segunda-feira, 4 de junho de 2018

SEGUE O IMBRÓGLIO NO PSDB DO MARANHÃO


De O Estado – O deputado federal José Reinaldo Tavares, pré-candidato a senador pelo PSDB, não integrou no fim de semana uma agenda do pré-candidato a governador do partido, o senador Roberto Rocha, em Alcântara.
A caravana tucana contou com a participação do também pré-candidato a senador Alexandre Almeida e do deputado federal Waldir Maranhão – que ainda alimenta o sonho de ser candidato a senador.
A O Estado, o ex-governador disse que até a próxima sexta-feira, 8, estará em outras atividades. “Estou em outra programação até sexta-feira”, declarou.
A ausência de um dos pretensos companheiros de chapa de Rocha, no entanto, chama atenção em meio à crise interna vivida pelos tucanos.
 
No início da semana passada, o secretário-geral da sigla, Sebastião Madeira, enquadrou José Reinaldo Tavares- e ameaçou o parlamentar até de expulsão do partido -, depois de ele insistir no apoio à pré-candidatura do deputado Eduardo Braide, do PMN, ao Governo do Estado.
Ex-prefeito de Imperatriz, Madeira critica o fato de José Reinaldo seguir atuando pela viabilização da pré-candidatura de Braide, quando o PSDB tem seu próprio nome na disputa. Segundo ele, o PSDB pode negar legenda ao parlamentar caso ele não se enquadre.

A declaração foi dada apenas dias depois de José Reinaldo tornar público que manteve mais um encontro com Braide. Após um almoço com o deputado estadual, ele anunciou a um grupo de apoiadores do seu projeto que o deputado do PMN estava oficialmente na disputa pelo governo.

Após a manifestação de Madeira, o ex-governador reagiu. Em nota, disse que o colega de partido está, “entre útil e afoito”, sendo “desbragadamente usado” por adversários políticos. Mas garantiu que segue respeitando o tucano.

Em contato por telefone com a reportagem de O Estado, mas sem emitir juízo de valor, o senador Roberto Rocha já disse que Madeira “tem autoridade” para falar pelo partido. Ele não comentou, contudo, a ausência do colega de partido na agenda do fim de semana.

 

Mudança – Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada no fim de semana revela que o PSDB, do presidenciável Geraldo Alckmin, está disposto a abrir mão de candidatos a governador sem consistência eleitoral para apoiar nomes de outras siglas. O objetivo é garantir força para levar Alckmin ao segundo turno.

O PSDB já forçou a renúncia de um candidato do partido na Bahia: o deputado federal João Gualberto anunciou que abriria mão de sua candidatura em favor de José Ronaldo, do DEM.

Até mesmo em estados como o Pará e Paraná, onde os governadores eram tucanos, o PSDB decidiu abrir mão de candidaturas próprias para viabilizar palanques fortes para Alckmin.

No Maranhão, os tucanos lançaram a pré-candidatura do Roberto Rocha, mas há quem defenda que o PSDB abra mão de uma candidatura própria em prol do nome do deputado estadual Eduardo Braide, do PMN.

E assim segue o imbróglio no PSDB e bem melhor aguardar e conferir, para não se tirar nenhuma conclusão precipitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário