segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

PONTO DE VISTA - SEMANA HISTORICA PARA A DEMOCRACIA NO MARANHÃO - POR CARLOS BRANDÃO

 

Por Carlos Brandão

Talvez muita gente não tenha se dado conta de que, essa semana, vivemos um fato histórico em nosso estado. Pela primeira vez no Maranhão, uma mulher foi eleita presidente do Poder Legislativo em seus quase 200 anos de existência. A deputada Iracema Vale ocupa a posição respaldada pelos seus pares e por uma votação também histórica. Os mais de 104 mil votos recebidos atestam os bons serviços já prestados durante 30 anos de vida pública, período em que exerceu as funções de vereadora e prefeita da cidade de Urbano Santos por dois mandatos. A nobre deputada representa uma mudança de paradigma importante, comandando uma legislatura que recebe 12 mulheres. A com maior representatividade feminina até aqui. Sua eleição certamente terá um impacto positivo na política e na sociedade maranhense.

Ao mesmo tempo, não podemos deixar de destacar a sólida condução que a Assembleia experimentou nos últimos anos, sob a liderança do então presidente Othelino Neto, que imprimiu em sua gestão valores que considero essenciais a um bom gestor: abertura ao diálogo e compromisso com a cidadã e com o cidadão. Nesse período, sempre mantivemos uma excelente relação de trabalho, baseada na harmonia, que resultou em grandes conquistas para o nosso estado. Tenho certeza de que com a nova direção da Casa seguiremos no mesmo caminho, pelo bem do Maranhão. E nossa primeira missão, junto ao Legislativo, foi apresentar nossa mensagem governamental. Para além de uma obrigação legal, fundamentalmente é uma oportunidade de reafirmar nosso respeito a esse Poder, pelo importante papel que exerce diariamente no processo de consolidação da democracia.

No documento, apresentamos um breve resumo do que já realizamos. No entanto, focamos mais naquilo que pretendemos construir, deixando muito claro que buscaremos, incansavelmente, um Maranhão mais desenvolvido, gerando emprego e renda para a nossa gente. Nos próximos quatro anos, daremos grandes passos rumo ao desenvolvimento. Contudo, nosso planejamento vai além, baseado no Plano Maranhão 2050, que começou a ser elaborado já em 2022, e que pretende guiar os investimentos estratégicos e as medidas de modernização do estado até 2050; unindo esforços do setor privado, do setor público, da academia e da sociedade civil.

Às deputadas e aos deputados reeleitos: o meu desejo de que continuem exercendo suas funções com a mesma polidez, harmonia e compromisso de sempre. Às novas deputadas e aos novos deputados: estejam certos de que estão iniciando uma experiência que marcará as suas vidas. Tenham certeza de que, na Assembleia, viverão discussões calorosas, grandes embates de ideias que os tornarão ainda mais predestinados a trabalhar por nossa gente, como representantes de todas as regiões. Juntos, Executivo e Legislativo, executaremos um grande trabalho, criando condições para o desenvolvimento econômico, fazendo do Maranhão um estado cada vez mais justo, solidário e com oportunidade para todos. Estejam certos de que, como governo, nos empenharemos muito para valorizar cada momento desta conquista histórica do povo maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário