terça-feira, 19 de junho de 2018

COLUNA DO ZÉ LOPES - ZÉ VIEIRA CAI OU NÃO CAI?


Bacabal vive hoje um dos seus dias mais tensos, por que não dizer, o dia mais tenso de toda a sua história social politica, trata-se do julgamento do processo da eleição do inelegível José Vieira Lins.

Depois de perder todas na justiça e se segurar com o advogado mais caro do país, o Dr. Marcos Vinicius e com o ministro Gilmar Mendes comandando o leme desse barco de incertezas,  uma avalanche de ações, processos e liminares foram concedidas, não se sabe a que preço, o certo é que não é barato, e o caso poderá ganhar ainda hoje o veredicto, poderá definitivamente ter um desfecho, para a justiça, batido o martelo.

Já está em pauta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Recurso Especial n° 187-25.2016.6.10.0013, referente à eleição de 2016, que envolve o prefeito eleito de Bacabal, José Vieira Lins e consequentemente o seu vice, o Dr. Florêncio Neto, ou seja a chapa majoritária.

A produção do Blog do Zé Lopes procurou alguns juristas e políticos para emitirem suas opiniões sobre o caso. O engenheiro e ex-prefeito da cidade de Urbano Santos Abnadab Leda, que teve um de seus mandatos também cercado de liminares, foi enfático: “- É a Oração de São Francisco, é dando que se recebe. Acho que desta vez não vão mais adiar. O Zé Vieira vai cair, o presidente da câmara municipal assume e convoca para dentro de um mês, nova eleição municipal para prefeito e vice” explicou Abnadab.

Já o médico oftalmologista e advogado Dr. Luis Eufrásio, escreveu em sua rede vsocial.

EM TESE O QUE PODERÁ ACONTECER

A – primeiro poderá ser julgada a liminar concedida por Gilmar Mendes.

B – Depois será julgado o mérito da ação eleitoral, ou seja, se Zé Vieira é ou não inelegível.

A única chance de postergar o finsl do julgamento seria um pedido de vista de um dos ministros.

Dr. Eufrásio em sua explanação faz a seguinte observação: “Durante um julgamento num Tribunal Superior, não cabe mais alegar fatos ou novas provas. Lá somente julgam o mérito baseado nos fatos e provas que estão no processo. É entendimento unânime do TSE, STF, STJ,TST, e TSM” conclui o advogado.

Embora pareça que é só isso, como pensa a maioria da população de Bacabal, a coisa é muito, mas muito mais complexa. A queda de Zé Vieira está total e diretamente ligada às eleições de outubro.

Em investigações bastante profundas, nosso Blog conseguiu uma informação de que um vereador da base alberobertista, havia recebido a vultuosa quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais) de um outro vereador para trocar de lado, e agora, um suplente de senador, interessado no eleitorado de Bacabal, lhe repassou a mesma quantia para que devolvesse e continuasse sob as asas do Carcará.

É sabido também que os Florêncios se mandaram para Brasilia desde a semana passada para tentar mais uma manobra, já que a queda de Zé Vieira comprometerá muito mais a reeleição do Carlinho para deputado estadual.

Completamente de olhos voltados aos eleitores bacabalenses, a bancada roseanista também está em Brasilia para frustrar uma nova manobra. É briga de gente grande.

O certo é que Bacabal precisa urgente de uma decisão de quem é ou será, definitivamente, o seu real mandatário. Zé Vieira não tem mais tanta saúde, entregou para Jaime e Patrícia Vieira. Florêncio Neto é o prefeito de direito, mas nunca teve coragem de assumir, nem de fato.

Voltando um pouco, diziam que Zé Vieira não seria candidato, foi, não sairia candidato, saiu, não se elegeria, se elegeu, não assumiria, assumiu, cairia... caiu, mas o vice não assumiu. Então, está provado, que mesmo sem condições de fazer mais uma campanha, ainda está vivo e pasmem, se cair, pode muito bem se candidatar de novo, pois os processos “Ficha Suja”, ele conseguiu derrubar.

- Mas ele, se cair. Se candidatará de novo?

Isso é assunto pra outro artigo.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário