sexta-feira, 10 de novembro de 2017

MAIS DO MESMO - FMF E CLUBES COMETEM ERROs NO ESTADUAL


Afórmula de disputa proposta pela FMF e aceita pelos clubes para o Campeonato Maranhense para 2018 não garante um princípio básico que é o da igualdade da disputa às equipes. Erram clubes e Federação neste momento. Ou erram masi uma vez clubes e FMF como queiram.

Com oito equipes jogando entre si, jamais seria possível garantir o número de jogos iguais em casa e fora a todos os participante. O correto é fazer turno e returno, assim todas as equipes jogariam sete partidas em casa e sete fora. Nem vou falar de uma tabela divulgada onde o Moto viaja três vezes e Sampaio e MAC, apenas duas.

A FMF alega que dispõe de apenas 13 datas, mas dois exemplos de estaduais no Ceará e em Pernambuco derrubam a tese da entidade que organiza a competição. São dois estaduais com maior número de equipes e mais datas. Como eles podem fazer isso e nós não? Basta uma simples busca no Google que vocês verão o que a maioria das Federações irão fazer.

No Ceará, serão 10 equipes que jogarão em turno único na primeira fase e seis fazem um hexagonal, depois semifinal e finais, totalizando 19 datas. No Piauí são seis equipes e 14 datas.

Em Pernambuco terá um turno único com onze equipe e depois oito classificados para as quartas-de-final e depois semifinais em jogos únicos. A decisão será em dois jogos. A Paraíba, por exemplo vai iniciar seu Estadual no início de janeiro.

A FMF pode solicitar à CBF a antecipação do início do estadual para o início de janeiro, uma vez que os clubes já terão cumprido o período de férias dos atletas. Basta pedir a antecipação.

Não sou nenhum PHD em tabelas, mas numa análise simples com 8 equipes é possível fazer um campeonato justo e que garanta o mesmo número de jogos às equipes.

A FMF pode fazer dois grupos com 4 equipes jogoando entre si em sistema de ida e volta. As duas primeiras de cada grupo disputaria um quadrangular de ida e volta de onde sairiam campeão e vice. As outras quatro equipes disputariam um quadrangular da morte para definir a equipe rebaixada para a 2ª divisão. Todas as equipes jogariam 12 partidas.

Ainda assim para se manter o equilíbrio poderiam fazer turno e returno com pontos corridos e prontos. E teríamos direto campeão e vice. Neste caso, confesso que sou defensor das competições em pontos corridos, pois estas garantem sempre as equipes mais equilibradas nas primeiras colocações.

Pronto. Simples assim e o equilíbrio garantido. Pensem um pouco e façam o correto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário