Na sessão ordinária de ontem, terça-feira (4), o vereador Pavão Filho (PDT) subiu à tribuna para sugerir que seja realizada uma visita à diretoria regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para averiguar, de modo mais aprofundado, como foi conduzido o Censo Demográfico realizado pelo órgão, em São Luís.
“O Censo 2022 revelou que nossa população na capital é de 1.037.000 habitantes, o que nos causa surpresa, porque não acompanhou a proporcionalidade dos Censos de 2000 e 2010”, disse.
Pavão Filho afirmou que, nesta quarta-feira (5), deverá realizar uma visita ao IBGE no Maranhão, junto ao vereador Álvaro Pires (PMN).
“Vocês podem se questionar qual a importância desse dado. Por meio dele, calcula-se o Fundo de Participação dos Municípios, além de diversos outros aspectos importantes do nosso orçamento municipal”, explicou.
O parlamentar destacou que, na visita ao IBGE, deverá questionar o número de óbitos e de moradores que se mudaram da cidade para corroborar os números obtidos.
Vale recordar que na capital o crescimento populacional ficou abaixo do que alguns esperavam. O vereador Chico Carvalho queria criar duas vagas na Câmara de Vereadores por conta do aumento da população da capital.
Existia a expectativa que São Luís alcançasse mais de 1,050 milhão de habitantes, podendo ter 33 vereadores, mas o resultado foi que a capital chegou a 1,037 milhão, devendo permanecer com 31 representantes no parlamento municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário