sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

FLAVIO DINO - FIM DE FÉRIAS

 


Nesta sexta-feira (05) deve terminar as “férias” do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB). A tendência é que o maranhense reassuma o posto para concluir o evento que o Governo Federal vai realizar no próximo dia 08 de janeiro.

O recesso de Dino durou duas semanas e durante este período coube ao secretário-executivo e número 2 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, substituir o maranhense.

Cappelli inclusive comandou o encontro entre membros MJSP e Governo do Distrito Federal que definiu ações de segurança para 08 de janeiro. Foi assinado um protocolo que estabeleceu planejamento, atribuições e prioridades de atuação de cada órgão, com foco no evento alusivo à data, que ocorrerá no Senado Federal.

O Governo Federal pretende realizar o evento “Democracia Inabalada” com aproximadamente 500 convidados. Na plateia, estarão ministros do Supremo, deputados e senadores, governadores, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.

No entanto, alguns governadores não irão comparecer ao evento e 30 senadores, nenhum do Maranhão, assinaram uma carta criticando a iniciativa e reafirmando seus entendimentos que o Governo Lula contribuiu para os atos antidemocráticos do ano passado.

O 08 de janeiro também marcará a despedida de Flávio Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deve voltar ao Senado até o dia 22 de fevereiro, quando irá renunciar ao mandato e assumir uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Vale ressaltar que, até o momento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não definiu o substituto de Dino no MJSP. O ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, e o próprio Ricardo Cappelli, seguem como favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário