domingo, 22 de janeiro de 2023

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - DOENÇA DE PEYRONIE

O que é doença de Peyronie?

A doença de Peyronie foi descoberta em 1740, mas até hoje motiva muitos estudos médicos e científicos. Pode ser definida como um distúrbio do tecido conjuntivo do órgão sexual masculino, que envolve o crescimento de placas fibrosas sob a pele (na túnica albugínea), podendo deformar o pênis de várias formas.

A curvatura ou deformidade peniana adquirida  pode ser observada principalmente em homens acima dos 40 anos de idade, no entanto, há casos de homens mais jovens que manifestam o problema. 

Esse problema pode afetar de 3% a 9% do público masculino, mas existem algumas condições que aumentam a probabilidade de um homem de ter a doença, por exemplo, esse índice sobe para 16% em homens que fizeram cirurgia de próstata e 20% para diabéticos.  

Mas será que  a doença de Peyronie tem cura?

O que causa doença de Peyronie?

Quando se fala em doença de Peyronie, as causas mais aceitas para deflagrar o problema são os traumas (fratura peniana, que é um caso de urgência médica) ou microtraumas durante as relações sexuais, masturbação ou ereções noturnas. Essas microfissuras ou uma grande vai formar um “calo” por um processo inflamatório exacerbado, que pode até calcificar, provocando as deformidades no órgão sexual.

Porém, outras causas da doença de Peyronie podem ser a falta de oxigenação no pênis como em casos de pacientes diabéticos, que têm priapismo ou que realizaram cirurgias no pênis, como uma prostatectomia radical.

Além disso, a herança genética e a síndrome metabólica (pacientes obesos, cardiopatas e hipertensos) e a disfunção erétil também são causas da Doença de Peyronie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário