quinta-feira, 3 de abril de 2025

COTA TRANS, UMA NIVA TENDÊNCIA

Por unanimidade, o Conselho Universitário da UNICAMP aprovou a criação de cotas para pessoas que se autodeclaram trans, travestis e não-binárias no vestibular para os cursos de graduação.

As vagas serão oferecidas através do ENEM-UNICAMP e acatará candidatos de escolas públicas e privadas. O texto aprovado pelo órgão de deliberação máximo da universidade ainda estabelece a reserva de pelo menos uma vaga em turmas com até 30 estudantes, e no mínimo duas para cursos com mais de 30 vagas.

O Conselho Universitário da UNICAMP ainda estabeleceu que os candidatos que quiserem concorrer a cota de trans, travestis e não-binários deverão enviar umrelato de vida, onde vão descrever a trajetória de transição e o processo de afirmação da identidade de gênero. O relato será avaliado por uma comissão que deverá ser composta por, no mínimo, uma pessoa trans, travesti ou não-binária.

Resta saber se a decisão tomada, e que será implementada pela UNICAMP no vestibular deste ano, será uma tendência a ser seguida por outras instituições de ensino ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário