quarta-feira, 15 de abril de 2020

OPINIÃO - CADERNO ESTADO MAIOR - PREOCUPANTE

Força-tarefa de pesquisadores ajuda Brasil a enfrentar coronavírus ...
O governo estadual deverá nos próximos dias anunciar medidas mais restritivas em São Luís. Além das já existentes que fecha parte dos comércios, suspende as aulas e atividades dos órgãos públicos, medidas mais duras deverão ser tomadas. O motivo é a linha crescente de contaminação e também de óbitos pela Covid-19 na capital.

As restrições, claro, chegarão aos municípios vizinhos (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Pelos dados do Ministério da Saúde, na capital maranhense, a média de morte pelo novo coronavírus é maior que a nacional. Em São Luís chegou a 18,6% sendo que no Brasil é de 15%.

Este dado pode ser ainda maior, já que até o fechamento da coluna, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não tinha emitido novo boletim com os casos mais recentes. Pelos últimos dados, a capital já tinha quase 400 casos confirmados com 30 óbitos.

Os números preocupam ainda mais quando se verifica a taxa de ocupação dos leitos de UTI: são já 45% do total ocupado. O Estado disponibiliza cerca de 130, a Prefeitura de São Luís, no Hospital da Mulher tem 10, e num convênio com o Hospital Universitária, chega a mais 20.

Se a curva não parar de crescer, o sistema de Saúde pode não aguentar e mortes poderão aumentar.

Além das medidas tomadas pelo poder público, é necessário que a população tenha consciência e faça o isolamento social.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário