domingo, 17 de agosto de 2025

DIAGNOSE - COLUNA DO DR. OTÁVIO PINHO FILHO - LUXAÇÃO

 

O que é luxação?

A articulação é a região onde dois ou mais ossos se encontram. Essa área contém ligamentos, cartilagens e músculos que ajudam a conectar esses dois ossos. A luxação é o deslocamento dessas juntas, onde as extremidades dos ossos não se conectam mais. Qualquer articulação pode ser afetada pela luxação, como os ombros, os joelhos, a mandíbula, o tornozelo e os quadris.

Quais as causas da luxação?

A luxação pode acontecer devido ao uso excessivo da articulação em questão, como na prática de determinados esportes ou atividades laborais. Ainda, impactos como quedas, pancadas ou acidentes também são causas de luxação.

Quais os sintomas de luxação?

Entre os sintomas de luxação, podemos destacar:

Dor forte e intensa no local afetado;

Dificuldade de movimentar a articulação;

Inchaço e mudanças na forma no local afetado;

Hematomas;

Dormência.

Qual o tratamento para a luxação?

A luxação é tratada por meio da recolocação da articulação no lugar correto. Isso pode ser bastante doloroso e deve somente ser feito por um médico ortopedista, que saberá indicar o melhor método. Nos casos mais graves, procedimentos cirúrgicos podem resolver a condição.

Medicamentos para alívio da dor, imobilização, repouso e compressas de gelo também são terapias comumente utilizadas para tratar luxações.

Se tenho sintomas de luxação, que médico devo procurar?

O médico ortopedista é o especialista ideal para diagnosticar e tratar luxações. Porém, na suspeita de problemas, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a uma unidade de pronto atendimento.

Como é feito o diagnóstico da luxação?

Os exames de imagem, como raio X, ressonância magnética e tomografia são importantes para ajudar no diagnóstico e acompanhar a lesão, garantindo que os ossos voltaram para o seu lugar de origem. Além disso, o histórico clínico do paciente é essencial para a realização do diagnóstico correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário