sábado, 4 de maio de 2013



 INSTITUTO GILMAR PEREIRA

           A criação do Instituto tem como objetivo preservar e manter viva na memória as raízes culturais de Penalva. Gilmar avisa que os políticos não terão destaque nessa página eletrônica, com exceção daqueles do passado que contribuíram para o desenvolvimento de sua cidade. A intenção é valorizar as pessoas que fizeram e fazem a  história de Penalva.Não deixa de ser uma forma de homenagear a sua gente, como as figuras folclóricas, os artistas, homens e mulheres inteligentes. Este projeto está na fase inicial e ele espera receber sugestões, críticas e informações dos penalvenses para que a iniciativa atinja o seu objetivo. Gilmar confessa que a  realização deste projeto só se tornou viável devido à contribuição de dois ilustres penalvenses, Carlos Alberto de Sá Barros (Cabeh), já falecido e Raimundo Balby, que publicaram os livros “Elementos para a Reconstituiç ão Histórica de Penalva (1985), Cantingas de Bem-Querer (1994), A Cultura Neolítica de Penalva (Estearias-1985), Nos Tempos do Cine Trianon (2000), Pequena História do Carnaval Penalvense (2005). Os dois primeiros de autoria de Carlos Alberto de Sá Barros (Cabeh) e os três últimos de Raimundo Balby, ambos são apaixonados por música e pela cidade onde nasceram. Os dois são pesquisadores brilhantes que muito contribuíram para resgatar a história de Penalva nos livros acima mencionados.
 História
 A data de fundação da cidade de Penalva ocorreu em 10 de agosto de 1915 no governo de Herculano Parga (1915). A história sentimental da cidade e o espírito religioso de sua gente registram que os primitivos habitantes encontraram, no início da colonização, uma imagem de Santo (São José), conduzindo a figura de uma “pena alva”. A fusão dos dois termos teria dado origem à formação de um terceiro: PENALVA. Deixando de lado a lenda, sabe-se, no entanto, que as Freguesias então criadas tinham nomes de santos por influência religiosa dos colonizadores. É provável que a denominação “Penalva” tenha alguma ligação com uma cidade homônima localizada em terras portuguesas. (Texto extraído do livro “Elementos para Reconstituição Histórica de Penalva” (1985) de Carlos Alberto de Sá Barros (Cabeh).
gilmarpereirasantosmilla@bol.com.br 

Contato: 8854-3445 e 3228-1628

sexta-feira, 3 de maio de 2013



Marcelo, Manuel Baião, Zé Lopes, Zé Américo e Paul Getty

                                                                 Louro e Zé Lopes




NOITE ADULTA

Dorme mulher que a noite é adulta
Um fado canta um fado e acorda as fadas
As bruxas cortam o céu em altas gargalhadas
O prazer por bel prazer o meu prazer oculta.

Dorme mulher, que o sono é simetria
É a composição exata de um sonho
É um foco de luz que eu suponho
Ser a luz do teu derradeiro dia.

Dorme mulher que a estrela guia
Segurou uma outra estrela que caía
E tirou as datas do teu calendário.

Dorme mulher que é chegado o fim da orgia
E o poema que outrora eu te fazia
Excluiu todas as palavras do meu dicionário.

Do livro de sonetos “A Dor e Eu” de Zé Lopes.   



O BOATO
Surgiu um boato em Bacabal, que o senhor Raimundo Rato, carroceiro muito querido, havia ganhado na loteria esportiva. Dona maria,mulher muito curiosa, dirigiu-se até a casa de seu Raimundo Rato e perguntou para sua esposa:
- Dona Dalva, é verdade que seu Raimundo rato lavou a burra na esportiva?
E dona Dalva olhando para o quintal onde seu Raimundo Rato banhava seu animal, respondeu:
- Dona Maria, ele já tá é pra perder a esportiva de tanto lavar a burra!!!




DIA DO PAU-BRASIL É COMEMORADO NESTE 03/05, EM TODO O PAÍS



          Osvaldo Martins Furtado de Souza **A Lei nº 6.607, de 07 de dezembro de 1978, declara o pau-brasil como Árvore Nacional e o dia 03 de maio como o Dia do pau-brasil. Os botânicos deram-lhe o nome de Caesalpinia echinata, Lam, sendo o gênero Caesalpinia dedicado a Andréas Caesalpino (1519-1603), botânico italiano, filósofo, médico do papa Clemente III e professor de medicina em Pisa; echinata significando ouriço, lembrando os abundantes acúleos localizados no tronco e galhos adultos; e Lam., abreviatura do botânico francês Jean Baptiste Antoine Pierre Monnet Lamark (1744-1829), quem conferiu a denominação botânica. Os indígenas o chamavam de ibiripitanga, sendo ibyri = pau, madeira, e pytã = vermelho, portanto pau-vermelho, em alusão à cor vermelha apresentada pelo cerne (miolo).

À época da colônia, era abundante na Mata Atlântica, no trecho compreendido entre Cabo Frio, Rio de Janeiro, e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, encontrando-se raros remanescentes ao sul da Bahia e no Engenho São Bento, no município de São Lourenço da Mata, sede da tradicional Escola de Agricultura dos monges beneditinos, em Pernambuco.Afirma Gilberto Freire (Nordeste) que, para levantar e reparar seus conventos, suas igrejas, seus palácios, toda a arquitetura voluptuosa para construir os barcos e seus navios, o pau-brasil, forma um capítulo da história da exploração econômica do Brasil pela Metrópole, na sua fase já parasitária, que um dia precisa ser reescrito com vagar e minúcia. Quase não há edifício nobre em Portugal que não tenha um pedaço de mata virgem do Brasil resistindo com dureza de ferro à decadência que roeu a velha civilização portuguesa de conventos e palácios de reis. No meio desta riqueza de "madeiras de lei" - conclui Gilberto Freire ? estavam, além do pau-brasil, o louro, o pau-d'arco, a sucupira, o jacarandá, o pau-violeta, transformados em vigas, linhas e portais.

A madeira do seu cerne, no ínício, de coloração alaranjada, tornando-se depois vermelho-clara, foi usada para extração de um corante para tingir tecido, para construção naval e civil, e atualmente para a confecção de arcos de violino, viola, violoncelo e contra-baixo, graças ao seu peso e ao seu poder de curvatura. Conta Cussy de Almeida, regente da nossa Orquestra Armorial, que foi o arqueiro francês François Turte (1747-1835), o descobridor do pau-brasil como arco de violino, hoje utilizado pelas melhores orquestras do mundo. Afirma ainda o regente, que a madeira que mais se prestava para o acessório do violino, que pesa de 58 a 62 gramas, era proveniente de São Lourenço da Mata, devido certamente as condições climáticas e constituição do solo.

Pernambuco foi o primeiro Estado - e talvez o único - que resgatou a dívida que tínhamos com o pau-brasil, quando em 1967, a Universidade Federal Rural de Pernambuco enviou mudas para todas as capitais brasileiras. Plantou em 1973 cerca de cinqüenta mil mudas no contorno da bacia hidráulica do Sistema de Barragens do Rio Tapacurá, e foi beneficiado em 1988 com a criação da Fundação Nacional do Pau-brasil, tendo como presidente o professor Roldão de Siqueira Fontes, considerado o maior propagador da ibiripitanga no Brasil.

**Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco - ESAP, em 1946. É Professor aposentado da UFRPE, onde exerceu várias funções, destacando-se a Direção da Escola Agrotécnica no período de 1958 a 1968. Idealizou juntamente com o Professor Roldão Siqueira Fontes e o Professor Vasconcellos Sobrinho, todos do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, em São Lourenço da Mata, a campanha nacional em prol da preservação do Pau-brasil. Autor de diversos trabalhos publicados é Membro titular da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica. Um dos baluartes da causa agronômica no Estado de Pernambuco destaca-se especialmente, pela sua luta e ações em prol da preservação do Pau-brasil, do Baobá, das Mangas da Ilha de Itamaracá e da Gameleira do Espinheiro. Com este texto, dá continuidade a Série ÁRVORES PERNAMBUCANAS EM EXTINÇÃO.














O Festival Nacional da Canção, que já está com as inscrições abertas, acrescenta mais uma etapa. Este ano, o festival ampliou para sete o número de cidades mineiras participantes, estando previstas apresentações de 26 de julho a 8 de setembro de 2013. Dentre as cidades que compõem as etapas do FENAC, foi acrescentada a cidade de Três Pontas.
Nesta sua 43ª edição o FENAC entregará o troféu Lamartine Babo e mais de R$200 mil em prêmios. Compositores de todo o Brasil já podem se inscrever pelo site ou pelos Correios até o dia 7 de junho.
Dividido em seis etapas eliminatórias, o 43º Fenac está programado para 26 e 27 de julho em Extrema, 2 e 3 de agosto em Formiga, 09 e 10 de agosto em Guapé, 16 e 17 de agosto em Pouso Alegre, 23 e 24 de agosto em Varginha, 30 e 31 de agosto em Três Pontas e 6, 7 e 8 de setembro semifinais e  final, em Boa Esperança. Dos compositores inscritos 156 serão classificados para se apresentarem - 26 em cada cidade - de onde sairão as 30 semifinalistas. No ano passado cerca de 3 mil compositores de 24 estados diferentes participaram do evento.
Os compositores podem inscrever quantas músicas desejarem, desde que sejam inéditas e originais, pagando a taxa de R$ 10,00 por música. Não existem restrições a gêneros musicais e obrigatoriamente as letras devem ser em português. As inscrições podem ser enviadas pelos Correios (Rua Belo Horizonte, 224, Jardim Andere, Varginha – MG, CEP: 37.006-370) ou pela internet através do sitewww.festivalnacionaldacancao.com.br
Com uma vitoriosa história de 43 anos, o Festival Nacional da Canção é hoje o principal palco para os grandes talentos da música brasileira. Sem restrições a gêneros, épocas e ritmos o festival é uma união cultural que reflete a cara do país. Realizado ininterruptamente há 4 décadas  ele transformou-se no principal palco para revelar e divulgar novos talentos da  música brasileira.
O festival de música será realizado paralelamente ao 4º Festival Nacional da Cultura que oferecerá uma programação muito especial nas ruas e praças das cidades sedes. São várias as apresentações: teatro, dança, mágica, música clássica e instrumental. O objetivo principal do evento é valorizar e divulgar a cultura nacional.
O Fenac é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet.
Consulte o regulamento:


Mais informações pelo telefone (0xx35) 3221-1020.




por Sérgio Mathias

          Irreconhecível! Só assim podemos definir a atuação de hoje do Bacabal Esporte Clube. Sem poder de criação o elenco azulino praticamente não ofereceu perigo a meta do adversário.

Mais centrado em campo o Maranhão aproveitou uma das chances criadas e o atacante Robson, aos 15 minutos da segunda etapa, fez o gol da vitória.

Com a derrota o leão do mearim ficou com os mesmos 13 pontos, na 2º colocação. Com duas partidas ainda a disputar o Sampaio Correia que soma 11 pontos, tem amplas possibilidades de ultrapassar o BEC e levar a vantagem de jogar por dois empates na semifinal.

Dia 12/05 o BEC volta a campo para realizar seu último compromisso na primeira fase do returno. Apesar de já está matematicamente classificado a para as semifinais, o nosso representante precisar vencer, e torcer pelo o Sampaio, pelo menos, empatar um dos seus dois jogos.

Resultados da rodada
Quinta-feira - 02/02
Cordino 2x0 Balsas
Americano 2x2 Santa Quitéria
Imperatriz 1x2 São José
Bacabal 0x1 Maranhão

Classificação - Segundo turno
1º Maranhão- 19 pontos
2º Bacabal  - 13 pontos
3º Sampaio Correia - 11 pontos 
4º São José - 8 pontos
5º Imperatriz - 7 pontos
6º Cordino - 7 pontos
7º Balsas - 6 pontos
8º Santa Quitéria - 5 pontos
9º  Americano - 5 pontos


quinta-feira, 2 de maio de 2013


CONCLAMAÇÃO


Sabemos das dificuldades por que passa a nossa cidade e temos que ir em busca da alegria. O nosso blog conclama a toda a população bacabalense que vá hoje à noite no Estádio Correão, pague seu ingresso e torça para o Bacabal Esporte Clube contra o MAC. Com essa força, o nosso time ficará mais forte em busca do título do segundo turno e conseqüentemente  do campeonato.  O sucesso do BEC depende de nós bacabalenses. Vamos a luta.

 Agora que abril acabou, levou com ele as homenagens para Bacabal, por todo o mês de maio, postarei os sonetos do meu livro intitulado “A DOR E EU”
 

A BELA

Fostes dona de tudo em mim
Do meu verso, universo e canção
Fostes em mim o meu texto e poema
Fostes tema, amor e paixão.

Fostes musa, desenho e tela
Fostes a bela, o riso a graça
O cigarro, o vício, a cachaça
A fumaça de incenso no ar.

Fostes o mar, suas ondas, seu cheiro
O Cruzeiro do Sul a guiar
O contrário de tudo que és.

A mulher que domou meus abraços
Que um dia já tive nos braços
E que agora está sob meus pés.

Do livro de sonetos “A DOR E EU” do Zé Lopes


RÁPIDAS

Atenção compositores. Estão abertas as inscrições para o I Festival de Toadas de Bum-meu-boi, promovido pela Policia Militar,  Prepare sua música e fique atento nos detalhes que daremos nos próximos dias.







A Prefeitura de São Luis, através da FUMC, lançou o edital para as festas juninas. Prepare seu projeto, seu show tenha um bom São João.








Quem esteve me visitando neste feriado foi o grande compositor Ivandro Coelho. Ele que também é meu parceiro em diversas canções, é bastante premiado, inclusive já venceu um Canta Nordeste, festival de música da Rede Globo.


O cantor e compositor Frahm Almeida, estará amanhã, sexta feira, fazendo o seu show no Ilha Point Bar, onde receberá muitos convidados. O Ilha Point fica na Avenida Daniel de La Touche e é a principal casa de shows de artistas maranhenses.



Fiquei feliz ao receber um telefonema triplo. Explico: os irmãos Renato Nunes Filho, Lereno e Rinaldo, me ligaram parabenizando pelo Blog. O melhor de tudo isso é que Lereno, que é engenheiro e é poeta, irá ilustrar a nossa revista com poesias ao domingo  e o Rinaldo, que é, entre outras profissões, jornalista, também escreverá artigos e o Renato, que é o maior plantador de uvas do Vale do São Francisco, mandará as boas novas de lá.  Isso é uma prova que cultura também dá audiência.