E o furaço que o Jornalista(profissional de verdade) Fernando Morais deu ao escrever a biografia de Lula. Por meio de um escritório de advocacia, Morais pediu acesso a documentos dos EUA sobre Lula e descobriu que, desde 1966, o presidente tem a vida esmiuçada, sendo grande parte da espionagem feita pela CIA. Meio século de monitoramento dos passos de Lula.
O governo dos eua produziu 819 documentos, correspondentes a 3.300 páginas, sobre o presidente. Espionaram tudo. Chama a atenção o que foi produzido sobre a relação dele e Dilma Rousseff, a Petrobras. Morais solicitou tais documentos para escrever a biografia do presidente,muitos não foram liberados.
Fiquei pensando que só Lindu mesmo para proteger o presidente porque os EUA têm a política de eliminar aqueles que consideram um risco, estão aí os presidentes que a CIA mandou matar, como Kennedy.
Acho que, com Lula, os EUA têm uma relação ambígua. Ao mesmo tempo que ele é uma liderança que pode ameaçar os interesses do país, é também um fator de estabilidade na América Latina, é importante para os EUA. Além disso, Lula nunca partiu para confrontos diretos ou rupturas, preferindo sempre a via da conciliação, da acomodação de interesses. Assim, não é uma ameaça tal.
Dilma Rousseff representou mais perigo para os EUA do que Lula. Ela tem um perfil mais arrojado, nesse sentido, passado de guerrilheira de esquerda, para os EUA, um pecado em si.
Não foi à toa a golpearem, como fizeram com Lula, ao mandarem prenderem-no.
De qualquer forma, saber que o presidente tem sua vida devassada desde a década de 60, diz muito de seu papel de líder político no mundo.
Enviado ao Blog pelo advogado e empresário Dr. Raimundo Emiliano Vieira, o popular Meló
Nenhum comentário:
Postar um comentário