desenvolvimento e infraestrutura de Bacabal ao longo de sua trajetória política.

Já o Projeto de Resolução nº 02/2024 denominou a recepção do prédio como “Recepção Vereador Enoque Lira Silva”, em homenagem ao vereador que exerceu mandatos nos anos de 1993 a 1996 e 1997 a 2000. Enoque Lira Silva não só foi um vereador dedicado, mas também um servidor exemplar da Câmara de Bacabal.

A reinauguração do prédio da Câmara Municipal de Bacabal está prevista para o mês de maio, conforme revelou o presidente Melquiades. Ele expressou gratidão pelo apoio dos vereadores às aprovações dos projetos que eternizam a memória e o legado político dessas personalidades marcantes da história de Bacabal. “Essas homenagens refletem o reconhecimento da Câmara Municipal de Bacabal pela contribuição significativa de Raimundo Nonato Chaves e Enoque Lira Silva para o desenvolvimento e a representatividade política da cidade”, afirmou o presidente.

Sobre a visita dos estudantes ao parlamento, o presidente destacou a satisfação em recebê-los e observar a alegria e curiosidade deles. Ele ressaltou que a maior alegria é a deles, mas que a satisfação maior é da cidade, pois o futuro de Bacabal são suas crianças, que precisam conhecer os espaços públicos e de poder. Melquiades Neto também expressou a esperança de que alguns dos estudantes, no futuro, ocupem uma das cadeiras do parlamento.



VEREADOR MELQUIADES NETO OBTÉM APROVAÇÃO UNÂNIME DE REQUERIMENTOS PARA INFRAESTRUTURA EM BACABAL

 

Vereador Melquiades Neto obtém aprovação unânime de requerimentos para infraestrutura em Bacabal

Na sessão ordinária realizada na quarta-feira, 24 de abril, o vereador Melquiades Neto, presidente da Câmara Municipal de Bacabal, obteve aprovação unânime de uma série de requerimentos voltados para melhorias na infraestrutura urbana e rural do município.

No Requerimento Nº 83/2024, foi solicitada ao prefeito municipal, Edvan Brandão de Farias, a pavimentação asfáltica das ruas do bairro Madre Rosa. A proposta visa atender às demandas dos moradores, oferecendo maior segurança e conforto no dia a dia, além de valorizar a infraestrutura urbana da região. O Requerimento Nº 84/2024 teve como foco a imediata recuperação e posterior pavimentação asfáltica das ruas do Povoado Piratininga. Essa medida é essencial para promover a segurança viária e valorizar o desenvolvimento econômico local.

Para o Povoado Quilombola de Catucá, por meio do Requerimento Nº 85/2024, foi solicitada a pavimentação com bloquetes em duas avenidas. Essa ação visa não apenas melhorar a infraestrutura viária, mas também proporcionar maior qualidade de vida aos moradores dessa comunidade. O bairro Parque Amazonas também foi contemplado com o Requerimento Nº 86/2024, que pede a pavimentação asfáltica de suas ruas. Essa medida beneficiará diretamente os residentes, melhorando a mobilidade urbana e valorizando a região.

No Requerimento Nº 87/2024, foi solicitada a pavimentação asfáltica das ruas do bairro Pantanal, visando atender às demandas da comunidade por segurança e qualidade de vida. O bairro São Raimundo foi alvo do Requerimento Nº 88/2024, que pede a pavimentação asfáltica de suas vias para melhorar a mobilidade urbana e valorizar a região como um todo. Da mesma forma, o Requerimento Nº 89/2024 visa à pavimentação asfáltica das ruas do bairro Alto da Assunção, atendendo às reivindicações dos moradores por mais segurança e qualidade de vida.

Encerrando a série de requerimentos, o bairro São Francisco foi contemplado pelo Requerimento Nº 90/2024, que pede a pavimentação asfáltica de suas ruas para melhorar a qualidade de vida dos moradores e facilitar o acesso aos serviços públicos.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade, demonstrando o compromisso do vereador Melquiades Neto com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade de Bacabal.

EXTINÇÃO DE ACAO DO STF PARA ESCOLHA DE CONSELHEIROS É PROPOSTO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 


Depois de ter aprovado uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição) modificando pontos importantes e questionados no processo de escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa do Maranhão quer extinção de ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

Em documento assinado pela presidente da ALEMA, deputada Iracema Alves (PSB), o parlamento estadual informa as modificações feitas e que acabam atendendo os questionamentos feitos na ação protocolada pelo Solidariedade.

Os deputados estaduais através da PEC permitiram que os candidatos podem ser indicados pelos líderes de blocos, que a votação será secreta e que a idade máxima para concorrer será de 70 anos.

“Ante o exposto, com a revogação do Edital de abertura do prazo de inscrição para o preenchimento do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e, não havendo mais qualquer inconstitucionalidade identificada, fica esvaziado o objeto das ADI’s, razão pela qual se requer a extinção conjunta, com base no inciso VI, do art. 485, do CPC e, conforme o entendimento de Vossa Excelência, pede a revogação da cautelar concedida de forma monocrática. Outrossim, acaso assim não entenda, pede a completa improcedência das ações”, diz trecho do documento encaminhado ao STF.

Como o caso, coincidentemente, está sob a responsabilidade do ministro Flávio Dino, caberá ao ex-governador maranhense analisar o pedido feito pela Assembleia Legislativa.

Vale ressaltar que o processo está suspenso, justamente por determinação de Dino, após os questionamentos feitos numa ação pelo Solidariedade. O curioso é que quando foi governador do Maranhão, Dino avalizou e nomeou o conselheiro Marcelo Tavares, então deputado estadual, para o TCE-MA, através de um processo feito pela ALEMA e com os mesmo molde que atualmente está sendo questionado.

A vaga que a ALEMA deve preencher é do ex-conselheiro Washington Luiz Oliveira, que antecipou sua saída do TCE-MA, de dezembro para fevereiro deste ano.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM NOVO SITE

 


Alinhado com o que há de mais inovador no meio digital, o novo site da Assembleia Legislativa do Maranhão estreia nesta quinta-feira (25) buscando ampliar o alcance e dar mais visibilidade às medidas e ações do Parlamento Estadual. O novo canal (www.al.ma.leg.br) prima pela leveza no formato e no conteúdo, deixando a informação ainda mais atrativa e acessível ao leitor.

“Sempre estamos em busca de melhorar os canais de comunicação da Assembleia porque é através deles que as decisões tomadas no Legislativo chegam até a comunidade e ganham eco. O novo site chega dentro dessa perspectiva de alcançar todos os maranhenses e é resultado de um trabalho de muito compromisso e dedicação de toda a equipe”, afirmou a diretora de Comunicação da Alema, jornalista Jacqueline Heluy.

Desenvolvido por profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação da ALEMA, a partir de amplo planejamento estratégico com a Diretoria de Comunicação da Casa, o novo layout também se adapta à tela de todos os dispositivos, proporcionando uma experiência visual agradável e otimizada para diferentes tamanhos e resoluções. A navegação intuitiva e os menus simplificados facilitam a busca por informações e serviços, tornando a interação mais rápida e eficiente.

“O site foi totalmente reformulado para oferecer uma experiência mais completa e acessível aos cidadãos maranhenses. Desenvolvido com as mais recentes tecnologias e padrões da web, o novo portal garante uma navegação fluida e intuitiva em qualquer dispositivo, seja ele computador, tablet ou smartphone”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Alema, William Nunes.

Dinâmico e acessível – Em termos de conteúdo, o novo site estreia mais noticioso, dinâmico e acessível, com espaço para matérias sobre todas as movimentações dos parlamentares.

“A intenção é aproximar ainda mais o nosso público do Parlamento com uma interface mais leve, objetiva e responsiva, com informações em linguagem simples, clara e de forma mais rápida para o cidadão. Vamos oferecer muito conteúdo diário, tratar de assuntos importantes, sempre oferecendo uma leitura de fácil entendimento”, afirmou Ellen Serra, coordenadora do Núcleo do Portal e Mídias Integradas.

O novo site reforça a integração dos veículos do Parlamento, caso da TV e Rádio Assembleia, que ganham espaços definidos e diferenciados por cores. A rádio tem destaque em aba própria e, agora, todas as edições dos programas produzidos pela emissora estarão disponíveis na capa do portal, a exemplo do ‘Diário da Manhã’, ‘Cultura em Pauta’ e ‘Conheça seu Deputado’.

As galerias de fotos estão mais atrativas, com a possibilidade de visualização de todas as imagens de uma só vez, o que facilita a seleção e salvamento do material desejado pelo internauta. O novo canal também obedece aos parâmetros da transparência, acesso à informação e publicidade dos atos do Parlamento.

Vale destacar que o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão é reconhecido como um dos sistemas de comunicação pública mais completos e modernos do Brasil, abrigando a Agência de Notícias e Mídias Sociais, a TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV) e a Rádio Assembleia (96,9 FM), que atuam de forma integrada na divulgação das atividades do Parlamento Estadual e na promoção da cidadania.

JOSIMAR DE MARANHÃOZINHO SE COMPLICA COM RELATÓRIO DA POLICIA FEDERAL

 


De acordo com relatório final da Polícia Federal na Operação Engrenagem, que teve como alvo principal o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), valores provenientes de convênios federais foram parar nas contas do irmão do parlamentar, de aliados políticos e utilizado no custeio da escola dos filhos do deputado federal.

O documento aponta atuação de uma organização criminosa na fraude de um convênio do Ministério da Agricultura para “adequação de estradas vicinais” no município de Zé Doca (MA), comandado pela irmã do deputado.

O contrato no valor de R$ 1,8 milhão foi assinado com a PRL Pereira ME, flagrada pela PF em transações suspeitas com empresas e pessoas ligadas ao deputado. Além desse convênio, a PF cita no relatório outros R$ 15 milhões em verbas do Ministério da Saúde somente em 2020 destinadas por Maranhãozinho para cidades maranhenses.

O advogado José Eduardo Cardozo, defensor do deputado, disse que todas as transações na pessoa física e das empresas de Maranhãozinho são regulares, lícitas e foram declaradas à Receita.

De acordo com o advogado, as informações do relatório da PF são ilações e não existem provas que liguem Maranhãozinho a irregularidades.

O relatório final da PF aguarda manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) desde dezembro de 2023. Cabe à PGR denunciar, pedir novas medidas ou arquivar o inquérito.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO TERÁ A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA CNM

 

Com o objetivo de reunir todos os gestores municipais do Estado, o segundo Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), será realizado entre os dias 7 e 8 de maio.

Esta edição contará com a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que irá atualizar os gestores sobre os principais avanços e a pauta prioritária do movimento municipalista, discutida em Brasília (DF)

A inscrição para o Congresso é gratuita para os participantes. Nesta edição, de acordo com a Famem, os presentes poderão acompanhar entre os diversos debates, temas voltados para o desenvolvimento econômico regional, ações e políticas públicas e o fortalecimento de pautas sociais.

A expectativa da Famem é reunir prefeitos e prefeitas, vices, vereadores, secretários municipais e também antigos gestores do poder executivo local, que farão parte de uma intensa programação com debates, feiras, oficinas, palestras e orientações. Haverá também a participação governo estadual, de deputados estaduais e federais, e membros do governo federal.

VEREADOR MELQUIADES NETO EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DA DONA FLORIZA

 


TÍTULO DE CIDADÃO MARANHENSE PARA BOLSONARO EM PAUTA

 


A Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (24), deve se posicionar sobre a proposta de Título de Cidadão Maranhense ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

A tendência é que a proposta de Yglesio Moyses (PRTB) seja rejeitada, já que o ex-presidente não possui residência no Maranhão por pelo menos dez anos, como estabelece o Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

A negativa está correta, afinal cumpre a legislação vigente, mas o problema é que estão utilizando “dois pesos e duas medidas” no parlamento estadual. Para não alongarmos muito os exemplos, no fim do ano passado o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que nunca morou no Maranhão, recebeu o Título de Cidadão Maranhense.

Diante da situação, o deputado Yglesio já anunciou que irá à Justiça pedir a revogação de títulos de Cidadão Maranhense concedidos pela Assembleia Legislativa em desrespeito ao Regimento Interno.

“Eu vou buscar a ação apropriada na justiça para buscar e fazer a justiça, cassar todos os títulos maranhenses que foram concedidos em não conformidade nessa legislatura. Pau que dá em Chico tem que dá em Francisco, senão não é Casa do Povo, senão não é pluralidade”, anunciou.

É aguardar e conferir, mas a reclamação de Yglesio é pertinente, afinal não se pode ter dois pesos e duas medidas.

LISTA TRÍPLICE PARA DESEMBARGADOR SERÁ DECIDIDA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 


Se o processo do Quinto Constitucional da OAB-MA é uma lástima e ninguém sabe quando será concluído, não se pode dizer o mesmo da escolha de um novo desembargador para o Tribunal de Justiça do Maranhão, oriundo do Ministério Público.

Hoje, quarta-feira (24), os desembargadores irão apreciar a lista sextupla encaminhada pelo MP e definir três nomes que serão encaminhados ao governador Carlos Brandão (PSB), que é quem escolherá o novo componente do TJ do Maranhão.

A votação será secreta, observado o quórum mínimo de, pelo menos, dois terços dos membros votantes. Cada desembargador votará em três nomes e serão considerados escolhidos os mais votados, desde que obtenham a maioria absoluta dos votos dos desembargadores presentes

A lista elaborada pelo MP conta com seis integrantes, três homens e três mulheres. Eis os seis nomes e a quantidade de votos recebida por cada um: Maria Luíza Ribeiro Martins (7 votos); Maria da Graça Peres Soares Amorim (7 votos); Ednarg Fernandes Marques (6 votos); Mariléa Campos dos Santos Costa (5 votos); Pablo Bogéa Pereira Santos (5 votos); Marco Antônio Anchieta Guerreiro (3 votos).

A POSIÇÃO DE SERGIO FROTA EM RELAÇÃO A VENDA DO JOGO DO SAMPAIO CORRÊA

 


Depois da confirmação da venda do mando de campo do jogo entre Sampaio x Fluminense, pela terceira fase da Copa do Brasil, saindo do Estádio Castelão, em São Luís-MA, para o Estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, se posicionou veja abaixo.

“Levar o jogo do Sampaio para outra praça não estava nos planos, mas circunstâncias recentes e imprevistas, que impactaram diretamente a infraestrutura do Castelão, acabaram tornando inviável a realização da partida no estádio. As condições atuais do gramado e outras instalações essenciais não atendem aos padrões exigidos para um confronto desse porte, comprometendo a qualidade da disputa dentro de campo.

Some-se isso ao Campeonato Maranhense, que se estendeu por 18 datas, mesmo com a nossa discordância durante a reunião arbitral que definiu o regulamento. Decisão que intensificou o uso dos dois únicos estádios de São Luís, e ultrapassou a capacidade de manutenção adequada do gramado durante o período chuvoso. Ou seja, não temos, atualmente, um estádio em condições ideais para receber uma partida dessa magnitude na capital.

Agora, vamos entrar em outro aspecto, que, somado ao problema dos estádios, pesou na hora de aceitarmos a oferta de levar a partida para outro estado. Foi uma decisão difícil, visto que muitos torcedores gostariam de poder acompanhar a partida aqui no Castelão. Mas a realidade fala mais alto, e dentro do contexto do futebol maranhense, após uma análise mais aprofundada sobre o cenário financeiro do clube, decidimos negociar o jogo contra o Fluminense, que será realizado em Cariacica.

Nosso maior desafio está justamente no levantamento de recursos, e como todos são testemunhas, o público nos estádios, número de sócios torcedores e demais fatores que poderiam contribuir para elevar nossas receitas não são suficientes para sustentar uma equipe do porte do Sampaio Corrêa.

Teremos uma Série C muito competitiva pela frente, e nossa meta é o acesso, não pode ser diferente, e para isso precisamos criar mecanismos de fortalecer o grupo e oferecer todas as condições necessárias. Muitos não compreenderão, entendo a parte de quem se acha prejudicado, mas eu sei exatamente o peso do cotidiano, e decisões como essa são tomadas pensando única e exclusivamente no melhor para o Sampaio.

O torcedor que ama o clube de verdade e quer vê-lo forte, com chances de brigar para voltar ao patamar de uma Série B, certamente, entenderá o nosso posicionamento, e estará no estádio em todos os nossos jogos em casa.

Que a motivação não seja apenas pela presença de um clube de fora, mas pelo desejo de torcer e apoiar a Bolívia Querida, em toda e qualquer situação”.

terça-feira, 23 de abril de 2024

ESQUENTA O CLIMA ENTRE LAHESIO BONFIM E FELIPE ARNON

 


Nas últimas horas tem repercutido uma troca de farpas entre Lahesio Bonfim (NOVO) e Filipe Arnom (PL), ainda por conta da repercussão da vinda da ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL), a capital maranhense.

Lahesio criticou o fato de que políticos do PL maranhense, que nada fizeram pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022, estiveram presentes no evento PL Mulher com Michelle Bolsonaro.

A crítica de Lahesio atingiu em cheio ao vice-presidente do PL, Filipe Arnom, que se diz bolsonarista, mas postou uma foto ao lado do casal de deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Detinha, comandantes do PL no Maranhão, e que ignoraram Bolsonaro nas eleições de 2022.

Lahesio questionou a foto e chegou a dizer que “o eleitor de direita ou bolsonarista que votar nesse pessoal aí ou é gado ou é burro”, alfinetou.

Já Arnom, em vídeo, ao se referir aos comentários de Lahésio falou em “canalhice” e disse que o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes só não chegou ao 2º Turno das eleições para o Governo do Maranhão em 2022 por não ter assumido ser bolsonarista.

Lahesio, que terminou em segundo lugar na disputa para o Governo do Maranhão, rebateu e desdenhou ao afirmar: “O cara que diz ‘meu presidente de honra, Josimar de Maranhãozinho’e quer ser respeitado pela direita? Só pode ser uma piada”.

De fato, vai ser bastante difícil Arnom explicar a postura dos comandantes do PL no Maranhão, principalmente na reeleição de Bolsonaro, tanto que o ex-presidente, que tinha agenda marcada para São Luís recentemente, preferiu cancelar sua vinda a capital maranhense.

É aguardar e conferir, afinal as críticas a postura do PL no Maranhão não é de agora, inclusive críticas do próprio Bolsonaro.

LOTERIA ESTADUAL DO MARANHÃO AGORA É UMA REALIDADE

 


Agora é oficial, ontem, segunda-feira (22), o Maranhão passou a ter a sua própria loteria estadual.

O lançamento oficial foi comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB). A Lotema é um serviço público gerenciado e fiscalizado pelo Governo do Maranhão e visa a captação de recursos com o objetivo de apoiar as políticas públicas que beneficiarão os maranhenses, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Neste primeiro momento, a Lotema ofertará quatro modalidades de jogos ao público por meio das empresas concessionárias: Prognóstico Número, Prognóstico Específico, Loteria Instantânea e Apostas de Quota Fixa.

“Lançamos ontem a Loteria Estadual do Maranhão, a Lotema, com o objetivo de arrecadar recursos para apoiar políticas públicas e gerar mais de 50 mil empregos no nosso estado. A estimativa é de R$ 31 milhões repassados já no primeiro ano de funcionamento. Mais uma conquista do nosso Governo do Maranhão pelo desenvolvimento do Maranhão!”, salientou Brandão.

A Lotema foi recriada com aval do Tribunal de Constas do Estado (TCE-MA) e do Superior Tribunal de Justiça, que reconheceram a legalidade do procedimento adotado para a concessão do serviço público de loteria pelo Governo do Estado do Maranhão.

NUMERO DE COMTEMPLADOS DO BOLSA FAMILIA É MAIOR NO MARANHÃO

 


De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o programa Bolsa Família, do Governo Federal, já alcançou 19% das famílias brasileiras no ano passado.

O número é a maior proporção já registrada e significa que 14,7 milhões dos lares no Brasil possuiam o Bolsa Família em 2023.

As regiões Norte e Nordeste têm a maior proporção de domicílios com ao menos um beneficiário do Bolsa Família. O Nordeste lidera com 35,5%. O Norte tem pouco menos de um terço, 31,7%.

O Maranhão é o estado brasileiro com o maior número de beneficiados com o programa. São 40,2% dos lares maranhenses que acabam sendo contemplados com o Bolsa Família. O volume do Maranhão está até mesmo acima da média da Região Nordeste. Na sequencia aparecem: Piauí (39,8%), Paraíba (38,8%) e Pará (36,8%).

Na contramão, ou seja os últimos da lista são Santa Catarina (4,5%), Rio Grande do Sul (8,6%), Paraná (9,2%) e São Paulo (9,4%).

CONFIRMADO- SAMPAIO E FLUMINENSE SERÁ NO ESPÍRITO SANTO

 


Apesar do Sampaio Corrêa ainda não ter oficializado a informação, o time maranhense já vendeu o mando de campo da partida de ida, pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o Fluminense.

A informação oficial é do Metrópoles Sports (vertente de produção de eventos esportivos promovidos pelo Grupo Metrópoles), que inclusive já confirmou horário e início da venda de ingressos. Desde 2022, a empresa organiza partidas entre times pelas principais competições nacionais, como Copa do Brasil, Brasileirão, Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho, além de um amistoso da Seleção Brasileira feminina.

Sampaio e Fluminense vão se enfrentar no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, às 16h, no Dia do Trabalhador, 1º de maio. Já as vendas de ingressos para o confronto abrem hoje, terça-feira (23), às 14h.

Vale lembrar que, a partir da terceira fase, a Copa do Brasil passa a ter duelos de ida e volta. Se o placar agregado estiver empatado após os dois jogos, a decisão será nos pênaltis. Esse sistema segue até a final do torneio.

O jogo, a princípio, seria realizado em São Luís-MA, no Estádio do Castelão, mas o Sampaio, após receber uma proposta em torno de R$ 1 milhão, decidiu vender o mando de campo.

 O maranhense que quiser assistir ao vivo Sampaio e Fluminense, pela Copa do Brasil, terá que se deslocar para Cariacica, no Espírito Santo ou ver em canal fechado na TV. 

segunda-feira, 22 de abril de 2024

NOMEADOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COMECAM A TOMAR POSSE

 


A Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Assembleia Legislativa realizará, no período de 22 a 26, no auditório da Escola do Legislativo (Elema), a semana de posse dos primeiros convocados e nomeados do último concurso público da Casa.

Hoje, segunda-feira (22), serão empossados os quatro candidatos aprovados na especialidade Tradutor e Intérprete de Libras, bem como três das engenharias. A DRH alerta que as posses ocorrerão por agendamento, nos horários de 9h às 11h e das 15h às 17h, no auditório do Elema. Os demais nomeados serão empossados no decorrer da semana, conforme cronograma de agendamento.

Finalizadas as posses, os novos servidores participarão de um curso de ambientação e integração, no período de 29 de abril a 3 de maio, em uma parceria da DRH com a Elema.

Novas nomeações – Quanto às nomeações do restante dos convocados, a Diretoria informa que foram publicadas no Diário da Assembleia da última sexta-feira (19) as nomeações de todos os candidatos restantes já convocados, cujo procedimento de posse observará as mesmas diretrizes utilizadas para os primeiros nomeados.

Mais informações e dúvidas a respeito das nomeações e posses podem ser obtidas por intermédio dos números (98) 3269-3744 / 3269-3748 / 3269-3010, e do email institucional ouvidoriadrh@al.ma.leg.br.

SAMPAIO DEVE VENDER SEU JOGO E TORCEDORES TERAO QUE VER NA TV

 


A primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil entre Sampaio e Fluminense, prevista para o dia 1º de maio, deve mudar de local.

O confronto, inicialmente marcado para o Estádio Castelão, em São Luís-MA, deve ser realizado no Espírito Santo, mais precisamente em Cariacica.

A informação, que ainda não é oficial, foi do jornalista Victor Lessa. Um grupo de empresários teria garantido R$1 milhão para o Sampaio, incluindo custos da viagem, para mudar o local da partida. Num primeiro momento, a ideia seria levar o jogo para Brasília, mas agora o confronto deve ir para Cariacica.

O jornalista afirmou ainda que o Sampaio já deu o aval, faltando apenas a CBF confirmar a mudança de local da partida. Caso o jogo fosse em São Luís, o lucro do time maranhense não ultrapassaria R$ 200 mi e a confirmação da notícia pode desapontar muitos torcedores

domingo, 21 de abril de 2024

DIAGNOSE- COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO- ERISIPELA

 

O que é erisipela?

A erisipela é uma infecção cutânea que, na maioria dos casos, é causada por uma bactéria (estreptococo beta-hemolítico do grupo A). Essa infecção afeta a derme, a camada intermediária da pele, bem como o tecido celular subcutâneo (panículo adiposo), com um notável envolvimento dos vasos linfáticos. A condição é considerada uma forma superficial da celulite infecciosa.

Como se pega erisipela?

A doença não é transmissível. O contágio está vinculado a um fator chamado “porta de entrada”, que inclui lesões e áreas da pele que, por estarem sensibilizadas, facilitam a penetração da bactéria. Úlceras venosas crônicas, frieiras, picadas de insetos, ferimentos e a manipulação inadequada das unhas funcionam como portas de entrada. Uma vez dentro da pele, a bactéria se dissemina rapidamente.

Quem pode ter o problema?

Indivíduos com baixa imunidade, obesidade e circulação sanguínea comprometida têm uma maior suscetibilidade ao problema. Diabéticos e idosos constituem o grupo de risco mais relevante, uma vez que, mesmo que não apresentem excesso de peso, frequentemente apresentam as outras duas condições.

Tem como prevenir o contágio?

Sim, é fundamental manter uma higiene adequada, especialmente entre os dedos dos pés, que precisam permanecer sempre secos. Indivíduos com propensão a inchaço nas pernas devem evitar ficar prolongadamente em uma única posição (de pé, imóvel ou sentado).

Em situações específicas, o uso de meias elásticas é recomendado, além de elevar as pernas sempre que possível, pois essa prática auxilia na prevenção do edema.

Como fica a perna com erisipela?

Frequentemente, a doença tem um início súbito e, antes que as lesões surjam, desencadeia sintomas de mal-estar geral, febre e calafrios. Na ausência de tratamento, a erisipela pode resultar em abscessos e feridas nas pernas, podendo ser superficiais ou profundas, e causando vermelhidão, sensibilidade, inchaço e aumento da temperatura na região afetada.

À medida que a doença progride, podem se formar bolhas, ocorrer escurecimento da área atingida e, em situações mais graves, a erisipela pode evoluir para um estado de sepse, uma infecção generalizada com potencial letal.

Como é feito o tratamento?

O tratamento deve sempre ser supervisionado por um médico, que irá prescrever antibióticos para erradicar a infecção e reduzir o inchaço nas pernas, além de medicamentos específicos para tratar as lesões. Em fases iniciais, também pode ser recomendado repouso absoluto com as pernas elevadas.

Além disso, o médico fornecerá orientações sobre como realizar a higienização das áreas afetadas a fim de evitar reinfecção. Pode haver recomendações de medicação de apoio para aliviar os sintomas, como analgésicos, anti-inflamatórios e remédios para reduzir a febre, bem como medicamentos que atuam na melhoria da circulação linfática e venosa.



sábado, 20 de abril de 2024

RAPIDINHAS DO SÁBADO


 E com essa linda frase abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E quem aniversariou no último domingo foi o empresário, o Rei das Placas Solares, Fábio Henrique Mendes. A festa aconteceu na área vip do Residencial Gran Ville e contou com a presença de amigos e familiares. Organizado pela esposa Jamille e pela cunhada Márcia, o evento contou com um buffet a base de comidas típicas e muita cerveja gelada. 

+++++++++

Cheio de prestigio com a senadora Eliziane Gama,  o vereador Venâncio do Peixe esteve com ela na cidade de Barreirinhas em mais uma ação dentro do projeto itinerante "Fome e Sede de Justiça". Com sua pré campanha em alta, o parlamentar chegando em Bacabal, cumpriu a sua agenda de visitas na zona rural.


++++++++++

E continuando com o prestígio do vereador Venâncio do Peixe,  ele esteve ontem em São Luís,  acompanhado do advogado e assessor de comunicação da prefeitura de Bacabal, Louremar Fernandes, onde ide reuniu com o deputado federal Cleber Verde e ainda conversou com o pré candidato a vereador de São Luís, Marquinhos Bil. 

++++++++++

Louremar Fernandes está formando turmas para um treinamento de pré-candidatos a vereador, com foco em esclarecimentos jurídicos, análise de dados, impulsionamento das redes sociais e estratégia de campanha com base em mapas de dados. Na foto, com o cantor Marquinhos Bil que é pré candidato a vereador em São Luís.

++++++++++

E no último sábado aconteceu o aniversário de Washington, filho do cantor e compositor Perboire Ribeiro. Depois da festa, uma rapaziada ficou para arrematar a cerveja e fazer aquela resenha (Foto - Guilherme Henrique, Perboire Ribeiro,  Anne, Antônio Carlos com selfie de Valber Vaz)

++++++++++

E no último sábado, fui convidado pelo Eterno Senador João Alberto para tomar o café da manhã com ele. Conversamos bastante sobre a sua pré candidatura a vereador, sobre a estrutura de campanha, sobre seus projetos para Bacabal, e sobre as obras já realizadas. Na oportunidade dei uma entrevista onde falei da minha vida artistica e também do aniversário de Bacabal. (Fotos - Salomão Duarte,  João Alberto, Zé Lopes, Tânia Tomaz e o repórter Daniel Azevedo)

+++++++++++

E a pedagoga, professora, cantora, compositora e poetisa Tânia Tomaz,  também participou do café na casa do Eterno Senador João Alberto. Ela também foi entrevistada e falou sobre a sua carreira, sobre o aniversário de Bacabal e sobre o seu novo livro de poesias.Fotos - Salomão Duarte,  João Alberto, Zé Lopes, Tânia Tomaz e o repórter Daniel Azevedo e o Master Italo)

+++++++++

E o nosso Eterno Senador João Alberto que também faz sua pré campanha pra vereador de Bacabal, depois de tomar o café com os convidados, foi pra sua sala onde concedeu uma bela entrevista.

++++++++++

Quem também tomou o café da manhã com o pré candidato a vereador João Alberto,  foi o assistente social,  cabeleireiro e produtor de conteúdo Ivan Delgado. Ele que tem uma página de variedades no Instagram e no Facebook, surpreende a todos, sempre com notícias picantes. O babado é forte.

@ivandelgado.oficial

++++++++++

Fui almoçar no restaurante do meu amigo e parente, o ex atleta Bala Bengi, e por lá encontrei com os amigos Veloso, Claudio e seu filho. A comida estava uma delicia e a conversa foi boa. 

++++++++++

E estive na última terça-feira gravando no estúdio do Waldir, " Um canto de amor pra Bacabal". A composição feita para homenagear a cidade no seu aniversário de 104 anos contou com a participação dos músicos Rikelmi -Teclados, Zé Lopes - Voz e Violão, Joãozinho - acordeon e recital do poeta Paulo Campos. Imagens - Márcia e técnica.  mixagem e produção do video - Valdir bass.

++++++++++

Saímos do estúdio e fomos comemorar a gravação na Conveniência Sincol ou Bar do Bolinha como também é conhecido.  Por lá muitos amigos a exemplo do vereador Venâncio do Peixe,  do poeta Paulo Campos,  do pré candidato a vereador Rogério Santos,  do empresário Bolinha, do vendedor e músico Joãozinho do Acordeon. 

++++++++

Parabenizamos a cidade de Bacabal e agradecemos de coração a todas as pessoas que ouviram, curtiram, compartilharam e usaram " Um canto de amor pra Bacabal " como fundo pra seus vídeos para homenagear a cidade. Foi um grande sucesso. Aqui um vídeo produzido por Cleber Lima.

++++++++++

E o empresário Gonçalo,  que é bacabalense e hoje mora em Manaus e esteve em uma importante reunião com Marcos André, diretor financeiro da Sincred, também usou a canção para prestar sua homenagem a Bacabal.

++++++++++

E o empresário Jadson Borges, o tambem conhecido como Rei do Frango, está exagerando um pouco na alimentação. O moço está caprichando em alimentos gordurosos e por isso levou uma dura do seu patrão Gonçalo. 

++++++++

E falando em sucesso, o cantor e compositor Denis Brasil, que gravou de autoria de Zé Lopes as canções Duas Coisas e Contramão, está muito feliz. É que as faixas foram postadas no YouTube e já alcançam um Grande numero de audição. No vídeo o Dr. Franzé ouvundo o sucesso na sala de cirurgia. Clique no link e ouça. 

https://youtu.be/8MW9XE5aH1w?si=WQ2J5BAezwJZmak8

https://youtu.be/a60Ni7BJsEA?si=eyeyl0NWj7l7-OJE

++++++++++

No feriado municipal de quarta feira , quem esteve em minha casa me fazendo uma visita, foi o professor, cantor, folclorista e fotógrafo .Guido Paz e Silva (Guido do Maranhão). Graduado em Artes Visuais, o nosso artista  faz Pós graduação  em História da Arte. A estada foi breve mas deu pra botar muitos assuntos em dia.

++++++++

E quem aproveitou o feriado para curtir as melhores brincadeiras com seu filho Leozinho, foi o papai coruja, o empresário Leonardo Lacerda. Teve pescaria, churrasco e as brincadeiras debaixo da chuva que caiu na tarde de quarta-feira. 

++++++++++

E falando em Leonardo Lacerda,  o empresário aproveita o final das tardes junto com o filho Leonardo Junior para uma gostosa pescaria. Sempre o final é feliz, com peixes grandes e gordos.

+++++++++

E o despachante Guilherme Henrique e o empresário Amilk Celulares aproveitaram o feriado da última quarta feira para um bom chope e também um bom churrasco. No meio da tarde, com a chuva torrencial que desabou na cidade, nada melhor que um bom banho e Guilherme aproveitou pra se sentir criança outra vez.

++++++++++

E depois de passar por varios exames médicos e constatar que está tudo bem, quem vai fazer uma grande festa hoje,  apenas para convidados, é o promoter Alberto Trabulsi.  O garotão mandou matar um belo carneiro e comprou 10 caixas de Heineken.  O local só foi revelado para os convidados. Penetra não vai ter vez.

++++++++++

E quem está na Ilha do Amor dando continuidade ao seu mestrado é o renomado professor Pedro Neto. Ele, depois das atividades, já marcou com alguns colegas para um chope bem gelado no Bar do Bill.

++++++++++

E o locutor Cristiano Linhares, que se vestiu a caráter para ver o jogo do Vasco da Gama na última quarta-feira,  queimou a camisa logo após a derrota. Sabendo que ele tem uma coleção,  é melhor ver os jogos com camisas comuns.

++++++++++

E na última terça feira estive na residencia do belo casal Claudia Castro e Abel Carvalho. Como havia prometido,  entreguei a ela uma muda de uma Rosa do Deserto especial. Claudinha está colecionando essas belezuras.

++++++++++

E a nossa cidade acaba de ganhar uma grande artista, a Papisa do Reggae, a linda Loura Marley. A primeira mulher a atuar como DJ em Bacabal, ela aprendeu a arte com seu companheiro,  o Papa do Reggae Ed Marley.  A dupla vem fazendo o maior sucesso e é a sensação das casas do gênero durante os fins de semana.

++++++++++

E o prefeito de Bacabal Edvan Brandão,  devido à vacância de cargos, por secretários saírem pra disputar vagas na Câmara Municipal,  ele nomeou novos nomes. Na cultura, particularmente, três nomes: Jerry Ibiapina, Nêgo Lindo e Joãozinho Algodaoznho. O novo secretário é o maestro Victor Emanuel,  a adjunta é Jeniffer, conhecida como Dedê.  Boa sorte a todos.

++++++++++

E o matemático,  fisico, professor,  cientista, poeta, compositor,  escritor e botânico, tirou da sua estufa,  vários tipos de mudas de árvore e doou para serem plantadas e assim reflorestar as dependências abertas da UEMA. Bela atitude.

++++++++++

E continua a repercutir a belíssima ideia do empresário Janay Ibiapina em fazer selfie com seus clientes.  Desta vez, destaque para a visita maravilhosa dos amigos, Dr. Adauto, Dra Luci Tânia e o lindo Henrique Antônio.

++++++++++

E quem está em Brasília passando uns dias e curtindo tudo de bom que a Capital Federal tem para oferecer, é o amigo Nandinho Nunes. Ciceroneado pela enteada Natália, a diversão tem sido boa. Ao amigo, uma boa estada.

++++++++++

E revirando o álbum de recordações atrás de preciosidades, encontramos esta relíquia no acervo do blog. Os saudosos George, Assisinho e Silvio Travolta.

++++++++++

E a turma da charge foi de medico e paciente alcoolatra

+++++++++

E a galera da montagem foi da harmonia corpo/natureza

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essas para alegrar o nosso Sábado 

+++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Raab Auto Peças. Vá lá e fale com Raimundo Máximo. 

++++++++

E com essa frase do a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E ai meu amigo Lambal. A situação em São Luís Gonzaga se complicou. Quem o senhor vai apoiar agora?