terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

GOVERNO DO MARANHÃO AVANCA NO TRATAMENTO DO CANCER COM BUNKER DE RADIO

 


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, assinou, nesta segunda-feira (27), a Ordem de Serviço para a conclusão da implantação do Bunker de Radioterapia do Hospital de Câncer. A obra faz parte das ações do Plano de Expansão de Radioterapia do SUS e vai ampliar a assistência oncológica no Maranhão.

Executada e financiada pelo Ministério da Saúde, a obra está localizada  no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. O espaço contará com consultórios, recepção, sala de preparação e observação de pacientes e salas administrativas.

O Bunker vai ampliar ainda, o acesso dos maranhenses aos serviços de radioterapia e braquiterapia (procedimento radioterápico indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como de próstata ou mama).

“Com um investimento de 12 milhões entre obra e equipamento o Bunker Radioterapia é mais um serviço para o tratamento oncológico no estado. Em São Luís temos o Hospital Geral, em Imperatriz contamos com a parceria de uma clínica e em Caxias também oferecemos o tratamento. A rede só cresce e as pessoas que estão na fila vão poder ter acesso ao tratamento. É uma data histórica para o tratamento de câncer no estado”, afirmou o governador.

“Mais de 600 vidas por ano serão salvas com a chegada do Bunker que se torna o terceiro equipamento presente no Maranhão. É um investimento em parceria com o governo federal que vem para agregar a expansão do tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou o secretário Tiago Fernandes.

“Em nome do Ministério da Saúde ficamos muito felizes em participar deste momento de ampliação da rede oncológica no estado. Só quem ganha é a população maranhense, pois é um importante passo para a melhoria da saúde com redução da espera para cirurgias, disse Claudia Fernanda Silva, chefe do Serviço de Articulação Interrativa e Superintendente Estadual do Ministério da Saúde.

Assistência Oncológica – Desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de oncologia, com foco na descentralização dos serviços.

Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento oncológico são: Hospital de Câncer do Maranhão em São Luís; Hospital Everaldo Aragão na cidade de Caxias; Hospital São Rafael e Oncoradium Radioterapia que atendem os pacientes do SUS através de contrato firmado pelo Governo do Estado na cidade de Imperatriz.

Uma das conquistas mais recentes dessa rede foi zerar completamente a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para radioterapia no Maranhão, através de um contrato com o Hospital São Domingos.

Além disso, em parceria com a Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, o Governo expandiu o setor de Radioterapia da unidade, que agora conta com dois novos aceleradores lineares.

Expansão da Radioterapia no SUS – Em maio de 2012, o Ministério da Saúde criou o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com a finalidade de expandir, atualizar e melhorar a prestação do serviço de radioterapia no SUS.

Atualmente, o plano de expansão prevê a implantação de 100 soluções de radioterapia no Brasil, incluindo as modalidades de ampliação, construção, casamata vazia e substituição de equipamento obsoleto.

O Hospital de Câncer, localizado em São Luís, foi contemplado com a construção de uma unidade ambulatorial de radioterapia, incluso equipamento Acelerador Linear, o qual prevê o atendimento de 600 pacientes oncológicos por ano.

PROCURADORIA, ESPORTE E AGEM JÁ TEM NOMES

 


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB),  anunciou, na tarde de ontem, segunda-feira (27), nomes para sua equipe de governo, que tomará posse no dia 04 de março, em Imperatriz.

Desta vez, sempre através das redes sociais, Brandão anunciou mais três nomes e que irão ocupar as pastas do Esporte, Procuradoria-Geral e Agem.

No entanto, não teremos praticamente nenhuma novidade, já que os anunciados estão ou já estiveram na equipe recente do Governo do Maranhão.

Diante de tantas conversas e acordos, outros nomes podem surgir a qualquer momento.

MANOEL GOMES - CANETA AZUL FARÁ TURNÊ INTERNACIONAL

 


Está difícil falar com Manoel Gomes. Anda lotada a agenda do compositor maranhense — que estourou em 2019 com o hit (e meme) “Caneta azul”. Na última sexta-feira, Manoel lançou disco novo, o segundo de sua breve carreira que decolou a partir dos 50 anos. Disponível nas plataformas, “Blue Pen” tem 27 faixas, incluindo canções que já eram virais, como “Maura”, “Eu vou deixar de ser besta” e claro, “Caneta azul”. Está lá também “Olha, se você não me ama”, parceria com o astro do arrocha Tierry, de quem se tornou amigo. A dupla fará uma turnê pelos Estados Unidos em abril.

