segunda-feira, 7 de outubro de 2019

TURMA DO QUINTO LANÇA SINOPSE E ABRE CONCURSO PARA SAMBA ENREDO SOBRE O CENTENÁRIO DE BACABAL

Resultado de imagem para turma do quinto blog do zé lopes
A escola de samba ludovicense, Turma do Quinto,  acaba de lançar o edital e abre concurso para o Samba Enredo 2020 com o tema “BACABAL DE AZUL E BRANCO CANTA SEU CENTENÁRIO DE HISTÓRIAS E GLÓRIAS”.
Veja abaixo a sinopse, o regulamento, pegue seu violão, seu cavaquinho e faça seu samba. Boa sorte.
 
CARNAVAL 2020

“BACABAL DE AZUL E BRANCO CANTA SEU CENTENÁRIO DE HISTÓRIAS E GLÓRIAS”

SINOPSE

Coronel Lourenço da Silva, em 1876, fundou a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, cuja casa grande ainda está de pé na praça do mesmo nome, ao lado da Matriz de Santa Terezinha.

Com o fim da escravidão a fazenda berço desta história passa para o comando de outro proprietário, Coronel Raimundo Alves de Abreu e vira “Sítio dos Abreus” que prosperou rapidamente, atraindo imigrantes do Nordeste, o que provocou um grande desenvolvimento agrícola, formando-se em seu entorno um buliçoso povoamento, o que impeliu a instalação de um posto de telégrafo na casa grande da fazenda.

Já em 1920, tanto era o seu progresso, que o lugarejo, a 17 de abril, tornou-se município com nome de Bacabal em alusão à grande mata de palmeira de bacaba, existente em toda a região. Aí nasce a Princesa do Mearim

Daí então, a terra do algodão, do arroz, do milho e coco babaçu, fez aumentar sua população incrementar seus campos, ampliar seus plantios, beneficiar seus produtos, transportá-los dalí e expandir seu comércio. Instalaram-se usinas da praça Santa Terezinha até o bairro do Ramal.

E como escoar tamanha produção? A grande estrada líquida e natural de Bacabal para a Capital era o Rio Mearim, que por meio de Batelões, Vapores, Canoas e Barcos, com a ação da potente Estiva Marítima, executava a arrumação da carga para o transporte, desde antes dos anos 50, quando não haviam ainda pontões de ferro para atravessar o rio e carros não adentravam para a sede da cidade.

Entre o progresso, lavoura, extrativismo e pecuária, se construía uma cultura de fé muito forte.: das quermesses da Conceição às procissões de Santa Terezinha e as bênçãos da educação de N. S. dos Anjos, vemos brotar entre a população as devoções e crendices nos milagres da Finada Edite, que o povo consagrou como sua santa da estrada, e o Terecô de Pai Gerson cujo guia, Príncipe Ariolino acodem o lado afro-maranhense da fé.

Mas o Rio que foi rota de escoamento de produção, jamais deixou de ser um provedor de vida em sua forma original. Em suas margens habitaram os Timbiras e deixaram por ali seus modelos e práticas de pescaria que evoluíram

e ainda hoje, ribeirinhos pecadores tarrafeiam suas águas e se abastecem de peixe. Esse mesmo Rio que alimenta o homem, alimenta a terra que produz bacaba, arroz, algodão e capim para o gado.

E na cultura e arte produzidas, dos grandes festivais de Música à brincadeira do Boi Bacaba, dos artistas e músicos, sobressai o rei nacional da percussão, o grande e memorável Papete. Com destaque na literatura, um médico e sacerdote, João Mohana, autor de romances e dramaturgias. E na política o Grande João Alberto, o João Carcará, que tanto tem se empenhado pelo desenvolvimento do município.

Mas, em se falando em progresso e desenvolvimento, não esqueçamos do comércio, pois ali foi o berço do “Paraíba” que para orgulho do povo, se tornou sucesso em qualquer lugar. Dalí também se ouve um grande aplauso, um grito de torcida ecoa nos estádios. Um brado forte ao grande futebol maranhense, que ali tem entre outros esportes, os times amadores locais e o Bacabal Futebol Clube, já campeão estadual do Maranhão.

PLANO DE DESFILE

BLOCO I – Abre alas para a princesa do Mearim

COMISSÃO DE FRENTE – Guerreiros Timbiras Ribeirinhos

BATERIA - Capitães de Vapores do Mearim

ALA MIRIM – Bacabinhas da Conceição

CARRO ABRE ALAS – O sol irrompe entre as palmas das bacabeiras – surge o berço de um povo.

2º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA - Mãe d’água do Mearim e Pescador encantado.

BLOCO II – O berço da cidade – a devoção e a fé que movem o povo

ALA 1 – Quermesse da Conceição

ALA 2 – Procissão de Santa Terezinha

ALA 3 – Os anjos do colégio de Nossa Senhora

ALA 4 – Benção Finada Edite, a santa milagreira do povo

ALA 5 – E salve o Príncipe Ariolino no terecô de Pai Gerson

BLOCO III – Um rio que corre colossal

CARRO ALEGÓRICO – Um Batelão e os negros da Estiva Marítima

ALA 6 – O povo das margens – Índios Timbiras

QUADRO ALEGÓRICO – Pescaria de tarrafa

ALA 7 – Ribeirinhos pescadores

ALA 8 – Colhedores de algodão

ALA 9 – Ventilando o arroz novo no balaio de guarimã

1º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA – Encantamento: A Iara rainha das águas e o cortejar do Guerreiro.

ALA 10 – Vaqueirada

BLOCO IV – A arte e a cultura povo

CARRO ALEGÓRICO – Esplendor da Percussão nacional – Papete e os músicos.

ALA 11 – Os festivais de música

QUADRO ALEGÓRICO – O Boi Bacaba dos artistas e dos músicos

ALA 12 – Dos romances de Mohana – Maria da tempestade

ALA 13 – Do teatro de Mohana - Por causa de Inês de Castro

ALA 14 – Tributo ao João Carcará

ALA 15 – O Paraíba, sucesso e, qualquer lugar.

BLOCO V – O sucesso da cidade

CARRO ALEGÓRICO – O campeão está aí : Bacabal Futebol Clube

ALA 16 – E como tem time na cidade!!!

ALA 17 – Baianas – Amassadeiras e bacaba.

Tácito Freire Borralho

Fim

EDITAL DO CONCURSO PARA ESCOLHA DO SAMBA ENREDO DA TURMA DO QUINTO

CARNAVAL 2020

REGULAMENTO

I- A Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Turma do Quinto realizará o concurso para escolha do seu samba enredo para o carnaval 2020, aberto para compositores de todo o Brasil.


II- O concurso será promovido no mês de novembro de 2019.


III- O concurso será dividido em 04 (quatro) fases: três eliminatórias e a finalíssima.

a) INSCRIÇÕES:

No período de 05 outubro à 01 de novembro estarão abertas as inscrições na sede da Turma do Quinto, sendo que este prazo não será prorrogado. Cada participante fará a entrega da letra da música, datilografada em 05 (cinco) vias, em papel ofício, acompanhada de CD ou PEN DRIVE e também arquivos via watsap (com linha melódica clara e audível), sendo omitida a autoria ou enviar o material via e-mail para o endereço eletrônico: srcesturmadoquintomd@gmail.com , além do devido preenchimento da ficha de inscrição assinada e digitalizada no caso de envio por e-mail. Cada compositor poderá participar com uma obra musical somente. Em caso de parcerias, um dos autores poderá formalizar a inscrição sem a necessidade da presença dos parceiros. O ato da inscrição implica, automaticamente, na aceitação integral por parte dos concorrentes, dos termos deste regulamento, como também na aceitação das decisões emanadas da coordenação do evento.

b) ELIMINATÓRIAS:

Nos dias 08, 15 e 22 de novembro serão realizadas as eliminatórias onde na oportunidade serão classificados os melhores para a finalíssima de acordo com a quantidade de composições inscritas dentro do limite estabelecido pela coordenação do concurso. Vale ressaltar que será realizada uma eliminatória especial exclusivamente para compositores residentes na cidade de Bacabal em data a ser definida pela coordenação do concurso.

c) FINALÍSSIMA:

No dia 29 de novembro será realizada a etapa final, onde na oportunidade o júri escolherá a melhor composição.

1) DO JULGAMENTO

a) O júri do concurso será formado pelos membros da diretoria executiva, demais departamentos da Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Turma do Quinto e convidados do Presidente da Entidade e será reconhecido aos participantes e ao público somente horas antes do início de cada eliminatória e da final. No julgamento das composições participantes, não serão atribuídas notas para letra e melodia, pois o júri deve pontuar na planilha (SIM ou NÃO), escolhendo o melhor samba em sua opinião. A decisão do júri é soberana, não cabendo aos participantes qualquer manifestação contrária, em juízo ou fora dele e o samba vencedor do concurso se necessário, poderá sofrer alterações por decisão da diretoria, mesmo com prévia consulta aos compositores.

b) Todas as composições inscritas no concurso deverão ser obrigatoriamente inéditas. Pois será desclassificado automaticamente o concorrente que não estiver cumprindo o caráter de ineditismo.

c) De acordo com o número de inscrições será realizado uma seleção previamente divulgada pela coordenação do concurso com devido suporte e permissão da Diretoria Executiva da Turma do Quinto.

d) Será assegurada a autonomia absoluta a coordenação do evento para modificar o teor do presente regulamento.

e) Uma vez escolhido, o samba para o Carnaval 2020, dentre todos os participantes, este passa a pertencer a Escola de Samba Turma do Quinto, que terá plena liberdade de proceder as mudanças necessárias em sua letra, melodia e arranjos, ressalvando-se os direitos dos senhores compositores.

f) Os casos omissos referente ao Concurso e a este regulamento, serão resolvidos em reunião pela coordenação do evento junto à Diretoria Executiva.

2) DA PREMIAÇÃO

Etapa de premiação será contemplado o samba vencedor com o valor de R$ 3.000,00 ( três mil reais).

______________________________

Lílio Estrela de Sá

Presidente

Informações adicionais: 98806 4481 / 99156 8099

e-mail: srcesturmadoquintomd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário