terça-feira, 3 de outubro de 2023

A REAÇÃO DE FLAVIO DINO AO COMENTÁRIO DE RUI COSTA

 


Não é a primeira vez que os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Rui Costa (Casa Civil), entram em rota de colisão.

Depois que Rui Costa convocou uma reunião entre Dino e o ministro da Defesa, José Múcio, para tratar sobre ações articuladas na área da Segurança Pública. Rui Costa, em entrevista ao O Globo, falou que estava faltando sinergia entre os dois ministérios.

Flávio Dino se incomodou e reagiu a fala de Rui Costa. Sem citar o nome de ninguém, nas redes sociais, Dino fez um texto com o título “Nem só ‘inteligência’, nem só ‘força'” para tratar do assunto.

Um dos argumentos mais repetidos nos últimos dias, de intenso debate sobre a Segurança Pública, é que falta um “plano nacional”, pois não bastam “ações paliativas ou pontuais”. Agradeço muito tal sugestão, embora repetida há algumas décadas. Contudo, como já mencionei várias vezes, existe sim uma Política Nacional de Segurança Pública aprovada por Lei, que está sendo executada com planos, programas e ações articuladas, sem descuidar das imprescindíveis ações emergenciais. Chamar esse esforço de “sopa de letrinhas”, além de ser panfletário, desrespeita dezenas de profissionais que estão se dedicando ao tema com seriedade e responsabilidade”, destacou.

O maranhense, que pode ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, disse que está sempre aberto ao diálogo.

Estamos sempre prontos ao diálogo. Por isso mesmo, sustento uma premissa: inteligência em segurança pública não é uma espécie de “pedra filosofal”, que exclui a necessidade de uso comedido e proporcional da força. Nem a força é uma “pedra filosofal” que implique dar tiros a esmo, sem inteligência”, disse Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário