O que é ecocardiograma?
O ecocardiograma é um teste que utiliza ondas sonoras para obter imagens do coração. Ele é essencial para analisar a saúde do músculo cardíaco, verificando se o coração e as válvulas estão funcionando adequadamente além de detectar malformações cardíacas.
É um exame seguro e indolor que não traz nenhum risco para o paciente.
Como o exame é feito?
O exame é realizado por um aparelho de ultrassom. Para realizá-lo, o paciente é posicionado de barriga para cima e o médico cardiologista utiliza um transdutor com gel (feito à base de água) sobre o peito do paciente para analisar as imagens detectadas.
Visando facilitar a visualização do coração, em determinados momentos pequenas pressões podem ser feitas, mas estas não causam nenhum tipo de dor.
Pré-requisitos
Para realizar o ecocardiograma não há pré-requisitos específicos. Apenas é necessário que o paciente vá até o laboratório com toda a documentação pessoal e no horário agendado previamente.
Preparo para o exame de ecocardiograma
Normalmente não é necessário nenhum preparo antes dos exames de rotina, porém, existem dois tipos de ecocardiograma que necessitam de preparo prévio.
Para a realização do ecocardiograma transesofágico é necessário jejum de 6 horas.
O ecocardiograma sob estresse é um exame realizado após atividade física em esteira ergométrica ou após estímulo medicamentoso, necessita de alimentação leve prévia e vestimenta adequada.
Contraindicações
Não há contraindicações para realizar a maioria dos tipos de ecocardiografia.
Tempo de duração
A maioria dos tipos de ecocardiograma levam, em média, de 20 a 30 minutos para serem concluídos.
Periodicidade
A periodicidade é decidida pelo cardiologista de acordo com cada caso em específico.
Tipos de ecocardiograma
Existem vários tipos diferentes de ecocardiogramas:
Ecocardiograma fetal
O ecocardiograma fetal é feito em gestantes com o objetivo de avaliar anormalidades cardíacas no feto e evitar situações mais graves.
O cardiologista posiciona o transdutor sobre o abdômen da mulher para realizar a análise.
É um teste seguro para o feto, pois não utiliza nenhum tipo de radiação.
Ecocardiograma unidimensional
A forma unidimensional do ecocardiograma é responsável por medir o átrio e ventrículo (câmaras cardíacas) e a espessura do tecido miocárdico. Deste modo, o exame avalia alterações que possam estar relacionadas a doenças parasitárias, doenças pulmonares e entre outras.
Ecocardiograma bidimensional
Com esse tipo de ecocardiograma, é possível obter imagens do órgão analisado em duas dimensões e não apenas em uma, como é o caso do ecocardiograma unidimensional. Esse procedimento facilita a interpretação do resultado do exame e avalia nuances presentes nas cavidades que não foram captadas antes.
Ecocardiograma com estresse farmacológico
O ecocardiograma com estresse farmacológico, é recomendado para avaliar se há problemas nas artérias coronárias. Para realizá-lo devem ser feitos alguns preparos, como a aplicação de substâncias que estimulam o coração para monitorar o paciente e não comer nada pesado para evitar enjoos.
O exame também pode ser feito junto com o teste ergométrico.
Ecocardiograma transtorácico
Esse tipo de ecocardiograma é considerado o mais comum, menos invasivo e completamente indolor. Nesse procedimento, o médico responsável passa o transdutor por todo o lado esquerdo do peito, captando os ecos das ondas sonoras do coração. Com isso, o computador converte os ecos em imagens no monitor.
Ecocardiograma transesofágico
O exame transesofágico, além de ser necessário jejum de 6 horas para evitar náuseas e vômitos, também são realizados medicamentos locais para garantir que a garganta fique anestesiada – dormente – durante o procedimento. O transdutor é introduzido no esôfago através da garganta, possibilitando a análise do coração e determinadas estruturas cardíacas.
A sedação é opcional e deve ser conversada com seu médico pois o preparo é diferente e se faz necessária a presença de um acompanhante
Ecocardiograma com doppler
Com o ecocardiograma com Doppler é possível obter uma avaliação criteriosa e detalhada do coração. O exame auxilia o médico a medir a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo nas cavidades cardíacas e nos vasos que chegam e saem do coração.
Ecocardiograma com doppler colorido
É um exame de alta sensibilidade e não invasivo. Para realizá-lo utiliza-se feixes de ultrassom que fornecem imagens da anatomia do coração em tempo real, podendo avaliar câmeras, músculos, válvulas, grandes artérias e veias. A técnica utilizada é responsável por auxiliar no diagnóstico de obstruções de válvulas e artérias.
Quais doenças são detectadas pelo ecocardiograma?
O ecocardiograma pode detectar diversas doenças, como:
Doenças das válvulas cardíacas;
Insuficiência cardíaca;
Doenças do pericárdio (membrana que reveste o coração);
Doenças congênitas;
Tumores cardíacos, benigno como mixoma atrial;
Doenças da aorta torácica;
Crescimento de cavidades atriais e ventriculares;
Presença de coágulos dentro do coração;
Presença de lesões sugestivas de endocardite
Onde fazer o exame?
Você pode realizar seu exame em qualquer laboratório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário