quarta-feira, 14 de abril de 2021

OTÁVIO PINHO FILHO -PARABENS BACABAL PELOS TEUS 101 ANOS

 

Compositor nato, ganhador de festivais, colecionador de bons violões, violonista, cavaquinhista, banjista, poeta, compositor e cantor, Otávio Pinho Filho é mais um bacabalense cheio de talento para a música e para a poesia. 

Ele, assim como seu irmão Osvaldino Pinho, começou na música estudando teoria musical com o maestro Almir Garcez Assaí, partindo daí para o violão, recebendo as aulas do Velho Tchaca, professor de  toda uma safra de violonistas da sua época.

Mudando-se para Recife onde foi estudar medicina, Otavio Filho aproveitou para aprofundar-se no instrumento e o samba, o jazz e a bossa nova, passaram a fazer parte de seu contexto musical, saindo daí para compor, e compor com qualidade. 

Voltando para Bacabal, Otávio Filho se juntou a uma gama de novos músicos/cantores/compositores como o seu próprio irmão, Osvaldino, Márcio Noleto, Antônio Sobrinho Trabulsi, Zeca Louro, Abel Carvalho,  Flávio Passarinho, Serrão,  Raimundinho, Lifanco e Zé Lopes, esse último com quem fez várias canções, algumas premiadas como “Estrela Cadente”, canção defendida por Wildmarck Correa no FIC – Festival Intermunicipal da Canção – 1987 – Bacabal -  Maranhão. 

Otavio teve ainda  as canções “Ilana Linda”, interpretada por Dalva Lopes e a bossa nova “Frestas” interpretada por Josa, premiadas em festivais. 

Otávio compôs em parceria com Zé Lopes, a canção "Amigos", que virou hino no Encontro dos Radiologistas acontecido em Recife.

Otávio não pára só na elite musical da arrastada bossa nova e nem na serenidade harmônica das canções violadas, ele é autor de vários sambas de enredo que desfilaram nas maiores escolas de samba de Bacabal e atento aos ritmos genuínos maranhenses,  compôs para o Boi-Bacaba, “Toada em tom de poesia”, beleza que varou as noites de junho ao som da trupiada do extinto Boi-Bacaba.

Fã nº 1 de Paulinho da Viola, amigo de Chico Buarque, Moraes Moreira, Jorge Vercillo, Otavio Filho é um branco que faz música de preto e canta samba  tocando violão,  cavaquinho e banjo e a alma de sua música, transcende a todos os imagináveis ritmos e o corpo de suas composições, se adéquam a um novo tempo de ondas sonoras que invadem a alma e harmoniosamente possuem os ouvidos.

Otávio tem um trabalho autoral musical ainda pouco conhecido do grande público. Ele acabou de   preparar o seu primeiro projeto sob a batuta do maestro Henrique Duailibe que logo será lançado em todas as plataformas digitais. Um bom trabalho vem aí para seduzir . É a musica pela música, é Otávio Filho, a forma mais perfeita da canção. É como ser criança do céu à natureza.

Pesquisa e texto - Zé Lopes 

Coordenação- Marcela Ferreira

Direção- Jerry Ibiapina- Secretário Municipal da Cultura 





Nenhum comentário:

Postar um comentário