Por Claudson Alves Oliveira
(Dodó Alves)
“Segmentação de Mercado é a
divisão do mercado em partes menores, através da seleção de grupos distintos de
compradores que possuam diferentes necessidades, características ou
comportamentos que exigem produtos específicos ou estratégias de marketing
especializadas.” Os produtos são destinados para pessoas que querem ser
diferentes das outras pessoas.
Vendem-se: filhotes de cachorro. Não é necessário
levá-lo para passear, não suja os tapetes, não estraga os móveis nem os
chinelos, não come. Pode ser desligado e colocado num armário toda vez que você
sair de férias. Da terra do encantamento com os robôs, surgiu a primeira grande
novidade entre essas máquinas — um cachorrinho chamado Aibo, um robô que
proporcionava divertimento e uma promessa de interação com seu usuário, ou
dono, melhor dizendo.
O que você pode fazer com um Aibo? Bem, pode
brincar com ele. O Aibo tem como brinquedo favorito uma bolinha cor-de-rosa.
Ele corre atrás dessa bolinha, pega-a com a boca e a traz como qualquer
cachorro de verdade faria. Se você o elogia, ele abana o rabo, seus olhos
acendem uma luz verde e ele toca uma música alegre. O Aibo não é idêntico a um
cachorro de verdade, mas não há como negar que responde visivelmente ao amor e
à afeição dedicados a ele.
Uma vez que o Aibo pode responder a um elogio, ele
pode aprender. Quando você elogia um determinado comportamento do Aibo, ele
fica mais propenso a repetir esse comportamento. Quando censurado, muitas vezes
fica triste e toca uma música também triste. Outras vezes, ele responde à
censura ficando agitado e tocando uma música tempestuosa, enquanto seus olhos
ficam vermelhos.
Apesar de as respostas do Aibo serem diferentes das
dos cachorros de verdade, ele demonstra as mesmas emoções. Como um cachorro de
verdade, o Aibo mostra que quer brincar pulando ao seu redor. Além de
nervosismo, tristeza e alegria, o Aibo pode demonstrar satisfação (seus olhos
ficam verdes e ele toca uma música alegre), surpresa (seus olhos acendem, ele
estremece e toca uma música que sugere surpresa), descontentamento (seus olhos
ficam vermelhos e ele se afasta) e medo (quando se depara com um obstáculo que
o impede de seguir em frente, ele toca uma música que sugere medo).
Se o Aibo está de mau humor, ele simplesmente lhe
ignora. Em contrapartida, quando está de bom humor, faz mil gracinhas. Como
muitos cachorros temperamentais, ele brinca apenas quando quer. Quando é hora
de parar de brincar, você aperta um determinado botão e o Aibo vai dormir.
Quando não está ativo, ele fica em uma estação, que
serve como um carregador de bateria. O cachorrinho robótico vem com duas
baterias de lítio, de modo que uma pode ser carregada enquanto a outra está em
uso. Por outro lado, Aibo possui microfones estéreos nos ouvidos e é capaz de
reconhecer cores e formas e emite uma grande variedade de sons. Um sensor em
sua cabeça pode distinguir um elogio de uma censura pelo tom de voz utilizado.
O que você pode ensinar para o Aibo? O que acha de
um cachorro dançante que canta músicas do Elvis como “You ain’t nothing but
a hound dog”. Ou de um cachorro que realmente odeia gatos? O Aibo pode ser
programado para reconhecer gatos e reagir a eles com firmeza.
Portando “RICO É RICO” e quer ser diferenciado das
outras pessoas e está pronto para comprar um Aibo? É obtido apenas pela
Internet, no site oficial da Sony. Seu preço varia por volta de US$ 2.500
dólares. Será que a turma do RICO É RICO, esta disposto a comprar um Aibo por
um preço desse? A Sony ofereceu três mil Aibos no Japão e dois mil nos Estados
Unidos, e eles foram vendidos em menos de 20 minutos. Quando a Sony ofereceu
mais dez mil, mais de 130 mil pedidos chegaram à empresa. Diante dessa demanda
maior do que a esperado, a Sony sorteou Aibos no Japão, Estados Unidos e
Europa, talvez sorteia em Bacabal. Que Deus nos abençoe!