O  convite partiu do baiano, que conheceu Manoel ano passado, quando ele estava em Salvador. Neste carnaval, o cantor de "Caneta azul" foi festejado por Ivete Sangalo ("Meu filho é seu fã", disse a cantora do alto do trio elétrico, em Salvador) e por Léo Santana.

— Vi uma mensagem do Seu Manoel dizendo que gostava do meu trabalho e que queria ir ao meu show — lembra Tierry. — Disse que seria uma honra, recebi ele em casa e fiz um almoço pra ele. Me deparei com um cara que é de uma pureza sem igual. Seu Manoel é um anjo encarnado.

Parceria frutífera

O almoço rendeu. Tierry convidou o novo amigo para gravarem uma música juntos. Inspirada em uma gíria quente na capital baiana, “Lá ele”, cujo clipe conta com a atuação de ambos, já tem mais de 31 milhões de visualizações no YouTube. Tierry também pôs a mão na caneta e deu versos novos à canção “Olha, se você não me ama”, que abre o novo disco de Manoel e agora é assinada pelos dois.

Por telefone, Manoel Gomes repete alguns dos trejeitos que o fizeram fenômeno na internet. “Olá, meu amigo”, saúda ele, antes de iniciar o papo, da mesma forma como faz nos vídeos de suas redes, sempre com os polegares em riste, mandando um duplo “joinha” em movimentos circulares. Simpático, mas econômico nas palavras, diz que está ansioso pela viagem aos EUA — será a sua primeira vez fora do Brasil.

O repórter pergunta qual é a história da música “Olha, se você não me ama”, dos sofridos versos “Olha, se você não me ama/ então não me ligue/ não fique me fazendo queixa/ não faça como as outras já tem feito/ que minha vida é sofrendo/ por causa de uma mulher bandida/ já teve noite de eu querer beber veneno”.

— É sobre uma ex-namorada que me deixou. Depois, quando eu arrumei outra, ela me ligou reclamando, fazendo queixa, me pedindo pra deixar a que eu estava na época. Mas não tinha nada a ver — pondera, antes de explicar, também a origem de “Maura” (“É triste demais / um homem viver apaixonado / como eu vivo pela Maura / e dela eu nunca esqueci”). — Foi uma menina que eu namorei e que trabalhava num supermercado. Depois que terminamos, era muito difícil voltar lá onde ela trabalhava .

A obra de Manoel Gomes entrega que ele é um romântico implacável. Quase todas as faixas do novo disco, como “Ceiça” e “Não me despreze”, exalam paixão e sofrência. Ele é tímido, no entanto, quando tocamos no assunto:

— Não estou namorando, só paquerando. Sou uma pessoa romântica que gosto de todo mundo. Tenho carinho e respeito com todo mundo — diz. — Mas sim, sempre fui namorador.

Infância difícil

Manoel Gomes é o mais velho entre seis irmãos de uma família humilde de Balsas, município a 810 quilômetros de São Luís. Quando pequeno, ajudava o pai na roça.

— Foi uma infância sofrida, chegamos a passar fome. Quando plantava uma horta e o gato comia, era um desespero — se recorda. — Trabalhei muito. Fazia cerca de madeira, capinava na enxada, plantava macaxeira, milho e arroz.

Aos 15 anos, começou a compor — e já deu entrevista estimando que tem mais de 20 mil canções autorais.

— Se tivesse estudado música desde cedo, não tenho dúvidas que estaria famoso há muito tempo. Tem muito talento — diz Tierry.

No ano passado, num vídeo postado em suas redes, Manoel exibia, satisfeito, uma conquista que a música lhe proporcionou: uma picape zero quilômetro, branca, que descansava embrulhada em um laço vermelho no pátio de uma concessionária. “Hoje, graças a Deus, pude comprar um carro. Agora vou levar a minha mãezinha para passear porque ela merece”, disse o cantor. Com a música, o maranhense também já conseguiu reformar a casa de sua mãe e comprar um imóvel para si próprio.

— O que o Manoel gosta é do povo — diz Joab, primo de Manoel que já foi seu empresário. —Ele é diferenciado pela humildade dele, pela paciência, atende todo mundo da mesma maneira, da menina que trabalha na limpeza ao artista famoso. Nos shows, nem usa maquiagem, é só um pentezinho no cabelo e pronto.

O advogado Leonardo Santana, filho de Joab, é o novo empresário de Manoel Gomes. Ele quer voos maiores para o seu agenciado:

— Vai ser mais profissional, com estrutura, equipe e investimento. Quero levá-lo para morar em São Paulo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

JUNIOR MARRECA É UMA DAS NOVIDADES DA EQUIPE BRANDÃO

 


Nesta segunda-feira (27), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou mais seis nomes que estarão na sua equipe de governo, que tomará posse no dia 04 de março, em Imperatriz.

No entanto, apenas uma novidade no anúncio desta segunda-feira. O ex-prefeito, ex-presidente da Famem e ex-deputado federal, Júnior Marreca, passa a integrar a equipe de Brandão.

O pai do deputado federal Marreca Filho (Patriota), será o novo secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, pasta que foi ocupada nos últimos anos por Simplício Araújo, que deixou o grupo político de Brandão/Dino.

Além de Júnior Marreca, Brandão anunciou as permanências de Karen Barros no Procon, Allan Kardec, na Gasmar e Paulo Casé na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

Brandão também anunciou que Cassiano Pereira deixa a Secretaria de Indústria e Comércio e assume a MAPA, e Vagtonio dos Santos será presidente da Agemsul.

MARIA JOSÉ CARVALHO LIDERA MAIOR LAVA PRATOS DA HISTÓRIA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO COM O BLOCO DA AMIZADE

 

Maria José Carvalho lidera maior lava pratos da história de São Luís Gonzaga do Maranhão com Bloco da Amizade

Evento contou com atrações musicais e apoio de políticos importantes da região

No último domingo(26), a cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão foi palco do maior lava pratos já realizado na região, liderado pela grande líder Maria José Carvalho e seu Bloco da Amizade. O evento contou com a participação de diversas atrações musicais, incluindo Bicho Terra, Fabrícia e banda, e Pelezinho, além de importantes políticos da região.



Entre os políticos presentes, estiveram o Deputado Estadual Davi Brandão e o Deputado Federal Rubens Jr, que parabenizaram Maria José pelo excelente trabalho realizado em prol da cidade. O evento contou ainda com o apoio do Governador Carlos Brandão, Deputado Federal Rubens Júnior, e dos Deputados Estaduais Roberto Costa e Davi Brandão. 

Maria José Carvalho, idealizadora do evento, se mostrou muito satisfeita com o resultado do lava pratos. "Estamos muito felizes em poder realizar um evento tão grandioso como esse, que reúne as pessoas da nossa cidade em torno da cultura e da amizade. Quero agradecer a todos os envolvidos, desde os artistas que se apresentaram até os voluntários que ajudaram na organização. Sem eles, nada disso seria possível", afirmou.

O evento foi um verdadeiro sucesso e mostrou a força da união e da cultura na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão com milhares de foliões nas ruas. Com certeza, ficará marcado na história da região como um dos maiores eventos já realizados.



FRAUDE NA COTA DE GENERO DEVE GERAR INELEGIBILIDADE A LÍDERES DE PARTIDOS

 


A Justiça Eleitoral, apesar de extremamente vagarosa, tem sido implacável com os casos de fraudes nas cotas de gênero, quando das eleições no Brasil.

Políticos eleitos em todo o país já começam a perder os seus respectivos mandatos por burlarem a Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, que estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições.

Só que agora o Tribunal Superior Eleitoral quer ampliar a punição, não se restringindo apenas aos candidatos, mas busca agora alcançar os dirigentes partidários.

O TSE vai julgando alguns vereadores eleitos em 2020 na cidade Andradina (SP), que teriam se utilizado dessa prática nada republicana. O julgamento caminhava para o entendimento de sempre, ou seja, cassação dos eleitos, determinar o recálculo dos quociente eleitoral e partidário e declarar inelegibilidade das candidaturas envolvidas com a fraude.

No entanto, a ministra Maria Claudia Bucchianeri pediu mais tempo para avaliar o caso de forma mais aprofundada, pois levantou e defendeu a tese de que também deve ser declarada a inelegibilidade também dos dirigentes dos partidos. A tese foi bem recebida por outros ministros e pode prevalecer desde então.

Vale lembrar que o TSE, por essa prática, já cassou no Maranhão vereadores do PDT de Jatobá, do Republicanos de Tutóia. Já o TRE-MA também cassou vereadores do PP de Caxias e PL de Miranda do Norte.

Além disso, partidos já foram denunciados no Maranhão nestas últimas eleições para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, também por eventualmente terem fraudado as cotas de gênero.

É aguardar e conferir, afinal agora deve sobrar também para os dirigentes partidários.

PONTO DE VISTA -CAMPANHA DA FRATERNIDADE REFLEXAO NECESSARIA - POR CARLOS BRANDÃO

Por Carlos Brandão

O Carnaval chegou ao fim com um saldo extremamente positivo. Com a graça de Deus e a organização proporcionada por um bom planejamento de nossas equipes, não tivemos ocorrências graves e todos puderam celebrar, com muita segurança, a volta da maior festa popular do planeta. A todas e todos os envolvidos: nosso agradecimento pela colaboração. Aos foliões que entenderam o espírito da festa e simplesmente brincaram com harmonia e extravasando alegria, fica a certeza de que encontramos um formato consolidado, que certamente se repetirá nos próximos anos; sempre em evolução, para satisfação de todos. E o registro especial fica para a movimentação que nossa economia ganhou. O melhor é que o aumento da geração de renda não se restringe apenas aos setores tradicionais da hotelaria, do transporte e de bares e restaurantes.

Nossa festa gerou empregos e oportunidades para outros pequenos negócios. Vendedores ambulantes, beneficiários do Mais Renda, produtores de fantasias e operadores de eventos – muita gente garantiu um dinheiro extra nesse período.

Agora viramos a chave e abraçamos as discussões propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Fome. Fraternidade que entendo como sendo nossa capacidade de nos solidarizarmos. A fome, como elemento crucial a ser combatido, em uma sociedade que precisa avançar em suas conquistas sociais pelo desenvolvimento. A Campanha da Fraternidade deste ano chama a atenção para a necessidade de se criar uma cultura de solidariedade e partilha para enfrentar essa grave questão social. Combater a fome é um desafio global que o Maranhão leva muito a sério. Por isso, esta será uma das prioridades de nosso governo para os próximos 4 anos; um dos pilares de nossas ações. Garantir segurança alimentar e nutricional passa por desenhar estratégias, como: continuar priorizando a educação; investir em programas de distribuição de alimentos; estimular a produção agrícola e a regularização fundiária; gerar emprego e renda. A experiência com os Restaurantes Populares, que já são 170 e servem cerca de 168 mil refeições por dia, está sendo muito bem sucedida. Tanto que a ampliaremos, fazendo com que chegue a todos os municípios maranhenses. Mas precisamos fazer ainda mais. O aumento da competitividade de nossa economia é o combustível para que possamos instaurar ciclos virtuosos que garantam o bem-estar de todos e a inclusão social. Então, quando investimos na boa organização de uma festa como o Carnaval, estamos pensando prioritariamente nas oportunidades que ela pode gerar.

Na reflexão que a Igreja nos propõe, fraternidade é um valor que deve orientar todas as ações voltadas para o combate à fome e à pobreza. Para além do que fazemos no papel de governo, precisamos colocá-la em prática no dia a dia; assim como por meio do fortalecimento da participação popular nas políticas públicas de combate à fome. Como bem disse o Papa Francisco, sobre a Campanha: “É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima, leve não somente a ações concretas – sem dúvida, necessárias – que venham de modo emergencial em auxílio aos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

É importante que as pessoas se envolvam e pratiquem, bem perto de si, solidariedade. Somente através da prática da fraternidade é possível construir um país mais justo e solidário para todos.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 


ESTUDAR FILOSOFIA É FALAR COM DEUS

Entre as vantagens de se estudar filosofia pode-se mencionar a habilidade de pensar logicamente; de analisar e resolver problemas; de falar e escrever claramente; de expressar melhor as questões; de persuadir e de pesquisar; de conhecer a si próprio. Mas será que isso é útil? Tudo depende do modo como a noção de “UTILIDADE” é compreendida. Vivemos em uma época em que são privilegiadas as ações que provocam resultados imediatos para uma melhoria visível e concreta da vida humana. A filosofia não produz nenhum benefício imediato, não serve para construir casas, mas constrói o homem e a família; não serve para construir navios, mas constrói os comandantes; não serve para construir aviões, mas constrói os pilotos; não torna a vida mais fácil, mas busca a felicidade plena. A filosofia parece, portanto, ser inútil, porque não é pão, mas nos conduz a dias gloriosos através do saber. Como dito, nem tudo que parece ser inútil é desnecessário. 



A filosofia é o amor pelo conhecimento, inclusive para o conhecimento de Deus que é conhecimento puro. Para conhecer Deus você precisa ouvir, olhar, intuir, orar e estudar para abrir o coração e receber o Espírito Santo onde você estiver. Por isso, abra o seu coração para o conhecimento através da filosofia que é a mãe de toda a sabedoria. A filosofia é o amor pela sabedoria, amor esse experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. A filosofia é uma investigação da dimensão do nosso próprio ser e do mundo real que nos cerca. Abra a sua alma para o conhecimento e expulse de dentro de si todas as dores provocadas pela dúvida e pelo medo criado pela sua própria ignorância. A filosofia busca a verdade sobre a vida e exercita a nossa alma.



DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- TENDINITE

TENDINITE

Tendões são estruturas fibrosas, constituídas por tecido conjuntivo, que fazem a conexão entre os ossos e os músculos. De acordo com o estudo “Treatment of Tendinopathy: What Works, What Does Not, and What is on the Horizon”, quando um tendão sofre algum tipo de processo inflamatório, ocorre uma condição chamada tendinite, que provoca intensas dores e dificuldade no movimento. Frequentemente, essa lesão é causada por algum trauma específico na região acometida ou pela realização de movimentos repetitivos.

Em linhas gerais, a função de um tendão é tracionar o osso durante o processo de contração muscular, possibilitando o movimento de uma articulação. A inflamação de um ou mais tendões, ou tendinite, pode acometer qualquer pessoa. Por ter uma de suas causas intimamente ligada à realização de movimentos repetitivos, apresenta uma incidência mais elevada em pessoas cujos hábitos demandam tais repetições, como corredores, pianistas, profissionais de informática, dançarinos, entre outros.

TIPOS COMUNS DE TENDINITE

Como a inflamação pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, existem diversas variedades desse problema. Alguns dos tipos de tendinite mais comuns nos membros inferiores são:

– Tendinite do Tibial Posterior: esse é um tipo de lesão bastante recorrente em praticantes de corrida e é frequentemente causada por excesso de esforço. Também pode estar relacionada à pronação excessiva. Na tendinite do tibial posterior, as dores se concentram na parte interna do pé, podendo irradiar ao longo do Tendão Tibial Posterior;

Tendinite do tibial posterior

– Tendinite do Tibial Anterior: o tendão tibial anterior é o principal responsável pela flexão do dorso do pé. Quando há excesso de tensão, esse tendão pode inflamar, causando a chamada Tendinite do Tibial Anterior. Nesse caso, a dor tende a se concentrar na parte anterior do tornozelo ou no dorso do pé;

– Tendinite dos Fibulares: os tendões fibulares são dois, o fibular longo, que se liga à base do primeiro metatarso; e o fibular curto, que se prende à base do quinto metatarso. Ambos possuem função estabilizadora. Lesões nessas estruturas devido a alterações anatômicas, movimentos repetitivos ou entorses provocam a chamada tendinite dos fibulares;

– Tendinite Patelar: logo abaixo da patela, está localizado o tendão patelar, responsável por fazer a ligação entre a patela e a tíbia. Conhecida popularmente por “joelho de saltador”, a tendinite patelar, de modo geral, é ocasionada por microtraumas repetidos e é bastante dolorosa;

– Tendinite da ‘Pata de Ganso’: muito recorrente em corredores e indivíduos com artrose de joelho, esse tipo de tendinite é causado por estresse excessivo na pata de ganso (conjunto de tendões dos músculos posteriores da coxa, localizados próximos à cabeça da tíbia). Nessa variação de tendinite, a dor aparece na região interna do joelho acometido.

