sexta-feira, 25 de abril de 2025

BRAIDE JA ATRAI POLITICOS DE OLHO EM 2026


Engana-se quem imagina que o cacife político do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), não consiga ultrapassar o Estreito dos Mosquitos.

As próprias pesquisas já divulgadas, de vários institutos, com Braide liderando é a prova que o prefeito da capital, mesmo sem jamais ter dito que disputará o Governo do Maranhão em 2026, já seriam uma boa demonstração de como o nome de Braide alcançou todas as regiões do estado. Além disso, nunca é demais lembrar que Braide já foi deputado estadual e federal pelo Maranhão.

Outra demonstração do desempenho são as informações, algumas divulgadas, de pesquisas realizadas em alguns interiores com o bom desempenho de Braide.

No entanto, a partir de agora tem aumentado o número de políticos , com base no interior do estado, que tem publicamente demonstrado apoio e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo prefeito de São Luís, como fez nesta semana a ex-deputada estadual Cleide Coutinho.

Tive uma ótima reunião na manhã de ontem com meu grande amigo e prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Fiquei encantada com todo o trabalho desempenhado por Braide na nossa Capital, reflexo de uma gestão dedicada à população! Foi um enorme prazer, meu amigo!!”, destacou Cleide Coutinho publicamente.

É óbvio que os brandonistas e dinistas também já observaram a situação e não é por menos que cada vez mais se volta a falar numa nova aliança por 2026, afinal uma divisão contínua pode facilitar o caminho de oposicionistas, inclusive Braide, caso queira mesmo disputar o Governo do Maranhão.


BOLSONARO TEM PIORA DEPOIS DA INTIMAÇÃO

Depois de ter sido intimado por uma oficial de justiça, na ultima quarta-feira (23), na UTI do Hospital DF Star, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), teve uma piora no seu quadro de saúde. A informação é do boletim médico, divulgado na tarde de ontem, quinta-feira (24).

De acordo com o boletim médico, Bolsonaro apresentou piora clínica, com elevação da pressão arterial e agravamento dos exames laboratoriais hepáticos. Além disso, o boletim informa que o ex-presidente será submetido a novos exames de imagem e segue com fisioterapia motora e outras medidas para reabilitação.

O ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o boletim.

Bolsonaro segue sem previsão de alta e internado na UTI, após realizar uma nova cirurgia no último dia 13 de abril, foi a sexta após a facada que recebeu durante campanha eleitoral de 2018.


NUNES MARQUES TAMBEM VOTA A FAVOR DE IRACEMA VALE


Mais um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, ontem, (24), votou contra a ADIN do Solidariedade, que questiona o critério de idade utilizado para desempatar a eleição da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Desta vez foi o ministro Nunes Marques, que acompanhou o entendimento da relatora do caso, ministra Cármen Lúcia e dos colegas Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Com o voto de Marques, o placar é de 4×0 para validar a reeleição de Iracema Vale (PSB).

O ministros devem se posicionar sobre o processo até nesta sexta-feira (25) e ainda faltam sete ministros votar, entre eles Flávio Dino e Alexandre de Moraes. No entanto, com mais dois votos contrários a ADIN do Solidariedade, a reeleição de Iracema Vale está assegurada.

SEXTOU COM MUÇÃO

 

quinta-feira, 24 de abril de 2025

FALTA DE BOM SENSO NO VALOR DOS INGRESSOS PARA BOTAFOGO DA PA X FLAMENGO

 


Eu sei que algumas pessoas simplesmente vão dizer: “Se o produto tá caro, não compre”, afinal o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já deu a deixa.

No entanto, mesmo diante desse pensamento, a grita tem sido grande com relação aos valores dos ingressos para o jogo entre Botafogo-PB e Flamengo, pela Copa do Brasil, que acontecerá em São Luís-MA, na próxima quinta-feira (feriado do Dia do Trabalho), no Estádio do Castelão.

Inicialmente é preciso jogar aberto com o torcedor maranhense. O Flamengo não utilizará força máxima nesse jogo. O time vem de uma maratona de jogos, inclusive jogou no meio dessa semana numa altitude de quase 3 mil metros e já tem um clássico domingo (27) contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã.

