quarta-feira, 16 de abril de 2025

APROVADO PL QUE INCENTIVA DOAÇÃO DE CÓRNEA

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão de ontem, terça-feira (15), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Fernando Braide (Solidariedade) que institui a Política Estadual de Incentivo à Doação de Córneas. O texto segue agora para sanção do governador.

A proposta tem como principal objetivo reduzir a fila de espera por transplantes de córnea no estado, promovendo saúde ocular e garantindo mais dignidade a quem aguarda esse tipo de procedimento. Atualmente, estima-se que quase mil maranhenses estejam aguardando por um transplante, com média de até quatro anos de espera.

Entre os pilares do projeto estão o incentivo à doação de córneas, a criação de campanhas de conscientização, a modernização da rede de informações sobre óbitos e a integração de dados entre os sistemas de saúde público e privado. O texto também prevê parceria com instituições como o Instituto Médico Legal (IML), a Central Estadual de Transplantes e o Banco de Olhos.

“É uma iniciativa que pode transformar a vida de centenas de pessoas que esperam por esse procedimento. Nosso objetivo é facilitar o processo de doação, aumentar a conscientização da população e dar mais agilidade ao sistema”, afirmou Fernando Braide.

Agora, com a aprovação em plenário, a expectativa é de que a nova política pública traga avanços significativos no combate à cegueira evitável no Maranhão, sendo também um estímulo para outras iniciativas relacionadas à doação de órgãos e tecidos no estado.

terça-feira, 15 de abril de 2025

BOLSONARO SEM PREVISÃO DE ALTA

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), segue sem previsão de alta hospitalar, após realizar a sexta cirurgia, no último domingo (13). ainda em consequência da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. A cirurgia, que durou mais de 12 horas, foi a mais longa e foi a mais “invasiva” já realizada pelo ex-presidente.

Nesta terça-feira (15), mesmo sem previsão de alta da UTI, Bolsonaro postou um vídeo fazendo uma caminhada, já fazendo fisioterapia. O ex-presidente da República permanece sem dores, sangramentos ou outras intercorrências, de acordo com novo boletim médico.

“Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho. Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar, sempre ouvindo de perto o sentimento do povo brasileiro”, escreveu Bolsonaro

MARTON PAGEÚ FAZ DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES E. ALTAMIRA

 


Nesta terça-feira, 15 de abril, a prefeitura de Altamira realiza a distribuição de peixes para as famílias do município, em celebração à Semana Santa.

A ação acontece a partir das 9h, na sede da Assistência Social. Um compromisso da gestão com o bem-estar e a tradição das famílias altamirenses. 

#AltamiraDoMaranhão

#ComOPovoEParaOPovo

https://www.instagram.com/p/DIb0J0Pp4TB/?igsh=ZGV5OXlrZnJ4NTh2



BACABAL- 105 ANOS - DIDA MARANHÃO

E Bacabal não se destaca nacional e internacionalmente só na música com o saudoso Papete, na poesia com Isaías do Maranhão, na Literatura com Padre João Mohana é António Ailton, no futebol com Domingos, Dutra e Guilherme, no teatro com Rafaela Lemos, no Direito com Dr. Charles Dias, Dr. Erivelton Lago, Dr. Marcelo Carvalho, na oncologia com Dr. Itaguacy, na oftalmologia com Dr. Eufrásio, na ortopedia com Dr. Roberto Bringel, na cirurgia plástica com Dr. Pedro Filho, na culinária com dona Maria Nazaré, na politica com o eterno senador João Alberto, dentre outros destaques nas mais diversas áreas. Aqui iremos falar de uma linda bacabalense que, longe dos olhos de sua cidade natal, faz um grande sucesso e arrebata prêmios importantes e disputadíssimos.

Filha do casal Nonato Gomes e dona Jace, ela nasceu em uma época em que o Brasil se abria para novas descobertas culturais, como o Cinema Novo de Glauber Rocha. 

Criança danada nas ruas de terra de Bacabal, em meio a tantas irmãs, Cleonice, Cleilde, , Clarisse, Claudieth, Clodomir, Selma e Carmem, e muitas outras amigas, ela sempre gostou de aprender, e crescendo, desbravou a sua própria mata de curiosidades e na sequencia, como consequência, liberou seu talento, e hoje, no mundo da sétima arte, se tornou uma verdadeira vencedora e uma admirada celebridade.

Sob a luz dos holofotes, ela é Cleonildes Beserra de Magalhaes, nome que usa apenas para assinar documentos, ela é Dida Magalhães, que herdou do seu Estado o cognome e hoje é a star premiadíssima Dida Maranhão.

Estudiosa, recicladora, arquiteta por conveniência, ela nunca se deixou, levar por qualquer facilidade, muito menos por dificuldades. Sempre de índole forte, caráter retilíneo e perspectivas futuristas, ela dá um show, literalmente um show, por todos os cenários em que atua. É ela na tela.

Entre tantas conquistas, Dida Maranhão dirigida por Luiz Mário de Oliveira, arrebatou o Prêmio de Melhor Diretora de Arte pelo filme longa metragem  “Aurora, o encontro dos polos”, na 11ª Edição do Festival Maranhão na Tela, que aconteceu no Golden Shopping Calhau, sala Platinum, Cinoplex, Calhau.

Muitos prêmios Dida Maranhão ganhou também como atriz, sendo a melhor atuando no longa “Jangada”. Atuou também no longa “A Biogênese”, dirigiu a arte no curta “De fora para dentro” de Manuela Farias que foi selecionado para o19° Festival Internacional de Cinema LGBT.

Dida Maranhão tem estilo próprio, mutante, é várias em uma só, é hippie, é dondoca, é senhora, é social, é elegante, é fina, é encantadora em todas as suas fases, e frases, por mais que digam muita coisa, nunca definirão o todo e o tudo9 dessa grande máquina de fazer arte, nunca definirão a mulher, a mãe, a filha, a companheira, a artista em plena e constante produção.

Seu último trabalho de mídia nacional foi no final do ano quando produziu e dirigiu um espetáculo de dança, Natal sem Fome, para a ONG do saudoso Betinho. Dida foi a grande homenageada no ano de 2020, recebendo o o Troféu do Festival Guarnicê de Cinema, como a melhor atriz maranhense.

Atualmente ela está  junto com o produtor Jeová França,  fazendo projetos de artes visuais para buscar recursos nas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, já que seus roteiros estão devidamente preparados.

Dida Naranhão nos surpreende a cada ato, a cada cena, a cada atuação, a cada direção. Claquete - Luz, câmera, nação, é Dida em ação para o mundo assistir a sua atuação em um cenário que pode até ser pobre, mas diante de tanto talento, enriquece aos olhos do mundo e da vida.

É ela, é Dida na tela. 





BSCABAL 105 ANOS

 

Deus fez o homem a partir do barro, sua cria deixou discípulos e, em particular, um deles que, com alguns traços, criava rostos, corpos, paisagens numa perfeição que dá para refletir se... ninguém é mesmo insubstituível?. Pelas mãos da criatura, a criação, a obra de arte, os dedos, a voz, a inspiração, a poesia, a letra, a melodia, a harmonia, o violão, a canção em si, traduzida em beleza.

Adjetivos à parte, esse menino representou, e representou muito bem, o sentimento de toda sua geração e até hoje suas obras ilustram paredes pelo mundo, sua música é tocada por artistas renomados, sua voz é sempre ouvida nas gravações que deixou, seu nome é sempre alvo das discussões mais salutares e sua lembrança é a parte mais viva de toda essa história. 

Nascido em Ipixuna, hoje São Luis Gonzaga, ele foi batizado com o nome de Raimundo Nonato Campos Lima, que usou apenas para assinar alguns documentos já que era conhecido simplesmente como Ray Lima ou Raimundinho. 

Menino levado, desde muito pequeno já dava traços de uma vida levada a traços, era a atração principal do circo da meninada e naturalmente amava a natureza. Primeiro filho de dona Maria Campos e seu André, que vieram do Rio Grande do Norte, mais precisamente da cidade de Martins, para Ipixuna e logo em seguida mudaram para Bacabal. ele era irmão de Rita de Cássia, Francisco,  Joaquim Neto, Ana e do saudoso André, o popular Louro, dono do Bar mais comentado da Avenida Litorânea.

Raimundinho foi parte, ou melhor, é parte  fundamental da cultura bacabalense. Ele era artista plástico nato, tocava muito bem seu violão, tinha uma belíssima voz, era um excelente compositor, poeta e fez parte das coletâneas “Nossa Voz” e  “Nossa Voz II” junto com Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Perboire Ribeiro, Assis Viola e Zé Lopes, discos dirigido pelo jornalista Abel Carvalho. 

Raimundinho também participou do movimento musical com os mesmos artistas para o projeto que deu origem ao Boi Bacaba, onde tem uma parceria com  Marcus Maranhão, Marco Boa Fé, Assis Viola, Abel Carvalho, Louremar Fernandes e Zé Lopes, a toda ”A India”, gravada por Zé Lopes no CD “Aos Brincantes”.

Amante de cantorias, ele tinha como ídolos os cantores Xangai e Elomar, dos quais dominava o repertório. Raimundinho casou-se a primeira vez com Liliane com quem teve uma filha, a belíssima Shelida. com a segunda esposa, Lena, teve um casal, Isabela e Ítalo, duas pessoas dotadas do mais alto QI, tendo. Ìtalo Bruno herdado o dom da música.

Testemunho

Certa vez, eu, Waltinho Carioca e Ana, sua irmã, passávamos um domingo na casa de praia de uma amiga no Araçagy e quando falamos dele, Ana começou a chorar pois ele tinha se jogado no mundo e ninguém sabia de noticias. Para amenizar seu sofrimento, disse que tinha ouvido de alguém que ele estava vindo e que eu levaria ele para casa. Providências de Deus, dias depois,  estava eu no centro da cidade, na Fonte do Ribeirão quando fui chamado e ao olhar para trás era o próprio que me falou que estava vindo de São Paulo e que já estava retornando, e pasmem, a pé. Liguei para Waltinho que levou-o para casa dos pais.

Daí, ele permaneceu entre nós por uns tempos, sempre com a mesma alegria, com o mesmo carinho. Foi morar em Bacabal por opção e recebeu o carinho de todos e por motivo de saúde retornou à capital onde precocemente nos deixou, subindo para regar os jardins do céu, pintar e cantar as canções que acalentam Deus. 

Raimundinho era o louco mais lúcido que já passou por essa terra e a sua arte ficará pra sempre assim como a sua lembrança que nos enche de saudades e emoção. 

Raimundinho era mesmo um louco, um louco em nome da arte e toda essa loucura foi perdoada para todos os seculos e seculos sem fim



BRANDAO LANCA QUALIFICA MARANHÃO PARA ESTUDANTES

Com a marca do municipalismo, o governador Carlos Brandão lançou no fim de semana o programa Qualifica Maranhão, que oferecerá cursos com duração de 40 a 60 horas para atender, inicialmente, 4 mil estudantes do ensino médio nos municípios. A solenidade foi realizada no estacionamento do Edifício Clodomir Millet, e o governador entregou dez carretas equipadas para funcionarem como salas de aula para os cursos, que incluem corte e costura, cabeleireiro, gastronomia, eletricista, mecânica de motos, refrigeração e climatização, multicursos, além de garçom e barman.

Essas carretas vão chegar aos locais mais longínquos, de norte a sul e de leste a oeste do estado. E, se essas 10 carretas não forem suficientes, iremos contratar mais, para que os maranhenses tenham essa oportunidade. Esse não pode ser um privilégio para apenas 4 mil pessoas por ano — levaremos para muito mais. A ideia surgiu com o secretário Tiago, da Juventude, e, a princípio, seria um programa só para jovens, mas decidimos estender para as comunidades onde os cursos forem oferecidos”, afirmou o governador.

O Qualifica Maranhão foi idealizado pela Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude e concretizado a partir de um trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que coordenará o programa em todo o estado. Durante o lançamento oficial, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou a importância da iniciativa.

Essa é mais uma ação do governador Carlos Brandão para investir na mão de obra qualificada nos nossos municípios. É um investimento que vem fortalecer ainda mais a política de educação profissional que o Iema e os Centros Educa Mais estão realizando. O Qualifica Maranhão permitirá que, onde o Iema e os Centros Educa Mais não chegam, a carreta chegue. É um governo municipalista, que não mede esforços para garantir uma educação de qualidade”, destacou a secretária.

Cada carreta estará completamente equipada para funcionar como sala de aula do curso ministrado e deve permanecer no município pelo período de um mês, ofertando turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os estudantes terão acesso a material didático, e todas as ferramentas serão fornecidas durante as aulas.

Para maior conforto dos alunos, as carretas serão estacionadas ao lado de escolas da rede estadual, que oferecerão apoio com acesso a banheiros e bebedouros. As capacitações serão realizadas no contraturno escolar e, à noite, serão direcionadas às pessoas da comunidade local. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado digital.

A seleção dos participantes será feita a partir de edital, considerando a ordem de inscrição e priorizando grupos específicos, de acordo com critérios como renda, idade e escolaridade. Já a escolha dos municípios levará em conta fatores como população, indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a demanda por mão de obra nos cursos oferecidos

PROTOCOLADO PEDIDO DE URGENCIA PARA PL DA ANISTIA

Depois de conseguir reunir mais de 260 assinaturas, o Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou na tarde de ontem, segunda-feira (14) o Pedido de Urgência na tramitação do Projeto de Lei da Anistia.

Com o pedido protocolado, a expectativa é que o PL da Anistia seja votado diretamente no Plenário da Câmara Federal, sem precisar passar para ser discutido nas comissões técnicas do parlamento.

A decisão de colocar em pauta para votação do PL da Anistia é do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), mas como o paraibano está de férias até dia 22 de abril, quem vai respondendo pelo parlamento é Altineu Cortes (PL-RJ), vice-presidente da Câmara dos Deputados, e aliado do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Na Bancada do Maranhão, sete deputados maranhenses foram favoráveis a urgência do Projeto de Lei da Anistia: Pastor Gil, Josimar de Maranhãozinho, Detinha e Júnior Lourenço (todos do PL), Allan Garcês (PP), Aluisio Mendes (Republicanos) e Josivaldo JP (PSD).



VAO COMEÇAR AS OBRAS DE PROLONGAMENTO DA AVENIDA LITORANEA

Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), realizará, na quarta-feira (16), a partir das 9h, a assinatura de Ordem de Serviço da obra de extensão da Avenida Litorânea, em São Luís.

O momento ocorrerá na Avenida Atlântica, s/n, praia do Araçagy, próximo ao retorno da descida da praia.

A obra é considerada um dos maiores projetos de mobilidade e urbanismo do litoral maranhense. O prolongamento da Avenida Litorânea, com 5,1 km de extensão, representa um investimento de mais de R$ 235 milhões e integra os municípios da Grande Ilha com uma via moderna, segura e ambientalmente responsável.

O projeto inclui saneamento, iluminação, ciclovia, áreas de lazer, ponte e praça pública, consolidando-se como referência nacional em requalificação urbana e infraestrutura costeira sustentável.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

O DESEMPENHO DOS POSSIVEIS CANDIDATOS AO GOVERNO MARANHENSE

Pelo menos três pesquisas eleitorais, sobre a disputa eleitoral para o Governo do Maranhão em 2026, já foram divulgas neste ano.

O Blog fez um resumo dos números e apresenta o desempenho dos quatro nomes mais citados pelos eleitores visando a corrida pelo Palácio dos Leões.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), apareceu liderando todos os levantamentos. Em fevereiro, na pesquisa do Instituto Paraná, Braide apareceu com 32%. Em março, na pesquisa Conceito, o prefeito da capital surgiu com 34% e agora em abril, na Quaest, pontuou com 33%.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), iniciou o ano com 24% (Paraná), em março surgiu com 19% (Conceito) e neste mês o segundo colocado na disputa pelo Governo do Maranhão em 2022 teria 16% (Quaest).

O vice-governador Felipe Camarão (PT) em fevereiro pontuou com 12% (Paraná), subiu para 13% (Conceito) e em abril alcançou 19% (Quaest).

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (PSB), tinha 16% (Paraná), foi para 8% em março (Conceito) e terminou com 9% em abril (Quaest).

Não é recomendável que se compare pesquisas de institutos diferentes, mas fazendo um resumo dos três levantamentos: Braide se mantem estável na casa dos 33%, Camarão tem apresentado um crescimento (saiu de 12% para 19%), Lahesio uma queda (24% para 16%) e Orleans foi o que mais variou (entre 16% e 9%).

BACABAL 205 ANOS - MARCUS MARANHÃO

 


Seu nome é Marcos Antonio Queiroz, apelido Marcus Maranhão. Nascido na cidade de Buriti Bravo, ele ainda criança ganhou o carinhoso apelido de “Mata Gato”, por detonar um bichano.

Adolescente mudou-se para São Luís onde estudou, aprendeu a tocar violão e iniciou sua juventude trabalhando como bancário.

Também bancária, sua irmã Ana mudou-se para Bacabal e trouxe Marquinhos a tiracolo e ele logo se enturmou, começou a trabalhar com o evmpresário Niber Jucá e despontar para a música até se tornar o popular Marcus Maranhão.

Participante ativo do movimento Nossa Voz, realizando shows no Bar de Rosemary e Zé Lago para angariar dinheiro para a fundação do Boi Bacaba, ele se uniu a Assis Viola, Perboire Ribeiro,  Raimundinho, Zé Lopes, Davi Faray e Marcos Boa Fé, tudo sob produção e direção do jornalista Abel Carvalho.

Marcus Maranhão tem uma carreira de sucesso fazendo parte das coletâneas Nossa voz, Nossa Voz II e Nós, discos que ficarão para sempre nos anais da história de Bacabal. 

Excelente compositor, figura presente em festivais, ele agora também é professor de música na escola municipal Santa Cecilia onde dá aulas de violão. 

Marcus Maranhão compôs e cantou no Boi Bacaba, é multi instrumentista, pois toca, além de violão, teclado, cavaquinho e banjo, e tem uma banda de baile chamada Sem Compromisso.

Amante da cidade, ele já formou seu público, constituiu família e tem filhos com sua esposa Cláudia. 

Além das coletâneas, ele tem dois discos solos e um como crooner de sua banda, todos gravados em seu próprio estúdio.

Amante de uma cachacinha de primeira, ele tem como hábito, reunir os amigos nos fins de semana para uma boa roda de samba e um bom bate papo. 

Marcus Maranhão ganhou a admiração de Bacabal, é um grande profissional, amigo e tem muito para colaborar com a cultura dessa terra.

Atualmente ele vem produzindo canções psra um novo projeto é o artista maus requisitado para noites em bares e restaurantes,  constantemente faz show com trabalhos autorais e semanalmente presenteiaa seu grande público com belas lives.

Ele é todo compromisso