CAUSAS

Entre os principais fatores que podem tornar um indivíduo mais propenso a sofrer com algum tipo de tendinite, podemos destacar:

– Sobrecargas nos tendões;

– Traumas locais;

– Realização de movimentos repetitivos (pois provocam a fadiga dos tendões);

– Falta de condicionamento físico;

– Doenças autoimunes (são doenças onde, por alguma razão, o próprio organismo enxerga o tendão como uma ameaça e o ataca).

Como resultado, a tendinite costuma ocasionar sinais e sintomas como: fortes dores, dificuldade na execução de determinados movimentos, inchaço e vermelhidão local.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A tendinite ocasionada pela realização de movimentos repetitivos pode ser prevenida com a aplicação de uma boa ergonomia em ambientes ocupacionais, de modo a adaptar o ambiente às necessidades de cada indivíduo. Pensando nesse aspecto, pausas periódicas para evitar o estresse dos tendões também são boas medidas para a prevenção do problema. Além disso, exercícios que trabalhem o fortalecimento da musculatura das pernas e coxas também se mostram eficazes na prevenção de alguns tipos de tendinite.

Mas, para aqueles que já sofrem com a tendinite, o ideal é que seja feito um acompanhamento médico do caso. Além disso, existem algumas dicas simples que podem ser seguidas para uma melhora significativa dos sintomas desse processo inflamatório. Abaixo, listamos as principais delas:

– Fisioterapia: ela pode ser uma grande aliada, pois auxiliará no alívio dos sintomas e promoverá melhoria na mecânica de modo geral.

– Anti-inflamatórios: com o intuito de ajudar a controlar as dores mais intensas, pode-se fazer o uso de anti-inflamatórios, sempre mediante prescrição médica;

– Repouso do tendão acometido: essa é uma medida frequentemente indicada para controlar a evolução do quadro de tendinite;

– Aplicar gelo no local da dor: outro recurso simples e muito conhecido para a diminuição da inflamação é aplicação de gelo no local da dor, por cerca de 15 a 20 minutos.

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA TENDINITE

As palmilhas e sapatos Pés Sem Dor promovem o conforto, corrigem possíveis desalinhamentos e ajudam a diminuir as cargas que podem sobrecarregar os tendões dos membros inferiores. Dessa forma, o uso das palmilhas e sapatos diminui os riscos de processos inflamatórios nos tendões, evitando dores e promovendo o bem-estar.

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor.

Veja todos os benefícios das palmilhas e sapatos sob medida:

Eliminação ou redução da dor;

Prevenção de lesões;

Aumento do conforto;

Encaixe perfeito;

Mais tempo em pé sem dores;

Prevenção de progressão de patologias;.

Melhora do amortecimento de impacto;

Melhora do desempenho esportivo.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

RAPIDINHAS DO SABADO

 

E com essa frase abriremos a nossa coluna de hoje. 

+++++++++



E continuamos com essa que é uma bela continuação. 

++++++++++

E quem está de sorriso largo é a nossa bela e charmosa Lea Waldilena. A Nêga está quase 100% recuperada de uma cirurgia na perna, e, para provar que a folia faz parte do seu viver, ela botou seu traje carnavalesco, combinou com os amigos e caiu no samba. 

+++++++++

Outro que caiu na folia cercado por muitos amigos foi o professor e atleta sênior Renato Braga.  Ele fez uma parada no Bar Resenha do Teté onde se encontrou com muitos amigos, entre eles Gilmar Bala,  Maxwel, Dentinho. Dr. Ze Carlos Reis, Elismar,  Pedrinho, dentre outros. Muito Chope, papo sobre futebol e aquela comida caseira.

++++++++++

E a festa organizada por Guilherme Henrique para homenagear a velha guarda da Turma Pó, que a princípio seria no seu sítio, na zona rural, por precaução, devido às chuvas pesadas que vem caindo em Bacabal, aconteceu na Praça de Santa Terezinha e atraiu muitos foliões de peso como Zé Maria, Moura, Sotero, Zé Jardim, Pedro Neto, Jefferson Santos, Verediano, Antonio Carlos, Nilson Fazenda, Alissom Sambinha,  Mimi, Paulo Campos, Kalil Trabulsi entre outros. A galera se divertiu com muito samba de raiz.