Sendo assim, se tem um jogo que o Flamengo se dará ao luxo de poupar jogadores será exatamente esse confronto contra o Botafogo-PB. Não só pela diferença técnica dos dois elencos, como pelo fato de ter o jogo de volta no Maracanã e, principalmente, que o jogo em São Luís passou a ser “em casa”, afinal ninguém tem dúvida que teremos mais torcedores do rubro-negro carioca, do que do time paraibano.

Se os valores dos ingressos solidários, os mais baratos, para o jogo do Castelão irão variar entre R$ 190,00 e R$ 440,00, no jogo do Flamengo contra o Corinthians os valores estão variando entre R$ 80,00 e R$ 500,00, lembrando que esse é o valor da inteira, ou seja, ainda tem a meia entrada, metade desses valores.

Além disso, nunca podemos esquecer que o jogo acontecerá num dos estados do Brasil com mais pessoas na extrema pobreza. Sendo assim, parece que vai faltando bom senso na majoração dos valores dos ingressos para Botafogo-PB e Flamengo.

BOLSONARO É NOTIFICADO NA UTI DO DF STAR

 

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na tarde de ontem, quarta-feira (23), foi notificado por uma oficial de justiça na UTI do Hospital DF Star, em Brasília. A notificação é sobre a abertura da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de estado.

O próprio Bolsonaro divulgou o vídeo sobre a notificação recebida na UTI, onde está internado após realizar uma sexta cirurgia, no dia 13 de abril, ainda em consequência da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.

Bolsonaro ainda questionou a oficial de justiça: “A senhora tem ciência de que está em uma UTI?”. O ex-presidente pediu que a oficial nominasse quem determinou para que a citação ocorresse na UTI do hospital e ouviu: “o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes”.

O STF teria justificado a ação com base na participação de Bolsonaro em uma live na noite da terça-feira (22), o que indicaria sua capacidade de ser comunicado sobre o ato processual.

A atitude gerou polêmica e suscitou um longo debate sobre o assunto

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NAO FOI NOTIFICADA DA SITUAÇÃO DE HEMETÉRIO WEBA

A situação do mandato do deputado estadual Hemetério Weba (PP) está cada dia mais complicada e caminhando para irreversibilidade. Hemetério Weba está com suspensão dos direitos políticos por três anos, através da decisão da juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da Vara Única de Santa Luzia do Paruá.

O parlamentar, depois de tentar reverter a decisão na Justiça Eleitoral sem sucesso, nesta semana buscou o Tribunal de Justiça do Maranhão e não logrou êxito. O desembargador Cleones Cunha, que é relator do caso, manteve a decisão, apontando ausência de fundamentos jurídicos suficientes para suspender a penalidade.

Para complicar a situação de Hemetério Weba, a suspensão de direitos políticos já consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na tarde de ontem, quarta-feira (23), ao pedir uma licença para tratamento de saúde, o assunto foi comentado na Assembleia Legislativa do Maranhão. No entanto, a presidente do parlamento, Iracema Vale (PSB), afirmou que nenhuma notificação oficial chegou na ALEMA.

Nós só podemos tomar qualquer tipo de providência a partir do conhecimento oficial”, informou.

O caso se refere a condenação do deputado por improbidade administrativa, em ação que tramita desde 2007, quando foi prefeito de Nova Olinda, mas a cada dia parece mais próxima a chegada de Helena Duailibe na ALEMA, no lugar de Hemetério Weba.

COMECOU O ENCONTRO DE PREFEITOS E PREFEITAS DO MARANHAO


Nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de abril, prefeitos, prefeitas, gestores e gestoras municipais de todo o Maranhão se reúnem em São Luís para tirar dúvidas e se atualizar sobre programas e ações executados pelo Governo do Estado. Ao todo, estão previstas 26 oficinas e palestras. No primeiro dia do evento, a equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) participa esclarecendo dúvidas sobre o Programa Bolsa Família.

A abertura será realizada pelo governador Carlos Brandão a partir das 8h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, como parte do Encontro de Prefeitas e Prefeitos. A iniciativa é promovida pelo Governo do Maranhão em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de fortalecer a gestão municipalista, promovendo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para a população maranhense.

Brandão destacou a importância do encontro: “É um momento para que todos se informem sobre como acessar as políticas públicas estaduais, firmando uma parceria essencial para o municipalismo. Assim, garantimos que os benefícios dessas políticas cheguem a cada cidadã e cidadão do Maranhão”.

Já o presidente da Famem, Roberto Costa, classificou o evento como uma oportunidade única:“O encontro é o espaço ideal para a construção coletiva de um Maranhão melhor para todos. Contamos com a participação ativa dos 217 municípios, junto ao governador Carlos Brandão, nosso grande líder municipalista”.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), disse que o Encontro representa uma oportunidade valiosa para todos os gestores municipais. “É uma forma de compartilharmos experiências, adquirirmos novos conhecimentos e fortalecermos a atuação conjunta em prol do desenvolvimento do nosso estado”, destacou a parlamentar.

Durante os dois dias de evento serão realizadas 26 oficinas. A programação conta, ainda, com palestras e estandes de diversas secretarias e órgãos estaduais para apresentar pontos focais e informações sobre os diversos programas estaduais.

A programação completa com todos os temas das oficinas e palestras, realizadores, nomes dos palestrantes, auditórios e horários pode ser verificada em detalhe no link:  https://eventos.ma.gov.br.


FABIO MACEDO COMANDARÁ NOVO PARTIDO NO MARANHÃO

Existe enorme expectativa que ainda neste mês de abril seja anunciada a fusão de dois grandes partidos – Podemos e PSDB.

Várias reuniões foram realizadas nas últimas semanas e outras devem ocorrer nos próximos dias para definir o estatuto, o programa partidário e até o nome da “fusão”, ou seja, do “novo partido”.

Juntos, os partidos podem chegar a ter a sétima maior bancada da Câmara Federal, em números atuais, com 28 deputados. No Senado, o novo partido pode ser a quarta maior bancada da Casa, com 7 senadores.

Entre as pendências que ainda faltam para finalizar a fusão, estão, por exemplo, a definição de novos comandos nacionais e estaduais para unificar o partido.

No Maranhão, o “novo partido” será comandado pelo deputado federal Fábio Macedo, atualmente, presidente do Podemos.

AGRICULTORES FAMILIARES MARANHENSES BENEFICIADOS

Com investimento de R$ 5,1 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), iniciou a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ontem, quarta-feira (23), Paço do Lumiar foi a cidade escolhida para marcar a primeira aquisição do PAA no Maranhão beneficiando dez agricultores familiares do município que vão fornecer seus produtos e ter suas rendas garantidas.

A agricultora familiar Jhessica Brito, da comunidade Iguaíba, foi uma das produtoras contempladas pela proposta e é a primeira vez que comercializa seus alimentos ao Programa. “Eu tenho 27 anos e nasci no campo vendo meus avós plantando e colhendo. O PAA vem para valorizar o trabalho dos agricultores familiares e os alimentos são entregues à própria população do município que precisa de uma alimentação diversificada e saudável”, disse a agricultora.

A primeira aquisição do PAA adquiriu 1,7 tonelada de variados alimentos produzidos pelos agricultores familiares de Paço do Lumiar e que transformaram-se em 80 cestas verdes que foram doadas aos beneficiários do Centro de Referência Socioassistencial (CRAS) do residencial Morada do Bosque.

Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, o PAA cumpre seu papel em gerar renda aos homens e mulheres do campo, e, também, garantir segurança alimentar aos consumidores finais que são atendidos pela rede socioassistencial. “Hoje, estamos contemplando não só os agricultores, mas também as entidades. Portanto, a gente demonstra que a política de comprar de quem produz e entregar a quem precisa é uma política muito acertada e o Governo do Maranhão está empenhado em fortalecer o PAA em todo o território do estado”, destacou o secretário.

Nesta proposta do PAA, estão cadastrados 974 agricultores familiares de 73 municípios maranhenses. Uma ação que vai fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, além de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, enfatizou a importância do PAA para o desenvolvimento da agricultura do município. “Agradecemos ao governador Carlos Brandão e ao nosso secretário Bira do Pindaré pela dedicação e um olhar à agricultura familiar de Paço. O PAA hoje é uma política importante para gerar renda, incentivar a produção e assegurar segurança alimentar”, pontuou o prefeito.

Sobre o Programa – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com estados e municípios, sob coordenação do MDS. No Maranhão, o programa é operacionalizado pela SAF.

O objetivo do PAA é fortalecer a agricultura familiar por meio da compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores, sem necessidade de licitação. Os alimentos adquiridos são destinados à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de entidades socioassistenciais, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e escolas da rede pública de ensino.