sexta-feira, 5 de julho de 2024

COLUNA DO ZÉ LOPES- E LA SE VAI PEDRO SEGURANDO NA MAO DE PEDRO


.As gerações se vão e as perguntas, respostas, dúvidas, lamentações, tomam formas no consciente coletivo, mas que, de maneira individual, leva a conflitos espirituais. Eu penso assim, tu pensas assim e nós? - Nós estamos mais guardados em nós,  nós estamos bem mais sozinhos, nós estamos sem nenhum complexo de culpa ao pensar e perguntar: - Quem será o próximo, ja que estamos todos doentes?

A geração precursora da cultura é da educação de Bacabal esvai-se, sucumbe, não sei dizer se a passos curtos ou largos, mas, o que ontem era realidade, hoje é eterna saudade. 

No último sábado,  29 de Junho, dia de Sao Pedro, perdemos parte fundamental, vários capítulos da história de Bacabal,  perdemos o professor Pedro Neto.

"Pedro neto foi uma figura importante na minha vida, ajudou inclusive, na minha formação de caráter. Um homem sóbrio, íntegro, educado, inteligente, organizado. Foi meu gestor quando estive diretor do Colégio Leda Tajra. Eu me lembro que na distribuição de material escolar em 1984, eu tinha 10 anos, no Colégio Municipal, eu recebi meu kit e fui pedir mais um para levar para os meus irmãos em casa e o professor Pedro Neto me atendeu, eram tempos dificeis ele me atendeu. Daí então eu reservei, guardei por ele um enorme carinho e respeito" reitera o professor Jerry Ibiapina.

Pedro Neto participou ativamente da vida de Bacabal, sendo como professor,  diretor, em trabalhos culturais, gincanas, shows de calouros, jogos estudantis, festivais de música, concursos, excursões e outras ações referentes ao alunado.

Foi um grande sambista e entusiasta do nosso Carnaval. Era da diretoria do Asas do Samba, sua escola de coração,  também integrava a Turma do Pó,  bloco carnavalesco, além de gostar de reunir com velhos amigos para uma boa peixada e histórias hilarias.

Pedro Neto nos deixou em um dia importante, místico, justamente no dia do Santo que inspirou seu nome, São Pedro, e por ser um dia de tanta festa, ele se foi como sempre gostou de viver, cheio de alegria e não negou nem uma, nem duas, nem três vezes que sua obra é a alma de Bacabal.

"A nossa relação com Pedro Neto,  foi sempre uma relação familiar. Eu e meu irmão crescemos chamando ele de tio. Ele sempre em nossa casa e nós sempre na casa dele. O Pedro Neto que eu visualizo é  aquele cara pai de família, aquele cara responsável, aquele cara respeitador, de boas conversas,  bons conselhos,   um bom amigo e essa amizade fortaleceu mais quando dei a minha filha Victoria  Layane pra ele ser padrinho de batismo, padrinhos de consagração, Luis e a Toinha,  que é esposa de Pedro Neto, a minha filha mais nova, Hanna, tem como madrinha de batismo a Carol, que é filha do Pedro Neto e de consagração a Anne, que também é filha de Pedro Neto. O Renzo, filho do meu irmão Gustavo,  já tratava o Pedro Neto como Tio, e com isso, eu procurei deixar todo mundo ainda mais fortalecido pra esse laço familiar não morrer. O que mais me marcou nesse convívio era por ele dar bons conselhos, ser um bom amigo e um bom pai" diz Guilherme Henrique, que dias atrás,  proporcionou em seu sítio, uma grande roda de samba, convidou vários amigos para homenagear o mestre Pedro Neto,  o que ficou marcado como a última homenagem em vida.

Filho do popular e saudoso Tamió e da saudosa Dona Bebé, ele era irmão do saudoso Paixão e da adotiva Antonia, ele tinha  uma grande identidade com a velha casa de paredes largas, grandes janelas e um portão de ferro na entrada do corredor, residência que mantém a sua originaludade até hoje no coração da Rua Dr.Paulo Ramos.

"Perder um amigo de infância é perder uma parte de nós mesmos. As lembranças do primário e do ginásio que compartilhamos sempre estarão presentes em meu coração, trazendo saudades e gratidão por ter tido você ao meu lado. Que sua memória seja uma fonte de conforto e inspiração para todos nós." escreveu Dr. Otávio Pinho Filho.

Quando da sua fase áurea, sempre gostou de ouvir música, beber uma cerveja gelada, cantar nas rodas de samba e no Carnaval, tocar a sua ritinta em meio aos sambas de ZéJardim e banho de pó e Maisena.

Tomou conta do salão de Sinuca da familia, era religioso ao extremo, e deixou a viuva Antônia, conhecida como Toinha e os filhos Helida Caroline, Luis George  e Anny Hellen.

Muito querido, admirado, ele deixa um grande legado, muitos alunos doutores, seu nome nos anais da cidade, uma história de sucesso e reconhecimento. 

 Ele subiu em dia de festa, com direito a muita musica, fogos de artificio, comida tipica e segurando nas maos de Sao Pedro, porque, Pedro Neto,  tu és pedra e em ti edificaremos a nossa eterna saudade. Que a paz te acompanhe.


Meu Tudo 

Bem,  amor, querido, coração radiante, digníssimo marido, esposo, amante, Pedro Pedra, Pedro Neto. Assim sempre era que eu o chamava e ele adorava esse "Digníssimo marido, esposo, amante". 
Sempre que conversávamos dizíamos que ele era meu tudo e eu o tudo dele. 
Para mim, Pedro Neto era um diamante bem lapidado, um ser humano sem igual, um homem de fé e dignidade.

Pedro Neto da Silva, para a grande maioria Professor Pedro Neto, para alguns Professor Neto, mestre, da Silva, e para nossa família nosso eterno AMOR. Não tem como falar de você e não falar de doação, comprometimento, caráter, ética e profissionalismo. 
Meu amado esposo, você não sabe o tamanho do orgulho que tenho em ser sua esposa, e  em saber sempre que você se orgulhava disso.  
Pedro Neto, tenho a plena confiança que a sua missão foi cumprida com maestria, pois para você as coisas sempre deveriam ser muito bem feitas.  Sempre de poucas  palavras, mas de grande feitos, ações e gestos. Apesar da voz grave e forte quando não gostava de algo nunca precisou gritar ou se alterar, bastava um simples olhar que já se sabia que algo lhe desagradava.
Só temos a agradecer pelo tempo que compartilhamos de sua presença física, dos seus ensinamentos, conselhos. Descanse meu amor, você deixou um grande legado para todos nós, especialmente para mim como você dizia que a nossa herança era e sempre será nossos lindos e abençoados filhos:  Anny Hellen, Louis  Georg e Hélida  Caroline.
 Cuida da gente daí,  que aqui vamos tentando seguir com os bons momentos e lembranças que compartilharmos juntos.
Meu Amor, obrigada por tudo. 
Sempre vou carregar comigo a frase: "Ei volta aqui, Toinha deixa a língua em casa".
Saiba que TE AMAMOS E TE AMAREMOS PARA SEMPRE!"
Escreveu Antonia Ferreira e família.

Que a paz te acompanhe e que a terra lhe seja leve.

6 comentários:


  1. Mestre Pedro Neto,vai na paz gratidão por ter ajudado a formar meu caráter....

    ResponderExcluir
  2. Bela história, belo exemplo 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!!
    Zé Lopes e Família. Belíssima homenagem, uma sociedade só consegue ser homogênea,com esses diamantes do nosso cotidiano,e com exemplos de dignidade e ensinamentos para passar as futuras gerações. Pedro Neto , fui um super herói,aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo são privilegiados.A jornada da vida foi alcançada com maestria,pelo grande Mestre Pedro Neto.Meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Descanse em paz....🕊️

    ResponderExcluir
  4. Iinda homenagem! Parabéns, meu amigo Zé Lopes! Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  5. Seu Pedro Neto, gente digníssima, como dizia meu tio Alberto Cardoso. Grande admiração tenho por ele que deixou seu legado também no desporto, em especial na Liga Esportiva Bacabalense ao qual estpu como presidente no finado BEC que figura nas mãos de forasteiros que não honram com as calças. Coisa bem diferente da época de seu Pedro Neto. Saudades do tempo que Bacabal tinha gestores daqui. Saudades do tempo de seu Pedro Neto Ass. NETO DIGINET

    ResponderExcluir
  6. Seu Pedro Neto, gente digníssima, como dizia meu tio Alberto Cardoso. Grande admiração tenho por ele que deixou seu legado também no desporto, em especial na Liga Esportiva Bacabalense ao qual estpu como presidente no finado BEC que figura nas mãos de forasteiros que não honram com as calças. Coisa bem diferente da época de seu Pedro Neto. Saudades do tempo que Bacabal tinha gestores daqui. Saudades do tempo de seu Pedro Neto Ass. NETO DIGINET

    ResponderExcluir