terça-feira, 12 de dezembro de 2017

REPERCUSSÃO: DEPUTADO ROBERTO COSTA ANUNCIA CURSO DE MEDICINA PARA BACABAL


Na sessão de ontem,  segunda-feira, 11, o deputado Roberto Costa fez um importante anúncio para a cidade de Bacabal: a autorização da instalação de um curso de Medicina para o município.

Ao passo que anunciou a conquista, Costa também fez um apelo para que a Prefeitura, independente de posições políticas do gestor, pudesse cumprir as exigências do Ministério da Educação para que o curso seja instalado, já que em duas oportunidades anteriores, o município de Bacabal deixou de receber o curso, por omissão da gestão municipal em deixar de apresentar a documentação requisitada pelo Governo Federal.

“Essa é uma luta que estamos travando há cerca de 4 anos, que é de extrema importância tanto para a cidade de Bacabal, que se tornou referência em Educação, como para toda a região do Médio Mearim. Aqui ficam meus agradecimentos também ao senador João Alberto e ao deputado João Marcelo, que sempre estiveram ao meu lado e foram incansáveis para que o sonho de muitos bacabalenses se tornasse realidade”, destacou.

LUTA
O parlamentar lembrou que esta é uma luta que tem se dado intensamente nos últimos quatro anos, no sentindo de fortalecer a Educação na cidade de Bacabal com a implantação do curso de Medicina. Roberto contou que na época, ele, o senador João Alberto e o deputado João Marcelo tiveram diversas conversas com o então ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que resultou na primeira aprovação do pleito junto ao Ministério.

Porém, mesmo com a aprovação, a Prefeitura de Bacabal deveria se manifestar para que a instalação se efetivasse. Como não houve a manifestação, por falta de preenchimento de formulário no site do Ministério da Educação, todo o processo acabou sendo arquivado.

Apesar disso, o senador João Alberto, o deputado Roberto Costa e o deputado federal João Marcelo estiveram incansáveis na luta em prol da instalação do curso. Há cerca de um ano e meio, eles voltaram a reivindicar o pleito junto ao Governo Federal e assim conseguiram que uma Comissão do Ministério da Educação fosse a Bacabal. Infelizmente, por falta de estrutura na Saúde Municipal, o processo mais uma vez foi arquivado.

Mas a luta dos parlamentares, representantes do povo bacabalense, continuou. Há 15 dias, eles estiveram uma audiência com o presidente da República, Michel Temer, que lhes deu a notícia de nova autorização para a implantação de um curso de Medicina em Bacabal.

APELO

Da tribuna, Costa fez um apelo para que a Prefeitura, desta vez, ofereça as condições mínimas para que a luta seja efetivada. “Agora é necessário que a Prefeitura de Bacabal, que o senhor prefeito da cidade de Bacabal, independente das questões políticas que estamos travando, faça a sua parte. O Ministério abriu o prazo e agora a Prefeitura de Bacabal precisa mostrar o seu interesse em fazer o cadastro e preencher todas as informações que o Ministério da Educação solicita”, alertou o deputado.

Roberto Costa destacou que a parte mais complexa de todo o processo é a autorização, que já foi uma conquista conseguida por ele, pelo senador João Alberto e pelo deputado João Marcelo. A partir de agora, a responsabilidade é do Poder Público municipal em preencher todos os formulários, apresentando as documentações, para que o sonho dos bacabalenses se torne realidade.

“As questões políticas se tornam pequenas, neste momento, porque a instalação da Faculdade Medicina, na cidade de Bacabal, será uma vitória para a cidade e para a região do Médio Mearim. Nós que sofremos hoje ainda na Saúde no Maranhão todo, e na cidade de Bacabal não é diferente, com a falta de médicos, sabemos o quanto será importante esse curso de Medicina”, enfatizou.
Do Blog do Abel Carvalho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário