domingo, 19 de agosto de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - DOENÇA DE PAGET




Doença de Paget é uma doença óssea rara que caracteriza-se por alargada, deformado e ossos frágeis que facilmente fratura. A doença é pensada para ser herdada com vários genes levando a aumento da susceptibilidade.

Doença de Paget comumente afeta os idosos e é mais comum em homens do que mulheres. Pessoas da descida Anglo Saxon são mais propensas a esta condição, enquanto pessoas de origem africana ou asiática são menos em risco.

Sintomas da doença podem ser descritos da seguinte forma:

Sem sintomas da doença


Em muitos pacientes pode não haver qualquer sintoma da doença. Nestes pacientes um raio x ou exame de sangue para uma outra condição de rotina pode revelar a doença como uma constatação de chance.

Idade e sexo


Normalmente, a doença é diagnosticada em pessoas com idade superior a 40. Homens são um pouco mais afetadas do que as mulheres. Para cada 3 homens diagnosticados com a doença há 2 mulheres afetadas.

Ossos afetados


Os ossos comumente afetados são a coluna vertebral ou vértebras, crânio, ossos longos dos braços e pernas e a pelve ou ossos do quadril. Em um terço dos casos a doença é Monostótica e afeta um único osso, e em dois terços dos casos a doença é Poliostótica e afeta dois ou mais ossos.

Dor óssea


Este é o sintoma mais comum da doença de Paget. A dor é devido à rápida formação de novo osso que pode levar a fraturas ósseas ou compressão de nervos circundantes vitais. Dor pode estar presente em repouso, à noite e em movimento, mas não tende a ser centrada em torno de um local determinado nas proximidades da articulação.

Fratura óssea


Recorrente e fácil fratura dos ossos afetados. Devido a avaria repetida e remodelação dos ossos são susceptíveis a fraturas causadas mesmo com menor trauma ou lesão.

Deformidade óssea


Deformidade óssea provocada pela formação óssea alargada e hiperativo. Isso afeta as estruturas vizinhas, como nervos etc levando a dor.

Compressão dos nervos nas proximidades também pode levar à paralisia ou entorpecimento da sensibilidade das regiões próximas. Por exemplo, aflição da coluna e pelve leva a ciática e aqueles da leva de radiculopatia cervical pescoço e braços.

Arqueamento das pernas


Devido a ossos fracos e moles das pernas, sustentação de peso pode levar a se curvar ou dobrar as pernas.

Dor nas articulações


Articulações perto do osso afetado são dolorosas com artrite. Isso pode dificultar a mobilidade articular.

Perda de audição


Pode haver perda de audição se os ossos do crânio são afetados. Normalmente a audiência tem a ajuda de condução de ondas sonoras e vibrações através de pequenos ossos dentro do ouvido.

Quando o crânio é afetado o mecanismo de audição pode ser prejudicado. Pode haver sintomas de tinnitus ou zumbido dos ouvidos também.

Dores de cabeça


Além disso pode haver dores de cabeça se o crânio está envolvido devido à pressão sobre os nervos e vasos sanguíneos. Alguns pacientes também desenvolvem um maior tamanho da cabeça.

Temperatura da pele


Temperatura da pele pode ser aumentada ao longo de áreas de doença ativa ou os ossos afetados.

Sangramento intenso


Ossos que têm um suprimento de sangue de alta também podem levar a sangramento intenso, se afectado. Devido à oferta de sangue para estes ossos coração pode desenvolver insuficiência cardíaca devido à sua incapacidade de bombear o sangue.

Cálcio excessivo no sangue


Cálcio excessivo de colapso ósseo é liberado na corrente sanguínea. Isto leva a características tais como fraqueza, fadiga, perda de apetite, constipação e dor abdominal. O coração bombeia mais sangue para o osso afetado comparado ao normal.

Paralisia dos membros


Pode haver paralisia de um ou mais membros, se a coluna vertebral é afetada.

Doença de Paget e câncer ósseo


Se a dor é severa e não controlada com medicação, que a doença pode ter degenerado em um câncer de osso. Isso é chamado de Paget sarcoma ocorre em apenas cerca de 1 por cento dos pacientes com doença de Paget. Se afeta mais de 70 anos de idade de pacientes com doença de Paget.

Progressão dos sintomas


Os sintomas pioram lentamente, e a doença não se espalhou para outros ossos.


 

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário