quarta-feira, 23 de junho de 2021

PIRATININGA GANHA UBS


A Prefeitura de Bacabal inaugurou na manhã de ontem,  terça-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde Cleberte da Silva Carvalho no povoado Piratininga, comunidade remanescente quilombola. Com uma história cujos registros datam a sua formação no ano de 1885, a comunidade tem pela primeira vez a atenção do poder público no atendimento à saúde.

O prefeito Edvan Brandão estava acompanhado da primeira-dama Ivaneide Brandão, da vice-prefeita Graciete Trabulsi, do secretário municipal de Saúde James Soares, do secretário de Administração Davi Brandão , além de vereadores e lideranças.

A solenidade foi marcada por emoções e palavras de gratidão pela concretização da obra que era uma reivindicação antiga daqueles moradores. Nilson Ribeiro, diretor da UBS disse: “É um momento histórico para nós que fazemos parte desta comunidade. Ontem tive que me deslocar para o bairro Alto Bandeirante com duas crianças para tomar vacina. Hoje, o nosso prefeito Edvan Brandão nos proporcionou uma UBS diferenciada, completa”, agradeceu.

O prefeito Edvan Brandão convidou os familiares de Cleberte Carvalho, o popular “Nenzinho” como era conhecido, para destacar o respeito e admiração pelos serviços prestados ao povoado na condição de liderança política. Cleberson da Silva Carvalho, filho do homenageado, fez um pronunciamento elencando a dedicação do pai pelo povoado e a forma como trabalhava pela comunidade sempre lutando por melhorias na saúde e educação, por exemplo.

Ele agradeceu ao prefeito Edvan em nome dos familiares pela inauguração da UBS. Nenzinho, era filho do líder comunitário conhecido como Mulato, e teve sua existência ligada ao povoado, onde nasceu e morou por 50 anos até falecer no dia 23 de novembro de 2020. 

No evento, que contou com a presença da Banda Santa Cecília, também teve apresentação  de Tambor de crioula do local e citação em cordel da história do povoado.

Para o secretário de Administração Davi Brandão, a obra é mais um importante investimento que a gestão do prefeito Edvan Brandão efetiva na vida dos moradores do povoado. “Há muito tempo o povoado Piratininga estava desassistido. Mas o prefeito Edvan veio, mudou a realidade deste povoado, melhorou as ruas, trouxe água, e hoje fez esse investimento na saúde. Nosso prefeito não vê isso como gasto. Mas sim como investimento! Piratininga não tinha Unidade Básica de Saúde, mas hoje o sonho deste povoado se torna realidade e para nós é uma grande alegria esse momento”.

“Essa comunidade quando precisava de atendimento de saúde tinha que se deslocar para outros povoados ou para sede do município. Atendendo a determinação do prefeito Edvan Brandão, construímos essa unidade do zero com recursos próprios da Prefeitura com o objetivo de oferecermos serviços de saúde à população local do Piratininga”, afirmou James Soares, secretário de Saúde.

Já o prefeito Edvan Brandão, que aproveitou a oportunidade para anunciar o asfaltamento das ruas do povoado e ainda a construção de um memorial na comunidade, afirmou: “Essa obra hoje é mais uma demonstração de quando a gente administra com amor. Quando a gente faz com carinho. Nossa cidade quando assumimos tinha muitas demandas. Mas com a graça do nosso Deus, estamos conseguindo mudar essa realidade. Esse povoado é até mais antigo que Bacabal. Por isso, priorizamos essa construção da UBS porque sabemos das dificuldades que existiam aqui. Hoje, com muito carinho, também lembramos do nosso amigo Nenzinho, que foi homenageado. Muitas vezes conversamos sobre essa construção e tenho certeza, que é uma justa homenagem”.

Reportagem produzida pela Assecom Bacabal, com fotos de Jhonson Alencar

Tags # Prefeitura de Bacabal

Nenhum comentário:

Postar um comentário