quinta-feira, 20 de março de 2014

DILMA NO MARANHÃO




A governadora Roseana Sarney e a presidenta Dilma Rousseff inauguram, hoje (20), às 15h, a fábrica de celulose de eucalipto da Suzano, em Imperatriz. O empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 6 bilhões, é um dos maiores e mais modernos do mundo.
“Estamos muito felizes em inaugurar esta fábrica da Suzano. Mais um grande empreendimento que entra em operação no estado, fruto da política de atração de investimentos que estamos desenvolvendo desde que assumimos o governo em 2009. Hoje, temos mais de R$ 130 bilhões em investimentos que estão mudando a economia do Maranhão”, destacou a governadora.
Com capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas/ano, a fábrica da Suzano está em operação. Toda sua produção é voltada para atender os mercados europeu e norte-americano, utilizando a logística de ferrovia (Norte Sul e Carajás) e Porto do Itaqui.
O empreendimento está transformando a economia de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, e que está sendo beneficiada com instalação de novos empreendimentos fornecedores de insumos para a unidade da Suzano. Além disso, é um grande gerador de mão de obra. Só em sua implantação, foram criados 11 mil empregos, somados aos 3.500 na fase de operação e mais 15 mil indiretos.
O Governo do Estado envidou todos os esforços para a implantação desse grande empreendimento na Região Tocantina, com destaque para o Programa de Incentivo às Atividades Industriais e Tecnológicas no Estado do Maranhão (ProMaranhão), que viabilizou a implantação da Suzano com a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) desenvolveram trabalho em conjunto para garantir o escoamento da produção de celulose da Suzano pelo Porto do Itaqui para o mercado internacional.

O governo assegurou, ainda, condições para a instalação de empresas fornecedoras da Suzano, a exemplo da Air Liquide e Eka Chemical, que também receberam incentivos do ProMaranhão. Já a Metso adquiriu lote no Distrito Industrial de Imperatriz. O estado também promoveu dois encontros de negócios entre a Suzano e as empresas maranhenses, em 2010 e 2011, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).
Para garantir que os empregos gerados pela Suzano beneficiassem os maranhenses, especialmente trabalhadores da região tocantina, o governo assinou convênio com a empresa e outras instituições para o Programa Capacitar. O Maranhão Profissional fez parte do convênio, que resultou na qualificação de sete mil pessoas.
ALIANÇA
Caiu como uma bomba no seio oposicionista a informação de que a presidente Dilma Rousseff (PT) havia confirmado à governadora Roseana Sarney (PMDB), na manhã de ontem, presença no ato de inauguração do megacomplexo de produção de celulose da Suzano em Imperatriz.
Os comunistas locais sabem que a proximidade entre a presidente e a governadora, mais do que mera formalidade do cargo, é sinal claro de que o PT e o PMDB, no Maranhão, estão cada vez mais próximos de reafirmar a aliança vencedora da eleição de 2010.
Além disso, o evento de larga importância econômica para a cidade, o estado e o pais servirá para que Dilma e Roseana troquem, ainda que rapidamente, pela primeira vez pessoalmente, impressões acerca do apoio do PT à candidatura do PMDB ao Governo do Estado, nos termos do que já foi garantido pela própria presidente a líderes peemedebistas no início do mês.
Com a aliança praticamente selada – faltando para isso apenas o cumprimento de detalhes formais de acordo com o que determina o estatuto do PT -, os oposicionistas veem cair a quase zero as possibilidades de ainda contar com Lula e Dilma em seu palanque na eleição de outubro. É isso aí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário