segunda-feira, 22 de junho de 2026

SÃO JOÃO DE BACABAL CHEGA AO FIM COM SUCESSO DE PUBLICOE GERAÇÃO DE RENDA, DESTACA ROBERTO COSTA

São João de Bacabal chega ao fim com sucesso de público e geração de renda, destaca Roberto Costa

O São João da Nova Bacabal encerrou sua programação oficial em grande estilo neste domingo (21). O último dia de festa levou milhares de pessoas ao Corredor Junino, reunindo famílias de Bacabal e de cidades da região em uma programação marcada pela cultura, segurança, organização e valorização das tradições populares.

Idealizado pelo prefeito Roberto Costa, o novo formato da festa voltou a encantar o público e consolidou-se como uma das maiores programações juninas do interior do Maranhão. Durante quatro noites, mais de 30 grupos culturais passaram pelo palco principal, levando ao público apresentações de quadrilhas juninas, grupos de bumba meu boi, danças tradicionais e atrações musicais.

Além do espetáculo cultural, o arraial contou com uma ampla estrutura preparada para receber os visitantes, incluindo praça de alimentação com cardápio variado, Vila Junina para visitação e registros fotográficos, estacionamento, banheiros, equipes de saúde, segurança reforçada e apoio de diversos órgãos municipais.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a apresentação do tradicional Boi de Nina Rodrigues. Com um repertório marcante, figurinos exuberantes e coreografias que encantaram o público, o grupo protagonizou um verdadeiro espetáculo de cores e tradição. Durante a apresentação, o prefeito Roberto Costa recebeu uma homenagem especial da presidente e fundadora do grupo, Concita Braga.

Ao entregar um chapéu de campeador ao gestor, símbolo de um dos personagens mais importantes do Bumba Meu Boi, Concita destacou a parceria e o compromisso com a cultura popular. “Mas o símbolo maior vem dos campeadores. Venho presenteá-lo com este chapéu para que você faça parte também deste grupo”, disse a presidente.

Outro momento de destaque foi a apresentação do Boi Unidos de Santa Fé, comandado pelo mestre Zé Olhinho, nome consagrado da cultura maranhense e uma das maiores referências do Bumba Meu Boi no estado. Fundador do tradicional grupo, o mestre saudou o público bacabalense e agradeceu ao prefeito Roberto Costa pelo incentivo à cultura popular. “Obrigado, Roberto Costa, pelo convite. É uma alegria estar em Bacabal junto com você, que faz a diferença na nossa cultura popular”, agradeceu.

A programação da última noite contou ainda com show da banda Letícia e Ruan, Bumba Meu Boi Esperança, do Projeto Vamos Criança, Junina Os Sapequinhas Show, Junina Os Penetras Show e da cantora Eva Gomes, garantindo animação do início ao fim da festa.

Ao fazer um balanço do evento, o prefeito Roberto Costa destacou o sucesso da programação e a participação popular durante os quatro dias de festa. “Chegamos ao final, último dia do nosso São João. Foram quatro dias de uma presença enorme do nosso público, que prestigiou mais de 30 grupos que se apresentaram aqui no nosso arraial. Além da cultura e da festividade, foi uma oportunidade para centenas de pais e mães de família, que vivem do comércio informal e que, através do nosso São João, garantiram uma renda para o sustento de suas famílias”, disse.

O gestor ressaltou ainda que o maior resultado do São João da Nova Bacabal foi proporcionar um ambiente de confraternização para as famílias e, ao mesmo tempo, gerar renda para centenas de trabalhadores do comércio informal.

“Para mim, o mais importante deste São João foi a confraternização do nosso povo, a presença de todas as famílias, nesse ambiente de muita alegria, tranquilidade e segurança, fazendo dessa festividade um grande momento da cultura de Bacabal. Está encerrando hoje, mas eu quero dizer que a estrutura vai continuar, porque teremos jogo do Brasil no dia 24, e essa estrutura estará aqui, com o telão, esperando vocês para torcermos juntos pelo Brasil”, finalizou.

O prefeito também anunciou a próxima grande programação festiva da cidade. Nos dias 25 e 26 de julho, o Centro Cultural receberá o Festival de Verão da Nova Bacabal, com dois dias de festa, música, lazer e entretenimento para toda a população.



ELEIÇÃO EM RORAIMA - PRA FLAVIO DINO RESOLVER


Ontem, domingo (21), o governador em exercício de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos) perdeu a eleição para o Governo do Estado para o ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), mas o resultado ainda está sub judice. O vencedor teve um pouco mais de 60% dos votos válidos, contra 35% do segundo colocado.

Apesar da derrota, o maranhense Soldado Sampaio pode se tornar ainda governador de Roraima, graças a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

A candidatura de Arthur Henrique foi indeferida por Dino, contrariando até uma decisão do TRE-RR, que entendeu que, como foi uma eleição inesperada pela cassação do governador, todos aqueles que deixaram cargos públicos até 24 horas após a cassação, poderiam disputar o pleito. No entanto, Dino decidiu que o prazo precisaria ser igual das eleições normais, entre três a seis meses antes da data do primeiro turno. Como Arthur Henrique só renunciou o cargo após a cassação, teve sua candidatura invalidada.

A defesa do vencedor do pleito defende que o ex-prefeito não tinha como prevê o resultado do julgamento, que culminou com a cassação do governador Antonio Denarium, e, por esse motivo, só renunciou ao cargo após a confirmação de novas eleições em Roraima.

Além do questionamento jurídico, Dino também foi criticado pelo fato de sua decisão ter beneficiado Soldado Sampaio, que foi seu colega de partido quando ambos estavam no PCdoB

JAQUES WAGNER, LULA E VORCARI, HÁ UM ELO?

A situação pode se complicar para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afinal em reportagem exclusiva, neste fim de semana, o Estado de São Paulo afirma mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, citam o senador Jaques Wagner (PT-BA) como possível intermediário para o envio de recados ao presidente Lula.

Os diálogos integram as investigações da Operação Compliance Zero e reforçam suspeitas sobre a relação entre integrantes do Banco Master e figuras influentes da política em todo o Brasil. Jacques Wagner, Líder do Governo Lula no Senado, foi o alvo principal de uma nova fase da operação conduzida pela Polícia Federal.

As mensagens confirmam que Vorcaro também tinha relação com o senador, teve encontros com ele e tinha acesso direto ao seu telefone celular.

A conversa que cita Lula foi mantida entre Vorcaro e um funcionário seu no Banco Master, Fernando Mascarenhas Filho, em 17 de julho de 2024. Nas mensagens, Vorcaro comemora ao receber a informação de que estava sendo citado como alguém próximo ao Governo Lula: “igual aos irmãos Batista”, uma referência aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F.

“Única coisa que falaram que somos próximos do governo, igual irmãos Batista são. O que é verdade rsrs”, escreveu Mascarenhas. Após compartilharem risadas, Vorcaro diz: “Isso aí é marketing pra nós. Manda pro Lula e pra base aliada”.

Em resposta, Mascarenhas Filho afirmou: “Vou mandar então pra tio Guiga e Jaques”. De acordo com a PF, Guiga seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, considerado amigo muito próximo do senador petista e citado pela investigação com seu operador financeiro.

Na investigação, a PF apontou que Daniel Vorcaro também foi responsável por dar vantagens indevidas ao senador baiano em troca da sua atuação parlamentar em favor do Banco Master



SETE ESTADOS PEDEM REFORÇOS DA SEGURANÇA FEDERAL NAS ELEIÇÕES


Faltando menos de quatro meses para as eleições deste ano, os Tribunais Regionais Eleitorais de sete estados brasileiros já formalizaram pedidos de apoio logístico e de segurança das Forças Armadas.

Os estados querem reforçar a Segurança nas eleições no seu primeiro turno, que está previsto para ocorrer no dia 04 de outubro. A solicitação é um direito dos tribunais regionais, mas o pedido por si só não é suficiente para a autorização do envio de tropas federais.

Até o momento, o auxílio das tropas federais foi solicitado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Roraima.

