sábado, 31 de julho de 2021

RAPIDINHAS DO SABADO - A PRIMEIROA DE AGOSTO


 E abriremos a nossa coluna de hoje com uma sábia passagem bíblica. Que o nosso agosto seja abençoado.

++++++++

E continuamos com mais essa linda e inteligente regra.

+++++++++  

E na quinta feira, o Secretário Municipal de Administração e pré candidato a deputado estadual Davi Brandão, fez uma visita à Secretaria de Cultura. Recebido pelo titular Professor Jerry Ibiapina, foi prometido boas novidades para a Cultura local. Davi deu carta branca aos técnicos daquele órgão, para botarem em prática projetos que não foram executados por causa da pandemia. Vem aí boas ações culturais. 

++++++++++

E na quinta-feira passada, quem esteve em Bacabal  foi a bela e charmosa ex-deputada estadual e ex-prefeita de Pedreiras, Fátima Vieira. Ela participou de um almoço em família no Restaurante e Churrascaria Braseiro do Rancho, acompanhada dos irmãos Chiquinho, Lourinho, Mazinho e Jorismar, da sobrinha Jéssica e outros amigos.  Será se já podemos imaginar que a sussessora política do paizão Zé Vieira Lins já começou seus trabalhos políticos? Quem viver, verá.

++++++++++ 

E o empresário Chiquinho Vieira Lins aproveitou a noite da mesma quinta para um bom jantar no Braseiro do Rancho onde esteve em bom bate papo com seu amigo Paulo e com os empresários Mauro e Fábio Abrão, esse último,  proprietário da casa. 

++++++++++

E no começo da semana, quem completou 84 anos foi o renomado cantor e compositor Dió. Autor de sucessos como Jegue Rural, O Paulo Entrou, O capacetinho dela, dentre outros, o músico foi bastante festejado e homenageado por amigos e familiares. Além da festinha  Dió ainda deu uma longa entrevista para a TV Record, que foi exibida em vários programas. Ao mestre, muitos anos de vida.

++++++++++

E também na quinta feira, estiveram reunidos na Associação do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal, os professores Pedro Neto, Arquimedes e Wagner Cutrim, o cantor e compositor Zé Lopes e o jornalista e blogueiro Abel Carvalho. O papo rolou sobre muitos assuntos, entre eles, a política que se aproxima e os nomes que deverão conconrrer. Água mineral e cerveja deram o tom da conversa.

++++++++++

E o fim de semana que passou foi de festa para a diretora da Biblioteca Municipal de Bacabal, a gatona Elvira Ruth Vale. Ela que trocou de idade, foi para a cidade de Barreirinhas e muitas amigas suas pegaram estrada para participar do evento. Dias maravilhosos

++++++++++

 E lá, quem fez um desfile de moda praia foi a negona Valcilene, que usou peças das melhores grifes internacionais do gênero. Deu um verdadeiro show.

++++++++++

E na instância de Kaura, em sua casa de praia,  o atleta sênior e promoter Edmilson Santos,  o popular Lambal,  recebeu vários amigos no domingo passado, entre eles Waltinho Carioca, Peixe Pedra, Rinaldo Nunes, dentre outros. Peixe e chope à vontade.

++++++++++

E aproveitando a flexibilização, o belo casal Marco Pimentel e Suréia Pimentel,  estiveram no domingo que passou,  curtindo a volta da Feirinha Cultural de São Luís. Muita coisa pra ver, comer e beber. Muita gente pra cumprimentar. Uma verdadeira confraternização.

++++++++++

E no domingo passado, quem esteve em Bscabal foi o Eterno Senador João Alberto e seu filho, o deputado Federal João Marcelo. As ilustres presenças fazem parte da política de reeleição do deputado e houve um almoço em um restaurante da cidade onde se fizeram presentes membros da imprensa, lideranças, vereadores, atletas, artistas, empresários e outros convidados.

++++++++++

Vindo de Santa Catarina  o atleta bacabalense, jogador do Figueirense, Pedro Henrique,  mais conhecido como Pedro Maranhão, filho da empresária no mundo do entretenimento a lindinha Sheila Raquel, proprietária da casa de shows Barril 66, também esteve presente. 

++++++++++++

 E ainda no evento, a marcante presença de Ramom, da dupla de dançarinos Rômulo e Ramom. Ele que reside no Rio de Janeiro, me contou do seu projeto de gradação de toadas e tambor de crioula da sua companhia. É a música genuinamente maranhense invadindo o sul do país.

++++++++++

A empresária e estilista Sheylla Branco, que também esteve presente no evento promovido pelo deputado João Marcelo, é uma da linha de frente da campanha.

++++++++++  

E n'um passado não tão distante assim, encontramos o advogado e empresário Dr. Raimundo Emiliano Vieira, o popular Meló, com sua belíssima esposa Marilene e seu amigo Milton, no Parque Aquático Dona Benta. Meló tem marcada a sua vinda para Bacabal em Outubro. 

++++++++++

E quem aproveita bons dias da sua Reserva Remunerada e o auge da temporada de pesca artesanal, é o nosso Coronel Marco Pimentel. Amante do esporte, ele esteve na Praia do Araçagy, a bordo de uma das suas lanchas e conseguiu capturar vários peixes e até arraia. Hoje, em um barco maior, ele vai para uma pesca em alto mar.

+++++++++++

Atenção médicos e demais profissionais da saúde de Bacabal e região.Tenho uma clínica para alugar na rua Magalhães de Almeida 484 em frente à Clínica do Dr. Alexandre. Ampla sala de recepção, três consultórios médicos, vestiário para médicos, sala de cirurgias, cinco banheiros sendo um.para portadores de necessidades especiais, salas para equipamentos e medicamentos, cantina, em.uma área de 300 mt2, estacionamento para três carros, localizada no setor médico de Bacabal, interessados procure Antonio Carlos pelo fone e zap 99 98123-6574

++++++++++

E a turma da charge foi de Bolsonaro e o Centrão. 

++++++++++++

A galera da montagem pegou firme no camarada Lula 

+++++++++++ 

E essa é a nossa homenagem ao Seu Peru, que nos deixou na quarta-feira. Justa e muito bonita. Vá na paz

+++++++++++

E com essa linda frase encerraremos a nossa coluna de hoje, a última do mês de julho.

+++++++++

E aí lambal, agosto chegando, o ano tá indo embora 

TRABALHOS PRESENCIAIS NA AL

 


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Resolução Administrativa nº 538/2021, publicada no Diário Oficial de ontem, sexta-feira (30), determina a retomada dos trabalhos presenciais no Parlamento Estadual com a realização das sessões plenárias às terças, quartas e quintas-feiras, obedecendo ao sistema híbrido (presencial e remoto). Todas as atividades da Casa, a partir da próxima segunda-feira (2), serão realizadas no horário das 8h às 18h.

O presidente do Legislativo maranhense, deputado Othelino Neto (PCdoB), afirmou que a volta do expediente normal acontecerá passo a passo e com muito rigor.  “Tomaremos todos os cuidados sanitários necessários para preservar a saúde de todos. As nossas sessões plenárias híbridas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, permitindo ao parlamentar participar tanto na forma presencial como remotamente, se assim o desejar”, declarou Othelino.

As sessões solenes também serão retomadas a partir do dia 2 de agosto, limitadas a apenas duas por mês e serão realizadas no modo híbrido (presencial e remoto), com o número máximo de 10 convidados por evento, e transmitidas pela TV Assembleia e redes sociais.

Os serviços e atividades regulares da Casa voltarão na forma presencial. Servidores públicos, colaboradores e prestadores de serviços devem retornar ao exercício de suas atividades presenciais a partir do próximo dia 2 de agosto, exceto as mulheres grávidas.

Acesso – Ainda de acordo com a Resolução, será permitido o acesso ao Plenário de apenas um assessor por deputado, durante as sessões ordinárias e extraordinárias, no total de 20, obedecendo ao sistema de rodízio. Está vedado o acesso dos servidores e do público em geral à galeria. As reuniões das Comissões Permanentes e Temporárias serão realizadas apenas na forma presencial, sem público, não sendo adotado o sistema híbrido.

Já as audiências públicas das Comissões Permanentes e Temporárias poderão ser realizadas na forma híbrida (presencial e remota) ou apenas presencial. Nos dois casos, deverão obedecer ao limite de 50% da capacidade do local de realização – Plenarinho, auditórios ou salas das Comissões.

A Resolução Administrativa determina, ainda, que o uso das máscaras faciais de proteção é obrigatório para todas as pessoas dentro das instalações da Assembleia Legislativa.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

NOVA PESQUISA APONTA ROSEANA NA FRENTE

 


FERNANDO SARNEY É O PREFERIDO DOS CLUBES PARA GERIR A CBF

De acordo com site UOL Esportes, o maranhense Fernando Sarney seria o nome preferido, entre os atuais vice-presidentes, para comandar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como o atual presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo pelo Comitê de Ética por um suposto assédio sexual a uma funcionária, o futebol brasileiro precisa de um novo comando.

Segundo o UOL Esportes, após consultar alguns dirigentes do futebol brasileiro, o nome de Fernando Sarney, foi apontado como o nome com maior poder para assumir o cargo.

O dirigente maranhense é considerado discreto e tem bom trânsito com vários entes (clubes, federações, associações de atletas e árbitros, além de políticos). Assim, é visto por cartolas como quem tem melhor condição de tocar a entidade num momento de transição com o desenho de uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro.

No entanto, Fernando Sarney jamais se manifestou sobre o assunto, inclusive se aceitaria tal desafio, mas a escolha do novo presidente da CBF será de total importância para o futuro dos clubes brasileiros e das competições nacionais. A definição do novo comandante da CBF deve acontecer, muito provavelmente, no mês de agosto.

TJ MANDA OPERAÇÃO LAÇOS DE FAMÍLIA PARA TRF


As investigações sobre supostos crimes de fraude em procedimento licitatório, peculato e organização criminosa que resultaram na Operação Laços de Família, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) no mês passado, serão encaminhadas para o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.

A decisão foi tomada no dia de ontem,  quinta-feira (29) pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, em julgamento de habeas corpus impetrado pela defesa do empresário Tiago Val Quintan Pinto Frazão.

Os desembargadores acolheram o entendimento sustentado pelo advogado Alex Ferreira Borralho, que também defende outros dez investigados, de que a Justiça estadual é incompetente para conhecimento e processamento de eventual ação penal para julgar o caso, e de que houve irregularidade procedimental nas investigações realizadas pelo Gaeco.

Com a decisão, o TRF-1 terá de ser pronunciar sobre a validade das investigações feitas na esfera estadual.

“A investigação ensejadora da ‘Operação Laços de Família’ envolve verbas federais, passando a apuração administrativa a ser de interesse da Justiça Federal, ficando clara a existência de interesse da União. O que os desembargadores reconheceram foi a aplicabilidade do contido no artigo 109, inciso IV, da Carta Republicana Federal”, defendeu Borralho.

Deflagrada com auxílio da Seccor (Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção), da Polícia Civil do Maranhão, a Operação Laços de Família teve como como principal alvo o ex-prefeito de Miranda do Norte, Júnior Lourenço (PL), atualmente deputado federal, que também teve habeas corpus concedido pela 2ª Câmara Criminal do TJ-MA, na mesma sessão.

Segundo o Ministério Público do Maranhão, as investigações foram iniciadas a partir de denúncia do TCU (Tribunal de Contas da União). No bojo da apuração, foram identificados desvios de recursos do município, no período de 2009 a 2020, respectivamente, durante as gestões de Júnior Lourenço e do ex-prefeito Carlos Eduardo Fonseca Belfort.

VACINA PARA JOVENS DE 14 ANOS EM SÃO LUÍS

 

A Prefeitura de São Luís, na gestão Eduardo Braide (Podemos), segue avançando na vacinação dos jovens da capital maranhense.

Hoje, sexta-feira (30), Braide anunciou que será a vez dos jovens de 14 anos se vacinarem.

Só lembrando que a imunização acontecerá em oito pontos da Prefeitura Municipal de São Luís e que os jovens precisam estar acompanhados de um responsável.

Após a vacinação dos adolescentes de 14 anos, só ficarão faltando os jovens de 13 e 12 anos, que devem ter nos próximos dias uma data confirmada para a imunização.

NO FRIGIR DOS OVOS - O QUE SIGNIFICA


O QUE SIGNIFICA "NO FRIGIR DOD OVOS "

(autoria desconhecida)


Não é à toa que os  estrangeiros acham nossa língua muito difícil.

Como a língua portuguesa é rica em expressões!

Veja o quanto o vocabulário “alimentar” está presente nas nossas metáforas do dia-a-dia. Aí vai.

Pergunta:

– Alguém sabe me explicar, num português claro e direto, sem figuras de linguagem, o que quer dizer a expressão “no frigir dos ovos”?

Resposta:

– Quando comecei, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar.

Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos. 

Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem ideias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa. E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo às favas. 

Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher linguiça demais. 

Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. 

Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos. 

Há quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote. 

Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha, são escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.

Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese… etc.). 

Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou. 

O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é tudo farinha do mesmo saco. 

Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos, literalmente. 

Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço. 

Aí, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha, não. 

O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco… 

A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas. 

Mas quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta a fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.

Se embananar, de vez em quando, é normal, o importante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. 

Puxe a brasa pra sua sardinha, que no frigir dos ovos a conversa chega na cozinha e fica de se comer rezando. 

Daí, com água na boca, é só saborear, porque o que não mata engorda.


*Entendeu o que significa* _“NO FRIGIR DOS OVOS” ?”_

Para os amigos que adoram português...

Enviado ao blog pelo poeta, compositor, escritor Paul Getty

quinta-feira, 29 de julho de 2021

MAIS UMA PESQUISA E LULA NA LIDERANÇA

 

Pesquisa de intenções de voto feita pelo instituto Futura Inteligência, em parceria com o Modalmains, revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria, no segundo turno das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o percentual de 51,3% dos votos válidos contra 32,9%.

O levantamento ouviu 2.006 pessoas, nas cinco regiões do Brasil, entre os dias 23 e 26 julho. A pesquisa foi divulgada ontem, quarta-feira, 28, e acendeu mais uma vez a luz vermelha no Palácio do Planalto já que o atual presidente busca a reeleição.

A pesquisa simulou ainda um eventual embate, no segundo turno, entre Lula e Ciro Gomes (PDT). O ex-presidente petista venceria o pedetista com 45,5% dos votos contra 25,4%.

CARLOS BRANDÃO EM BUSCA DE APOIO


O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), segue em ritmo acelerado de trabalho e dialogando cada vez mais com a classe política.

Somente nas últimas horas, além de ter prestigiado o aniversário de Pindaré-Mirim e anunciado novos investimentos para a cidade, Brandão se reuniu com prefeitos e políticos no Palácio dos Leões.

Brandão recebeu os prefeitos de Conceição do Lago-Açu (Alexandre Lavepel), Brejo de Areia (Chico Eduardo) e Morros (Paraíba). O vice-governador, que assume o Governo do Maranhão em abril do ano que vem, prometeu tentar resolver as principais demandas dos municípios.

PT – No entanto, entre as últimas reuniões de Brandão com políticos, a que mais chamou atenção foi o encontro que o vice-governador teve com o deputado federal Zé Carlos (PT).

Não é segredo para ninguém que Brandão e o senador Weverton Rocha (PDT), além de disputarem internamente no grupo de Flávio Dino para serem o candidato ao Governo do Maranhão em 2022, entendem que o apoio do PT nessa eleição pode ser fundamental para uma vitória.

Brandão tem se reunido com os petistas maranhenses, de todos os segmentos da legenda, buscando ter esse apoio assegurado para o ano que vem.

Sobre o encontro com o deputado Zé Carlos, Brandão disse que trataram assuntos referentes aos trabalhadores.

“Bom diálogo com o deputado federal Zé Carlos, em prol dos trabalhadores e das causas sociais”, destacou Brandão.

O deputado petista repetiu, nas suas redes sociais, o mesmo discurso sobre o encontro.

“Bom diálogo com o vice-governador Carlos Brandão em prol do fortalecimento da economia solidária e da agricultura familiar em nosso estado, bem como a valorização dos nossos agricultores”,  afirmou Zé Carlos.

De qualquer forma, Brandão tem cumprido uma agenda intensa e sempre com espaço para o diálogo importante com a classe política, ainda mais quando se trata do PT, que tem sido encarado como prioridade para uma aliança em 2022.

URUGUAI REFORÇA COM A PFIZER QUEM TOMOU CORONAVAC


Não é segredo para ninguém que já se estuda no Brasil uma revacinação ou uma terceira dose para as pessoas que foram imunizadas com a vacina Coronavac. No Maranhão, dois deputados estaduais – Yglesio Moyses e César Pires – já defendem o assunto abertamente.

No entanto, enquanto no Brasil não se tem uma definição concreta sobre o assunto, o Uruguai, através do Ministério da Saúde Pública, anunciou no dia de ontem, quarta-feira (28) que todos que receberam as duas doses da CoronaVac poderão ter uma dose de reforço da vacina da Pfizer contra Covid-19.

A decisão foi tomada baseada em uma recomendação da comissão de vacinas que assessora o governo do Uruguai. A medida vale para quem completou o esquema vacinal da CoronaVac há pelo menos 90 dias.

Neste momento, o Uruguai tem 72% de sua população que já recebeu uma primeira dose de qualquer imunizante, enquanto 61% dos uruguaios têm o esquema completo de imunização.

No Brasil, o Ministério da Saúde revelou que encomendou pesquisa para analisar a efetividade de uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 para quem tomou CoronaVac. Realizada em parceria com a Universidade de Oxford, o resultado dessa pesquisa só deve ficar pronto em novembro




quarta-feira, 28 de julho de 2021

DEPUTADO JOÃO MARCELO FAZ VISITA AO SAAE


O deputado federal João Marcelo e toda a sua comitiva, estiveram hoje pela manhã no SAAE de Bacabal ouvindo a explanação do diretor, Dr. Almir Rosa Junior, sobre a aquisição de uma nova bomba d’água que irá possibilitar uma maior vazão do sistema para atender a demanda dos consumidores que já sofrem com a escassez de abastecimento por razões históricas.

 Outro ponto importante da explanação foi sobre os processos de purificação do precioso líquido para que chegue com maior qualidade às residências e pontos comerciais da cidade.

"O abastecimento d’água é essencial à vida das pessoas e tenho ajudado nesse sentido. Já foi entregue por mim, na gestão do prefeito Edvan Brandão, uma perfuratriz para escavação de poços profundos nas comunidades rurais e bairros na sede do município" explicou o deputado João Marcelo. 

Estavam presentes na reunião o presidente da Câmara, o vereador Manoel da Concordia, e o vereador Venâncio do Peixe que também fazem parte do grupo que luta por melhores dias para nossa gente que tanto merece e que, com certeza nessa gestão do Edvan em parceria com o deputado João Marcelo, esses dias melhores estão chegando.

MORRE O BATERISTA MARANHENSE CAMILO MARIANO



Morreu em uma casa de sade do Rio de Janeiro, lugar onde morava, o renomado baterista maranhense Camilo Mariano.

Informações dão conta de que o musico haveria sido internaldo há varios dias com problemas no coração.

Hoje pela manhã Camilo perdeu a guerra e veio a óbito. Todos os procedimentos fúnebres serão no Rio de Janeiro.

Camilo era pai do também baterista Oliveira Neto.

××××××××××

Camilo Mariano, era na atualidade um dos maiores bateristas do Brasil. Músico natural de São Luis no Maranhão, teve o seu primeiro contato com os tambores na Escola Técnica Federal do Maranhão, onde cursou o primeiro e segundo graus.

Na escola fez parte da Banda Marcial tocando tarol. Aos 17 anos começou sua história como baterista ao entrar para a banda musical da própria escola. Daí em diante seguiu tocando com as grandes bandas da cidade. A principal delas foi o NONATO E SEU CONJUNTO, com a qual ficou por 9 anos e gravou trêsLong Plays pela RCA VICTOR, atual BMG ARIOLA, entre os anos de 1972 a 1976.

Num determinado período priorizou a Faculdade de Economia, concluída com sucesso, mas não parou de tocar nos bailes da cidade.

Em 1986, já com 31 anos, foi ao Rio de Janeiro como integrante de uma banda que acompanharia maiores artistas de São Luiz da época no Circo Voador, e para nossa alegria, Camilo foi ficando…e ficando… e ficando… e ficou até os dias de hoje. Agora Camilo nos deixou.

Nesses 22 anos de Rio de Janeiro fez incontáveis trabalhos nas mais variadas ramificações da música.

Camilo era um músico mais do que consagrado e seu jeito de tocar encantou todos esses  anos, pois ele era musical, tinha swingue e tocava PRÁ MÚSICA como ninguém.

Este baterista trabalhou com inúmeros artistas da música popular brasileira. Acompanhou: Elba Ramalho, Alcione, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, Grupo Raça, Tim Maia, Wando, Agnaldo Timóteo, Simone, Marcelo Crivella, Leandro Sapucahy, Sorriso Maroto, Ednardo, Gustavo Lins, Watusi, Miltinho, Antonio Carlos e Jocafi, Maurício Mattar, Benito de Paula, Orquestra Criola, Cláudio Jorge, Ney Lopes, Ana Costa, Camila Costa, Dorina, Almir Guineto, Grupo Revelacão, Toque de Prima, Beth Carvalho, Luís Vieira, etc.

Nos ESTÚDIOS gravou com Maria Rita, Alcione, Elba Ramalho, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, SPC, Grupo Revelação, Exaltasamba, Tentasamba, Samprazer, Turma do Pagode, Maurício Mattar, Leandro Sapucahy, Sorriso Maroto, Ednardo, Ana Costa, Cláudio Jorge, Pique Novo, Soweto, Belo, Reinaldo, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Fafá de Belém, Sandra de Sá, Banda Cheiro de Amor, Grupo Os Mulekes, Grupo Raça, Ovídio Brito, entre mutos outros, o que lhe proporcionou uma identidade única e quase insubstituível, uma verdadeira referência da MPB.

Em DVD’s: Maria Rita; Sorriso Maroto; Elba Ramalho; Leandro Sapucahy; Neguinho da Beija-Flor; Diogo Nogueira; Só Pra Contrariar; Amigos do Samba; Swing e Simpatia; Bokaloka; Tim Maia (como percussionista); Gustavo Lins; Dominguinhos do Estácio; Délcio Luiz e muito mais.

O peso do nome Camilo Mariano nos álbuns de todos esses artistas e vários outros que o músico gravou ao longo de sua carreira, é de extrema importância para todos os cantores e grupos com quem Camilo já trabalhou.

Atualmente ele fazia parte da banda Sorriso Maroto, tendo inclusive gravado o último DVD Ao VIvo deles, e desenvolvia um trabalho instrumental com a banda Banana Mix, além de ser um verdadero mestre dos estúdios, sendo constantemente requisitado por conta de seus trabalhos executados sempre com muita precisão e swingue.

E falando de Camilo, não tenho como não ir para um lado mas pessoal.

Camilo Mariano talvez fosse a pessoa mais GENTE BOA (no sentido literal) que já conheci. Era amigo de verdade, daqueles que estão sempre dispostos a dar um bom conselho, estender a mão, ajudar sem pensar em receber algo em troca. Uma pessoa de bom caráter e bom coração como poucos hoje em dia. Exemplar único e raríssimo!

Vá na paz e que Deus te ilumine na tua nova morada.

PONTO DE VISTA -TOLOS, CSFONAS E BREGAS - POR JOAQUIM HAICKEL





 Por Joaquim Haickel

Fui instado a me posicionar sobre a polêmica do momento em nossa cidade. A implantação de uma réplica da estátua da Liberdade que a empresa Havan pretende erguer na área de estacionamento de sua loja, na avenida Daniel de La Touche, no bairro do Cohaserma.

A princípio, não tive certeza qual seria a palavra, se cafona ou brega, eu deveria usar para expressar o que pensava, do ponto de vista estético, da escolha da Estátua da Liberdade como ícone de uma loja. Na dúvida, usei as duas. É cafona e é brega.

Mas, cafona e brega parecem ser características assumidas descaradamente pela loja e por seu proprietário, fato que se não agrada a pessoas de gosto refinado como eu, certamente deve agradar os milhares de clientes que lotam suas lojas em outros lugares do país, fazendo com que ela seja uma empresa de sucesso econômico e financeiro. Mas, não deixa de ser cafona e brega.

Do ponto de vista midiático, o uso de um ícone, ampla e mundialmente conhecido como a Estátua da Liberdade, por si só, não garantiria nenhuma alavancagem ao negócio. Já a marola criada pelos incautos patrulhadores do alheio, aqui de nossa província, essa sim, irá alavancar um tsunami de visibilidade àquele empreendimento, que em seu pátio terá uma estátua gigantesca, cafona e brega.

Querer impedir que alguém faça alguma coisa que não tenha restrição legal para sua realização, sob qualquer pretexto ou desculpa, é uma forma absurda e inaceitável de violência contra o estado democrático de direito. Esse fato não é nem cafona nem brega, é criminoso, atentatório aos direitos comuns a todas as pessoas, físicas e jurídicas de nosso país.

Querer impor o nosso conceito estético, cultural, político, filosófico, social, intelectual, qualquer que seja ele, a outras pessoas, é uma violência comparável àquelas mais absurdas e inaceitáveis, com as quais temos convivido bastante recentemente, como a não aceitação e a violência contra outras raças, outros gêneros e outras religiões.

Como gato escaldado tem medo de água fria, e sentindo um certo aroma politiquesco no ar, procurei formular minha opinião sobre esse fato, de forma muito clara e direta, não me deixando contaminar por nenhum PRÉ CONCEITO.

Veja, esteticamente aquele bigodinho usado por Hitler era ridículo, cafona e brega, mas o bigodinho até poderia ser aceito. O que não poderia e não pode ser aceito de forma alguma, são as atrocidades cometidas pelo Cabo de Munique!

Fiz perguntas básicas sobre o caso, como por exemplo: A empresa tem direito de construir uma cópia da Estátua da Liberdade? A legislação municipal permite que tal construção, com as especificidades estabelecidas, seja realizada naquele local? Há algum impedimento referente a dispositivos legais, municipais, estaduais ou federais, que possam impedir tal construção? O interessado tem a posse do imóvel onde tal obra pretende ser realizada? As taxas e impostos referentes ao imóvel e a obra estão pagas?

Todas as respostas às minhas indagações foram no sentido de que não há nenhum impedimento legal, não há nenhuma ilegalidade na realização da referida obra.

Os únicos motivos que sobraram para alavancar a tentativa de impedir a tal estátua de ser erguida, eram mais ralos e fracos que refresco de lima.

1) Uma descarada xenofobia, com relevo em pelo menos dois de seus aspectos, o identitário e o cultural. Quem deseja que a estátua não seja erguida, diz que “esse sujeito vem de fora pra dizer o que fazer em nossa terra” e que “se fosse a estátua de um ícone nosso, de nossa cultura, algo como um Cazumbá, ou quem sabe uma estátua em homenagem a Maria Firmina dos Reis, ainda ia!…” 2) Uma inconfessável ojeriza ao proprietário da empresa, Luciano Hang, mais conhecido como o “Véio da Havan”, uma figura realmente esquisita, um direitista empedernido, um militante bolsonarista, um chato mesmo. Cafona e brega.

Ocorre que nenhuma dessas alegações é motivo bastante e suficiente para que se impeça alguém de construir em uma área sob seu controle, uma estátua.

Com tanta coisa importante pra esse pessoal se preocupar, vai se preocupar com uma bobagem dessas!… Tolos…