quinta-feira, 2 de outubro de 2025

NOVO CALENDARIO DA CBF E OS TIMES MARANHENSES

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde de ontem,  quarta-feira (1°) o novo calendário do futebol e com implicações diretas para as equipes do futebol maranhense.

A primeira implicação será no Campeonato Maranhense já que acontecerá de 11 de janeiro a 8 de março, com limite de 11 datas.

Na Série D, a competição começará no dia 5 de abril e será encerrada no dia 13 de setembro. O torneio sairá de 64 para 96 clubes, com um aumento de 100 partidas no total. Os clubes terão no mínimo 10 jogos e no máximo 22. Disputarão a quarta divisão os quatro clubes que caíram da terceira, 64 classificados via campeonatos estaduais, 28 que chegaram até a segunda fase da Série D anterior. As vagas que sobrarem serão distribuídas via ranking nacional de clubes.

Com isso, estão assegurados na Série D, Sampaio, Imperatriz e IAPE. O Moto Club ainda pode assegurar uma vaga pelo ranking.

Na Série C, onde o MAC disputará, a novidade é que apenas duas equipes podem ser rebaixadas. A terceira divisão começará no dia 5 de abril e terminará no dia 25 de outubro. A competição será ampliada, passando para 24 clubes em 2027, e 28 clubes em 2028. O formato será modificado a partir de 2028, com dois grupos de 14 e rebaixamento de seis equipes para a Série D.

Na Copa do Brasil, o estado do Maranhão ganhou uma vaga, passando de dois para três representantes, que seriam: MAC, Imperatriz e IAPE. A competição começa em 18 de fevereiro e termina em 6 de dezembro, encerrando o calendário do futebol nacional, já que o Brasileirão acabará em 2 de dezembro.

Na Copa do Nordeste, a novidade é que equipes que disputam Libertadores e Sul-Americana não irão disputar a competição. Com isso, Bahia e muito provavelmente o Ceará, não disputariam o torneio, o que pode facilitar para um melhor desempenho das equipes do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário