domingo, 3 de julho de 2022

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- JULHO VERDE

 


Julho verde 2022

Câncer de cabeça e pescoço pode alcançar até 90% de cura. SBCCP alerta para a importância da detecção precoce

Julho é verde! Verde esperança, a cor da confiança de que é possível mudar, por exemplo, situações que podem ser desfavoráveis à saúde. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) intensifica, no Julho Verde, suas ações de conscientização a respeito da importância da detecção precoce desse tipo de câncer, que pode alcançar até 90% de cura se tratado precocemente.

O compromisso da nossa sociedade em busca de tratamentos cada vez mais eficazes no combate ao câncer e a todas as doenças que acometem a região da cabeça e pescoço é incansável, assim como as ações para orientar a população. A massificação, em âmbito nacional, por todos os órgãos do poder público das informações e orientações a respeito dos cuidados, tratamentos e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço ajudará, em muito, a salvar vidas. A população precisa estar cada vez mais consciente de que as chances de cura do câncer são muito maiores para os casos diagnosticados precocemente.


A SBCCP participou, em 2014, na cidade de Nova Iorque (EUA), da escolha do dia 27 de julho como a data de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Pouco tempo depois, instituiu no Brasil o Julho Verde e, neste ano, os especialistas têm um incentivo a mais para intensificar os alertas e orientações a respeito da doença, já que o mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Orientações

Procurem atendimento médico ao perceberem sintomas e sentirem desconfortos na região do pescoço, boca ou face. É de suma importância não descuidar da saúde e procurar uma unidade de atendimento médico sempre que perceber alterações que sugerem uma possível doença.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano de 2022 é de que surjam 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluídos nesse total os tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide.

Ficando atento! Procurando um especialista na fase inicial da doença, as chances de obter sucesso no tratamento são grandes.

PREVENÇÃO

Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, use protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

Fique atento e vá ao médico regularmente.

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

Para o câncer de cavidade oral (boca)

Tabagismo

Consumo excessivo de álcool

Exposição ao sol sem uso de protetor labial

Infecção por HPV (Papolomavírus Humano)

Para o câncer de tireoide

Dieta pobre em iodo

História de irradiação do pescoço

Radioterapia em baixas doses (principalmente na infância)

História familiar de câncer de tireoide

Obesidade

Tabagismo

Exposições hormonais

Poluentes ambientais

Para o câncer de laringe

Tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e produtos feitos por rolos)

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Excesso de gordura corporal

Exposição ocupacional de alguns elementos como pó de madeira, produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos, indústrias têxteis e o amianto

Para o câncer de pele

Exposição prolongada ao sol (raios ultravioleta – UV), principalmente na infância e adolescência

Exposição ao sol sem uso de protetor solar

Exposição a câmeras de bronzeamento artificial

História familiar de câncer de pele

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Aparecimento de nódulo no pescoço

Manchas brancas ou avermelhadas na boca

Ferida que não cicatriza em duas semanas

Dor de garganta que não melhora em 15 dias

Dificuldade ou dor para engolir

Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias

Esses sinais também são causados ​​por outras condições clínicas. Portanto, é importante conversar com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário