sexta-feira, 21 de novembro de 2025

JORGE MESSIAS NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

 

Ontem, quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, não foi um negro e muito menos uma negra a escolha do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como era esperado, Lula indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.

Agradeço a confiança [de Lula] em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional”, declarou Jorge Messias.

A decisão de Lula, apesar de já esperada, foi criticada por segmentos que defendiam a ida de um negro e principalmente uma negra para o STF. O fato do anúncio pelo presidente Lula ter sido no Dia da Consciência Negra foi considerado um “descaso” por membros do movimento negro: coletivo “Mulheres Negras Decidem”.

Para tomar posse, o escolhido de Lula ainda terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário principal da Casa. São necessários, pelo menos, 41 votos para a aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário