sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MARCELO CHALVINSKI GANHA CONCURSO QUE MARCA 194 ANOS DE GONÇALVES DIAS


O dia de ontem marcou as homenagens ao poeta Gonçalves Dias (nascido no dia 10 de agosto de 1823), cujo aniversário de 194 anos foi comemorado. Além da divulgação dos vencedores do concurso “Novos poetas maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias” organizado por iniciativa da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) em parceria com o deputado estadual Adriano Sarney (PV), a literatura maranhense também lembrou os 109 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras (AML).
A divulgação dos vencedores do concurso “Novos poetas maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias” aconteceu em evento realizado na tarde de ontem, 10, na Amei, no São Luís Shopping. A iniciativa é fruto da instituição do Dia Estadual da Poesia (criado a partir da lei nº10.546/2016 por iniciativa de Adriano Sarney) e faz menção ao aniversário do poeta da “Canção do Exílio”.
Antes do anúncio dos melhores textos, foi feita a menção honrosa a poemas que se destacaram durante a seleção, dentre eles, dois textos do revisor de O Estado, Ney Farias Cardoso (Alfa & beto e Episódios). Em seguida, foram anunciados os 10 melhores poemas, que foram declamados pelo ator Armando Veras ( personalizando Gonçalves Dias). Os autores dos textos em destaque receberam, cada um, um certificado.
“Este ato comprova o sucesso do concurso Novos Poetas Maranhenses, elaborado a partir de uma iniciativa nossa com o objetivo de despertar o sentimento literário nas pessoas”, diz Adriano Sarney.
Foi divulgado o texto que, entre os 10 melhores poemas, mais se chamou a atenção. Segundo a comissão organizadora, o vencedor do concurso “Novos poetas maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias” foi o texto “Sete estrofes para além da fala”, do escritor José Marcelo Silveira, que usa o pseudônimo Marcelo Chalvinski. Pelo êxito no concurso, além do certificado, o autor também recebeu R$ 1 mil. “Estou muito feliz pelo prêmio. É um reconhecimento àquelas pessoas que valorizam a arte através das palavras”, disse o escritor.
O deputado estadual Adriano Sarney falou sobre a iniciativa do concurso e que havia sugerido ao Executivo Estadual a criação de um prêmio anual voltado à promoção literária. “Nossa proposta não foi aceita pelo Executivo, mas nem por isso houve desistência de nossa parte e conseguimos viabilizar a realização de um evento como este, de enorme sucesso”, disse.
Saiba mais
De acordo com a organização do concurso, 183 poemas foram avaliados por uma comissão julgadora que analisou critérios como: originalidade e linguagem poética, além de ritmo, sonoridade e correção gramatical. Para se inscrever, o (a) interessado (a) deveria comprovar ter mais de 16 anos de idade e ser maranhense e/ou residente no Maranhão. O tema do texto, ainda segundo a comissão, era escolhido pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário