quinta-feira, 31 de julho de 2025

LEI MAGNITSKY E ALEXANDRE DE MORAES

 

Governo do Estados Unidos sancionou, na tarde de ontem,  quarta-feira (30), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky. A medida é uma sanção econômica, que inclui o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país. É aplicada, em geral, a acusados de corrupção ou de graves violações de direitos humanos.

Segundo a decisão, todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA — usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mencionou diretamente uma suposta “caça às buxas” tendo o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, como alvo por parte do ministro.

Alexandre de Moraes assumiu para si o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos Estados Unidos e do Brasil. Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos judicializados com motivação política — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará responsabilizando aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, afirma o secretário, em comunicado.

Solidariedade – O ministro do STF, Flávio Dino, saiu em solidariedade a Alexandre de Moraes. O maranhense disse que o colega apenas cumpre seu trabalho conforme a Constituição do Brasil.

Minha solidariedade pessoal ao MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES. Ele está apenas fazendo o seu trabalho, de modo honesto e dedicado, conforme a Constituição do Brasil”, destacou Dino.

NOVO PREDIO DO SINPROESSEMA É CRITICADO POR FELIPE CAMARÃO

 

Logo após a União depositar, nesta semana, nas contas do Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso correspondente à 2ª parcela dos Precatórios do Fundef de professores da rede pública estadual do Maranhão, o SINPROESEMMA peticionou nos autos solicitando o bloqueio de 15% também do recurso referente à 2ª parcela.

Como consta nos autos, a alegação é que “visando garantir a segurança jurídica e boa fé processual, até ulterior deliberação de Vossa Excelência”, seja “garantido o cumprimento da decisão exarada por Vossa Excelência de id. 05b9df16 (Peça 241), em relação a esta segunda parcela”.

Em suma, o texto pede o também bloqueio de 15% do valor repassado pela União, para pagamento da 2ª parcela do acordo.

Para o vice-governador, Felipe Camarão, tal pedido é um desserviço contra os educadores que trabalharam e por anos aguardaram por este dinheiro que é seu por direito. “Esses 15% são de direito dos professores, que advogados que não atuaram em nada nesse processo estão tentando a todo custo arrancar deles. E agora o Sindicato, que deve existir para defender o direito dos professores maranhenses, peticiona contra eles, já se antecipando e pedindo o imediato bloqueio de mais 15%. Isso é revoltante”, declarou o vice-governador Felipe Camarão.

Infelizmente, o sindicato está advogando para os advogados. A direção atual do SINPROESEMMA trabalha contra os professores, tentando garantir 15% para escritórios que nem sequer ajuizaram essa ação, que foi movida pela Procuradoria do Estado. Isso é um absurdo”, reforçou o deputado estadual, Rodrigo Lago.

Relembre o caso – Em maio do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, determinou o bloqueio de 15% da 1ª parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destinado aos professores da rede estadual do Maranhão, após advogados entrarem com pedido, alegando atuação no processo, que foi movido pelo Estado do Maranhão, por meio da Procuradoria do Estado. Desde então, cerca de R$ 150 milhões encontram-se bloqueados pela Justiça

COM A PALAVRA - ONDE VOCE VAI SE ENCAIXAR - POR VALMIRO COLIBRI

 


Onde Você vai se encaixar?? Já parou pra pensar quem é VC na realidade??

A  inteligência não nos guia de maneira objetiva, pois não possui a penetração e a força do instinto natural, mas, é preciso que saibamos nos orientar com segurança quando a oportunidade é decisiva.

Como este momento de exposição da alma pura ou despudorada das mais variadas vertentes da índole do cidadão.

Qual é afinal o objetivo dessa grande aventura na qual cada um de nos é obrigado a marchar sem poder recuar, qual é a finalidade da vida ?

A finalidade da vida, da nossa existência, é ditada pela natureza das coisas e de um impulso coletivo se nos pretendemos sociedade. 

É independente de nossos apetites, de nossos caprichos e até de nossas mais altas aspirações individuais.

Na verdade, é nos permitindo dar a nossa vida o destino que nos aprouver, que iremos violar a nossa vontade às leis da natureza. 

De modo geral o individuo nunca pensa na finalidade da vida, grande parte não consegue elevar seu espírito acima das preocupações materiais da existência.

Quem trabalha nas fábricas, nos campos ou nos escritórios, tem uma vida reduzida e incompleta.

A insegurança no emprego, a humildade da sua condição, a insuficiência de sua habitação, a deficiência moral e a ignorância, arrastam o homem para uma concepção acanhada do objetivo da vida – comer, beber e divertir-se.

Entre a multidão dos trabalhadores manuais: os artífices, lojistas, artesões, os operários, cujo objetivo da existência é apenas sobreviver, encontram-se aqueles para quem a tem como finalidade apenas o lucro: comerciantes, industriais,...Os patrões. Há também a multidão daqueles que tem medo da vida, cujo ideal é a segurança, o emprego fácil, a ausência de responsabilidade, enfim, a multidão dos pequenos e grandes funcionários que perdem a vida com medo de se arriscar.

Todavia encontramos ainda muitos homens e mulheres que não procuram o lucro, a segurança ou a exclusiva satisfação das necessidades materiais, mas, um grande ideal.

O ideal do poeta, do artista que se dedica ao culto da beleza; o ideal do sábio ou do religioso cujos esforços tendem para a verdade; o ideal daqueles que se sacrificam para ajudar os outros; em suma, há uma diversidade profunda no objetivo que os indivíduos dão a vida. Todos querem a felicidade.

Mas para a grande maioria a felicidade adquire-se à custa do sofrimento dos outros. Por isso mesmo a procura da felicidade os atira uns contra os outros, indivíduos contra indivíduos, povos contra povos.

A vida consiste na plenitude de todas as atividades orgânicas e mentais do nosso corpo, só atinge, pois, a sua finalidade, com a condição de nunca reduzir, atrofiar, ou perverter essas atividades. 

 Pense nisso.                         

  

Valmiro Colibri

POESIA - MULHER - POR PAULO CAMPOS

 


.MULHER


Força oculta de desejos

Que faz o meu extinto suplicar um beijo

N'um êxtase de loucura quando a vejo

Que como fogo queima o meu peito


Deusa que seduz e mata com desprezo 

Feitiço que enlouquece que tem preço 

Pra aquele que arrisca um começo 

Caminho que só traz desassossego 


Mulher, de tanto te querer perdi o prumo

Me afogo nesse álcool que consumo 

Sem norte, na desordem, sem ter rumo 

Carregado por fantasmas do teu mundo


E nesse vazio me alimentam 

Me invadem sem pudor os pensamentos 

Trazendo a certeza que restou 

Que tu és a razão de toda dor.


Paulo Campos

quarta-feira, 30 de julho de 2025

ELIZIANE GAMA E A PROTEÇÃO AS MULHERES

 

A senadora Eliziane Gama reuniu nesta semana com representantes públicas da rede de proteção às mulheres do Maranhão para discutir ações e encaminhamentos importantes no combate à violência de gênero.

Participaram do encontro a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a promotora Selma Martins, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís; Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira; Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher; a delegada Wanda Moura, do Departamento de Feminicídio; e a soldado Thereza, da Patrulha Maria da Penha.

Entre os encaminhamentos da reunião, estão agendas com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, com o ministro da Justiça e com a Bancada Feminina do Congresso Nacional para buscar soluções integradas e efetivas, principalmente sobre aumento do efetivo da Patrulha Maria da Penha e alterações na legislação vigente.

“Debate fundamental sobre ações de combate à violência contra a mulher. Seguimos firmes na luta por mais proteção, dignidade e justiça para as mulheres”, destacou a senadora Eliziane Gama.

FELIPE CAMARÃO CONTINUA PRE CANDIDATO AO GOVERNO DO MARANHÃO


 

Logo depois da entrevista do presidente reeleito do PT no Maranhão, Francimar Melo, na TV Mirante, o vice-governador Felipe Camarão (PT) gravou um vídeo sobre as eleições de 2026.

Diante da afirmação de Francimar Melo de buscar unidade entre dinistas e brandonistas e que a decisão do caminho que o PT do Maranhão tomará em 2026, necessariamente, passará pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camarão reafirmou que não irá renunciar ao cargo de vice-governador e que sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão está mantida.

Se o governador renunciar para disputar algum outro cargo, já estou pronto para assumir e disputar a reeleição. E se ele não sair, sigo a pré-candidatura a governador do Maranhão pelo PT”, destacou.

Camarão termina inclusive o vídeo com a afirmação que agora seria Lula e Camarão. “Avante! Agora é Lula e Camarão!”, afirmou

ROBERTO COSTA PAVIMENTA SUA NOVA BACABAL

 

A Prefeitura de Bacabal deu início, nesta semana, a mais uma etapa do programa Novo Asfalto – Nova Bacabal. A nova frente de trabalho contempla o bairro Alto da Assunção, uma das localidades mais afetadas por problemas de infraestrutura urbana.

O prefeito Roberto Costa esteve no local acompanhando de perto os serviços, conversou com moradores e destacou a importância das ações que estão sendo executadas. “O bairro estava em situação muito crítica. Agora estamos implantando asfalto novo, de qualidade, além de melhorar a iluminação e a sinalização. Onde chega o asfalto, chegam também a iluminação moderna e a sinalização adequada”, afirmou o prefeito.

Além do recapeamento, estão sendo realizados serviços de drenagem, como a limpeza de bueiros e galerias, com o objetivo de evitar alagamentos e solucionar problemas antigos enfrentados pelos moradores. Na rua 2, o canteiro central será revitalizado como parte do projeto de embelezamento da região.

Moradores comemoraram o início das obras. “Serviço excelente, maravilhoso. Antes era só buraco, poeira e lama. Hoje está uma maravilha. A gente só tem a agradecer ao nosso prefeito”, declarou a dona de casa Teresinha dos Santos. A aposentada Magnólia Aguiar também elogiou a iniciativa. “Estávamos precisando demais. O prefeito Roberto Costa sempre trabalha, desde quando era deputado. Estou gostando de ver”, disse.

Roberto Costa enfatizou ainda que sua gestão é pautada no diálogo direto com a população. “Para falar comigo, não precisa de intermediário. É pelo telefone, pelo Instagram ou pessoalmente. Saio cedo pela cidade, fazendo minha corrida, ouvindo, parando, atendendo. O contato com o povo é o que orienta nossas ações. E vou continuar assim, sempre com atenção, respeito e carinho pelo nosso povo de Bacabal”, concluiu.

COM A PALAVRA- SEM PANICO - POR RENATO DIONÍSIO

SEM PÂNICO...

*Renato Dionísio

*Historiador, Poeta, Compositor e Produtor Cultural

Leio com afinco e cuidado os artigos publicados na imprensa tradicional e pesco, sempre que posso, nos últimos dias, o posicionamento de “autoridades” de todas as gramaturas, publicados ou repostados, nas redes sociais, relativos a possível guerra tarifária, que nos chegou em forma de chantagem e têm origem na sandice do dirigente da maior democracia do mundo, mas, ao que parece, oferece rotunda declaração de que não mais deseja ser o farol da democracia e fiadora da paz e das garantias multilaterais. Estes sinais, reverberados pela malfadada autoridade, oferecem, ainda, atestado de que, àquela autoridade, somente ocupa esta posição pelos descaminhos e desacertos que somente uma democracia permite e aceita.

Se a carta publicada na rede social, agasalha uma descomunal mentira, relativa a quem ganha e perde no comércio entre os dois países, e são os EUA superavitários. Promete, para o futuro, uma punição alfandegária com adoção de alíquotas que encarecem nossos produtos em 50% do valor original. Para este proceder, usa Trump dois argumentos, um claro e sem sentido que é a provável punição, pela justiça brasileira, de Bolsonaro pelos conhecidos crimes praticados contra nossa pátria e, o menos visível que é a ousadia do Brasil, entenda-se Lula, em presidir o Mercosul e participar dos Brics e em destacada posição de comando.

Se pode o infitético tarifaço, ao reduzir nossas importações, acarretar o desequilíbrio de nossa balança comercial e produzir um descontrole cambial com a desvalorização do Real.  O que, grosso modo, significa o recrudescimento da inflação que afetaria o emprego e a renda. Posto que os setores produtivos, podem reduzir ou limitar as linhas de produção, isto nos levaria a conviver com iminente perigo de recessão. Tem, por outro lado, fenomenal função pedagógica de nos obrigar a fazermos um “freio de arrumação” neste país. A crise nos ensinará a fazer diferente e buscar soluções inovadoras. De revermos conceitos. De entendermos a nova geopolítica global. De aumentar nossa estima e respeito a nossos valores.

É fundamental que não somente este filho de cobra d’água com japeçoca, que por razões que a lógica desconhece, governa a mais importante economia do mundo, entenda que somos a mais extensa nação da América do Sul. O 5° País em extensão e a 7° maior população do mundo. Que considere que temos: A maior reserva de água da terra.  A maior reserva florestal do mundo. Maior reserva de metais ferrosos. Maior matriz energética limpa entre todos. E de quebra ainda somos o maior produtor de proteínas do globo. Isto, caro leitor, não é pouco, é bastante para não sermos tratados como uma “república de bananas” e muito para os lacaios, que declamam “o Brasil acima de tudo” e arreia as calças para os Yankees, se o objetivo for ferrar os brasileiros.

Na história muitos povos e nações, por tempos, assumiram o papel que hoje cabe aos americanos, exemplificando: o império egípcio 16600 – 332 a.C. Os Gregos de 331-146 a.C. o Império Romano de 146 a.C-476d.C. O Império Britânico, que foi territorialmente o maior de todos e dominou quase um quarto do planeta. Os ingleses construíram, segundo eles, “O império onde o sol nunca se põe”. Que precedeu, após, sobretudo a segunda grande guerra, os Estados Unidos, nesta liderança. A história, implacavelmente, nos ensina que todos feneceram pela imperícia ou imprudência de seus dirigentes. Penso, neste caso, ser possível enxergar semelhanças.

Engana-se quem acredita que não viveremos sem estes 2% de nosso PIB, exatamente o tamanho de nosso comércio com os Yanques. A população dos EUA representa 4,2% da população mundial e solitária estrela na constelação de 193 nações filiadas à ONU. Tem que ser levado a bom termo. Tem. Entretanto, alternativas não nos faltará. Temos produtos que todos querem, vamos atrás dos compradores. É hora de colocar nossa diplomacia para trabalhar. E hora de unidade entre as forças produtivas e o capital nacional. Vamos mostrar, mundo afora, o tamanho e a importância do Brasil, sem prescindir de nenhum povo, mas respeitando e cobrando respeito a nossa soberania e nossa gente.


Como aceitar? Eu, solenemente pergunto, que parceiro comercial nos imponha escorchantes taxas alfandegárias e tente nos punir por estabelecermos relações comerciais com outras nações, ainda que em posição vantajosa para nossos produtos? Lembrem que a Inglaterra, quando tinha a maior frota naval da terra, proibiu o tráfego negreiro marítimo, só o fez, entretanto, após o fortalecimento da revolução industrial, para impor máquinas e produtos. Todas as nações têm interesses, isto é, legitimo. O que não pode é tentar impor a outros povos a sua vontade.


É em momentos como este que se prova o valor, determinação e coragem dos patriotas e, é este comportamento que será julgado pela implacável história. Sem bravatas e com serenidade, vejamos o exemplo de Caxias que na guerra do Paraguai, em momento de extrema necessidade, proclamou “siga-me os que forem brasileiros”, e vencemos a guerra. O confronto de hoje, mesmo sem fuzil, metralhadora e arcabuz, é mais letal, posto que pode carregar a fome, a desnutrição e o subdesenvolvimento. Os grilhões que a nós se apresentam, são poderosos e querem nos dominar. É hora de lembrarmos o poeta Evaristo da Veiga que no Hino da Independência tascou “brava gente brasileira! Longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil”. Se o conflito cambial for inevitável temos que buscar o que nos legou outro patriota, é hora de “Ousar, lutar, vencer”.



POESIA -ÀS LABAREDAS -POR HENRIQUE FRANKLIN

 

ÀS LABAREDAS 

Não está aos olhos. 
Inquieta. 
Aos cantos e kantos!
Amor não disfarça.
Às fagulhas!
Descalça os sentimentos. 
E ao faltar, o que seria dor. 
Só caminhos. 
Quem sabe descaminhos. 
O de aqui, não ter você. 
Para assim não mais querer. 
Às labaredas. 
Esquentar o esquecer. 
Ao aroma forte da fumaça. 
O te perder!
Que ardente faz de ti. 
Aos estilhaços!
Transformar. 
Aos estalantes!
Não há mais disfarçar. 
Brancas cinzas. 
Se desfaz labaredas. 
Indo embora. 
Ao instante!
Toda a dor. 
Em fumaças. 
Brancas cinzas. 
Forte e belo. 
Esse amor. 

Henrique Franklin. 
27.06.2025.

terça-feira, 29 de julho de 2025

PRA LULA DECIDIR

 

O presidente reeleito do PT do Maranhão, Francimar Melo, deixou claro que caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidir sobre o caminho que o partido deverá seguir nas eleições de 2026 no estado maranhense.

Francimar Melo, em entrevista na TV Mirante, nesta terça-feira (29), reafirmou que o partido segue na base do Governo Brandão, inclusive salientou que o partido tem colaborado com a gestão administrando quatro secretarias. O presidente reeleito ainda assegurou que o presidente nacional do PT, Edinho Silva, deverá ter agenda com o governador Brandão nas próximas semanas.

Sobre a pré-candidatura ao Governo do Maranhão do vice-governador Felipe Camarão (PT), Francimar Melo reconheceu a liderança de Camarão e considerou legítima a sua tentativa de disputar o comando do Palácio dos Leões, mas ressaltou que buscará a unidade do grupo político, tentará uma reconciliação entre dinistas e brandonistas, apesar de reconhecer que, neste momento, não seja algo fácil.

O nosso desafio é buscar a unidade política desse grupo que vem junto desde 2014. Vamos debater e discutir os caminhos, sem descartar nenhuma possibilidade, mas precisamos ouvir o que o presidente Lula pensa para o Maranhão, não podemos discutir o Maranhão sem ouvir o presidente, já que ele dará o rumo do partido no estado”, afirmou Francimar Melo.

OPINIAO - BARBA, CABELO E BIGODE - POR JOAQUIM HAICKEL

 

Por Joaquim Haickel

A ideia contida na expressão que vem no título desse texto é designada a uma ação que culmina com o atingimento total das metas pretendidas em um projeto, sendo que tal expressão é mais amplamente usada para disputas políticas eleitorais, quando um partido ou um grupo político consegue eleger todas as cadeiras em disputa, ou consegue atingir totalmente seu objetivo.

É isso que acredito acontecerá na eleição do próximo ano no Maranhão, faltando apenas ajustar alguns poucos detalhes, que em alguns casos, apesar de serem poucos, são de certa bastante grandes.

Em minha modesta opinião a eleição para governador de 2026 está praticamente definida, restando apenas saber se o prefeito Eduardo Braide disputará ou não o pleito, pois ele é o único que pode fazer frente ao candidato do governador Brandão. Caso Braide seja candidato, para que possa vencer a eleição, ele precisará de duas coisas: Ter um grupo formado por partidos e políticos que lhe dê sustentação e que o governo esteja de mãos e pernas amarradas, inoperante quanto ao apoio que possa dar ao seu candidato. As duas coisas, juntas, simultaneamente, são bastante difíceis de acontecer.

Excetuando-se Braide, não vejo candidato que possa disputar em pé de igualdade esse pleito com Orleans.

Se parece que as coisas estão muito boas para o lado do atual governo, ressalto que existem duas pedrinhas no meio do caminho: A ruptura do grupo do governo que deixou Dino declaradamente brigado com Brandão – ter contra si uma figura que zela por sua fama de ser implacável com seus desafetos, não é uma coisa boa; e A escolha da chapa, que vai requerer uma delicada engenharia política.

Dependendo dos movimentos que Dino possa fazer, o comando do grupo do governo pode e deve ficar mais ou menos temeroso. Se nada acontecer e a chapa for bem escolhida, fica mais fácil de ganhar a eleição.

Penso que o nome de Orleans Brandão está definido para disputar o governo, no entanto a vaga de vice e as de senadores estão em aberto.

Os nomes de Roseana Sarney, Weverton Rocha,  André Fufuca, Roberto Rocha e Eliziane Gama, aparecem nas pesquisas, e imagino que Brandão não cogite apoiar nem Roberto, nem Eliziane, restando escolher entre Roseana, Weverton e Fufuca, quem serão os candidatos a Senador, podendo ficar aquele que não for escolhido para essa disputa, o cargo de vice. Esse seria um bom projeto de engenharia política, mas como diria Garrinha, precisa falar com os russos!

Imagino que uma chapa composta de Orleans Brandão para governador, Fufuca para vice, Roseana e Weverton para o senado, seja uma chapa que explique e preconize bem o título deste humilde e singelo texto.

Se assim for, penso que o governador Brandão fará barba, cabelo e bigode.



POESIA - CRONÔMETRO- POR LIDUINA

 


CRONÔMETRO 


Dormi tarde,

eram duas horas.

Acordei tarde,

perdendo a hora.

Vivi a tarde

depois das duas horas.

Na tarde de sábado

aproveitando as horas.

Já contemplando o tempo,

faltam poucas horas...

E agora é noite.


(Profª Liduina Tavares)

segunda-feira, 28 de julho de 2025

MAC SAMPSIO E IMPERATRIZ NO MATA-MATA

 

O Maranhão também conseguiu avançar para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro, no ultimo  sábado (26), ao derrotar, fora de casa, o líder do Grupo 2, a equipe do Altos-PI, por 1×0.

Com a classificação do MAC, o atual campeão maranhense se juntará a Imperatriz e Sampaio na próxima fase da competição, quando começará o mata-mata.

As equipes maranhenses vão cruzar com as equipes do Grupo 1, que goi  concluído ontem, domingo (27), apontando assim os confrontos da próxima fase. Agora  é seguir na torcida pelas equipes maranhenses na Série D.

Jogos do mata-mata:


Maranhão x Tuna Luso

Central x Lagarto

Manaus x Imperatriz

Juazeirense x América-RN

Independência x Altos

Sergipe x Santa Cruz

Sampaio Corrêa x Manauara

Ferroviário x ASA

Maricá x Aparecidense

Goiatuba x São José-RS

Luverdense x Rio Branco-ES

Marcílio Dias x Inter de Limeira

Mixto-MT x Portuguesa

Joinville x Cianorte

Água Santa x Ceilândia

Cascavel x Barra-SC

* Times à direita decidem em casa


PREFEITO ROBERTO COSTA APROVEITA CORRIDA MATINAL PARA SENTIR IMPRESSÃO DA POPULAÇÃO SOBRE GOVERNO*

 

PREFEITO ROBERTO COSTA APROVEITA CORRIDA MATINAL PARA SENTIR IMPRESSÃO DA POPULAÇÃO SOBRE GOVERNO

O prefeito Roberto Costa (MDB) usou as redes sociais nesta manhã de segunda-feira (28), feriado estadual em alusão à adesão do Maranhão à Independência do Brasil, para anunciar que, durante seus exercícios físicos pelas ruas de Bacabal, tem aproveitado para avaliar demandas que precisam ser resolvidas e sentir dos moradores a impressão deles sobre a administração municipal.

"Eu gosto de escutar as cobranças e reinvidicações que são naturais, mas tenho recebido também muitos elogios pelas ações que temos implementado para a melhoria da cidade ", disse Roberto.

COLUNA DO CARLOS BRANDAO- NOVO TURISMO CHEIO DE RECORDES

Por Carlos Brandão

Em 2024, todos nós comemoramos um número muito especial: o recorde de turistas que desembarcaram em nossa capital no período de junho e julho. Neste ano fomos ainda melhores. Ultrapassamos mais uma marca significativa com muito planejamento e trabalho. Fizemos do São João um espetáculo de arte, fé e identidade. E os números confirmam: o Maranhão se consolida como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Em junho, batemos mais um recorde: foram quase 90 mil desembarques só no aeroporto de São Luís – o maior volume já registrado na década. Um crescimento de 19% em relação ao ano passado e mais de 12% no acumulado do semestre. Isso não é acaso. Tem coisa que é da nossa alma. Quando o mês junino chega ao Maranhão, o coração do povo começa a bater diferente. É como se cada matraca fosse um chamado, cada toada fosse um abraço e cada arraial um reencontro com as nossas raízes.

E isso representa gente trabalhando. Foram mais de R$ 250 milhões movimentados na economia local. Milhares de maranhenses que encontraram ocupação nesse período: gente que vende comida, que faz maquiagem, que monta som, costura fantasia, borda fitas, cuida do trânsito, recebe o turista com um sorriso largo e sincero. Gente simples, anônima, que sustenta a grandeza das nossas festas. É por eles que tudo acontece. E é por eles que a gente trabalha.

A rede hoteleira ficou lotada, os restaurantes vibraram, o comércio aqueceu. Os turistas voltaram para casa encantados com o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula, o Cacuriá, a Dança Portuguesa e tantas outras manifestações do estado com a maior diversidade cultural do país. E o mais bonito: 95% deles disseram que pretendem voltar, segundo levantamento do nosso Observatório do Turismo. Isso mostra que o Maranhão sabe receber. Com segurança, com hospitalidade, com alma.

Esse avanço é fruto de uma política pública que acredita na cultura como vetor de desenvolvimento. Investimos na realização dos festejos, na promoção do estado, na capacitação do nosso trade turístico e na estrutura dos espaços culturais. Mas, acima de tudo, acreditamos na força do povo maranhense.

A nossa identidade não está só no palco dos arraiais. Está no jeito de falar, no tempero da nossa comida, na hospitalidade que toca quem chega. E é isso que temos mostrado ao Brasil e ao mundo: um Maranhão autêntico, alegre, de braços abertos, com três patrimônios reconhecidos pela Unesco – o Centro Histórico de São Luís, o Bumba Meu Boi e, agora, os Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Natural da Humanidade.

E se é verdade que um estado se mede pelo quanto cuida da sua gente e do seu legado, o Maranhão está no caminho certo. Com dedicação, parcerias e o pensamento forte de construção, vamos continuar investindo em cultura, turismo e geração de renda. Porque quando a nossa tradição é valorizada, todo mundo ganha.

Junho e julho passaram, mas a força deles fica. Fica no orgulho que carregamos, na alegria que espalhamos e na certeza de que o Maranhão tem muito mais a oferecer. O mundo está descobrindo o que a gente sempre soube: o Maranhão é encantador por natureza e com uma cultura única, extraordinária, que atrai e mostra o quão grande é o nosso povo.


POESIA - ALENTO - POR ZÉ LOPES

 


ALENTO


Entendo o teu bom momento

Não tiro a tua razão 

É preciso tratar bem o chão 

Pra plantar um sentimento.


Que não seja só momento 

Passageira emoção 

Que te traga a sensação 

 Da pluma que vaga ao vento.


Tua viagem, a contento

Me deixa em isolamento

Preso a outra saudade.


Minhas noites, meu alento

São mentiras que invento

Pra esconder tua verdade.


Zé Lopes 

domingo, 27 de julho de 2025

DIAGNOSE ' COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO- CANCER DE CABEÇA E PESCOÇO

O que é o câncer de cabeça e pescoço?

O câncer de cabeça e pescoço é um tipo de tumor maligno (desenvolvimento descontrolado das células) que acontece na parte superior do sistema respiratório e digestivo. Isso inclui áreas como lábios, boca, garganta, laringe, regiões atrás da boca e do nariz (nasofaringe e orofaringe), nariz e tireoide. Normalmente, não apresenta sintomas na fase inicial e está relacionado ao fumo e ao consumo de álcool.

A ilustração mostra um corte lateral da cabeça e pescoço humano, com suas estruturas. Na imagem aparece em destaque as áreas que o câncer de cabeça e pescoço, um tumor maligno, pode ocorrer. As regiões destacadas são a cavidade nasal, a nasofaringe, a orofaringe, a hipofaringe, a cavidade oral, a laringe e a traqueia


Sintomas

O câncer de cabeça e pescoço é considerado um tipo de câncer silencioso, pois não é comum apresentar sintomas no início. Quando surgem, esses sintomas incluem:

lesões na boca: machucados dentro da boca ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias

manchas vermelhas ou esbranquiçadas: alterações presentes na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas

nódulos no pescoço: surgimento de um caroço duro e sem dor, geralmente na região anterior do pescoço

dor de garganta persistente: dor que não melhora com o uso de antibiótico, e pode vir acompanhada de rouquidão e tosse

dificuldade para engolir ou respirar: sensação de que algo está preso na garganta, mesmo após engolir

sangramento pelo nariz: sangramento sem causa aparente, especialmente ao se levantar pela manhã

dor no ouvido ou dificuldade para ouvir: perda auditiva, que pode acontecer aos poucos ou repentinamente

Causas

O surgimento do câncer de cabeça e pescoço está frequentemente associado ao uso de tabaco e bebidas alcoólicas, embora outros fatores de risco também possam contribuir. Os principais fatores conhecidos são:

tabagismo: cigarros e outros produtos derivados do tabaco aumentam em até cinco vezes os riscos de desenvolver a doença

vapes ou cigarros eletrônicos: o uso desses dispositivos está associado a maior risco de desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço, em especial, tumores de boca

bebida alcoólica: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas eleva a predisposição ao câncer na boca, faringe e laringe

má higiene bucal: a limpeza inadequada da boca, ao longo do tempo, pode ser um dos fatores do câncer

HPV: o HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode causar infecções na boca e na garganta e facilitar o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, em especial os tumores de orofaringe (região do fundo da boca)

hereditariedade: pessoas com histórico familiar de câncer de cabeça e pescoço apresentam um risco aumentado de desenvolver a doença

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é confirmado por meio dos seguintes exames:

exame clínico: avaliação física do paciente, especialmente se ele perceber um caroço no pescoço, na boca ou nas bochechas

endoscopia: procedimento em que um tubo fino com uma câmera na ponta é inserido pela boca para examinar a cavidade oral e a parte interna da garganta e do esôfago

exames de imagem: radiografia, tomografia e ressonância magnética são usadas para confirmar a presença do tumor e medir seu tamanho

biópsia: extração de uma pequena amostra do tecido contendo o tumor para análise microscópica (avaliação das células), a fim de determinar se é maligno ou benigno

Assim como em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para obter melhores resultados no tratamento e aumentar as chances de cura.

Tratamento

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço inclui as seguintes abordagens:

cirurgia: remoção das áreas afetadas pelas células tumorais. Dependendo do local, pode ser necessária uma cirurgia plástica para reconstrução, além de acompanhamento fonoaudiológico para a recuperação da fala e capacidade de engolir

quimioterapia: utilização de medicamentos para eliminar ou impedir a multiplicação de células de tumor, principalmente em áreas que não podem ser removidas cirurgicamente

radioterapia: utilização de radiação de alta energia para destruir as células cancerígenas. Normalmente é utilizada em conjunto com a quimioterapia para maior eficácia

O paciente deve ser acompanhado durante todo o tratamento, visando diminuir os incômodos e promover uma recuperação eficaz. Isso vale tanto para os pacientes tratados inicialmente com cirurgia, tanto para aqueles submetidos ao tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

O time de suporte ao paciente com câncer de cabeça e pescoço deve ser completo, incluindo equipes de nutrição, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.

A Oncologia e Hematologia Einstein oferece um cuidado completo desde o diagnóstico até o tratamento. Conheça.

Prevenção

As principais medidas preventivas para o câncer de cabeça e pescoço são:

não fumar: evitar cigarro e qualquer derivado do tabaco, como cachimbo, charuto e narguilé, além de cigarros eletrônicos

não beber álcool em excesso: consumir bebidas alcoólicas com moderação

ter boa higiene bucal: escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e visitar o dentista regularmente para consultas de rotina e limpezas profissionais

vacinar-se contra o vírus HPV: a vacina contra o HPV é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos

usar preservativo: utilizar camisinha em todas as relações sexuais, incluindo o sexo oral

 



sábado, 26 de julho de 2025

RAPIDINHAS DO SABADO

 E com essa frase abriremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

Uma noticia que nos orgulha muito foi destaque no inicio da semana. 

"O professor José Walkimar, do Depatamento de Química Inorgânica,  goi homenageado com a MedalhaJBCS durante a 48º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Campina Grande (SP)

A premiação reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para o crescimento da Revista Journal of The Brazilian Chemical Society(JBCS).

O professor Walkimar recebe a homenagem como uma grande honra e espera que esse reconhecimento possa inspirar jovens pesquisadores e alunos.

Ao amigo Walkimar,  nossos parabéns com votos de mais sucesso.

++++++++++

E na tarde da última sexta-feira, o quintal do poeta, cantor e compositor Zé Lopes, ficou lotado de grandes artistas e pessoas interessantes, o que acabou em uma grande festa de confraternização. Os primeiros a chegar foram, o representante de laboratorios Guilherme Henrique e o cantor, compositor e corretor de imóveis Antônio Carlos.

+++++++++

Depois foram chegando mais amigos, entre eles o poeta, blogueiro e jornalista Abel Carvalho, o poeta e articulador político Paulo Campos, o assessor político Rachid Trabilsi Junior, o popular Rachidim, o poeta Nandinho Nunes, o músico Joãozinho do Acordeon, o médico  odontólogo Dr. Claudieno Bill, os irmãos Flávio e Fernando.l 

+++++++++

depois de muito bate papo e de muita cerveja, a galera se dirigiu até o Bar do Bulão onde puderam curtir uma palhinha na Sexta Musical,  com os os cantores Antônio Carlos e Zé Lopes. 

++++++++++

No sabado ainda rolou um frango assado no forno preparado pela secretaria Lene com presença luxuosa de Rachid Trabilsi Junior,  o popular Rachidim. Teve cerveja gelada também.

++++++++++

E o final de semana passado foi de muita Festa no Centro da Laura. O ex-vereador e articulador político Venâncio do Peixe patrocinou um grande movimento para a comunidade com direito a show do cantor e Valber Vaz.  Foram três dias de alegria.

++++++++++

E o cantor e compositor Isaac Barros, um dos melhores do Maranhão e do Brasil, prepara Mais um trabalho e já está compondo e fechando o repertório para entrar em estúdio. Em primeira mão o samba "Sem Despedida".

++++++++++

E agora que está coordenando a pré campanha do pré candidato a deputado estadual Marcos Miranda Filho,  o empresário Leonardo Lacerda mudou seu ritmo de vida, trocando seus fins de semana, antes em sua chacara rodeado de amigos, agora fazendo visitas e apresentando Marcos Miranda Filho em comunidades rurais de Bacabal.

++++++++++

Quando tem reuniões em outras cidades, as noites se tornam especiais, O coordenador Leonardo Lacerda e sua bela esposa Samanda Lacerda, estão sempre acompanhado o líder político Marcos Miranda, sua esposa, atual prefeita de Bom Lugar, Marlene Miranda e do filho  do casal e pré candidato a deputado estadual Marcos Miranda Filho.

++++++++++

E ainda com Leonardo Lacerda e Venâncio do Peixe, os dois, que também são piscicultores, estão se preparando para a grande dispesca dos açudes, na segunda quinzena de agosto. Juntos, eles pretendem tirar acima de 100 toneladas de pescado.

+++×++++++

E em São Luís,  o cantor e compositor Daffé,  esteve com a ex- governadora e deputada federal Roseana Sarney,   na noite da ultima  sexta feira, no Projeto Vamos Festejar, no Convento das Mercês, com uma excelente programação. Boi barrica, Maracanã, Boi de axixá.

++++++++++

E ainda em São Luís, um flagrante fotografico do poeta, escritor e compositor Paul Getty  com o musico e engenheiro de som Paul di Anca.  É muita musica de Paul pra Paul.

++++++++++

E no iltimo domingo, Bacabal foi palco do Primeiro Festival de Verão que teve como atrações principais a cantora Joelma e o cantor Xandy Avião. Muita gente bonita e importante e no flagrante, as irmãs Marlene e Marli Farias  com o amigo Rachidim.

++++++++++

E na noite de terça-feira,  o quintal do poeta, cantor e compositor Zé Lopes,  recebeu grandes figuras para aquele tradicional bate-papo. Presenças do estudante Richardson. do ex vereador e articulador político Venâncio do Peixe,  do Superintendente Federal do Trabalho no Maranhão Nivaldo,  do poeta e articulador político Paulo Campos e do Eterno Senador e agora vereador de Bacabal João Alberto. O assunto, como não podia ser diferente, foi política.

++++++++++

 Estão em estúdio gravando o projeto" Confesso, Breguei", os cantores/compositores Jorge Passinho, Aziz Junior, Groli e Magah. "Esse projeto são 12 músicas,  três canções de cada um, doze bregas. Vamos gravar e depois vamos fazer o show, porque nós quatro temos trabalhos bregas", explica Jorge Passinho. 

++++++++++

E revirando o álbum de recordações em busca de preciosidades encontramos essa perola no acervo do Blog. - os compositores Paul Getty, Cury, Michael Sullivan e Zé Lopes. 

++++++++++

E no último domingo, o DJ Ed Marley deu largada ao seu novo projeto, o Domingo Roots. As pedras rolaram no antigo Bar do Ribinha e atraiu um bom número de regueiros que curtem o som de raiz. Amanhã tem de novo.

++++++++++

E quem completou mais um ano se vida no último domingo, dia 20 de julho, foi a nossa querida  Maria do Amparo. A festa dos seus 60 anos foi comemorada ao lado da família e de amigos. 

"Salve Maria do amparo a eterna moradora da Rua mais famosa de Bacabal. Rua Dr Paulo Ramos, o berço dos artistas". Assim escreveu a pedagoga Gardenha que aparece na foto 1.  Na foto 2.  o sobrinho, advogado Dr. Diego Roberto  e na foto 3. Maria do Amparo, ao lado da neta Leah e da filha de Manoel de Jesus, nosso eterno Masa, Isabele Carol,

A Maria do Amparo, tudo de bom.

++++++++++

E essa é  pra você que se preocupa com o futuro. O Cursinho Espaço Ciência está ministrando o Preparatório para o Instituto Federal do Maranhão e para o Colégio Militar. Ligue para (98) 98129-7707 e fale com o professor Arquimedes.  Garanta sua matrícula pois as vagas são limitadas.

++++++

Uma homenagem ao saudoso Lima Trovão que nos deixou há três anos.

IMBUÁ 

Lima Trovão e Teté, para livrarem o dinheiro do carnaval, aceitaram pintar a casa de um amigo. Sábado gordo, meio dia, faltava apenas uma parede e, para terminarem o mais rápido possível, Teté achou melhor chamar lima para almoçar em sua casa, pois ficava bem mais perto. Ao chegar, a casa cheia de gente, duas panelas grandes no fogão, Teté abriu a primeira, botou arroz no prato e dois pés de galinha.
Nisso Lima falou:
- Valeu, Teté, uma penosa é bom demais.
Ai chegou Cinda, botou arroz no prato e mais dois pés de galinha e Lima admirado continuou:
- Duas penosas, melhor ainda.
No fim daquela fila formada na cozinha, Lima se intrigou ao ver Pipira botar arroz e dois pés de galinha, depois Elvira, depois Gilmar, depois Erismar. Olhando que todos tinham dois pés de galinha  nos pratos, Lima perguntou em voz alta:
-Vem cá gente, isso é uma galinha ou é um imbuá???

Do livro “Bacabal – Cenas de um Capítulo Passado” de Zé Lopes

++++++++++

E quem completou mais uma primavera na última quinta-feira, foi a linda secretária Carol Trabulsi. A data foi comemorada apenas por familiares com um almoço. A grande festa será hoje no sitio do seu pai, o famoso Rachidão, com muito chope, churrasco, música ao vivo com artistas locais.

++++++++++

E na Ilha do Amor o São João continua. Um dos mais lindos bumbas-meu-boi do estado, o Pirilampo, cumpre agenda neste sabado.

++++++++

E quem já está com a campanha nas ruas, é o pop star bacabalense Bizoro Pagodinho. Desta vez ele vai disputar uma vaga para a Câmara Federal.  Sem nenhum preconceito.

+++++++++

E no começo da semana  eu perdi um grande amigo, um grande parceiro, e o Maranhão perdeu um dos seus maiores Artistas, o cantor, compositor e Produtor Cultural Wellington Reis. Autor de grandes sucessos do nosso Carnaval como " Gaguinho", " Porquê que tu não me paga", deixou também belas toadas, sambas e um disco que fez muito sucesso a nivel de Brasil, onde ele musicou as melhores receitas da culinária maranhense. A terra perdeu  o céu ganhou.

++++++++++

Mais um encontro futebolístico interestadual masters, acontecerá no dia 11/10 na cidade Barra do Corda .  O jogo será entre a Seleção Cantanhedense com a seleção de Barra do Corda. Depois do embate vai tolar aquela velha e tradicional resenha  regada a comes e bebes, desfrutando do balneário daquela linda cidade. A Organização é do professor Renato Braga. 

++++++++++

E na noite de ontem, aconteceu no Bar do Bulão,  mais uma edição do projeto Sexta Musical.  Muita gente se fez presente para ouvir a música do Maestro Victor Paraiba,  do pandeirista Antônio Carlos, do Violonista e banjista Carlos Paúla, do cantor Frahm Almeida e também de convidados. O Sarau varou a madrugada.

++++++++++

E joje, sabado,  dia 26/7/25, a nossa grande poetisa  Argelina Pinto Albuquerque   tomará posse na Academia Literária do Maranhão,   com sede em São Luís. A essa literata de muitos prêmios,  nossos parabéns. 

++++++++++

E a turma da charge foi da medicina celeste

++++++++++

E a galera da montagem anda brincando de esconde esconde.

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essas para alegrar o nosso Sábado. 

++++++++++



E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de 

++++++++++

E com essa reflexão da Clarice Lispector encerraremos a nossa coluna de hoje 

++++++++++

E ai meu amigo Lambal. Tem uns amigos reclamando que você não quer liberar o I-Fi do Bar.