O processo começa com o mapeamento das vulnerabilidades locais feito por cada TRE. Na sequência, as solicitações são centralizadas e avaliadas pelo TSE, que através do Plenário da Corte Eleitoral vai autorizar ou não o envio das Forças Armadas.

Depois do aval da Justiça Eleitoral, o pedido ainda precisa ser encaminhado ao Presidente da República, que, se autorizar, aciona o Ministério da Defesa para o planejamento e a execução das operações militares

JURI POPULAR PARA ACUSADA DE MATAR DUAS CRIANÇAS COM OVO DE PÁSCOA ENVENENADO

Tem início nesta segunda-feira (21) o julgamento de Jordélia Pereira Barbosa, acusada de envenenar e matar com um ovo de Páscoa duas crianças em Imperatriz. No júri popular, Jordélia responderá por dois homicídios qualificados consumados e uma tentativa de homicídio por envenenamento em um caso que ganhou repercussão nacional.

Em abril de 2025, Jordélia teria enviado um ovo de páscoa envenenado para Mirian Lira, que seria companheira do ex-namorado de Jordélia, que por ciúmes teria praticado o crime.

Só que além de Miriam Lira, seus dois filhos Luiz Fernando (7 anos) e Evelyn Fernanda Rocha Silva (13 anos), também comeram o ovo de páscoa envenenado. Miriam ficou em estado grave e precisou ser internada, mas as duas crianças não resistiram e morreram.

NOVA PESQUISA CONFIRMA LULA NA LIDERANÇA

O Instituto Datafolha divulgou neste final de semana, mais um levantamento sobre o cenário eleitoral no Brasil.

A pesquisa confirma que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem boa vantagem no 1º Turno, mas não consegue finalizar a disputa em turno único. O petista chega a 41% contra 31% do senador Flávio Bolsonaro (PL).

Num 2º Turno, o Datafolha fez simulações de Lula contra três candidatos. Além de Flávio Bolsonaro, a pesquisa simulou disputa contra dois ex-governadores Ronaldo Caiado (PSD) de Goiás e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais.

A disputa mais equilibrada é contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula teria 47% contra 43% de Flávio. Nas outras duas simulações Lula venceria ambas por: 47% X 41% contra Caiado e 48% X 39% contra Zema.

O levantamento fez 2.004 entrevistas, em 139 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Superior Tribunal Eleitoral) sob o código BR-09956/2026



COLUNA DO CARLOS BRANDÃO - O CRESCIMENTO NÃO PARA



 Por Carlos Brandão

Quem conhece a história do Maranhão sabe que o nosso estado sempre enfrentou grandes desafios. Nada foi fácil para a nossa gente.

Mesmo em seus primórdios, enfrentando as diversas invasões estrangeiras, a distância do poder central e os conflitos internos, lutamos em busca do desenvolvimento.

Mas, com tudo isso, há algumas características que nunca faltaram ao povo maranhense. E não é difícil citar: a capacidade de seguir em frente, de acreditar, a sua resiliência.

Ao longo dos últimos três anos e meio, temos feito uma gestão municipalista em sua essência. Percorremos todo o estado levando obras, ações e, principalmente, conversando com trabalhadores, agricultores, comerciantes, estudantes e tantas outras irmãs e irmãos que lutam diariamente para construir uma vida melhor para suas famílias.

Essas conversas reforçam uma convicção: o Maranhão tem potencial para crescer e oferecer, cada vez mais, oportunidades para sua população.

É justamente com esse propósito que temos trabalhado. Desde 2023, nossa economia tem mantido uma trajetória de crescimento consistente. Resultado de planejamento, de diálogo e de um esforço permanente para criarmos um ambiente mais favorável aos investimentos e, por consequência, à geração de empregos.

Oferecendo segurança jurídica, garantimos estabilidade, previsibilidade e respeito às regras a quem deseja investir. Isso tem ajudado o Maranhão a atrair novos negócios e a fortalecer empresas que já atuam aqui.

Essa forma de atuar tem gerado resultados. Hoje o estado registra a menor taxa de desemprego do Nordeste (6,9%). São mais de 2,6 milhões de maranhenses trabalhando, produzindo e contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. A renda dos trabalhadores também vem crescendo, o que ajuda a movimentar a economia.

E as previsões seguem otimistas. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) estima que nossa economia cresça 3,6% em 2026, mantendo a trajetória de expansão observada nos últimos anos.

Outro dado que merece ser destacado é o avanço no desenvolvimento humano. Pela primeira vez, o Maranhão alcança o patamar de alto desenvolvimento humano, com a marca de 0,745 no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Número que representa melhoria concreta nas condições de vida das pessoas.

E as boas notícias continuam! O Porto do Itaqui, por exemplo, vem registrando resultados históricos, consolidando sua posição como um dos mais importantes portos públicos do país e como segundo maior corredor de exportação de soja do Brasil.

Como já destacado, os desafios existem, ainda são muitos e jamais podem ser ignorados. Mas o que estamos construindo nos faz acreditar que seguimos no caminho certo. Um caminho que não pode ser desviado.

Afinal, a estrada é longa. E o mais importante é que temos muitas razões para olhar adiante com confiança – fruto do esforço de uma equipe compromissada e que trabalha com transparência.

Os resultados que alcançamos estão aí para qualquer um conferir. Ninguém pode negar os passos que conquistamos em respeito a quem nos confiou essa missão.

Afinal, o maior patrimônio do Maranhão continua sendo o seu povo. É ele quem carrega aquelas características citadas. E é por ele que seguimos trabalhando e avançando.

POESIA - A CACIMBA - ZÉ DA LUZ

 

A Cacimba

Tá vendo aquela cacimba

lá na bêra do riacho,

im riba da ribanceira,

qui fica, assim, pru dibáxo

de um pé de tamarinêra.


Pois, um magóte de môça

quage toda manhanzinha,

foima, assim, aquela tuia,

na bêra da cacimbinha

prá tumar banho de cuia.


Eu não sei pru quê razão,

as águas dessa nacente,

as águas que ali se vê,

tem um gosto diferente

das cacimbas de bêbê...


As águas da cacimbinha

tem um gôsto mais mió.

Nem sargada, nem insôça...

Tem um gostim do suó

do suvaco déssas môça...


Quando eu vejo éssa cacimba,

qui inspio a minha cara

e a cara torno a inspiá,

naquelas águas quiláras,

Pego logo a desejá...


... Desejo, prá quê negá?

Desejo ser um caçote,

cum dois óio dêsse tamanho

Prá ver aquele magóte

de môça tumando banho!


Zé da Luz


domingo, 21 de junho de 2026

ROBERTO COSTA É MESMO UM SUCESSO

 

COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO- QUEIMADURAS POR FOGOS DE ARTIFÍCIO

Festas juninas e Copa do Mundo, duas vias para fogos de artifício e com eles, acidentes e queimaduras.

Quais os cuidados iniciais para vítimas de queimadura por fogos de artifício?

Os cuidados imediatos em casos de queimaduras são:

Resfriamento – deve ser providenciado em até dois minutos após o acidente, se possível com água corrente entre 8 e 15°c por pelo menos 20 minuto. Isso ajuda a interromper o processo da queimadura. Não se deve colocar gelo em contato direto com a pele queimada pois o frio excessivo também pode produzir queimadura;

– Remoção de roupas, joias, anéis, piercings e próteses;

– Cobrir as lesões com tecido limpo.

Em seguida, deve-se proceder à avaliação médica para determinação da superfície corporal queimada (SCQ) e a necessidade de encaminhamento para um centro especializado de queimados. Caso não haja necessidade de internamento, o tratamento será ambulatorial e o médico em conjunto com equipe de enfermagem prescreverá os cuidados a serem realizados, assim como os medicamentos e os tipos de curativos. 

COMPLEMENTAÇÃO

A pele é o maior órgão do corpo humano e constitui-se no seu revestimento externo – aproximadamente 15% do peso corporal. É constituída por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. O nível de comprometimento dessas três camadas é que vai determinar o grau da queimadura (gravidade) e consequentemente o tratamento.  A grande maioria dos pacientes queimados pode ser tratada em ambiente de atenção primária. A pequena queimadura não implica risco de vida ou perda de função e evolui com epitelização espontânea, independente da terapia empregada. Contudo, um tratamento mal conduzido pode acarretar infecção da ferida e um prolongado tempo de epitelização.

Cuidados com as lesões:

– Limpeza: sob água corrente realizar a limpeza mecânica com esponja ou compressas de gaze para remover bactérias e partículas da ferida como, por exemplo: resto de tecido, graxa e areia.

– Bolhas, vesículas, flictenas: quando já se apresentam rotas, costuma-se remover a epiderme solta, a fim de aplicar os curativos sobre o tecido viável. Porém o rompimento em casa sem qualquer assepsia multiplica o risco de infecção bacteriana secundária. É importante lembrar que a derme viável sob as bolhas mostrar-se-á bastante dolorosa.

– Curativos: devem mimetizar a função de barreira do epitélio, protegendo o paciente da flora externa e minimizando a perda de calor e água do corpo. Diversos agentes tópicos são usados rotineiramente em pacientes queimados. Em queimaduras profundas, o principal objetivo é a proteção contra colonização bacteriana. Nas queimaduras de profundidade parcial, o objetivo é criar um ambiente úmido, que otimize a epitelização. Uma vez que a ferida mostre sinais de que está epitelizando, o curativo deve ser trocado para um método que facilite a cicatrização espontânea.

Outros cuidados: 

A profilaxia do tétano deve ser executada em todos os pacientes que não estejam com sua cobertura vacinal atualizada.

Os erros mais comumente observados no tratamento do pequeno queimado são as trocas de curativos com frequência insuficiente ou exagerada e o uso de produtos inadequados como café, babosa, manteiga, margarina, óleo de cozinha etc. Além disso, é frequente o uso de pomadas e cremes sem receita médica. Como regra, a pequena queimadura deverá ser abordada com uma pequena abrasão superficial, buscando-se rápida epitelização, conforto do paciente e reabilitação precoce.

O encaminhamento ao centro de referência em queimaduras deve ocorrer nos casos de queimaduras com sinais de infecção importante ou sistêmicas (profundas) e também para o manejo de paciente cujas queimaduras têm perspectiva de não completarem sua epitelização dentro de 21 dias.

EDUCAÇÃO PERMANENTE

A interlocução entre as equipes de saúde da família e os órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros, multiplica o potencial da Unidade de Saúde da Família (USF) enquanto centro de promoção da saúde e prevenção não só de doenças, mas também de acidentes. Projetos voltados para o público infantil, como o “Bombeiro Mirim”, e palestras na USF ou em associações locais são importantes estratégias educacionais para que os cuidados preventivos façam parte do dia a dia das pessoas. 





 

sábado, 20 de junho de 2026

RAPIDINHAS DO SÁBADO

 E com essa frase abriremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E seguimos com essas reflexões 

++++++++++

E aqui vai mais uma dica de português. Dez palavras que elevam instantâneamente sua comunicação.

++++++++++

E no último sábado, quem passou por Bacabal, foi o ex atleta do BEC, o lateral Barroso. Hoje, pastor evangélico e morador do estado do Piauí, ele visitou alguns lugares, inclusive o Estádio Correão e ainda abraçou alguns ex- companheiros de jornada, como os amigos Cleber e Djalma.

+++++++++

E quem me visitou no último sábado, foi o músico e corretor de imóveis Antônio Carlos. Ele almoçou comigo e me contou do repertório do seu show que fará no Arraial da Prefeitura de Bacabal.

++++++++++

E o poeta Paulo Campos, que esteve na semana passada na Ilha do Amor para exames médicos e consultas de praxe, retornou à Boa Terrinha no sábado, vestiu a camisa, se juntou aos amigos e como todo bom brasileiro, se decepcionou com a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Oontem foi melhor e ainda tem a Escócia. .

++++++++++

E no final de semana passado, quem esteve curtindo a cidade e os amigos, foi o Rei da Estrada, o carreteiro Dr. Waldemir Sarute. Aproveitando os jogos da Copa do Mundo e os festejos juninos, ele se uniu a amigos para uma boa cervejada e muita música ao vivo. na foto Dr.waldenir, Tairom Filho, Braz e Hermano Nogueira.

++++++++++

+++++++++++

E a nossa linda Miss Bacabal e Miss Maranhão Pré Teen, Thais Lima, está mesmo em alta.  Ela que também desponta como estilista, concorrerá, além do prêmio de Miss Brasil Pré Teen, buscará também o prêmio de maior talento. Apresentando sua própria coleção, ela estará no CPD Fashion Moda Show e no Maranhão Fashion Week. 

++++++++

De malas arrumadas para São Paulo, Thais Lima está pronta para o concurso que escolherá a Miss Brasil Pré Teen. A gatinha Thais Lima tem tudo para trazer esse prêmio. Estamos na torcida.

+++++++++

E a nossa Miss esteve em estúdio na última quarta feira, fazendo uma bateria de fotos para divulgação, inclusive o seu estado, o Maranhão. 

++++++++++

E ainda no clima da beleza, a mãe, e empresária Jan Lima, que também é atriz e performancer, nos brinda com esse lindo reggae.

++++++++++

E o pré candidato a deputado federal Dr.Bento Vieira, também conhecido como Bento Pitbull, continua sendo um fracasso como cientista politico. Errando todas as previsões, ele passou a receber a entidade Pai Rai. Munido de uma mesa digital movida a inteligência artificial, ele anunciou a eleição de Lahesio Bonfim para Governador do Estado, como a candidatura não decolou, o ex prefeito de São Pedro dos Crentes aderiu ao chamado de Braide para disputar uma vaga ao senado. O Braide, que Pai Rai chamava de Sabão Neutro, agora virou "Fonte Primaria", é o sol que brilha no terreiro do pai de santo. E pra terminar os erros das previsões dessa semana, o guru falou que o " Jabuti da Xuxa", como ele chama. André Campos, seria o candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito Roberto Costa, e em uma reunião esta semana de Orleans Brandão com os vereadores de Bacabal, la estava Davi Brandão. Tem que mandar ajustar a mesa das previsões.

++++++++++

E quem esteve em São Luís para tratar de assuntos políticos foi o assessor e articulador Venâncio do Peixe. Em sua folga, ele caiu na noite ludovicense e encontrou com o músico e engenheiro de som Paul di Anca. Rolou aquela resenha.

++++++++++

E quem me fez uma visitinha na noite de ontem foi o poeta Paulo Campos. Batemos um bom papo até antes do jogo do Brasil com o Haiti, depois ele foi se encontrar com outros amigos para ver a vitória brasileira. Eu fiquei em casa.

+++++++++

E quem esteve na noite de ontem dando uma voltinha pela cidade, visitando os bares tradicionais; foi o despachante e representante de laboratório Guilherme Henrique. Em um dos point's ele encontrou com o técnico em refrigeração José Nilson Mendes, o popular Fazenda. Foi muita cerveja gelada. 

++++++++++

E como já é uma praxe fazer selfie com seus clientes, o empresário Janae Ibiapina proprietário da loja Janay Mix e Construção, valorizou a majestosa presença do amigo de infância , sargento Paulo "Santos". Hoje residente em Lago da Pedra MA..

+++++++++

Outro que apareceu na loja Janay Mix e Construção e também foi reverenciado por Janae Ibiapina, foi o amigo Lopes. Gerente da loja Noroeste em Bacabal.

++++++++++



E não poderiamos deixar  de registrar com carinho, este momento na folclórica rua Teixeira de Freitas. Nossos queridos Serrinha e Maria. No tradicional bar do amigo Frankim.

++++++++++

E revirando o álbum de recordação em busca de preciosidades encontramos essa no acervo do Blog. Dois grandes artistas mundiais/bacabalenses. O músico Papete e o Artista plástico Ejoão.

++++++++++

E a turma da charge foi da folga de Neymar 

++++++++++

E a galera da montagem foi de uma charada e de um vídeo de  Neymar 

++++++++++

E como somos o país da piada pronta escolhemos essas para alegrar o nosso sábado 

 

++++++++++

E a nossa coluna de hoje tem o oferecimento de Future Móveis Planejados  - Cozinha entregue hoje. 98.97014.6309

++++++++++

E com essa frase encerraremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E aí meu amigo Lambal. É verdade que o senhor vai aproveitar o período junino para servir Quentão para seus clientes?

ROBERTO COSTA É MESMO DURO NA QUEDA

 


sexta-feira, 19 de junho de 2026

ROBERTO COSTA ABRE PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO HEXACAMPEÃO COM VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR E ENCONTRO DAS FAMÍLIAS

Bacabal: Roberto Costa abre programação do São João Hexacampeão com valorização da cultura popular e encontro das famílias

A Avenida João Alberto recebeu, nesta quinta-feira (18), a abertura oficial do São João Hexacampeão 2026. Promovido pela Prefeitura de Bacabal, o evento reuniu centenas de pessoas na primeira noite de programação, marcada por apresentações culturais, geração de renda para comerciantes e um ambiente preparado para receber as famílias bacabalenses.

Idealizado pelo prefeito Roberto Costa, o formato do São João na Avenida João Alberto foi implantado em 2025 e consolidou o espaço como o principal corredor cultural da cidade durante o período junino. A proposta une valorização da cultura popular, incentivo aos artistas locais e fortalecimento da economia do município.

A programação conta ainda com o apoio das equipes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos na segurança do evento, além do trabalho de limpeza e manutenção realizado pela Secretaria Municipal de Obras.

Quem compareceu ao primeiro dia de programação aprovou a iniciativa. A aposentada Maria Augusta destacou o ambiente familiar proporcionado pelo evento. “Estou aqui com meus netos e toda a família. O ambiente está lindo, a decoração está excelente, e eu agradeço ao meu prefeito por este arraial, que está tudo de bom.”

O impacto positivo também é sentido pelos comerciantes que aproveitam o período junino para aumentar a renda. A vendedora de espetinhos Michelle Silva comemorou o movimento registrado na abertura da festa. “Todos os vendedores estão felizes, vendendo bem, porque as vendas estão muito boas. A expectativa é que seja um São João de muito sucesso para todos nós.”

Após o sucesso dos dois finais de semana do Esquenta São João, que levou centenas de pessoas ao corredor cultural da cidade, a expectativa é de que milhares de moradores e visitantes participem da programação oficial até o encerramento da festa. Para esta edição, a Avenida João Alberto recebeu uma decoração especial, com bandeirinhas, iluminação temática e elementos que reforçam as tradições nordestinas e o espírito junino.

A estrutura também foi ampliada para garantir mais conforto ao público. O espaço conta com Vila Junina, Parque São Francisco, praça de alimentação ampliada, arena cultural e modernos sistemas de sonorização e iluminação.

Na primeira noite, o público acompanhou apresentações do Bumba Meu Boi do Projeto Social Beata Madre Rosa, da quadrilha junina formada por assistidos da APAE de Bacabal, que emocionou pela mensagem de inclusão e superação, além dos espetáculos do Bumba Meu Boi Lendas e Magias e da Companhia Barrica, uma das atrações mais aguardadas da programação. Encerrando a noite, o cantor Will Cantor animou o público com um show marcado por muito forró e interação com os presentes.

Para o prefeito Roberto Costa, o São João Hexacampeão vai além da celebração cultural e representa um momento de união, geração de renda e valorização das famílias bacabalenses.

“É um São João voltado para as famílias. Para que a gente possa ter também essa diversão e esse momento de alegria. A festa de São João, para mim, é a festa da cultura e que a gente dá oportunidade para todas as pessoas participarem. As crianças, os pais, as mães e avós também possam ter esse momento de diversão. Durante esses 4 dias teremos aqui esse momento de confraternização para todas as famílias de Bacabal, onde a gente também oportuniza a centenas de pais e mães de família que vivem do comércio informal. É o momento de fortalecimento da cultura e de oportunidade de renda e diversão para toda a família.”

A programação continua nesta sexta-feira (19), com transmissão do jogo entre Brasil e Haiti e apresentações do Bumba Meu Boi de Morros, Bumba Meu Boi de Axixá e show da cantora Taty Mel.