++++++++++

E no sábado gordo, a festa mais esperada deste Carnaval, aconteceu na chácara do empresário Leonardo Lacerda.  Com um planejamento e uma execução dignas de nota 10, o baile, com o toque feminino de Samanda, foi o mais chique da cidade. Com muitas atrações, a Orquestra Serpentina fechou com o melhor do Carnaval de salão.

++++++++++

Políticos, médicos, advogados, empresários, profissionais da imprensa marcaram presença no baile da chácara do Leonardo Lacerda.  Nas fotos - Dr. Mundinho Salazar, Dra. Roseni Salazar, Leonardo Lacerda, Samanda, Flávio Passarinho, Baiano Cuxá, Dr. Jefferson Santos, Dr. Dill, Melquiades Neto, Venâncio do Peixe e Maria Helena, Dr. Lisboa, Jackson Leite dentre outros.

++++++++++

E lá pras bandas do Goiás, o patriarca Chico Lacerda reuniu toda a familia e fez um carnaval bem diferente.  No clima sertanejo, a dupla David e Emanoel soltou a voz e interpretou os maiores clássicos do gênero com o auxílio luxuoso de um balde como percussão.  Valeu Chico.

++++++++++

E em Brasília, o grande escritor Flávio Xavier, aproveitou o final de expediente no sábado,  em seu escritório, para relaxar um pouco. O intelectual abriu uma garrafa de vinho chileno, fatiou um queijo suíço e adicionou um bom azeite português e se deliciou suavemente ao som de marchinhas tradicionais. Recordar é viver.

+++++++++

E de São Paulo direto pra Fernando de Noronha, a arquiteta Dra. Maria Lais da Cunha Pereira, com filhos, neta, genros e nora, curtiu um carnaval paradisíaco, com muito sol, mar, vistas sensacionais, bebidas finas, culinária típica e muito lazer. A bonitona comandou a festa em família. Chique toda.

++++++++

E o querido Francisco Carlos Coimbra, aproveitou a tranquilidade de Presidente Juscelino para curtir uns dias de carnaval. Cheio de alegria, ele se instalou nos bares da beira do Rio Una e fez uma festa bem particular com muita Heineken e peixe frito.

++++++++++

E o Coronel Marco Pimentel aceitou o convite do seu amigo engenheiro em segurança do trabalho Dr. Salim Waquim para um carnaval caseiro no sábado. Outro convidados foi o radiologista e uberman Saulo Trovão.  Haja Chope e churrasco. 

++++++++++

E falando em Coronel Marco Pimentel, o homem está contando as horas para o Lava Pratos em São José de Ribamar. Cheio de boas intenções, ele é a esposa Suréia Pimentel deram o pontapé inicial.

++++++++++++

E no sábado de Carnaval aconteceu no sitio do casal Jorge  e Sandra, o tradicional baile de carnaval Passinho Folia. Com convidados vip's, a festa rolou por todo o dia com direito a shows de Maninho Quadros, Gil Estrela e discotecagem de Jorge Passinho. Muita alegria.

++++++++++

E no Rio de Janeiro, o empresário e advogado Dr. Raimundo Emiliano Vieira, o popular Meló misturou artes marciais com carnaval. O final foi um folião de kimono. Meló se prepara para passar uns dias de junho no Maranhão. 

++++++++++

E na linda e folclórica cidade de Axixá, o cantor e compositor Gilvan Mocidade deu o tom da festa. Sempre ladeado pelas maiores autoridades, a exemplo de Assis Simas, da secretária de cultura Leila Naiva, da prefeita Sônia Campos, dentre outros, ele se prepara para sacudir o estado como amo do Bumba-Meu-Boi Mocidade Axixaense. Vem toada nova por aí. 

++++++++++

E o odontólogo Dr. Dill aproveitou bem o período carnavalesco. Sempre convidado pelos amigos, ele participou de bons almoços regado a pato ao molho e galinha caipira. Aí, haja cachaça e folia.

++++++++

E o assessor político Rachid Trabulsi Junior, o popular Rachidim, passou o Carnaval na vizinha cidade de São Luís Gonzaga.  A convite do promissor Político Rafael, ele esteve sempre cercado de autoridades. ( Foto - com a matriarca Luizete e com os amigos, o empresário Gilmar Arêa Leão e Carlinhos )

++++++++++

E na cidade de São Luís Gonzaga, quem bombou no Carnaval foi o Bloco do Rafael Luis, um dos políticos mais promissores do Estado. Rafael Luis proporcionou a seus correligionarios foliões, uma bela folia num arrastão sensacional.

++++++++++

Em São Luís, quem arrastou a multidão foi o cantor e compositor Manuel Baião de Dois.  Ele que recentemente foi o ganhador do Festival de Marchinhas Carnavalescas da cidade de Pedreiras, canta no Bloco As Rupinéias e a marchinha "Faz um pix pra mim " foi a grande sensação. 

++++++++++

Em Bacabal, a musica de sucesso foi a de autoria e interpretação de Zé Lopes.  Composta para a festa que homenageou a velha guarda da Turma do Pó, a marchinha "Essa Turma é do Pó " tocou bastante nas radios...

++++++++++

 E sob a direção do reporter e apresentador Ray Lima, foi produzido um vídeo que tomou conta das TVs locais e foi bastante solicitado pelos telespectadores.


++++++++++
E um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Me Leva que eu vou, que tem como concentração a casa da sua presidenta, a querida Janete Valéria, foi o mais animado de todo esse Carnaval.  Com uma turma bastante divertida, o bloco sacudiu Bacabal com belos arrastões e com muita folia. Está marcado para logo mais, o Lava Pratos. E viva Zé Pereira.
++++++++++
E o Bloco Me Leva que eu vou, prestou uma linda, justa e emocionante homenagem a Eliane Santos e Onédia Marinho, as duas faziam parte da brincadeira e hoje moram no céu.
+++++++++
Quem se destacou no Bloco Me Leva que eu vou, foi a linda Mirian. A garota se pintou de Colombina, abraçou amigos e caiu no Carnaval com muito charme.
++++++++
E o conceituado Bioquímico Dr.Luis Carlos, vestiu a camisa do legítimo bacabalense e logo no primeiro sábado pós Carnaval, o homem das lâminas e do microscópio  irá se deliciar de uma picanha fresquinha, uma  maminha ja salgada, estilo carne de sol, um arroz baiao de dois com feijao branco quarentinha e aquele cuxá batido na tábua. Para acompanhar essa iguaria, o nosso doutor já botou pra esfriar um bom vinho argentino. É de dar água na boca.
++++++++++

Eu e o meu parceiro Walasse Godinho, fizemos os  sambas para os blocos tradicionais Os Trapalhões, Dragões da Liberdade e Tradicionais do Ritmo, todos do grupo de acesso. Tivemos nota máxima nas nossas composições e obtivermos o segundo e o terceiro lugar com Os Trapalhões e Dragões da Liberdade, respectivamente. As duas agremiações desfilarão no grupo da elite no próximo ano. Parabéns aos blocos tradicionais. 

++++++++++

E a atipicidade do mês de fevereiro que finda, confesso que me causou admiração e espanto. Confira você também.

++++++++++

E com o enredo sobre o São João em São Luís do Maranhão, a escola de samba carioca Estácio de Sá não conseguiu boas notas, até porque o samba foi feito por compositores que nunca vieram na Ilha e até Ciranda botaram na composição como se a dança fosse maranhense.  Apesar da torcida, a escola amargou um oitavo lugar.

++++++++++

E para tirar a dúvida de muitos flamenguistas sobre a relação dos selecionados e possível escalação do rubro negro para o jogo de hoje contra o Botafogo, o nosso colaborador Jamir Lima divulgou.

++++++++++

E a turma da charge usou as duas paixões nacionais. Aqui o Carnaval com políticos.

++++++++++

E aqui o vexame que o Flamengo vem dando nos seus jogos de futebol. 

++++++++

A galera da montagem desta vez exagerou em tudo. Mas é só montagem.

++++++++++.

E como somos o país da piada pronta escolhemos essa para alegrar o nosso Sábado. 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Odontoclnica. Passe lá e fale com Dr Dill. 

++++++++++

E com essa frase encerrarmos a nossa coluna de hoje 

+++++++++++

E essa também tem tudo a ver .

++++++++++

E aí meu amigo Lambal