domingo, 5 de abril de 2020

DIAGNOSE - DICA FDE SAÚDE - CORONAVÍRUS

O Virus não é um organismo vivo, mas sim uma molécula de proteina (o DNA) coberta por uma camada protetora de lipídio (gordura), que, quando absorvida  pelas células da mucosa (bucal, nasal ou ocular),  altera o código genético dessas células e as converte em agressoras e fábricas de mais DNA viral. 

Já  que o *Virus* não é um organismo vivo , mas uma simples molécula de proteina, ele *não pode ser morto, apenas ser decomposto*.

O tempo de desintegração depende da temperatura, umidade e tipo do material onde o virus está.

O Virus é muito frágil; a única coisa que o protege é uma muito fina camada externa de gordura. É por isso que *qualquer sabão ou detergente é o melhor remédio*, já que a espuma do sabão absorve a gordura  (É por isso que *você precisa esfregar tanto as mãos, por pelo menos 20 segundos, para fazer bastante espuma* ).  Ao dissolver a camada de gordura, a molécula de proteina se dispersa e fratura por si só.  

 *CALOR derrete a gordura;  por isso é tão  bom usar água morna para lavar as mãos, roupas e tudo mais*.
Alem disso, a água quente produz mais espuma sendo assim mais eficaz.

*Álcool* ou qualquer mistura que tenha *mais de 65% de álcool DISSOLVE QUALQUER GORDURA,* especialmente a capa externa de lipídio do Virus. 

Qualquer mistura com *1 parte de água sanitária e 5 partes de água* dissolve diretamente a proteina, quebrando a molécula. 

*Água oxigenada* também  ajuda mas é *melhor o sabão, alcool ou cloro*, porque o peróxido destroa molécula de proteina, mas, você precisa usar ele puro e assim ele ataca a pele. 

 *NENHUM BACTERICIDA SERVE*.  O virus não é um organismo vivo como as bactérias. Você  não pode matar o que não tem vida com antibiótico, apenas  desintegrar sua estrutura com os métodos citados.

*NUNCA sacuda  pano usado ou novo, lençóis ou roupa*.  Quando ligado a uma superfície porosa o vírus é  muito inerte e desintegra apenas depois de:

 3HS (tecidos e materiais porosos) ou 

4HS (cobre e madeira), 

24HS (papel e papelão), 

42HS (outros metais),  e

72HS (plástico).

Então se você bater o pó ou usar um espanador, as moléculas do virus permanecerão no ar por 3 horas e podem se alojar no seu nariz.

 As moléculas do virus permanecem muito estáveis em ar frio seja natural ou artificial como ar condicionado de carros e casas. A umidade ajuda a estabilidade do virus assim como e especialmente a escuridão.  Dessa forma, *ambientes secos, quentes, secos e luminosos irão fazer o virus degradar mais rápido*. 

*LUZ ULTRAVIOLETA* sobre qualquer objeto contaminado quebra a  proteina do vírus. Por exemplo, é perfeito *para desinfetar e reusar uma máscara*. Tenha cuidado pois ultravioleta danifica o colágeno (que é uma proteína) da pele induzindo rugas e eventualmente câncer de pele. 

*O virus NÃO CONSEGUE passar pela pele saudável*.

*Vinagre NÃO é útil* pois ele não quebra a pelicula protetora de gordura.

NENHUM DESTILADO NEM VODCA servem porque os destilados tem 40 % de álcool  e você precisa de no minimo uma concentração de 65 %.

Quanto mais confinado for o espaço,  maior será a concentração do vírus.

Quanto *mais aberto e com ventilação* natu8ral menor será. 

*Isto já foi dito até a exaustão, mas você deve lavar suas mãos antes e depois de tocar suas mucosas, comida, chaves, maçanetas, interruptores, controle remoto, celular, relógios,  computadores, etc.  E também quando usar o banheiro.*

Você precisa *hidratar mãos secas tanto quanto lavá - las pois o vírus pode se alojar nas pequenas fissuras da pele.* Quanto mais viscoso o hidratante, melhor.

Também mantenha suas *unhas cortadas* rente para diminuir área de alojamento do vírus. 

Cuidem-se muito bem e nos veremos em breve


Por Dr. Otávio Pinho Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário