segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

ROBERTO ROCHA EMPOLGADO DISPUTARÁ A ELEIÇÃO

 

Através das redes sociais, o senador maranhense Roberto Rocha (sem partido) confirmou que irá mesmo disputar as eleições de 2022.

A declaração de Roberto Rocha acaba rebatendo boatos de que o senador não disputaria as eleições deste ano. Apesar de confirmar que tem disposição “cada vez maior”, Roberto Rocha não cravou se virá para reeleição ou disputará o Governo do Maranhão.

“De todo modo, reafirmo minha disposição, cada vez maior (pela foto percebe-se), de disputar a minha reeleição ou o cargo de governador do Estado do Maranhão, caso seja convocado pelas circunstâncias”, afirmou.

Logo depois de confirmar que estará disputando as eleições deste ano, Roberto Rocha ainda aproveitou para elogiar uma excelente iniciativa do presidente da República, Jair Bolsonaro, e alfinetar o governador Flávio Dino (PSB), que poderá ser seu adversário principal, caso venha disputar a reeleição para o Senado.

“Governo Federal reduz impostos sobre geladeiras, fogão, carros, etc. Enquanto isso, o governador Flávio Dino mantém nas alturas impostos, como o ICMS e IPVA, penalizando os maranhenses de bem. Ninguém aguenta mais!”, destacou.

JANELA PARTIDÁRIA VAI DE 3 DE MARÇO A 1º DE ABRIL

 


A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito.

Neste ano a janela partidária será iniciada no do dia 3 de março, indo até 1º de abril, mas só atenderá deputados estaduais e deputados federais.

A janela servirá para que os atuais deputados estaduais e federais possam trocar de partido sem correr o risco de perderem os respectivos mandatos.

Fora do período da janela partidária, existem duas situações consideradas como justas causas para a mudança de partido. São elas: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação política pessoal. Portanto, trocas de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

domingo, 27 de fevereiro de 2022

COLUNA DO DR.. ERIVELTON LAGO


RODA DE SAMBA (NÃO É) SAMBA DE RODA

O meu amigo Macurim me falou que o Samba de Roda não pode ser confundido com Roda de Samba. O que ele me falou despertou a curiosidade de Paulo Peleleu que estava ali por perto na minha última ida à cidade de Bacabal para fazer um júri. Não aconteceu o julgamento, então fui visitar esses dois velhos amigos e aproveitar para tomarmos um drink e comer peixe frito. Os dois gostam muito de música e foi muito interessante o bate papo com eles. Num certo momento da nossa conversa, Macurim fez a seguinte indagação: vocês sabem qual é a diferença entre Roda de Samba e Samba de Roda? Peleleu respondeu: no samba de roda as pessoas ficam em círculo tocando e cantando com outras no meio da roda dançando. Já na Roda de Samba, via de regra, são grupos de artistas que tocam samba nas noites e fins de semana nos bares. Macurim, já com a respostas pronta, falou: é quase isso, mas não é bem isso, vou explicar, mas antes quero que Valdemar traga uma rodada de caipirinha e um piau frito. Valdemar é o dono do bar e piau é um peixe muito gostoso do rio Mearim. Então, respondeu Macurim: O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. É uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Peleleu protestou: ah, mas aí tu já estás indo fundo demais. Calma, Peleleu, cultura é uma reflexão profunda sobre a alma criativa, disse Macurim: O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira. Dizem que esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas. Atualmente, o Samba de Roda está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular. Isso porque essa região foi palco da chegada de escravos africanos. Tu sabias disso, peleleu? fobou Macurim, dizendo: traz o piau Valdemar, quem vai pagar é o advogado. Então continuou Macurim: Apesar de ser baseado nas tradições africanas, ele também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa. Como exemplo, o uso da viola e as letras das músicas, que são cantadas em português.


Acrescentou, Macurim: foram os escravos angolanos que trouxeram o Samba de Roda para o Brasil. Em 2003, ele foi incluído no Livro de Registro as Formas de sua Expressão singular. Já em 2005, passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo sido considerado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco. Foi então que, em 2013, recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. Peleleu interrompeu a conversa e perguntou a Macurim: quais são os instrumentos musicais usados no Samba de Roda? Macurim respondeu, na bucha: viola, pandeiro, chocalho, atabaque, ganzá, reco-reco, agogô e o berimbau. Nessa hora, Valdemar aplaudiu o historiador e colocou o piau frito na mesa, dizendo: esse Macurim é um intelectual. Porém, Peleleu não ficou por baixo e começou a cantar ALGUÉM ME AVISOU, um dos símbolos do Samba de Roda: “Foram me chamar, Eu estou aqui, o que é que há, Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho, Mas eu vim de lá pequenininho, Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho (...). Palmas para Peleleu que aproveitou e respondeu: então a Roda de Samba é o Sambinha alegre e descontraído da esquina, do bar e dos palcos. É o batuque arrojado do fim de semana do Cartola, Ivone Lara e João Nogueira. Continuou Peleleu dizendo: os sambas da minha preferência são: Ogum, A sorrir, Meu Lugar, Identidade e Canta canta minha gente. Continuou Peleleu: Aqui no Maranhão podemos dizer que temos a criatividade do Serrinha do Maranhão, Eudes, Nivaldo Santos e Boscotô. Podemos, então, citar os grupos Sindicato do Samba, Argumento e Palmares. Macurim olhou para Peleleu e disse: Negão, agora eu tiro o meu chapéu pra tu! Porém, nesse momento Peleleu resolveu saborear o piau que estava na mesa, mas já havíamos comido até as espinhas do peixe. Pedimos outro prato de piau e uma rodada de caipirinha. É na mesa do bar que descobrimos que Roda de Samba NÃO é Samba de Roda.



DIAGNOSE - DICA DE SAUDE- REFLEXÕES SOBRE O CARNAVAL NA PANDEMIA




O Carnaval poderá fazer retroceder os avanços que vêm sendo alcançados no controle da pandemia da Covid-19. No final de fevereiro de 2022, ainda haverá transmissão comunitária ativa do vírus SARS CoV-2 no Brasil e, em consequência, ocorrência de casos novos de Covid-19. Esse é o cenário mais provável, em vista da calamitosa evolução presente em muitos países do continente europeu, onde, após um período de menor incidência dessa doença, uma nova onda epidêmica vem sendo observada em decorrência, principalmente, do relaxamento das medidas de distanciamento social e da obrigatoriedade do uso de máscaras. Felizmente, onde as coberturas vacinais são elevadas, tem-se constatado menor incidência de casos graves e menor letalidade, em todos os países, inclusive no Brasil.

Certamente, ninguém poderá afirmar hoje que haverá um cenário de transmissão viral zero nos primeiros meses do próximo ano. Sendo assim, faz-se necessário acompanhar os níveis de incidência da Covid-19, dos casos graves, hospitalizações e óbitos nos meses vindouros.

A possibilidade da ocorrência de novas variantes virais aumenta com a persistência da transmissão e novas infecções da Covid-19. Além disso, considerando a maior transmissibilidade da variante Delta, que atualmente predomina largamente no Brasil, a evolução da pandemia nos próximos meses dependerá da proporção da população suscetível à infecção e, principalmente, do nível de exposição das pessoas ao vírus, diretamente relacionado à implementação efetiva das medidas protetivas, especialmente do uso de máscara e distanciamento social, evitando sobremaneira aglomerações, e da elevação da cobertura vacinal.

A suscetibilidade da população à infecção e doença grave pelo vírus SARS CoV-2 diminuirá na medida em que avance a cobertura vacinal específica. Atualmente, a cobertura da população com vacinação completa (duas doses ou dose única) é de 62,0% no Brasil, porém, varia de 38,0% no Amapá a 75,8% em São Paulo. Na Bahia, essa cobertura é de 54,6%. Ainda há neste estado expressiva proporção de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose e que necessitarão de segunda dose com intervalo apropriado entre as doses. Esses níveis ainda são insuficientes para a proteção populacional segura contra novas ondas da pandemia. A considerável variação na cobertura vacinal contra a Covid-19 entre as regiões e estados indica que os movimentos populacionais internos poderão incrementar a circulação viral em um determinado local, favorecendo o aumento da frequência de novos casos da doença.

A cobertura vacinal completa poderá ser maior que 80% ao final dos próximos três meses, algo possível, com redução da incidência e da mortalidade pela Covid-19. Todavia, em que pese contribuírem muito para o alcance de imunidade populacional, isso não significa que haverá interrupção da transmissão viral, uma vez que as vacinas não oferecem proteção absoluta contra todas as infecções. Tem-se como certo que tanto as vacinas quanto as infecções adquiridas naturalmente não conferem imunidade duradoura contra o SARS-CoV-2.


Além disso, há outro fator tão ou mais importante para a suscetibilidade da população à infecção, que é a necessidade de dose de reforço, aplicada cinco a seis meses depois da vacinação completa. Embora essa medida de reforço tenha sido iniciada na Bahia, até o momento apenas 737 mil pessoas (5,0% da população) foram vacinadas. O número de pessoas que necessitarão de dose de reforço até o final de fevereiro de 2022 é de aproximadamente 3,9 milhões, meta possível de ser alcançada caso essa campanha seja intensificada, tanto para completar a vacinação dos que já tomaram a primeira dose, quanto para alcançar a cobertura adequada com a dose de reforço.

Dadas as peculiaridades do agente da Covid-19, dentre as quais se destaca a capacidade de fazer novas variantes com características imunológicas e patológicas diferentes, algumas com maioGbr transmissibilidade, e de não conferir imunidade duradoura, ainda que seja alcançada uma cobertura da população acima de 80%, incluindo pessoas com 12 anos e mais, e que todos que necessitem de dose de reforço tenham sido efetivamente vacinados até fevereiro de 2022, haverá transmissão ativa do vírus SARS CoV-2. E, evidentemente, por ser uma doença de transmissão respiratória, de pessoa para pessoa, essa transmissão será tanto mais intensa quanto maior for a aglomeração, quanto menor for a adesão às medidas protetivas e quanto mais frequente for a presença e circulação de pessoas não vacinadas com potencial de estarem infectadas e transmitir o vírus. Os meses de verão, com maior movimentação das pessoas e intensificação do turismo nacional e internacional, representam fatores adicionais que podem favorecer uma maior circulação do vírus SARS CoV-2. Disso resultará o número de novos casos, de casos graves que necessitem de hospitalização, inclusive em UTI e, em consequência, elevação do número de mortes por esta doença.

O Carnaval é um evento cujas características de intensa movimentação de pessoas e grandes aglomerações, por tempo prolongado, apresentam todas as condições para o recrudescimento da incidência da Covid-19 com as consequências que podem advir. O argumento de que ocorre em espaço aberto, o que não é de todo verdadeiro, não se sustenta diante da magnitude da aglomeração, intenso e frequente contato interpessoal e alto risco de transmissão viral. Não será possível assegurar vacinação completa, nem o uso de máscara nem distanciamento dos participantes no Carnaval. Sem grande aprofundamento, relembre-se as ondas de gripes, conjuntivite e doenças diarreicas que ocorrem logo após o Carnaval na Bahia.

Atingiu-se um nível relativamente baixo de incidência e mortalidade pela Covid-19 em nosso meio, sobretudo em virtude da vacinação, mas esse nível se mantém com pouca variação há várias semanas, o que é preocupante. Eventualmente, a incidência poderá ser reduzida, na medida em que avance a vacinação e persista a adesão às medidas protetivas. Portanto, trata-se de manter a atual situação e fazê-la avançar favoravelmente nos próximos meses, no sentido do controle da pandemia, possibilitando o retorno gradual às atividades econômicas, à circulação moderada de pessoas e aos eventos em que se pode assegurar a presença apenas de pessoas vacinadas e controlar o uso de máscara. Se, ao contrário, permitir a volta prematura de grandes aglomerações nas festas de final de ano e no Carnaval será observado o resultado indesejável de recrudescimento da pandemia com maior número de casos, hospitalizações, sequelas e mortes evitáveis pela Covid-19, com os altos custos econômicos e sociais decorrentes.

Com a ocorrência de uma nova onda da pandemia, caso seja realizado o Carnaval, toda a população será afetada, com aumento da incidência da doença e o retorno de medidas mais restritivas, e não somente aqueles que se beneficiam diretamente, seja economicamente ou festivamente, deste evento. A experiência recente dos países da Europa, dos Estados Unidos e Reino Unido, com terceiras e quartas ondas ainda mais violentas que as anteriores, indica o que poderá ocorrer entre nós.

Seria reconfortante estarmos errados nas previsões da pandemia no pós-carnaval, mas não há benefícios suficientes que superem os seus riscos. Temos a convicção de que os gestores públicos agirão com responsabilidade e não permitirão que tenhamos mais casos e mortes pela Covid-19 do que os já ocorridos.



sábado, 26 de fevereiro de 2022

RAPIDINHAS DO SÁBADO - A ULTIMA DE FEVEREIRO


E abriremos a coluna de hoje, Sábado Gordo de Carnaval, com essa célere frase abriremos a nossa coluna de hoje.
+++++++++
Baseado no momento, vamos no antagonismo de guerra e Carnaval com. Muita inteligência e bom humor.
+++++++++

E aconteceu na última terça-feira, a inauguração do Posto Qatar do empresário Luís Neto. Vip o evento contou com ilustres presenças, entre elas a do Secretário Municipal da Cultura de Bacabal, Professor Jerry Ibiapina e do seu irmão, o empresário Janay Ibiapina.

++++++++++

Na terça feira passada, recebi um telefonema do meu amigo, cantor, turismologo e performance Guido Maranhão. Pra minha grande alegria, ele me doou todos os seus CDs, uma coleção rara e sem preço. O melhor presente.  Valeu Guido.

++++++++++

 Quem trocou de idade na segunda feira passada foi a negona Valcilene. Muita alegria na festa que aconteceu na mansão da sua mãe, a popular Chica de Otomil, na beira da piscina, com muito churrasco, cerveja e Carnaval. 

++++++++++

E falando e. Valcilene, ela se encontra em São Luís acompanhada da sua filha, a linda Amanda, para curtirem o período momesco na Ilha do Amor. Vai rolar a festa com praia, chope e muita animação. Tou dentro.

++++++++++

E em São Luís, quem aniversariou no dia de ontem, foi a linda Janaina Cruz. Casada com. O professor Reinaldo e mãe de João Pedro, ela completou 49 anos. À Janaína muitos anos de vida.

++++++++++

E a bela senhora, a Dra. Tenilde Teixeira, começou bem o seu Carnaval particular. A elegante e desinibida  dona, chique como poucas, abriu a sua adega para comemorar a festa do Deus Baco, com os mais finos vinhos. Um must.

++++++++++

E essas meninas estão mesmo botando o Bloco na rua. Na segunda feira elas se embonitaram em um salão de beleza para marcar presença em um aniversário em uma chique  casa de eventos de nossa cidade. A diretora do Detran, a advogada Dra  Danny Miranda e a assessora política Márcia Pageú, estarão no dia de hoje, participando do Carnaval do Bar da Fia.

https://youtu.be/RP9PA1c8TDA

É Carnaval. "Colombina dos meus sonhos" na interpretação de Manoel Baião de Dois.. Veja o clipe, deixe seu like e se ainda não for inscrito no nosso canal do YouTube, inscreva-se pois precisamos muito.  Obrigado

++++++++++

E representando a Cultura bacabalense, estive com o Secretário Municipal, o professor Jerry Ibiapina,  no povoado Fala cantando onde o prefeito Edvan Brandão e todo o seu grupo inaugurou um lindo colégio.

++++++++

Fomos muito bem recebidos e aproveitamos para ouvir os discursos e para conversar com a população.

+++++++++

Lá encontrei com muitos amigos, entre eles a dona do bar mais famoso de Bacabal, a popular Fia e também com o advogado Dr.  Dodó Alves.

https://youtu.be/d0btQ1L_Z8A

"Cabaré da Fia " música feita para o bloco  Cabaré da Fia, do Bar da Fia. Veja o clipe, deixe seu like e se ainda não for inscrito no nosso canal do YouTube, inscreva-se pois precisamos muito. Obrigado

+++++++++

Recebi um grande abraço do meu amigo, pré candidato a deputado estadual e Secretário de Administração Davi Brandão,  que fez um discurso muito bonito, empolgante e foi bastante aplaudido. O menino vem aí com todo gás.

++++++++++

Também recebi um grande abraço do prefeito Edvan Brandão e da vice-prefeita Graciete Trabulsi. Os dois são incansáveis na luta pela cidade e pelo seu povo.

++++++++++

Terminando a inauguração do colégio, fomos almoçar na residência do líder político e vereador Valdivan de onde saimos para visitar o ilustre senhor Roque.

++++++++++

Sempre de alto astral, o senhor Roque nos contou muitas histórias e nos presenteou com milho verde, macaxeira e banana. Tudo fresquinho e colhido da sua propriedade.

+++++++++

Quem nos acompanhou nesa jornada foi a linda Débora, diretora da Unidade Escolar Mãe Firmina, no Alto Bandeirantes.

+++++++

E foi só realizar a inauguração para o prefeito Edvan Brandão anunciar na imprensa e nas redes sociais o pagamento adiantado do salário dos servidores municipais. Eita Carnaval feliz.

++++++++++

Uma pessoa me chamou a atenção, foi um senhor vindo da roça com uma enxada no ombro, um facão na cintura e uma espingarda atravessada na costa. O legítimo caboclo.

+++++++

Sempre que vou à São Luís, costumo sair na madrugada sob os cuidados da empresa Lacertur. Com veículos novos, seguros e busca em domicílio, os profissionais são bastantes treinados e experientes. Ontem viajei para a Ilha do Amor e a responsabilidade foi do amigo Fábio. 

++++++++++

E na quinta feira quem fez um grande Carnaval para comemorar o aniversário, foi o atleta sênior Roberto Baresi. Intitulado de Barezão Folia, a festa contou com a presença de muitos amigos e participações luxuosas e musicais de Marcus Maranhão, Flávio Passsrinho e Antônio Carlos. Amigos do peito como Lá.bal e Herculano.

++++++++

E na onda do Carnaval mais tranquilo, o professor Pedro Neto e o engenheiro da computação Hallim Trabulsi, reuniram alguns amigos para um bom bate papo regado a uisque e cerveja. E olha que hoje ainda é sábado.

++++++

De boa o nosso querido Coronel Marco Pimentel brinca o seu Carnaval rodeado de amigos no Bar do Cicero, no Cohajap. Dr Calado (advogado), Kayto, Professor Miranda, Gafanhoto (lenda do basquete maranhense), Dr Paulo Tinoco (dentista e advogado) e Dr Fernando Lima (cardiologista), cumprindo todos os protocolos, eles prometem muitas alegrias na Folia de Momo.

++++++++++.

Espaço Ciência  Bacabal"Isso sim é fazer a diferença na vida dos jovens bacabakenses"

Palavras do professor Arquimedes.

E a turma da charge já tá no clima da Páscoa. 

++++++++++

A galera da montagem no clima do Carnaval 

++++++++++

E como somos o país da piada pronta, escolhemos essa para alegrar o nosso sábado 

++++++++++

E com essa frase encerraremos a nossa coluna de hoje. 

++++++++++

E a convite de alguns parentes, estou indo agora para Barreirinhas. Vou levando pouca coisa.

++++++++++ 

A coluna de hoje tem o oferecimento do deputado federal João Marcelo. 

++++++++++

.E aí Lambal, e o Carnaval?



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

DAVI BRANDÃO É A NOVA PROMESSA DA POLÍTICA MARANHENSE

 


Davi Brandão é a nova promessa da política maranhense

Nascido no povoado de Bela Vista em Bacabal, cidade que fica a 257 km da capital São Luís, o jovem Davi Brandão, de apenas 24 anos tem grande aceitação como futuro Deputado Estadual em toda à região. 

Apesar da pouca idade, Davi Brandão tem uma vasta experiência política. Filho do atual Prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, Davi ocupa o cargo de Secretário de Administração Pública, exercendo um trabalho direto com todas as secretárias da cidade e com as lideranças políticas de região. Sua participação nas tomadas de decisões na atual gestão pública tem sido reconhecida tanto pela população, como pelos vereadores da cidade, a qual tem externado apoio à pré-candidatura do Secretário, que também recebe incentivo e apoio de lideranças políticas das regiões vizinhas, como é o caso do atual Prefeito do Município de Lago Verde, Alex Almeida. 

O trabalho realizado em todas as redondezas de Bacabal, tem impressionado, inclusive, o Governador do Estado do Maranhão , Flávio Dino e o Vice-governador, Carlos Brandão que tem feito grandes elogios e demonstrado alegria em ver um jovem tão dedicado em trabalhar pelas causas sociais do Maranhão. 

Com um discurso moderno e atendo às necessidades dos maranhenses, Davi Brandão atua em causas sociais além de defender a valorização das tradições maranhenses, como as cavalgadas e vaquejadas. Apaixonado por esporte, Davi Brandão tem se demonstrado o forte candidato dos esportistas maranhenses, apoiando competições locais e iniciativas que promovam o esporte amador. 

Seu nome também tem destaque entre os jovens, por levantar pautas e buscar projetos para geração de emprego e oportunidades de ingressar nas universidades. 

A pré-candidatura de Davi Brandão vem causando animação no meio político devido a sua inteligência, carisma, honestidade e pelo trabalho em prol de todos os maranhenses.

NÚMEROS DO IBGE SAO PREOCUPANTES NO MARANHÃO


Lamentavelmente os números do IBGE seguem preocupantes no Maranhão, afinal o estado segue sempre na rabeira de praticamente todos os levantamentos divulgados.

Nas últimas horas, mais dois levantamentos demonstram que a situação no Maranhão continua complicada. O Maranhão teve a segunda maior taxa de trabalhadores sem carteira assinada do país no setor privado, com 50% das pessoas desempregadas, no quarto trimestre de 2021. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O estado ficou somente atrás do Piauí, que obteve 48,6%.

Além disso, no mesmo levantamento, o Maranhão também obteve a segunda maior taxa de trabalhadores informais do país, com uma taxa de 59,4%. A média maranhense ficou acima da nacional, que obteve 40,7% da população ocupada.

Renda domiciliar – Em outro levantamento do IBGE, sobre os valores dos rendimentos domiciliares per capita referentes a 2021 para o Brasil e Unidades da Federação, o Maranhão esteve na última colocação.

O rendimento domiciliar per capita foi calculado como a razão entre o total dos rendimentos domiciliares (em termos nominais) e o total dos moradores. Nesse cálculo, são considerados os rendimentos de trabalho e de outras fontes.

De acordo com o levantamento, o Maranhão tem o menor rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente (R$) é de 635. O penúltimo é o de Alagoas com 777, ou seja, bem acima do estado maranhense. O melhor rendimento mensal do Brasil é do Distrito Federal com 2.513.

Definitivamente, os números do Maranhão seguem preocupantes.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ANULA ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CCJ DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


A guerra entre os grupos de deputados que estão com o vice-governador Carlos Brandão e os que estão com o senador Weverton Rocha, ultrapassou os limites da Assembleia Legislativa e foi parar no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Nesta quinta-feira (24), a desembargadora Nelma Sarney concedeu liminar ao grupo de deputados, apoiadores de Carlos Brandão, que desejam a anulação da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

O grupo de parlamentares entendem que a eleição, que culminou com a vitória de Márcio Honaiser, parlamentar ligado ao senador Weverton, teria ocorrido fora das normas estabelecidas pelo Regimento Interno da AL.

Por conta desse impasse, a pauta no parlamento maranhense segue trancada, uma vez que o grupo de Brandão, maioria na AL, só pretende apreciar a Ordem do Dia após a votação de dois requerimentos apresentado a Mesa Diretora. O primeiro pedindo nulidade da composição dos Blocos Parlamentares e o segundo solicitando a anulação da eleição da presidência da CCJ.

Na decisão liminar, Nelma Sarney destacou que, por conta das irregularidades na composição da CCJ – e com o consequente trancamento da pauta – têm havido prejuízos à população.

“Os atos perpetrados estão culminando com o trancamento das pautas da Assembleia Legislativa, como vem sendo noticiado nos órgãos de comunicação, o que gera inequívocos prejuízos à população do Estado, ante a ausência de votação de projetos de lei que podem trazer benefícios para a coletividade”, ressaltou.

A desembargadora ressalto também que o ex-presidente da CCJ, deputado Adelmo Soares (PCdoB), não teria conduzido a sessão que elegeu Honaiser, como prevê o Regimento Interno.

“Também verifiquei que não houve respeito ao disposto no art. 38, § 3o do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, já que a reunião inicial para eleição do Presidente e Vice- Presidente da Comissão, não contou com a Presidência do Deputado Estadual Adelmo Soares, que, por ter sido o Presidente da Comissão na sessão legislativa anterior, deveria presidir a reunião inaugural”, pontuou.

HOJE TEM BARESZÃO FOLIA