segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

OPINIÃO - UM PALANQUE EM DEFESA DO POVO E DO LULA - HONORATO FERNANDES



Chegamos ao último mês do ano de 2017. Neste momento, surgem os balanços e as avaliações. Aproveitando a oportunidade, faço uma breve e despretensiosa retrospectiva do golpe, seus resultados e de como avalio que poderemos combater esse projeto golpista, colocado em plena prática de forma descarada, há aproximadamente um ano, por usurpadores de conquistas e sonhos do povo trabalhador. Faço essa reflexão, diante dessa difícil fase de nossa caminhada no Brasil, com a única intenção de mostrar que é necessário muita organização para enfrentar esse ataque.

Digo isso porque o Partido dos Trabalhadores (PT), que nasceu das lutas de homens e mulheres que sempre buscaram um País justo e de todos, representa uma experiência concreta de emancipação das classes populares com conquistas trabalhistas e sociais incontestáveis. Por isso, é importante que todos tenham clareza que esse golpe contra os trabalhadores, o PT, a Dilma, o Lula e nosso País, tem cada vez mais usado mecanismos nada republicanos para se consolidar. Usa um Congresso, em boa parte, com fisiologismo claro, rendido e descomprometido com nosso povo para avançar com medidas que consolidam a retirada de direitos e o enfraquecimento da nossa jovem democracia.

Esses mecanismos passam pelo processo de terceirização, entrega do pré-sal, congelamento de investimentos em educação e saúde por mais de 20 anos, fim da aposentadoria digna, privatização do sistema elétrico, corte do orçamento dos programas sociais, além de incentivar ações de cunho elitista, excludente e por que não dizer, que alimenta a cultura do ódio e da intolerância. Mas o golpe também trouxe reflexo ao Maranhão – estado que sempre deu as maiores votações ao Lula e a Dilma – como a entrega da base de Alcântara ao interesse estrangeiro, que afetará comunidades quilombolas e afronta nossa soberania.

O resultado da política golpista apresenta desdobramentos em pouco tempo: pratos vazios na mesa dos trabalhadores e muitos desempregados. Além disso, outro dado também começa a preocupar: a fome e a miséria se alastrando. Como se não bastasse, temos ainda várias formas de violência e intolerância, o desemprego, a injustiça e perseguição política institucionalizada, a insegurança e descrença nas instituições, o abuso de autoridades, dentre outros resultados. Todas essas realidades são vistas e vividas por muitos brasileiros atualmente.
Um palanque em defesa do povo e do Lula !

Nenhum comentário:

Postar um comentário